fm88 Escreveu:Mais uma vez obrigada.
Sim, eu compreendo... Eu queria referencias de alguem que já tivesse comprado em algum criador.
Outra dúvida, pelo que percebo, há persas e persas exóticos, qual a diferença entre eles? Persa exótico não é persa puro? Como distingo quando adquirir?
Um gato para companhia tem der ter LOP para eu saber que ele é persa puro?
Precisava de saber se estes gatos são muito dispendiosos (quanto +- por mes) e se adoecem ou vao ao vet mt frequentemente.
Preciso de tomar uma decisão consciente por isso, quero estar ao corrente de tudo para não haver "surpresas".
São animais mais sensíveis. Exigem muito tempo dispendido diariamente. Nos cuidados diários incluo a escovagem, a limpeza dos olhos (mais do que uma vez por dia por vezes), limpeza das "partes baixas" (via Dodot mesmo). Tosquia higiénica a cada dois meses, tosquia total quando necessário mas, no meu caso, pelo menos de seis em seis meses. Alimentação cuidada, banho uma vez por mês no Inverno, a cada 15 dias no Verão, isto no meu caso claro, lavagem das partes baixas

semanal, limpeza cuidada e regular das orelhas e atenção às garras. Quando adoecem, adoecem. Fora os cuidados normais (vacinação, desparasitações), no ano passado com um dos problemas habituais nesta raça relacionados com os olhos, gastei cerca de 300 euros em números redondos. E é um problema que pode recorrer a qualquer altura, logo, posso ter que voltar a desembolsar já amanhã. Mas sim, dão trabalho e despesa. Cada tosquia higiénica, por exemplo, fica em 15 euros, completa em 30. E isto incluí-se em gasto regular como alimentação, etc.
Dos meus gatos, o Persa é, sem dúvida, aquele que me dá mais trabalheira... Cada nó é uma dor de cabeça... É preciso ter noção que para parecerem "ursinhos", dá muito trabalho, exige empenho e dão despesa sim.
Mas tenho visto Persas com pêlo menos denso que o meu, por exemplo. Mais pequenos o que também ajuda. Em termos de temperamento, são de longe a minha raça de eleição. Eu adoro a personalidade do meu vicente e o facto de, excepto o atracar-se às paredes

, não me estraga nada, não arranha uma cortina, não pula para uma bancada. Arranhar sofás e tapetes isso arranha. Mas ninguém é perfeito, né?
Como diz o meu marido: não é um gato, é uma Barbie....
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>