Não sei se sabem que Portugal é o país europeu onde se recorre mais à auto-medicação ?
A automedicação consciente é positiva, desde que com o devido acompanhamento, que exclui o diagnóstico.
A questão mais grave que se coloca é a tendência para trocar ideias do género " eu fiz assim, faça também".
A Internet é uma arma valiosa para obter conhecimentos, com o devido distanciamento, já tenho lido barbaridades, o que é tanto mais grave porque depois algumas pessoas vão beber desses sites conhecimento e não o colocam em causa.
Nem no veterinário se deve confiar cegamente. Nada impede, aliás, é louvável e com sentido discutir com o veterinário situações que se ouviu ou leu.
O problema é quando primeiro se faz e depois se pergunta.
Por exemplo, para mim, seria mais fácil não dizer nada, do que dizer sempre para perguntar ao veterinário, quando alguém decide deixar aqui um tratamento que ouviu ou que julga ser bom. Até porque algumas pessoas se enxofram com isso e dizem que não há mal nenhum.
Se calhar se eu não observasse diáriamente pessoas com animais que sofreram auto-medicação ( ou por um vizinho, ou profissional de saúde que não um veterinário ou, mais recentemente e em número cada vez maiores... indicações de sites da net), eu talvez concordasse que é normal essas trocas de medicamentos e de tratamentos e achasse uns desmancha prazeres chatos aqueles que passam a vida a alertar, tipo velhos do restelo.
mas a questão é que sei de uns 20 gatos que quase morreram por intoxicação com paracetamol só este ano e 4 que morreram a caminho ou chegaram tarde demais. Uns porque não fizeram uma chamada ao veterinário ( custava muito ? ) para saber se podiam dar, outros porque a vizinha toma benuron com Mokambo por causa do reumático (?).
E os gatos esfregados com tintura de mostarda para a constipação ?
Mais recentemente temos aqui a sugestão de ordenhar uma gata com leite encaroçado depois de colocar nas tetas, manteiga de cacau...Esta nem é tão má como o chocolate de leite, com a nossa conhecida amiga teobromina, mas se eu perguntar a quem deu esta sugestão, o porquê da manteiga de cacau... engasga...
A esses gatos quem dera ter um melga a chatear os donos. Olhe que um gato intoxicado NÃO é uma visão agradável...
Um grande problema que a net tem é dar uma sensação de falsa intimidade. Algumas pessoas despejam a sua vida pessoal e confiam cegamente no que ouvem de outras pessoas que não conhecem. Isso é de todo ERRADO.
Fiquem bem.
Não à "Auto-Medicação"!!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
- Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india
Nem mais..
acho que de facto isto da auto medicaçao e um grave erro que para alem dos animais continua com as pessoas...que se auto medicam ''a torto e a direito'' e que depois os resultados nao sao de algum modo agradaveis...
ora tambem nao eprcebi essa da manteiga de cacau ,muito menos a de dar benuroum a um gato quando para as crianças e apenas aconselhado em doses muito mais baixas..é logico q o animal nao ia ficar beme provavelmente poderia n sobreviver...ou muitos que infelizmente nao sobreviveram...!Infelizmente e um facto para que continuamos a ser alertados pelos farmaceuticos pela televisao..etc...com os animais funciona igual...um telefonema custa menos que a vida de um animal nao acham?
beijinhos

acho que de facto isto da auto medicaçao e um grave erro que para alem dos animais continua com as pessoas...que se auto medicam ''a torto e a direito'' e que depois os resultados nao sao de algum modo agradaveis...
ora tambem nao eprcebi essa da manteiga de cacau ,muito menos a de dar benuroum a um gato quando para as crianças e apenas aconselhado em doses muito mais baixas..é logico q o animal nao ia ficar beme provavelmente poderia n sobreviver...ou muitos que infelizmente nao sobreviveram...!Infelizmente e um facto para que continuamos a ser alertados pelos farmaceuticos pela televisao..etc...com os animais funciona igual...um telefonema custa menos que a vida de um animal nao acham?

beijinhos
está a miar com dores???Miadores Escreveu:![]()
Pois é Carla, os "habitués" lembram-se. Só gosta de mandar bocas "foleiras" e acha que é um desperdício gastar dinheiro nos vets que não sabem nada.
Cursos, diplomas, BAH!! Para quê? Não há nada como um bom conhecimento empírico![]()
De que este "senhor"(?) é o expoente máximo![]()

tome um benuron que isso passa

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm
CasadeAnaval,
Venho aqui dar-lhe pancadinhas nas costas
. É que o seu último post é um exemplo como deveriam ser tratados os assuntos (mais) sérios. E não é que conseguiu até ser simpático???(brincadeira...mas a brincar se dizem as verdades
).
Venho aqui dar-lhe pancadinhas nas costas

-
- Membro Júnior
- Registado: sábado jun 21, 2003 9:47 pm
Boa noite
A auto-medicação por princípio, é errada e altamente perigosa.
Parece que isto é por demais evidente. Não são só as pessoas (e os animais) que são diferentes umas das outras. A mesma pessoa, ainda que lhe pareça estar com o mesmo problema (e isto aplica-se também aos animais) e pensar que é lógico tomar o que lhe foi receitado da última vez, esquece um pormenor importante: podem existir diferenças, mais ou menos substanciais, além de que por vezes se torna necessário alterar a medicação por problemas de habituação.
Está a aplicar-se um raciocínio por analogia, um dos mais falíveis uma vez que se tende apenas a ver as semelhanças e se esquecem as diferenças, e estas podem ser o mais importante.
Há que ter em atenção que está em jogo a saúde e mesmo a vida de pessoas e de animais.
Passem bem
A auto-medicação por princípio, é errada e altamente perigosa.
Parece que isto é por demais evidente. Não são só as pessoas (e os animais) que são diferentes umas das outras. A mesma pessoa, ainda que lhe pareça estar com o mesmo problema (e isto aplica-se também aos animais) e pensar que é lógico tomar o que lhe foi receitado da última vez, esquece um pormenor importante: podem existir diferenças, mais ou menos substanciais, além de que por vezes se torna necessário alterar a medicação por problemas de habituação.
Está a aplicar-se um raciocínio por analogia, um dos mais falíveis uma vez que se tende apenas a ver as semelhanças e se esquecem as diferenças, e estas podem ser o mais importante.
Há que ter em atenção que está em jogo a saúde e mesmo a vida de pessoas e de animais.
Passem bem
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am
Pois, cheguei a comentar sobre a polémica da automedicação e o facto de o "sr" CasadeAnaval ser muitas vezes mal interpretado... Talvez pela sua assertividade... as pessoas não estão habituadas a que lhes digam as coisas tal como elas são. Chocam-se.sregina Escreveu: CasadeAnaval,
Venho aqui dar-lhe pancadinhas nas costas. É que o seu último post é um exemplo como deveriam ser tratados os assuntos (mais) sérios. E não é que conseguiu até ser simpático???(brincadeira...mas a brincar se dizem as verdades
).
Ainda disse que o considerava uma pessoa com muitos conhecimentos da matéria e a reacção foi... enfim, calei-me!!!