Burla Gato persa ougato por lebre

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 16, 2010 6:56 pm

amus Escreveu:O problema Chillisauce é que, e se vir aqui na arca tem montes de exemplos disso, as pessoas não se querem dar ao trabalho! Deviam fazer o trabalho de casa antes de adquirir um animal... mas isso é só maçada e para quê?? (pensam elas) é muito mais cómodo chegar a uma loja, pegar no animal e já está!

Um exemplo de trabalho mal feito vê-se aqui neste tópico, que deveria ter pesquisado profundamente sobre os persas e só depois efectuar a compra. E essa pesquisa envolve ver fotos e visitar criadores! Eu antes de ter o 1º persa pesquisei e estudei 2 anos... sim dois! Graças a isso conheci imensos criadores com quem mantenho contacto até hoje! Pessoas fabulosas e muito prestáveis.
Os felinicultores à séria são uma raça à parte de pessoas... excêntricas e fabulosas. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta dez 16, 2010 7:18 pm

dinodane Escreveu:
amus Escreveu:O problema Chillisauce é que, e se vir aqui na arca tem montes de exemplos disso, as pessoas não se querem dar ao trabalho! Deviam fazer o trabalho de casa antes de adquirir um animal... mas isso é só maçada e para quê?? (pensam elas) é muito mais cómodo chegar a uma loja, pegar no animal e já está!

Um exemplo de trabalho mal feito vê-se aqui neste tópico, que deveria ter pesquisado profundamente sobre os persas e só depois efectuar a compra. E essa pesquisa envolve ver fotos e visitar criadores! Eu antes de ter o 1º persa pesquisei e estudei 2 anos... sim dois! Graças a isso conheci imensos criadores com quem mantenho contacto até hoje! Pessoas fabulosas e muito prestáveis.
Os felinicultores à séria são uma raça à parte de pessoas... excêntricas e fabulosas. :)
Nem todos, mas a maioria sim. E nota-se um espírito de entreajuda nas expos. Alguns deles já foram foristas aqui com prestações notáveis, infelizmente já não postam, o que é uma pena porque têm conhecimento notáveis.
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quinta dez 16, 2010 9:53 pm

amus Escreveu:Acho que o CPF não permite a venda de animais com LOP em lojas, daí que este nunca pode ser documento comprovativo de uma transacção. O único documento que comprova uma transação é a factura. Se estava um gato persa na loja teve de dar entrada com factura, ou seja, quando se abasteceram no fornecedor este teve de entregar uma documento de venda onde discriminava X gatos persas Y gatios siameses e por ai fora. Se só discriminava X gatos e não mencionava a raça ou não existe factura do fornecedor, o lojista tem o caso feito, sem testemunhas nem outros comprovativo, como é que o forista prova que comprou lá o gato? Ou pior que o vendedor lhe disse que era persa?

Já agora o comprador tb deveria saber que sem lop não há forma de comprovar a raça. As pressas de comprar uma animal dão nestas coisas...
Obrigada pela explicação amus :wink:!
Não sabia que o CPF não permite a venda de animais com LOP em petshops, e realmente faz todo o sentido que assim seja. Não consigo de deixar de sentir repulsa quando os animais são tratados assim, como mercadoria apenas :?!
Muita coisa tem de mudar mesmo, e na minha opinião não vale de nada haver legislação se as mentalidades não mudarem...
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta dez 16, 2010 10:03 pm

Isso quer dizer que, quando uma loja vende um animal "com LOP", está a infringir a lei ou apenas o regulamento dos Clubes?
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
amus
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 2:00 pm

Chamarrita Escreveu:Isso quer dizer que, quando uma loja vende um animal "com LOP", está a infringir a lei ou apenas o regulamento dos Clubes?
A ser realmente proibido, apenas o regulamento do clube não está a ser cumprido. Eu disse "acho que" porque não quero estar a garantir algo num nome de uma entidade. De certeza sei que estimulado não é.

Mas os estatutos podem ser consultados aqui:

http://www.cpfelinicultura.pt/cpf/estatutos.htm
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta dez 17, 2010 2:08 pm

amus Escreveu:
Chamarrita Escreveu:Isso quer dizer que, quando uma loja vende um animal "com LOP", está a infringir a lei ou apenas o regulamento dos Clubes?
A ser realmente proibido, apenas o regulamento do clube não está a ser cumprido. Eu disse "acho que" porque não quero estar a garantir algo num nome de uma entidade. De certeza sei que estimulado não é.

É mesmo proibido pelo CPF que os criadores nele inscritos vendam gatos em lojas.

O que a lei regulamenta são as condições que as jaulas das lojas devem ter (por exemplo, área e climatização). Se há ou não ficalização -- que é o que efectivamente faz cumprir a lei --, já não sei...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
amus
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 2:29 pm

Tassebem Escreveu:
amus Escreveu:

É mesmo proibido pelo CPF que os criadores nele inscritos vendam gatos em lojas.

O que a lei regulamenta são as condições que as jaulas das lojas devem ter (por exemplo, área e climatização). Se há ou não ficalização -- que é o que efectivamente faz cumprir a lei --, já não sei...
Bem me queria parecer, mas não quis garantir. Como a inscrição no LOP só é permitido a sócios do clube, quem vender os gatos em lojas está em incumprimento.

Que eu saiba fiscalização é feita pela asae, mas só ouvi falar em fiscalização após denúncias. Mas é possível que exista como prevenção 8)
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

sexta dez 17, 2010 3:15 pm

amus Escreveu:
Tassebem Escreveu:
amus Escreveu:

Bem me queria parecer, mas não quis garantir. Como a inscrição no LOP só é permitido a sócios do clube, quem vender os gatos em lojas está em incumprimento.

Que eu saiba fiscalização é feita pela asae, mas só ouvi falar em fiscalização após denúncias. Mas é possível que exista como prevenção 8)
Entao ha que fazer as denuncias, nao serve nada as pessoas se queixarem e nao fazerem nada para mudar a situacao
amus
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 5:25 pm

O problema Chillisauce é que as pessoas não fazem queixa nem denuncia, vêm para os fóruns queixar-se e mesmo quando lhes apontam o caminho a seguir, limitam-se a fazer... nada.

Quantos e quantos tópicos se vêm a dizer que a loja x ou y tem os animais assim ou assados (isto mais nas churrasqueiras é claro :D), mas depois quando se pergunta se fizeram alguma coisa a resposta é: NADA.
As pessoas têm de perceber que não devem comprar animais em lojas (principalmente cães e gatos, mas outros também), que não devem compactuar com falta de condições e de higiene, que devem pedir factura do que compram, seja 1 peixe seja um cavalo. Se não gostam de alguma coisa PEÇAM O LIVRO DE RECLAMAÇÕES!!

E mais, se virem gatos (acho que a cães se aplica também, mas pedia à Dinodane para confirmar) à venda com a indicação de "com LOP" peçam para ver o lop, retirem o máximo de dados que conseguirem (nome de criador e afixo, pelo menos) e façam queixa ao clube respectivo. As sanções no clubes também são para aplicar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta dez 17, 2010 6:06 pm

amus Escreveu:
Tassebem Escreveu:
amus Escreveu:

Neste caso em particular pouco importa o regulamento do CPF, já que o animal não tem LOP e ainda não há lei nenhuma que proiba a venda de animais rafeiros. :wink:

A ASAE só fiscaliza as condições em que os animais estão, a haver sanções a determinado criador por colocar gatos em lojas são denúncias feitas ao CPF que originam processos disciplinares internos e nada mais.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

amus
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 6:23 pm

Exacto Dinodane, foi o que eu disse acima :lol:

Mas acho que a maioria das pessoas não sabe o que é o LOP e muito menos que existe um clube que até rege (e bem) a coisa...
Responder

Voltar para “Gatos”