Este tópico é o exemplo do porquê do meu afastamento deste forum!!
Desde já e antes de me pronunciar, faço um APELO AO BOM-SENSO, temos que compreender e respeitar opiniões diferentes, nada resolvemos se iniciar-mos contendas entre nós, geramos situações menos simpáticas e desagradáveis que não valem de nada!!!
Na minha opinião Pekixa, na experiência que tenho enquanto 'priveligiado' pela companhia de todos os meus animais, neste caso das minhas gatas, Bia e Thais, posso-lhe garantir que a esterilização acalma-as e muito! A Thais também é de comum, tinha cios loucos, nunca teve filhotes e foi esterilizada, era muito temperamental mas em nada comparada com a sua, era e ainda é 'psicopata' comigo, tem de ser o centro da minha atenção, tolera os meus filhos e suporta a minha esposa, adora visitas mas no que respeita a outros animais, ela tem de ser a estrela para mim!! A Bia, muito mais calma e terna, comum da raça persa, muito tolerante e pacata!
Quando a minha mulher engravidou do nosso 1º filho, como lhe dava toda a atenção possivel, a Thais alterou totalmente o comportamento, assanhava-se, mordia, estragava mobilia, fazia xixis por todo o lado, ao ponto do vet. habitual aconselhar o 'sono eterno' pelo comportamento agressivo que demonstrava, nem pensar!
Falaram-me então num vet. que tem curso de psicologia animal, dr. Chambel na Vetoeiras, e fui lá com a Thais, viu-a, analisou o comportamento e ouviu as aventuras da Thais, o único conselho que me deu foi: mimo, mime-a o mais que puder, dê-lhe a máxima atenção sempre que surgir algo diferente, sempre que tenha algo novo não deixe de a mimar, porque tratando-se de uma gata cuja origem estava no abandono, aprendeu desde feto as leis básicas da sobrevivência, logo quando algo diferente surge, ela receia pela sua falta de atenção!
Na altura pensei que se tratava de uma teoria sem fundamento, afinal era uma gata...mas experimentei, mimava-a tanto quanto à minha mulher, deixava-a dormir no meu colo enquanto jantava, na minha cama!!
Hoje, tenho dois filhos, e com a vinda dos mesmos, a Thais já não alterou o comportamento, manteve, recentemente adoptámos uma cadelita, a Kuka, e desta vez a Thais mudou, mas não por mim, pelo facto da Kuka ter outra forma de brincar diferente dos gatos e ladrar. Assanha-se e manda a pata mas não magoa, assusta!!
Claro está que não quero com isto dizer que não gosta da sua gata, partilhei a minha experiência, acho que depois de tudo o que passou, não operá-la seria entregar os pontos, desistir de tudo o que fez até à data e isso era perda de tempo...não teria significado num ser racional!!
Reflita muito e tenho a certeza que a decisão que chegar será a melhor para todos!!
Um abraço grande a todos!