Bom, a meu ver, todos os "lados" têm um pouco de razão...
Na minha opinião, não se deve eutanasiar um gato FIV+ só pelo facto de ser portador. Devem, isso sim, ser considerados vários factores.
Se o gato não tem a companhia de outros gatos em casa, acho um disparate eutanasiar o gato (a menos que esteja nas últimas).
Se tem a companhia de outros gatos e esses gatos forem FIV-, há que ter noção de que o risco de contágio existe, podendo ser maior ou menor consoante os gatos: se os gatos se derem todos bem (isto é, se nunca lutarem entre si) e estiverem todos castrados, o risco será reduzido (não sei se será nulo nem sei se alguém o poderá garantir). Se os gatos não se dão bem e/ou não estão esterilizados, o risco será maior e não deverá ser menosprezado.
Seja como for, a decisão cabe ao dono, que deve agir de acordo com o que a sua consciência lhe ditar. Como já disse antes, a decisão dever ser uma decisão informada, e a informação cabe ao veterinário dá-la. Como já vimos, há vets que não dão essa informação como deviam e partem para a eutanásia. Infelizmente, muitos donos não estão suficientemente informados e vão atrás desses vets. Até para arranjar um bom vet é preciso ter sorte...

Noggy, estás a ser pessimista quando dizes que em 8 gatos é provável que a anja tenha um FIV+. Eu tenho 19, todos provenientes da rua (bom, 4 deles nasceram cá em casa de gatas que vieram da rua) e, felizmente, todos são negativos. Acho que depende um pouco das zonas. Uma amiga minha tem 5 com FIV (em 12 gatos) pelo menos (ela não quer saber se os outros têm). Três deles, ela ficou com eles precisamente por estarem de boa saúde e ela já ter outros dois com a doença. Risco de contágio ela já sabe que existe. Aliás, ela está convencida de que os outros dois FIV+ que já tinha foram infectados por um outro que ela teve e que morreu devido a complicações do FIV (numa altura em que o comum dos mortais nunca tinha ouvido falar de tais doenças). Quando andei a testar os meus gatos, ela também me dizia que seria preciso muita sorte para não ter nenhum positivo, tendo em conta a experiência dela. Acho que a doença não é assim tão frequente, a não ser talvez em certas zonas.
Como disse, felizmente, os meus gatos foram todos testados e deram todos negativo. Se algum tivesse dado positivo, claro que eu não tinha eutanasiado. Mas não sei se não seria o mais sensato. Porquê? Porque os meus gatos não se dão todos bem. E alguns dos que se dão pior até cresceram juntos, pois vieram para cá pequeninos, mais ou menos pela mesma altura. E as "inimizades" não são fixas. Isto é, um gato que num dia dá porrada num, no dia seguinte pode estar a apanhar do mesmo. E no dia seguinte podem estar enrolados encostados. E há os tiângulos: "a" bate em "b" que bate em "c" que bate em "a". Mais: noto que as "guerras" aumentaram em número à medida que o número de gatos foi aumentando, mesmo entre os gatos mais antigos! Aqui, entra o factor stress. Tendo em conta tudo isto, a minha casa não seria a melhor "candidata" para recolher um gato com FIV na esperança de que tudo corresse bem. Não me parece justo sujeitar gatos "limpos" a um possível contágio, por mínima que fosse a possibilidade.
Resumindo: risco de contágio existe sempre (menor ou maior, consoante os casos) e não deve ser desprezado nem demasiado desdramatizado; o dono deve decidir em consciência, depois de devidamente informado pelo veterinário.
Fiquem bem
Florinda
[/b]