dinodane Escreveu:
O que eu quis dizer é que cá em Portugal não os pode registar.
Por acaso não sabia que podia registar gatos no Brasil não sendo lá residente. Sempre a aprender.
Eu sei que desde o início põem, com todo o direito, questões acerca desta raça e do seu cruzamento em Portugal. Não sou criadora de gatos, nem pretendo sequer ter um gatil. Faço investigação e tenho alguns (poucos) conhecimentos de genética. Prezo muito o que todos vocês prezam: em primeiro lugar a saúde dos animais, em segundo lugar as condições do espaço onde são criados e ainda a ética e conhecimentos dos criadores. Como devem imaginar não foi fácil encontrar um gato desta raça que apresentasse as mínimas condições: para mim sempre foi óbvio que deveria de haver um papel internacional com a ascendência dos gatos que certificasse a raça (pedigree) e que os gatos se apresentassem de boa saúde (pelagem, olhos, tamanho, nutrição). Tanto no caso da minha gata como do macho que acasalou com ela, ambos tinham pedigree e documentos dos pais, bem como a apreciação de um técnico da WCF. A primeira coisa que fizemos apesar de virem da consulta de um veterinário e com vacinas, foi irmos à nossa veterinária e fazer um check up. Mais tarde foram também testados para FILV/FELV (não tenho a certeza k é assim k se diz). Os gatos estavam bem nutridos e de boa saúde e não deram positivo em nenhum dos casos.
Penso que todos estamos de acordo que este não é o melhor processo, mas é o processo possível
Depois de ter comprado a gata tentei informar-me em Espanha (onde também a raça é aceite) e no Brasil o que seria necessário para registar os dois gatos e se era possível registar as ninhadas dos dois no clube. No Brasil foram muito mais rápidos a tratar do processo e está em andamento!
Os gatos podem não ser de raça em Portugal, mas se alguém quiser um gato scottish fold porque tal como eu se apaixonou pela raça, poderá ver quer o pai, quer a mãe e terá pelo menos um papel de como os gatos são válidos. Claro que qualquer aldrabão pode fazer o mesmo. Mas eu gosto particularmente de ter as coisas bem-feitas e li muita coisa antes de me "aventurar". Penso que é melhor do que telefonar para as mil e uma pessoas de leste que anunciam no OLX e que muitas vezes nem têm os gatos cá, outras não dão pedigree dos animais, outros sabe-se lá como são transportados e em que condições nasceram...