Ajuda!! O que saber antes de comprar um gato persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 08, 2012 2:01 pm

Outra dúvida, pelo que percebo, há persas e persas exóticos, qual a diferença entre eles? Persa exótico não é persa puro? Como distingo quando adquirir?
Exótico é a variante de pêlo curto... e vem descrito no pedigree.

Um gato para companhia tem der ter LOP para eu saber que ele é persa puro?
Sim... a não ser que se saiba que os pais têm LOP e por alguma razão obscura não se registou a ninhada. Qualquer animal de raça tem que ter pedigree a não ser que quem os reproduz seja um sucateiro, não perceba nada do que está a fazer, com todos os riscos inerentes (não seleccionam os animais que criam, não testam doenças hereditárias, etc). Para a maioria das pessoas qualquer gato de pêlo longo é um persa...

Precisava de saber se estes gatos são muito dispendiosos (quanto +- por mes) e se adoecem ou vao ao vet mt frequentemente.
São muito mais dispendiosos do que os gatos de pêlo curto. Exigem cuidados regulares e específicos com os olhos e a pelagem. Os gatos de criação à pedrada podem ter doenças hereditárias como rins poliquísticos...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta nov 08, 2012 7:28 pm

Tudo o que a Dinodane diz e mais ainda.

O meu mentor sempre me disse que nenhum dos bebés era filho de pai incógnito. Isto quer dizer que todos devem ser registados. Essa coisa de vender mais barato sem LOP a mim não me cheira.

O mais que o criador pode e deve fazer é dizer claramente no contrato "Pedigree a ser entregue uma vez comprovada a esterilização". O comprador é desconfiado? Entrega-se uma fotocópia do Pedigree e não toca no original.

Já perdi a conta às histórias:

No dia em que leva o bebé "eu não quero criar, isso dá muito trabalho, só quero um animal de companhia".

Um ano depois "sabe, toda a gente acha que a Fifi/Frufu é muito linda/o e que eu devia fazer uma ninhada. Acha que posso?"
dinodane
Membro Veterano

quinta nov 08, 2012 7:33 pm

O problema é que a maioria das pessoas não consegue compreender porque razão não devem ter uma ninhada do seu pet.

fm88
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 11:11 am

sexta nov 09, 2012 9:22 am

Tive alguns criadores registados do clube que me poe hipotese com ou sem LOP.

Tive uma oferta de cerca de 500€ por um gatinho sem LOP (pais têm e têm afixo), mas isto não é um exagero? estou a ser "enganada"?

Depois vejo criadores com preços a iniciar nos 200 e tal (também sem LOP)

Sinceramente, não está a ser nada fácil...

Eu quero um persa puro... sem LOP como sei que por exemplo que não é cruzado com exotico?
dinodane
Membro Veterano

sexta nov 09, 2012 2:17 pm

Certamente que anda a ver "criadores" no olx e afins, não estou a ver sócios do CPF a venderem "com ou sem" LOP...

Faça o favor de reler o que a Water escreveu e depois assuma perante si mesma o que vai fazer, um gato persa puro custa muito mais que 200 euros... Ou compra a um criador ético e desembolsa 500 euros ou mais por um gato de companhia com contrato e papéis ou compra a um sucateiro qualquer do olx um gato de pêlo longo sem garantias de nada.

E exóticos e persas podem cruzar entre si.

Sem LOP não consegue provar absolutamente nada, pensei que já tivesse chegado a essa conclusão. Não é por olhómetro nem pelas balelas que o vendedor conta.

Se um gatinho peludo a satisfaz e não quer pagar o valor de um persa puro de criação cuidada vá estando atenta às páginas das adopções, daqui a uns meses vão aparecer ninhadas para adopção a dar com um pau e muitos gatinhos serão peludos e não ficam a dever nada em beleza ao gato com o melhor pedigree. E não lhe vai custar um cêntimo nem vai alimentar a criadeirice que por aí se faz.

Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta nov 09, 2012 2:25 pm

fm88 Escreveu:Mais uma vez obrigada.

Sim, eu compreendo... Eu queria referencias de alguem que já tivesse comprado em algum criador.

Outra dúvida, pelo que percebo, há persas e persas exóticos, qual a diferença entre eles? Persa exótico não é persa puro? Como distingo quando adquirir?

Um gato para companhia tem der ter LOP para eu saber que ele é persa puro?

Precisava de saber se estes gatos são muito dispendiosos (quanto +- por mes) e se adoecem ou vao ao vet mt frequentemente.

Preciso de tomar uma decisão consciente por isso, quero estar ao corrente de tudo para não haver "surpresas".
São animais mais sensíveis. Exigem muito tempo dispendido diariamente. Nos cuidados diários incluo a escovagem, a limpeza dos olhos (mais do que uma vez por dia por vezes), limpeza das "partes baixas" (via Dodot mesmo). Tosquia higiénica a cada dois meses, tosquia total quando necessário mas, no meu caso, pelo menos de seis em seis meses. Alimentação cuidada, banho uma vez por mês no Inverno, a cada 15 dias no Verão, isto no meu caso claro, lavagem das partes baixas 8) semanal, limpeza cuidada e regular das orelhas e atenção às garras. Quando adoecem, adoecem. Fora os cuidados normais (vacinação, desparasitações), no ano passado com um dos problemas habituais nesta raça relacionados com os olhos, gastei cerca de 300 euros em números redondos. E é um problema que pode recorrer a qualquer altura, logo, posso ter que voltar a desembolsar já amanhã. Mas sim, dão trabalho e despesa. Cada tosquia higiénica, por exemplo, fica em 15 euros, completa em 30. E isto incluí-se em gasto regular como alimentação, etc.

Dos meus gatos, o Persa é, sem dúvida, aquele que me dá mais trabalheira... Cada nó é uma dor de cabeça... É preciso ter noção que para parecerem "ursinhos", dá muito trabalho, exige empenho e dão despesa sim.

Mas tenho visto Persas com pêlo menos denso que o meu, por exemplo. Mais pequenos o que também ajuda. Em termos de temperamento, são de longe a minha raça de eleição. Eu adoro a personalidade do meu vicente e o facto de, excepto o atracar-se às paredes :roll: , não me estraga nada, não arranha uma cortina, não pula para uma bancada. Arranhar sofás e tapetes isso arranha. Mas ninguém é perfeito, né?

Como diz o meu marido: não é um gato, é uma Barbie....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
cararoxa
Membro
Registado: terça mar 03, 2009 2:20 pm

sexta nov 09, 2012 2:36 pm

Eu tenho uma Mimi que é persa e olhe não é para brincadeiras. Não são só "bonecos" de estante. Requer muita atenção e cuidados...Tenho mais dois gatos (europeu comum) nada que se compare...
Pense bem antes de adoptar porque é uma raça que requer muito trabalho.
Última edição por cararoxa em sexta nov 09, 2012 2:36 pm, editado 1 vez no total.
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta nov 09, 2012 2:36 pm

Raça ideal pra mulheres = persa :o
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta nov 09, 2012 2:42 pm

:o alto e pára o baile!!!!!
sou mulher e adoro street cats!
conheço criadores, conheço Persas, já me ofereceram Persas e Exóticos, tenho um fraco por uma exótica mas...Exóticos ainda era capaz, Persas, por muito simpáticos que sejam...não são para mim!
muito previsíveis, muito pacholas!
ok....eu gosto mesmo é feras com mau feitio! :oops:

pelo que conheço dos amantes de Persas o que gostam no animal, para além da beleza é a calma, a "boa educação", afinal, o Persa como é hoje foi criado para ser um gato com uma morfologia especifica que lhe limita uma bocado os traços "felinico acrobáticios".
fm88
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 11:11 am

sexta nov 09, 2012 2:53 pm

dinodane Escreveu:Certamente que anda a ver "criadores" no olx e afins, não estou a ver sócios do CPF a venderem "com ou sem" LOP...

Faça o favor de reler o que a Water escreveu e depois assuma perante si mesma o que vai fazer, um gato persa puro custa muito mais que 200 euros... Ou compra a um criador ético e desembolsa 500 euros ou mais por um gato de companhia com contrato e papéis ou compra a um sucateiro qualquer do olx um gato de pêlo longo sem garantias de nada.

E exóticos e persas podem cruzar entre si.

Sem LOP não consegue provar absolutamente nada, pensei que já tivesse chegado a essa conclusão. Não é por olhómetro nem pelas balelas que o vendedor conta.

Se um gatinho peludo a satisfaz e não quer pagar o valor de um persa puro de criação cuidada vá estando atenta às páginas das adopções, daqui a uns meses vão aparecer ninhadas para adopção a dar com um pau e muitos gatinhos serão peludos e não ficam a dever nada em beleza ao gato com o melhor pedigree. E não lhe vai custar um cêntimo nem vai alimentar a criadeirice que por aí se faz.

Como lhe disse, refiro-me a criadores do Clube Portugues de Felinicultura.

Estou ciente de que se quero comprar um gato com qualidade não é no OLX que encontro. Por isso os contactos que tenho feito é com membros do clube dos quais já me colocaram várias hipóteses: o gato custa x, se quer com LOP é mais nao sei quanto, ou dizem logo que não tem LOP, inclusivamente ja me fizeram uma oferta de 500€ e 800€ sem LOP! E volto a dizer membros do CPF! A oferta à volta dos 200€ é também de um membro, pelos vistos com experiencia de anos.

Posto isto é que se torna díficil saber em quem confiar e tomar a melhor decisão dentro dos possíveis...

Mesmo que conheça os pais, tenham afixo e LOP, não tendo o gatinho estes requisitos nao posso confiar?

Mais uma vez obrigada :)
Garfield2010
Membro Veterano
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta nov 09, 2012 2:53 pm

homeless Escreveu::o alto e pára o baile!!!!!
sou mulher e adoro street cats!
conheço criadores, conheço Persas, já me ofereceram Persas e Exóticos, tenho um fraco por uma exótica mas...Exóticos ainda era capaz, Persas, por muito simpáticos que sejam...não são para mim!
muito previsíveis, muito pacholas!
ok....eu gosto mesmo é feras com mau feitio! :oops:

pelo que conheço dos amantes de Persas o que gostam no animal, para além da beleza é a calma, a "boa educação", afinal, o Persa como é hoje foi criado para ser um gato com uma morfologia especifica que lhe limita uma bocado os traços "felinico acrobáticios".
Eu gosto muito dos rafeirolas também....

Mas Homeless, olhe que o meu Bicas é tudo menos previsível e pacholas :lol: :lol: Aliás, o que mais gosto nele é o mau feitio desgraçado. Como o meu, dizem as más línguas....

Mas acredito que Persas mais maneirinhos sejam mais fáceis de lidar no dia a dia... Com o meu, cada patada que recebo é nódoa negra na certa...

Mas sim, ele não se dá ao trabalho (e é mesmo isso) de saltar para qualquer lado. Só se for um sítio fofinho... Salta para uma cama ou um sofá. Não salta para uma cadeira, um banco ou uma mesa... São realeza...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
homeless
Membro Veterano

sexta nov 09, 2012 3:11 pm

8) há sempre uma excepção para confirmar todas as regras!
Garfield2010
Membro Veterano

sexta nov 09, 2012 3:27 pm

homeless Escreveu:8) há sempre uma excepção para confirmar todas as regras!
Por isso é que não quero outro. Vá que descubro que não são todos assim?

É que eu adoro o meu peluchão de 8,5 Kgs de puro mau feitio.

Mas sim, não estou a ver um "gaijo" a fazer tudo o que um Persa exige....

Daí ser a minha Barbie....
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sexta nov 09, 2012 3:39 pm

fm88 Escreveu:[

Como lhe disse, refiro-me a criadores do Clube Portugues de Felinicultura.

Estou ciente de que se quero comprar um gato com qualidade não é no OLX que encontro. Por isso os contactos que tenho feito é com membros do clube dos quais já me colocaram várias hipóteses: o gato custa x, se quer com LOP é mais nao sei quanto, ou dizem logo que não tem LOP, inclusivamente ja me fizeram uma oferta de 500€ e 800€ sem LOP! E volto a dizer membros do CPF! A oferta à volta dos 200€ é também de um membro, pelos vistos com experiencia de anos.

Posto isto é que se torna díficil saber em quem confiar e tomar a melhor decisão dentro dos possíveis...

Mesmo que conheça os pais, tenham afixo e LOP, não tendo o gatinho estes requisitos nao posso confiar?

Mais uma vez obrigada :)
Sinceramente, se fosse eu punha imediatamente de parte os criadores que oferecem vendas sem LOP. Há varios motivos que leva criadores a vender animais sem LOP como por exemplo:
-O CPF só deixa registar 3 ninhadas a cada 2 anos de cada gata. Se o criador fizer a gata parir mais vezes, não poderá registar os bebés, e logo eles não terão LOP;
-Os gatinhos não têm a qualidade pretendida aquando o planeamento da ninhada, e o criador não quer aquele animal de menor qualidade associada à sua criação;
-A ninhada é registada, o criador obtêm os LOP's e vende-os separadamente do gatinhos no "mercado negro" a pessoas que têm animais sem LOP mas que até se lembram que ter um LOP dava jeito. Não sei se isto acontece nos gatos, mas nos cães sei que sim.

Portanto, não conheço nenhum bom motivo para um criador honesto, que tenha orgulho no seu trabalho, que justifique a venda de um animal sem LOP, mas isto é só a minha opinião.

Antes de comprar o animal, pesquise muito. Procure criadores cá, e porque não fora? Vá a exposições, fale com criadores. Peça para ver o pais, peça exames de despiste das principais doenças, e se quer um animal de raça o mínimo que pode pedir é o LO. Avalie o criador pela forma como fala dos seus animais, pelo tipo de cuidados que lhes presta, pelo tipo de comida que dá, etc... E se for mais caro 100 ou 200€, lembre-se que é um companheiro para muitos anos, pelo menos nos próximos 15 vai viver com a decisão que tomou.
homeless
Membro Veterano

sexta nov 09, 2012 3:45 pm

Garfield2010 Escreveu:
homeless Escreveu:8) há sempre uma excepção para confirmar todas as regras!
Por isso é que não quero outro. Vá que descubro que não são todos assim?

É que eu adoro o meu peluchão de 8,5 Kgs de puro mau feitio.

Mas sim, não estou a ver um "gaijo" a fazer tudo o que um Persa exige....

Daí ser a minha Barbie....

há "gaijos" que gostam de Persas.... 8)
8,5 kg de persa ??????????????? isso num é um Persa é uma mutação!
ganda gato!!!! 8)
Responder

Voltar para “Gatos”