Fiv-conheça a doença!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça mar 23, 2004 3:30 am

Ena, que esta discussão tem dado pano para mangas! :lol:

Bom, a meu ver, todos os "lados" têm um pouco de razão...
Na minha opinião, não se deve eutanasiar um gato FIV+ pelo facto de ser portador. Devem, isso sim, ser considerados vários factores.

Se o gato não tem a companhia de outros gatos em casa, acho um disparate eutanasiar o gato (a menos que esteja nas últimas).

Se tem a companhia de outros gatos e esses gatos forem FIV-, há que ter noção de que o risco de contágio existe, podendo ser maior ou menor consoante os gatos: se os gatos se derem todos bem (isto é, se nunca lutarem entre si) e estiverem todos castrados, o risco será reduzido (não sei se será nulo nem sei se alguém o poderá garantir). Se os gatos não se dão bem e/ou não estão esterilizados, o risco será maior e não deverá ser menosprezado.

Seja como for, a decisão cabe ao dono, que deve agir de acordo com o que a sua consciência lhe ditar. Como já disse antes, a decisão dever ser uma decisão informada, e a informação cabe ao veterinário dá-la. Como já vimos, há vets que não dão essa informação como deviam e partem para a eutanásia. Infelizmente, muitos donos não estão suficientemente informados e vão atrás desses vets. Até para arranjar um bom vet é preciso ter sorte... :?

Noggy, estás a ser pessimista quando dizes que em 8 gatos é provável que a anja tenha um FIV+. Eu tenho 19, todos provenientes da rua (bom, 4 deles nasceram cá em casa de gatas que vieram da rua) e, felizmente, todos são negativos. Acho que depende um pouco das zonas. Uma amiga minha tem 5 com FIV (em 12 gatos) pelo menos (ela não quer saber se os outros têm). Três deles, ela ficou com eles precisamente por estarem de boa saúde e ela já ter outros dois com a doença. Risco de contágio ela já sabe que existe. Aliás, ela está convencida de que os outros dois FIV+ que já tinha foram infectados por um outro que ela teve e que morreu devido a complicações do FIV (numa altura em que o comum dos mortais nunca tinha ouvido falar de tais doenças). Quando andei a testar os meus gatos, ela também me dizia que seria preciso muita sorte para não ter nenhum positivo, tendo em conta a experiência dela. Acho que a doença não é assim tão frequente, a não ser talvez em certas zonas.

Como disse, felizmente, os meus gatos foram todos testados e deram todos negativo. Se algum tivesse dado positivo, claro que eu não tinha eutanasiado. Mas não sei se não seria o mais sensato. Porquê? Porque os meus gatos não se dão todos bem. E alguns dos que se dão pior até cresceram juntos, pois vieram para cá pequeninos, mais ou menos pela mesma altura. E as "inimizades" não são fixas. Isto é, um gato que num dia dá porrada num, no dia seguinte pode estar a apanhar do mesmo. E no dia seguinte podem estar enrolados encostados. E há os tiângulos: "a" bate em "b" que bate em "c" que bate em "a". Mais: noto que as "guerras" aumentaram em número à medida que o número de gatos foi aumentando, mesmo entre os gatos mais antigos! Aqui, entra o factor stress. Tendo em conta tudo isto, a minha casa não seria a melhor "candidata" para recolher um gato com FIV na esperança de que tudo corresse bem. Não me parece justo sujeitar gatos "limpos" a um possível contágio, por mínima que fosse a possibilidade.

Resumindo: risco de contágio existe sempre (menor ou maior, consoante os casos) e não deve ser desprezado nem demasiado desdramatizado; o dono deve decidir em consciência, depois de devidamente informado pelo veterinário.

Fiquem bem

Florinda
[/b]
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

terça mar 23, 2004 10:59 am

Florinda Escreveu:Como disse, felizmente, os meus gatos foram todos testados e deram todos negativo. Se algum tivesse dado positivo, claro que eu não tinha eutanasiado. Mas não sei se não seria o mais sensato.
Tudo o resto já aqui foi dito e re-dito vezes sem conta... mas não posso deixar passar em branco esta frase, FLorinda!!!

Não existe nenhuma sensatez em eutanasiar um gato apenas por ser portador de FIV.
No caso de entenderes que não querias "sujeitar" os teus gatos aos riscos de contágio (estás no teu direito), há outras alternativas... eutanasiar é que nunca!!

Eutanasiar só pode ser um acto de misericórdia, em caso de estado terminal e sofrimento... É uma vergonha o Ser Humano pensar na eutanásia como o caminho mais fácil para se livrar de um animal saudável...
Tem sido esse o meu discurso desde o início... Digo e repito, é uma vergonha!!!

Então que sentido faz andar a recolher animais das ruas, a tratá-los e a "prepará-los" para adopção??? Por esta ordem de ideias, não faz nenhum sentido...
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

terça mar 23, 2004 12:29 pm

Florinda tudo o que escreveste vem de encontro ao que aqui foi dito e não contra. Nem sequer vale a pena repetir-me. Quanto ao facto de se “ponderar” a eutanásia de um portador, isso é que eu nunca vou entender, nunca!! No dia em que eu entender uma afirmação dessas deixa de ter sentido o trabalho, pouco que seja, que tenho levado a cabo na defesa e protecção de animais de rua.
Florinda
Membro Veterano

terça mar 23, 2004 4:27 pm

Noggy e frabriro, eu percebo a vossa perspectiva e até estou de acordo com ela. Daí que não eutanasiasse um gato meu que tivesse dado positivo. Mas apenas pelo facto de ter feito os testes mais de um ano depois de eles estarem misturados, portanto, eles já teriam estado expostos muito tempo...

Mas isto levanta outra questão: de todos os gatinhos que me têm passado pelas mãos, nunca nenhum deu positivo. Pura sorte, talvez. Mas, no futuro, se algum me vier parar às mãos (espero que não), uma coisa eu garanto: não vou ficar com ele. Alguém se quer oferecer desde já para ficar com um gato FIV positivo? À falta de alternativas, não devolvo um gato infectado à rua, também não fico com ele, logo, o que resta?
Se alguém se oferecer para ficar com um gato nestas condições, eu dou a minha palavra de que não o mando eutanasiar!
fabriro
Membro Veterano
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

terça mar 23, 2004 4:59 pm

Poderei dizer-te, por exemplo, que sendo assim é melhor parares de recolher animais abandonados. A partir do momento em que recolhes um animal ele passa a ser responsabilidade tua, competindo-te a ti zelar para que dali em diante a VIDA dele seja melhor do que o que foi até ali e a MORTE, salvo as excepções do sofrimento, não cabe neste contexto.
Florinda
Membro Veterano

terça mar 23, 2004 5:17 pm

Ora, aí não estamos de acordo. Já recolhi imensos e nenhum deu FIV positivo. Não tem lógica deixar de recolher os gatos saudáveis que forem aparecendo só porque há a possibilidade de apanhar um infectado. Claro que, se tiro da rua, a responsabilidade passa a ser minha. Mas, como deves saber, todos os que recolho são para dar. Nem sempre isso tem acontecido, pelos motivos mais variados. E eles têm ficado por cá. Mas também deves saber que tenho a lotação mais do que esgotada. Neste momento, não posso dar-me ao luxo de ficar com mais um gato saudável, quanto mais com um doente! Um gato saudável ainda há esperanças de lhe conseguir dono, e é por isso que não deixarei de recolher algum que apareça. Como também sabes, um gato com FIV não tem as mesmas hipóteses de adopção. E manter um gato uma vida inteira fechado dentro de uma divisão está absolutamente fora de questão. Portanto, caso me apareça algum (e espero sinceramente que isso não aconteça), não vejo grandes alternativas. Claro que eu preferia arranjar-lhe um dono... mas se o dono tardar a aparecer, torna-se depois mais difícil tomar uma decisão, não achas?

Já agora, e por curiosidade: já te aconteceu algum pendura dar FIV positivo (antes de ser dado)? E o que farias, se acontecesse? Se não conseguisses dono para ele, ficarias com ele?
fabriro
Membro Veterano

terça mar 23, 2004 6:03 pm

[/quote]
Florinda Escreveu: Neste momento, não posso dar-me ao luxo de ficar com mais um gato saudável, quanto mais com um doente!

Já agora, e por curiosidade: já te aconteceu algum pendura dar FIV positivo (antes de ser dado)? E o que farias, se acontecesse? Se não conseguisses dono para ele, ficarias com ele?
Fiv não é doença, fiv é vírus, tu és uma pessoa bem informada, concordas com esta afirmação, ou não?

Já tive três casos de fiv positivo, arranjei-lhes dono. Tenho neste momento um fiv positivo para dar, está há mais de três meses por problemas de saúde que nada tiveram a ver com o vírus propriamente dito, mas com uma ferradela por disputa de território. Não arranjei dono, ainda, arranjei estadia provisória, assegurando-lhe tudo que ele precisa. Por isso é que eu digo que a partir do momento em que recolho um animal a responsabilidade de lhe dar uma VIDA melhor é minha. Nem por um segundo me passou pela cabeça a morte para este gato. Gatinhos bebés não faço testes, fiz apenas duas vezes por estar a ser difícil tratar uma coriza e poderia servir de referência se desse positivo, por acaso foram negativos das duas vezes. Se tivessem dado positivos não os teria eutanasiado como é lógico.
Adoptei quatro gatos sem saber se são positivos ou negativos, mas como já repeti milhentas vezes isto é uma opção minha.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mar 23, 2004 7:53 pm

fabriro Escreveu: Fiv não é doença, fiv é vírus, tu és uma pessoa bem informada, concordas com esta afirmação, ou não?
Ehem, ehem.... uma virose é uma doença 8)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Florinda
Membro Veterano

terça mar 23, 2004 8:05 pm

fabriro Escreveu: Fiv não é doença, fiv é vírus, tu és uma pessoa bem informada, concordas com esta afirmação, ou não?
Sei o que queres dizer, e tu também sabes o que eu quis dizer. ;)
O FIV é o vírus que provoca a imunodeficiência felina. O FIV não é uma doença, mas a imunodeficiência por ele provocada é uma doença. Não concordas? Há até imunodeficiências de origem genética. Essas também não matam, mas são consideradas doenças genéticas.

Um gato infectado acabará por desenvolver imunodeficiência, se viver tempo suficiente para isso. O desenvolvimento da imunodeficiência pode ser mais demorado ou menos demorado, consoante a resistência do gato. Mas é inevitável. Consideras que só está doente quando começa a dar sinais de fragilidade a nível do sistema imunitário? Isso seria como dizer que uma pessoa com cancro só está doente quando atinge a fase terminal. Como sabes, um cancro pode demorar anos a desenvolver-se e a pessoa leva uma vida normal sem qualquer sinal de estar doente. Mas o facto é que está doente desde o momento em que a primeira célula cancerosa começa a desenvolver-se. Pelo menos, é assim que eu vejo as coisas. Admito interpretações diferentes... :oops:

Quanto aos penduras, concordo que a partir do momento que o recolhes és responsável por ele. Só que eu tenho muitas outras responsabilidades. 19, para ser mais precisa. A decisão que possa tomar em relação a um pendura tem que ter em conta também a responsabilidade que assumi para com os meus gatos, com o compromisso que assumi de lhes dar a melhor vida possível. Tendo em conta os temperamentos dos meus gatos, introduzir um gato infectado com FIV seria pôr em risco a saúde deles e estaria a desrespeitar o compromisso que assumi com eles, e não me parece justo fazê-lo.
Claro que o ideal, no caso de me vir parar às mãos um FIV+, seria arranjar-lhe dono. Mas tu sabes as dificuldades que isso envolve. E se não conseguisse arranjar um dono para o gato? Eu não tenho a quem recorrer para alojar um gato "doente" por tempo indeterminado. E ter um gato fechado numa divisão da casa uma vida inteira não é solução... Gostava de saber que solução propões... já que a mim não me ocorre mais nenhuma... :(
Sinceramente, acho que ninguém tem obrigação de ficar com todos os animais que recolhe. Se tivesse, então a desgraça dos animais de rua ainda seria maior, pois ninguém faria nada por eles. :?
felina_cat
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 5:20 pm

terça mar 23, 2004 8:15 pm

Florinda Escreveu: Ora, aí não estamos de acordo. Já recolhi imensos e nenhum deu FIV positivo. Não tem lógica deixar de recolher os gatos saudáveis que forem aparecendo só porque há a possibilidade de apanhar um infectado. Claro que, se tiro da rua, a responsabilidade passa a ser minha. Mas, como deves saber, todos os que recolho são para dar. Nem sempre isso tem acontecido, pelos motivos mais variados. E eles têm ficado por cá. Mas também deves saber que tenho a lotação mais do que esgotada. Neste momento, não posso dar-me ao luxo de ficar com mais um gato saudável, quanto mais com um doente! Um gato saudável ainda há esperanças de lhe conseguir dono, e é por isso que não deixarei de recolher algum que apareça. Como também sabes, um gato com FIV não tem as mesmas hipóteses de adopção. E manter um gato uma vida inteira fechado dentro de uma divisão está absolutamente fora de questão. Portanto, caso me apareça algum (e espero sinceramente que isso não aconteça), não vejo grandes alternativas. Claro que eu preferia arranjar-lhe um dono... mas se o dono tardar a aparecer, torna-se depois mais difícil tomar uma decisão, não achas?

de facto 19 gatos :roll: acredito que esteja lotação esgotadissima 8)

Kiss

Luisa
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mar 23, 2004 9:03 pm

felina_cat Escreveu:
de facto 19 gatos :roll: acredito que esteja lotação esgotadissima 8)

Kiss

Luisa
Então mudou de pele ? Como as víboras, uma vez por mês ?

Os gatos com PIF morreram ? A ninhada inexsitente ?

Deixe mas é de chatear a Florinda e vá ao psiquiatra...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça mar 23, 2004 9:58 pm

Sinceramente fico mesmo contente por este tópico estar a ter tanto "sucesso" sendo isso possível sem as guerras abertas do costume, ao menos estamos todos a dialoguar pacificamente respeitando pontos de vista diferentes e a aprender mais.

Apartes não importantes não são cá precisos (por isso desculpem lá este ;) ).

Vamos é esperar que esta doença possa ter cura...já que a cura possível para os humanos seria testada primeiro em animais, logo estes poderiam ver a sua qualidade de vida muito melhorada...espero eu.

(apesar de que se calhar todo o processo da medicação seja muito diferente, aqui se alguém souber melhor que me esclareça, acerca das dif. entre o FIV e o HIV, em termos de metabolismo físico são diferentes, agora na parte da medicação deixo isso para os entendidos)
fabriro
Membro Veterano

quarta mar 24, 2004 1:08 am

Bem sendo assim eu conheço gatos “doentes” há 8 e mais anos, dois deles tenho o privilegio de conviver diariamente e ver os "problemas graves" que eles tem, que não são nenhuns. Uma outra tem 14 anos pelo menos, estes são apenas alguns exemplos da longevidade que essa “doença” pode permitir ao gato. E não é verdade que um gato fiv positivo acabe por ter problemas relacionados com isso, poderá nunca vir a ter e morrer de outra coisa. Claro que um gatinho com fiv terá mais probabilidades de ficar doente, terá que ter outros cuidados, certo, mas isso nunca foi negado.

Tu assumiste um compromisso para os teus 19 eu assumi um compromisso igual para os meus quatro, acontece é que me obrigo a assumir o mesmo compromisso com cada animal que se cruze comigo e tu até sabes que alguns desses “compromissos” não tem sido “pera doce” e que teria sido “um alivio” livrar-me do “fardo”. Não me compete a mim dizer-te o que deves fazer um dia que te cruzes com um gatinho saudável mas que seja portador do virus. Se o levares para casa vais ter que decidir conforme a tua consciência te mandar, se isso passar pela eutanásia espero nunca o vir a saber e a única coisa que desejo do fundo do coração é que nenhuma Tristeza se cruze contigo até porque conhecendo-te da maneira que te conheço acho que nunca mais irias deitar a cabeça na almofada e dormir em paz como o fazes agora.
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quarta mar 24, 2004 12:52 pm

CasadeAnaval Escreveu:
De facto, uma virose é uma doença causado por um vírus.
Mas ser portador de um vírus não quer dizer ter uma virose.
Se não houver manifestação de sintomas, não há virose.
Florinda Escreveu: Um gato infectado acabará por desenvolver imunodeficiência, se viver tempo suficiente para isso. O desenvolvimento da imunodeficiência pode ser mais demorado ou menos demorado, consoante a resistência do gato. Mas é inevitável. Consideras que só está doente quando começa a dar sinais de fragilidade a nível do sistema imunitário? Isso seria como dizer que uma pessoa com cancro só está doente quando atinge a fase terminal. Como sabes, um cancro pode demorar anos a desenvolver-se e a pessoa leva uma vida normal sem qualquer sinal de estar doente. Mas o facto é que está doente desde o momento em que a primeira célula cancerosa começa a desenvolver-se. Pelo menos, é assim que eu vejo as coisas. Admito interpretações diferentes... :oops:
No caso do FIV (como do HIV), não se morre do vírus mas sim pela acção dele que provoca fragilidade de sistema imunitário.
Morre-se por infecções oportunistas... nenhum gato morre de FIV (como nenhum humano morre de HIV)... pode morrer-se até de uma constipação que degenerada em pneumonia se pode tornar num processo irreversível...

Se se conseguir manter o sistema imunitário alerta através de fármacos (como o Interferon), a coisa pode ir correndo e os anos passando sem manifestação de sintomas... mas isto só se aplica a gatos que não estejam empalhados ou enterrados no aterro municipal...

Quanto à eutanásia de animais saudáveis portadores de FIV, concluo que nós temos formas muito diferentes de gostar dos animais...
fabriro
Membro Veterano

quarta mar 24, 2004 5:37 pm

noggy Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu:
De facto, uma virose é uma doença causado por um vírus.
Mas ser portador de um vírus não quer dizer ter uma virose.
Se não houver manifestação de sintomas, não há virose.
Vírus - agente infeccioso inerente a certas doenças contagiosas, sem metabolismo independente ...

Virose - denominação genérica dada às doenças causadas por vírus.
Responder

Voltar para “Gatos”