Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta dez 25, 2009 8:08 pm

manso ou não, o óscar está um senhor gato. e se calhar , é por isso que não dá cavaco a ninguém. coisas de lordes :P se for assim, o que fazer? é deixá-lo. embora me chatei por um isaias ser tão arisco, deixo-o à vontade. e penso - estou sempre a refilar porque os outros não me largam. afinal, este não me chateia, e tb. refilo :P
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado dez 26, 2009 8:28 pm

O gato e lindo. Tem uma mascara fora do comum e uma mistura de cores excepcionais.

Adorei as fotos, especialmente a cama desse sortudo :wink: :D

Continuacao de Boas Festas.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

domingo dez 27, 2009 12:16 pm

O Oscar é um gato bem bonito! Que sorte que ele teve!!!!!
LauraMM
Membro
Registado: sexta set 25, 2009 3:41 pm

domingo dez 27, 2009 12:30 pm

Oscar, és uma brasa :D
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda dez 28, 2009 2:21 am

apesar de ele ter um amigo quando vivia na rua, nada sabemos sobre a sua vida. O amigo podia ser um irmão de ninhada ou um gato acabado de conhecer. E uma vez que o Óscar tem feitiozinho, o ideal seria adoptarem um bebé ou jovem (até 8 ou 10 meses), meiguinho, para facilitar e acelerar a aceitação. Tenho um gato enorme e muitíssimo meigo com toda a gente que amamenta bebés e educa e brinca com jovens, tornando-me "paizão", dá-se bem com cães, mas não aceita gatos adultos. Mas muitos gatos machos, mais até do que as fêmeas, adoram bebés e gatinhos jovens e activos. O Óscar gosta de jogos "mentais"; talvez seja mais produtivo brincarem apontando uma luz para uma parede ou soprando bolas de sabão; colocar uns croquetes de ração dentro de uma caixa com alguns buracos, suficientemente largos para o braço caber; colocar brinquedos pendurados num rspanta espíritos... tudo brincadeiras estimulantes! e vão divertir-se à brava juntos. ;)

p.s. - experimente dar-lhe catnip... :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça dez 29, 2009 1:11 am

AmigodoÓscar,

Nem todos os gatos domésticos são apreciadores de colo e de festinhas. Talvez o Óscar seja o tipo de gato para observar a uma certa distância sem tocar. Que ele é lindo e está muito bem tratado ninguém pode negar.

Eu também ia sugerir que adoptassem um gatinho bebé, com uns 2 meses. Se o Óscar tem mau feitio acho que aceitaria com mais facilidade um bebé que pudesse acompanhar o crescimento do que um gato já adulto.

Boa sorte
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta dez 30, 2009 9:20 am

Bom dia.

AmigodoÓscar:

As opinioes valem o que valem mas a minha acaba por ser diferente das ja dadas e, explico:

O Oscar e um gato que actualmente nao se sabe se sera, ou nao, um gato dominante porque ainda nao o teve em contacto directo com outros gatos, em sua casa, apesar dele ter tido esse contacto, certamente, com os de rua de aquando no exterior deambulava...! Entao, ao adquirir um gato bebe cujo caracter futuro e muito incerto de adivinhar... esse pode vir a transmitir-se ser um felino dominante. Ora, se o Oscar for dominante; o que nao se sabe ainda, podera dar-se o caso de passar a ter 2 gatos dominantes, frente a frente, a partilharem os mesmo territorio o que, seria mesmo "o desastre total".

O que precisa e saber, havendo a hipotese de o ter a receber visitas de outros gatos ai em casa o que, acho improvavel e por agora nada bom de sequer pensar em tal, se ele realmente se demonstra, ou nao, dominante. Nenhum gato dominante tolera que outro lhe invada o seu territorio.

Portanto, a minha opiniao e a de que um dia que pense ter outro felino, mais tarde, deve ser um jovem adulto com a certeza de que esta socializado a outros gatos e que nao e dominante.

Como referi, as opinioes valem o que valem mas, esta e a minha porque era o que eu faria se estivesse na sua situacao... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta dez 30, 2009 7:04 pm

Imagem

O Oscar é lindissimo...

Bom Ano de 2010 para ele e para toda a família.

Também partilho da opinião da Leonilde. O carácter que um gato bebé virá a ter é sempre uma incógnita.

Adoptando um gato já com temperamento definido, que seja calmo, não dominante, sociável com outros animais e humanos, terá todas as hipóteses para que a convivência seja pacífica...para ter a certeza destas características, só com um gato adulto....
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta dez 30, 2009 11:08 pm

Não posso concordar nem com uma nem com outra. Mesmo bebés revelam rapidamente a sua personalidade; em ninhada, há sempre o que mama primeiro e afasta os irmãos, a zaragateira, o medricas, o meiguinho bem-disposto... em poucos dias se percebe a personalidade do gatinho; o comportamento molda-se a partir desses traços que permanecerão toda a vida. E um bebé NUNCA tem a primazia numa hierarquia felina... e quem sabe, o Óscar pode ser dominante com gente e submisso com gatos! ele é cruzado de siamês, têm uma relação diferente com as pessoas, quase canina...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta dez 31, 2009 7:37 pm

Cada um tem o direito a discordar com a opiniao de outrem. Porem quando se discorda, pois que seja com o conhecimento activo do que se aconselha; "TEORIA VERSUS PRATICA"

O gato do AmigodoOscar, para comecar, nao e siames. E lindissimo SIM mas nao e siames, tal como nao o e a minha gata, a que muitas vezes, erradamente, me refiro sobre ela como sendo siamesa, porque esta SIM tem todos os tracos, embora seja fruto duma rafeirolas com um siames! Portanto NAO E SIAMESA!!!. No caso do gato do topico, houve e, sabe-se la ha quantas geracoes atras, genes dum qualquer siames, numa qualquer cruza com um "Comum rafeirolas". Portanto, atribuir caracter a um padrao nao identificavel, e no minimo suspeito logo a partida!

Depois, nao tenho 15 gatos, nem 30 e por ai fora mas, nem preciso te-los nesses numeros de "abundancia..." para saber do que falo. Passaram-me pelas maos, a te-los em casa COMIGO PRESENTE, 24 horas sobre 24 horas, e nao em separado, como em garagens, quintais ou boxes, etc..., para tratamento, ou para socializacao e domesticacao ate adopcao, dezenas, para nao dizer centenas de felinos e cada um diferente do outro. Em crias felinas NUNCA se consegue assegurar e muito menos rapidamente, qual sera o seu caracter futuro apos o seu desenvolvimento ate ser adulto!!! Contudo, nos bebes/crias, se houver a sorte de se poder ter em maos uma ninhada inteira, para que nessa ninhada se possa diferenciar, so mais ou menos, porque: nunca e garantida a avaliacao exata do caracter futuro, num bebe, como afirmei e reafirmo, mesmo aquando inserido na sua propria colonia (ninhada), para entao se conseguir perceber que havera, pelo menos um que e o "lider" dos irmaos; provavelmente sera esse entao o gato dominante, futuramente. Mas, ha sempre o mas como referi, porque NUNCA e garantido o caracter futuro dum bebe felino. Imensos sei eu de que em bebes eram autenticos peluches do mais angelico possivel e no entanto vieram a revelar-se, mais tarde, serem autenticas ferazinhas...alem de adultos dominantes! Claro que qualquer um pode dizer que o ambiente que rodeia o animal tem interferencia, por vezes, na sua conduta futura e, isso e verdade mas, la vem o "madito mas estragar a tendencia em linha recta..." em que verifiquei muitos desses gatinhos "angelicos", serem inseridos/adoptados para ambientes do mais estavel e agradavel possivel e com o melhor trato possivel, a revelarem-se, tambem, nessas tais "ferazinhas" que referi e que atanasam a cabeca a qualquer humano e gato.
CONCLUSAO: a teoria e muito logica quando em conjunto com a pratica. Uma separada da outra, pode dar em disparate. E, como o "nosso amigo do oscar" ja teve a sua dose... acho que merece ser aconselhado da melhor forma possivel para que nao se repitam as "dores de cabeca, novamente"! Deve sim adoptar um jovem adulto, com o primeiro Ano de idade ja completado, esse animal ja socializado a outros gatos, pelo menos, e com a certeza de nao ser dominante porque, um felino bebe, por certo que por muito "lider" que tenha sido na sua colonia com os manos, ira submeter-se SIM ao gato adulto porque em forca e tamanho sabe que nao pode competir mas, com os "traumas" ja para nao referir ferimentos fisicos, que podem advir da integracao baseada so na teoria... pode entao esse tal bebe, vir a demonstrar-se quando ja tiver o seu caracter bem mais definido, ser o tal "dominante e rataliador" que afinal nao se submete ao adulto residente como a teoria "pensava" e o caos instala-se porque entao pode toda a situacao vir a revelar-se com 2 dominantes, frente a frente. E depois? Bem, depois, nao sao as teorias que vao resolver esse caos mas sim os animais e donos a sofrerem na pele aconselhamento baseado em teorias.

Amigodooscar:

Adopte sim mas SO com certezas do caracter ja completo e bem formado dum animal adulto!

Boa sorte e boas entradas no Ano de 2010 para TODOS

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano

quinta dez 31, 2009 7:47 pm

pois, é como disse... opiniões! :)

um excelente 2010 para todos e... cuidado com os desejos, podem realizar-se! ;)
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quinta dez 31, 2009 8:18 pm

Também sou da opinião de que deveria ser um adulto, ou quanto muito um jovem.
A personalidade enquanto bebés pode enganar muito, já para não falar que a família gostava de desta vez adoptar um que à partida seja o "gato de colo" que todos desejavam.
Só na minha gata, que ainda vai a caminho dos 2 anos, vou notando tantas diferenças de comportamento/personalidade, que muitas vezes dei por mim a pensar se faria sentido a forma como antes a tinha definido. No meu caso não passou de "extremamente meiga" para "fera", nem pouco mais ou menos, é super meiga na mesma, mas ao mesmo tempo "dona do seu nariz" e não é de aceitar estar muito tempo no colo, excluindo quando se aninha, que ai fica horas.
Ora, no caso da família do Óscar, acho que era bem apropriado um gato ainda mais meigo que a minha, algo mais do estilo do Kiran (o meu desaparecido), que esse sim, queria colo, queria festas, queria brincadeira... só queria era saber de pessoas e podíamos fazer-lhe tudo que não se queixava de nada, o que quando existem crianças em casa, também pode dar jeito.
Ou seja, para se tentar "garantir" a personalidade que desejam, convém ela já estar mesmo definida.

Relativamente aos siameses, não nos podemos também esquecer que, nem todo o gato que tem olhos azuis e é coloir point é siamês, existem tantas outras raças com as mesmas características, que de nada adianta estarmos a considerar que terão a personalidade sequer parecida (até porque mesmo quando há cruzamentos do siamês, eles podem não apresentar características de um certo antepassado).
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

sexta jan 01, 2010 11:24 pm

volcanoes Escreveu:Que bonita cama que ele tem!

Nunca pensou que os "ataques" do Oscar fossem apenas brincadeiras?
Sim, talvez o que nós chamamos de ataques sejam apenas brincadeiras, mas a determinada altura deram para assustar. Agora tem estado melhor, embora esta noite tenha tido uma recaída.
Votos de um grande 2010 e de um 2010 em grande para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta jan 01, 2010 11:26 pm

anjjazul Escreveu:manso ou não, o óscar está um senhor gato. e se calhar , é por isso que não dá cavaco a ninguém. coisas de lordes :P se for assim, o que fazer? é deixá-lo. embora me chatei por um isaias ser tão arisco, deixo-o à vontade. e penso - estou sempre a refilar porque os outros não me largam. afinal, este não me chateia, e tb. refilo :P
Temos então um lorde senhor gato a morar cá em casa. Mesmo muito senhor dos seus bigodes. E nós temos mesmo é que deixá-lo estar a sua vontade. Mas gostavamos mais de um que nos chateasse um pouco...
AmigodoOscar
Membro Veterano

sexta jan 01, 2010 11:38 pm

leonildecarvalho Escreveu:O gato e lindo. Tem uma mascara fora do comum e uma mistura de cores excepcionais.

Adorei as fotos, especialmente a cama desse sortudo :wink: :D

Continuacao de Boas Festas.

Leo

Nós também o achamos bonito e um bocado “exótico”, embora esse factor não tenha pesado nada na nossa decisão de o trazer cá para casa. Simplesmente, era um gato que precisava de uma família e que encontrou uma família que percebeu que precisava de um gato.

Quanto à cama, uma foto de outro ângulo.

Imagem

Compramos num hipermercado, e na altura nem sabíamos se era mesmo boa, e, para dizer a verdade, ainda não sabemos. A maior parte das vezes o Óscar prefere a que improvisamos no primeiro dia, que deixo nas fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Como ele não ligou tanto à cama nova como nós esperávamos, até as trocamos de local por diversas vezes, tentando perceber se, mais do que a cama, o que estava em questão era a localização.
Mas não era, o Óscar gosta das duas, mas mais do alguidar.

Em relação à temática de uma futura adopção de outro gato cá para casa privilegiar um gato adulto ou um gato bebé, agradeço o seu contributo, os seus argumentos desenvolvidos e fundamentados, que muito contribuíram para a nossa reflexão, e devo dizer que compreendemos a sua perspectiva. Tal como me parece que a Leo compreende a nossa, de procurarmos não só um companheiro adequado para o Óscar bem como um gato meigo para nós.

Responder

Voltar para “Gatos”