GaTitos Siameses ou Persas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mai 16, 2007 6:57 pm

LuMaria Escreveu:
Bita Escreveu:Eles são independentes e conseguem desenvencilhar-se sozinhos, isso sem duvida, mas será que a domesticação não os fez de alguma forma também desejarem o contacto com o Homem?Não sei, prefiro acreditar que sim.
É que estamos a falar em animais domesticos e não em animais selvagens.
1 em cada 10 ou 15 gatos faz isso. O fantástico no gato é que nunca foi domesticado, simplesmente achou por bem partilhar a existência dele connosco.

Os que estão em casa não têm opção. Mas se lhes abrires a porta ou a janela, rápidamente escolhem. :wink:
E porque? Porque sabia que de alguma forma tiraria proveito da situação, se fosse uma tortura assim tão grande nunca o teria feito :wink:
Acredito que é uma partilha, nos damos , eles dão, não será o ideal, mas isso nunca o será em circunstancia alguma.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mai 16, 2007 7:03 pm

Desculpa cara linda, mas não percebi nada... Dá para esplicar o teu post anterior?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

quarta mai 16, 2007 7:26 pm

LuMaria Escreveu:
Bita Escreveu:Eles são independentes e conseguem desenvencilhar-se sozinhos, isso sem duvida, mas será que a domesticação não os fez de alguma forma também desejarem o contacto com o Homem?Não sei, prefiro acreditar que sim.
É que estamos a falar em animais domesticos e não em animais selvagens.
1 em cada 10 ou 15 gatos faz isso. O fantástico no gato é que nunca foi domesticado, simplesmente achou por bem partilhar a existência dele connosco.

Os que estão em casa não têm opção. Mas se lhes abrires a porta ou a janela, rápidamente escolhem. :wink:
escolhem não sair :D pelos menos cá em casa só um é que sai disparado porta fora e gosta de ir passear, os outros três podem ver a porta aberta, a janela e a varanda que não saem. acho que já sofreram o bastante no exterior e fizeram a sua escolha: preferem não voltar para o sofrimento e ficar no quentinho da prisão deles :lol:
claro que casa que tem gatos não pode ter coisas muito bonitas e se queremos tornar a estadia agradável a decoração tem que ser consoante a vontade dos prisioneiros: arranhadores, torres enormes, brinquedos por todo o lado, nada de bibelots e outras adaptações, mas vale a pena: são felizes (bem às vezes acontece pegarem-se mas é importante para os gatos estabelecerem hierarquias) :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta mai 16, 2007 7:41 pm

pois escolhem. voltar para casa :D os que saem, passado um bocado, estão a fazer um berreiro, para entrarem. e não me venham dizer que o flávio é um peluche, por isso, não gosta de andar nos telhados. recolhi-o já com uns 8 anos. antes, andava em "liberdade"...forçada. a cinderela nem se atreve muito. essa veio bebé, mas a mãe era uma gata brava.
e se eles gostam tanto de liberdade, porque os abandonarão tão longe de casa?
essa que os gatos se apagam à casa e não ao dono, dá-me vontade de :lol: :lol: :lol:
LuMaria
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 1:00 pm

anjjazul Escreveu:pois escolhem. voltar para casa :D os que saem, passado um bocado, estão a fazer um berreiro, para entrarem. e não me venham dizer que o flávio é um peluche, por isso, não gosta de andar nos telhados. recolhi-o já com uns 8 anos. antes, andava em "liberdade"...forçada. a cinderela nem se atreve muito. essa veio bebé, mas a mãe era uma gata brava.
essa que os gatos se apagam à casa e não ao dono, dá-me vontade de :lol: :lol: :lol:
Anja, não consegue perceber nem um pouco daquilo que falo pois não? Não vale a pena insistir mesmo! :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta mai 17, 2007 1:57 pm

Vou partilhar com vocês um segredo: só ando aqui porque estou numa reunião com uns chatos e não tenho hipótese de fazer mais nadex.

Quanto ao meu macho, ao contrário do que é normal entre criadores, não vive em Gatil. Vive no meu quarto de vestir, local onde como o nome indica me visto, tenho a roupa toda, entro, saio e, supresa das surpresas, até calço diariamente as minhas peúgas!

Pois isto quer dizer que ele não vive propriamente no isolamento característico do macho reprodutor. Vive em contacto com toda a gente da casa e com a companhia de uma neutra com quem sempre teve uma forte amizade. O quarto é grande, tem arranhador e todos os os apetrechos que o fazem ser o reino dos dois.

Ora ele não vive assim porque eu sou muito boazinha. Vive assim porque para enorme sorte minha é um gajo limpíssimo, sossegado e nada dado à asneira. Não marca nem destrói. É uma raridade entre reprodutores.

Entretanto, e porque estes gajos continuam a discutir o sexo dos anjos, informo que estava enganada: os Persas de exposição podem subir às árvores.

Temos é que colocar-lhes um escadote!
LuMaria
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 2:13 pm

Fantástico! Um macho reprodutor que vive num quarto de vestir. Pergunto-me porque não tive a sorte fantástica de nascer um macho reprodutor e viver no meu palácio de 4 paredes exclusivas e a minha fémea neutra...

Isto não é gostar de animais! Não é respeitá-los! É utilizá-los como objectos reprodutores.

Já agora, quando se refere a gajos a discutir o sexo dos Anjos refere-se a quem especificamente?
bita322
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 2:14 pm

Ola,
Não precisa de se "ouriçar" com a minha pergunta.Só achei estranho, e para mim continua a não fazer sentido nenhum, mas cada um com a sua.
Até acredito que o seu macho viva melhor que a maioria dos machos de muitos gatis, mas para mim continua a ser surreal ter animais enfiados num gatil o dia inteiro, ou num quarto de vestir aínda que mudasse as tais peugas 3 vezes ao dia, continua a ser uma relação totalmente diferente da que eu tenho com os meus, que me fazem companhia sempre que estou em casa sem qualquer tipo de condicionante.
E faz-me mais confusão aínda, porque tive um gato de quarentena em casa isolado numa divisão durante 3 semanas, para estar com ele tinha que entar na divisão e lá ficar a fazer-lhe companhia e doia-me a alma sair e deixa-lo lá por muito confortavel que pudesse estar. Se 3 semanas achei uma tortura, uma vida inteira para mim é inimaginavél.
Imagino que o tenha separado por causa do cio da sua gata, mas não ha mesmo outra forma sem ser a reclusão forçada do macho?
É que eu nao tenho femeas, mas sei que elas não estão com o cio todos os dias, não dava para ele só ser confinado aquando do cio?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta mai 17, 2007 3:17 pm

E ainda me entretenho a arrancar-lhe as patinhas quando não tenho nada que fazer! Outras vezes furo-lhes os olhos só para ver o que acontece.

Os gajos a que me refiro são umas melgas com quem trabalho.

bita322,

Sou criadora pelo que não tenho apenas uma fêmea, inteiras tenho 5 e garanto-lhe que não só nunca estão todas em cio ao mesmo tempo, como ainda por cima são Persas e os cios podem ser bem discretos. Como não fabrico gatos, as minhas fêmeas só cruzam com intervalos de 1 ano e meio entre gravidezes e não corro riscos com elas. O meu macho solto era a desgraça total.

Por muito que lhe custe a aceitar, esta é a vida do macho reprodutor: isolado ou apenas acompanhado pelo amigo/a de quem mais gosta.

Periodicamente ele troca com as gatas, só que elas ficam soltas na parte de trás da casa (composta por várias divisões e enorme) e ele fica na parte da frente onde pode dormir comigo e chatear os cães até à exaustão. Antes que pergunte: ele não pode ficar solto nessa área (parte de trás) porque tenho 3 neutras velhotas que ele persegue e a quem tenta montar. Elas têm é idade para estarem sossegadas e não para serem perseguidas por um tarado sexual.

Todos eles viajam comigo para exposições. Nem todas elas gostam de ir, mas ele adora quartos de hotel e viagens em geral. Acredite ou não é um gato feliz e tranquilo que reina com poder absoluto sobre o seu mundo, tanto é capaz de dormir horas ao meu lado, como de tentar lutar com qualquer cão de visita que tenha a veleidade de se encostar a mim.

A ideia de que consideramos os nossos reprodutores como máquinas é no mínimo hilariante :o . Nem vale a pena explicar o quanto gostamos deles e o quanto lutámos para os ter ou o porquê de os termos escolhido a eles. Realmente vivemos em mundos diferentes e falamos linguagens completamente diferentes.

Tem sido muito divertido, mas agora tenho mesmo que ir trabalhar porque, finalmente, as melgas decidiram ir almoçar e eu assim posso ficar em sossego.
bita322
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 3:34 pm

Ok percebi, agradeço a explicação.

Definitivamente não trenho perfil para criadora, a mim toda essa metodologia me faz confusão ás ideias, solta um , prende o outro...mas percebo que de alguma forma se tenha de evitar ninhadas indesejadas, mas lá esta para mim gataria é para andar lá pela casa á solta e como bem lhes aprouver.
Já agora so mais uma questão, durante quantos anos é que um macho é usado como reprodutor?
Deu-me a sensação que tem apenas gatas, mas o que acontece aos machos quando deixam de ser usados na criação? São castrados e passam a usar o resto da casa?
LuMaria
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 6:18 pm

Como isto vai contra tudo aquilo que eu penso como sendo um relacionamento gratificante entre espécies diferentes que se amam e se respeitam não tenho mais duvidas nenhumas a colocar. De facto numa coisa tem razão, não percebo nada do mundo da criação de gatos persas ou outros, mas deixei de ter vontade de perceber.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta mai 17, 2007 11:42 pm

LuMaria Escreveu:
anjjazul Escreveu:pois escolhem. voltar para casa :D os que saem, passado um bocado, estão a fazer um berreiro, para entrarem. e não me venham dizer que o flávio é um peluche, por isso, não gosta de andar nos telhados. recolhi-o já com uns 8 anos. antes, andava em "liberdade"...forçada. a cinderela nem se atreve muito. essa veio bebé, mas a mãe era uma gata brava.
Anja, não consegue perceber nem um pouco daquilo que falo pois não? Não vale a pena insistir mesmo! :wink:

então não percebo? você é que parece não perceber que depois do felv, a 2ª causa de morte dos gatos é o atropelamento. para quê discutir o sexo dos anjos?
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

sexta mai 18, 2007 12:58 am

Bem, já tudo se falou neste tópico.
Do qual começou com o forista Colateral ao qual eu desejo felicidades para si e para o seu lindo bichaninho.

Gostaria de colocar uma questão, em relção à felicidade vrs liberdade dos gatos:

Quando a forista Tchuza diz: "Quanto aos gatos, eu prefiro ter um gato infeliz e saudavel dentro dos limites da minha propriedade, do que viver na insegurança de nunca mais o ver... Sempre ouvi dizer, é melhor previnir que remediar."

Coloco então a questão:

Um gato que sempre viveu num apartamento, será infeliz por nunca ter ido à rua? Sem nunca ter experimentado a tal liberdade?

Eu acho que não. Para um gato que nunca saiu de casa, acho que ele é feliz à sua maneira, no seu pequeno mundo. Não sei, pode haver a curiosidade e normalmente todo o gato é curioso, mas não é infeliz por isso. Uma vez que nunca sentiu a tal sensação de liberdade que a rua possa proporcionar.
Seria infeliz, na situação de estar habituado às aventuras da rua e de um momento para o outro sentir-se privado e limitado a quatro paredes.

Coloco e partilho aqui a minha opinião, agora gostava que comentassem e dessem a vossa.

Cumprimentos a todos
LuMaria
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 9:27 am

anjjazul Escreveu:
LuMaria Escreveu:

então não percebo? você é que parece não perceber que depois do felv, a 2ª causa de morte dos gatos é o atropelamento. para quê discutir o sexo dos anjos?
Não de facto não percebe peva do que estou a dizer. Resumidamente, o que digo é que não é por ser um gato que vai ficar em casa fechado, o dono deve ter a responsabilidade de o passear. Isto é só um exemplo.
Não é criar o animal como um peluche que de vez em quando brinca com um boneco de corda, and so on, and so on. É proprocionar-lhe bem mais do que algumas divisões com janelas por onde apanham sol. Porque a teoria de que os gatos são felizes dentro de 4 paredes é tanga. Mas não adianta explicar, embicou numa direcção e não vê mais nada. :wink:
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

sexta mai 18, 2007 2:31 pm

LuMaria Escreveu:...o dono deve ter a responsabilidade de o passear. Isto é só um exemplo.
Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”