gatos - castrar ou nao?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
são opiniões.
o meu vet aconselhou-me a castrar o meu após os 6 meses de idade, mas também referiu que há certas teorias que defendem que deve ser efectuada mais tarde (entre os 8 e os 12 meses), pois antes disso o sistema urinário ainda não está completamente formado, havendo uma maior probabilidade de o gato ter problemas a esse nível (por exemplo, infecções urinárias).
também há quem defenda que assim haja testículos bem formados, é possível castrar.
por esse motivo, resolvi esperar. até porque é o único gato da casa e não sai de casa.
no entanto, o do meu primo foi castrado aos 6 meses, está agora com 10 e não teve qualquer problema.
o meu vet aconselhou-me a castrar o meu após os 6 meses de idade, mas também referiu que há certas teorias que defendem que deve ser efectuada mais tarde (entre os 8 e os 12 meses), pois antes disso o sistema urinário ainda não está completamente formado, havendo uma maior probabilidade de o gato ter problemas a esse nível (por exemplo, infecções urinárias).
também há quem defenda que assim haja testículos bem formados, é possível castrar.
por esse motivo, resolvi esperar. até porque é o único gato da casa e não sai de casa.
no entanto, o do meu primo foi castrado aos 6 meses, está agora com 10 e não teve qualquer problema.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Acho que a castração mais tardia tem a ver com o pleno desenvolvimento do sistema urinário e a prevenção, por isso, de alguns problemas no mesmo. Mas talvez pesquisando mais sobre os exóticos e falando pormenorizadamente com o seu veterinário possa formar uma ideia mais esclarecida e fundamentada.
Eu, se eles não começarem a manifestar comportamentos incómodos para mim e para eles antes (marcação de território, agitação, etc.), aguardo pelo ano de idade ou pelo início dessas manifestações.
Eu, se eles não começarem a manifestar comportamentos incómodos para mim e para eles antes (marcação de território, agitação, etc.), aguardo pelo ano de idade ou pelo início dessas manifestações.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
obrigado pela opiniao. realmente estou indeciso de o castro aos 6 meses ou espero um pouco mais. A veterinaria disse que se deve castrar aos 6 meses para evitar que comecem a marcar o territorio e depois de castrados continuem com o vicio...bamkorn Escreveu:são opiniões.
eu estava a pensar fazer precisamente o que disse, mas a veterinaria disse que podem começar a marcar territorio e se o castrar depois esse vicio pode nao desaparecerTassebem Escreveu:Acho que a castração mais tardia tem a ver com o pleno desenvolvimento do sistema urinário e a prevenção, por isso, de alguns problemas no mesmo. Mas talvez pesquisando mais sobre os exóticos e falando pormenorizadamente com o seu veterinário possa formar uma ideia mais esclarecida e fundamentada.
-
- Membro Veterano
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
sim, o meu vet também me alertou para esse aspecto (marcação de território).
o meu meow está em casa do meu namorado, uma vivenda, numa zona onde sabemos que há bastantes gatos, por isso também tivemos algum medo que adquirisse esse vício.
no entanto, está prestes a fazer 8 meses e nunca mostrou semelhante comportamento: nem marcação, nem tentativas de fugir, nada.
o meu meow está em casa do meu namorado, uma vivenda, numa zona onde sabemos que há bastantes gatos, por isso também tivemos algum medo que adquirisse esse vício.
no entanto, está prestes a fazer 8 meses e nunca mostrou semelhante comportamento: nem marcação, nem tentativas de fugir, nada.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Se o castrar imediatamente após ele começar, é muito pouco provável que "apanhe o vício". E marcações de castrações são normalmente muito rápidas.CarlosRS Escreveu:eu estava a pensar fazer precisamente o que disse, mas a veterinaria disse que podem começar a marcar territorio e se o castrar depois esse vicio pode nao desaparecerTassebem Escreveu:Acho que a castração mais tardia tem a ver com o pleno desenvolvimento do sistema urinário e a prevenção, por isso, de alguns problemas no mesmo. Mas talvez pesquisando mais sobre os exóticos e falando pormenorizadamente com o seu veterinário possa formar uma ideia mais esclarecida e fundamentada.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
se estivesse nessa situação, esperava mais um ou dois meses.
será que alguém pode partilhar mais informações da experiência que tiveram com as vossas gatas depois da operação? a minha gata já tem 6 meses e vai ser esterilizada brevemente, mas estou com receio da recuperação, porque tenho mais um gato adulto e eles adoram brincar a lutar, e isso preocupa-me bastante. Já para não falar que não posso estar o dia todo em casa com ela... eu sei que a posso fechar numa divisão até recuperar mas mesmo assim tenho medo que lhe aconteça alguma coisa. HELP! (gosto demasiado dela!)
será que alguém pode partilhar mais informações da experiência que tiveram com as vossas gatas depois da operação? a minha gata já tem 6 meses e vai ser esterilizada brevemente, mas estou com receio da recuperação, porque tenho mais um gato adulto e eles adoram brincar a lutar, e isso preocupa-me bastante. Já para não falar que não posso estar o dia todo em casa com ela... eu sei que a posso fechar numa divisão até recuperar mas mesmo assim tenho medo que lhe aconteça alguma coisa. HELP! (gosto demasiado dela!)
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)
No seu caso o que eu faria seria esterilizar a gata numa sexta-feira, normalmente fica em observação até ao final do dia no vet, e se possivel tiraria 2 dias de férias (segunda e terça) para poder vigiá-la durante os 4 dias seguintes.Mortheph Escreveu:... vai ser esterilizada brevemente, mas estou com receio da recuperação, porque tenho mais um gato adulto e eles adoram brincar a lutar, e isso preocupa-me bastante. Já para não falar que não posso estar o dia todo em casa com ela... eu sei que a posso fechar numa divisão até recuperar mas mesmo assim tenho medo que lhe aconteça alguma coisa. HELP! (gosto demasiado dela!)
Tem também a possibilidade de a colocar numa jaula suficientemente grandinha onde caiba o que necessita (WC aberta, cama, água e comida) para que na sua ausência não haja acidentes, pois mesmo fechada sózinha num quarto pode saltar e a coisa não correr bem. Claro que para isso necessitaria de uma jaula

Que tudo corra bem

Clara
-
- Membro Veterano
concordo consigo.osmclara Escreveu:No seu caso o que eu faria seria esterilizar a gata numa sexta-feira, normalmente fica em observação até ao final do dia no vet, e se possivel tiraria 2 dias de férias (segunda e terça) para poder vigiá-la durante os 4 dias seguintes.Mortheph Escreveu:... vai ser esterilizada brevemente, mas estou com receio da recuperação, porque tenho mais um gato adulto e eles adoram brincar a lutar, e isso preocupa-me bastante. Já para não falar que não posso estar o dia todo em casa com ela... eu sei que a posso fechar numa divisão até recuperar mas mesmo assim tenho medo que lhe aconteça alguma coisa. HELP! (gosto demasiado dela!)
Tem também a possibilidade de a colocar numa jaula suficientemente grandinha onde caiba o que necessita (WC aberta, cama, água e comida) para que na sua ausência não haja acidentes, pois mesmo fechada sózinha num quarto pode saltar e a coisa não correr bem. Claro que para isso necessitaria de uma jaula.
Que tudo corra bem.
outra opção seria pedir a alguém que pudesse ficar com ela.
a minha cadela foi esterilizada há dois meses e tive que passar uma semana inteira com ela, para me certificar que estava tudo bem. os primeiros dias são os mais críticos, depois só tem é que se certificar que não se esforça demasiado. no caso da minha cadela, após duas semanas já estava completamente normal, sendo que apenas no primeiro dia demonstrava ter dores e andava mais murcha, também devido à anestesia.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm
O meu gato só o castrei quando já tinha 1 ano e nunca demonstrou sinais de marcação de território, correu tudo bem...
A gata já era adulta quando veio e como trouxe o funil, os seus movimentos já ficam restritos, por isso só no dia a seguir à esterilização é que fiquei em casa, pois estava de folga, mas eles não brincavam, pois ela não queria devido ao funil, foi tudo normal, pois ela nem precisou de curativos, nem nada....
A gata já era adulta quando veio e como trouxe o funil, os seus movimentos já ficam restritos, por isso só no dia a seguir à esterilização é que fiquei em casa, pois estava de folga, mas eles não brincavam, pois ela não queria devido ao funil, foi tudo normal, pois ela nem precisou de curativos, nem nada....
Devemos ajudar sempre os animais
Obrigado pelas respostas! A gata vai ser operada amanhã e já tenho quem fique a cuidar dela todos os dias, até eu chegar a casa. As vossas gatas ficam muito murchas? Já ouvi falar de gatos e gatas que parecem que nem foram operados. Como é que eles fazem as necessidades? Não vai abrir a ferida ao fazer força? que stress, acho que nem vou dormir esta noite. Isto para mim é como se fosse alguém muito chegado da família. 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm
O meu gato foi castrado em novembro e é suposto ser mto mais simples nos gatos do que nas gatas, mas devido a incompetência do meu antigo vet isto arrastou-se 1 mês até o assunto ficar completamente resolvido noutro vet.
Sim, podem ficar mto murchinhos e o meu andou bastantes dias com o colar. Ao principio eles ficam mto embaixo de ter aquilo ao pescoço e levam uns dias ate se habituarem mas acabam por comer e fazer as necessidades e ate saltitar pelos sofas mm com o funil. Acho que a coisa que mais lhes incomoda é nao conseguirem tratar da higiene pessoal e vai ver que a gata acaba a lamber o interior do funil a pensar que se esta a lavar.

Sim, podem ficar mto murchinhos e o meu andou bastantes dias com o colar. Ao principio eles ficam mto embaixo de ter aquilo ao pescoço e levam uns dias ate se habituarem mas acabam por comer e fazer as necessidades e ate saltitar pelos sofas mm com o funil. Acho que a coisa que mais lhes incomoda é nao conseguirem tratar da higiene pessoal e vai ver que a gata acaba a lamber o interior do funil a pensar que se esta a lavar.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)
Ainda bem que encontrou uma solução para não a deixar sozinhaMortheph Escreveu:Obrigado pelas respostas! A gata vai ser operada amanhã e já tenho quem fique a cuidar dela todos os dias, até eu chegar a casa. As vossas gatas ficam muito murchas? Já ouvi falar de gatos e gatas que parecem que nem foram operados. Como é que eles fazem as necessidades? Não vai abrir a ferida ao fazer força? que stress, acho que nem vou dormir esta noite. Isto para mim é como se fosse alguém muito chegado da família.

A minha gata nos dois primeiros dias esteve murchita, depois foi arrebitando

Quanto à fezes durante os primeiros 4 dias dei-lhe comida em lata, em mouse, para não ter fezes duras.
De qualquer forma fale sem problemas sobre as suas preocupações ao seu vet, ninguém melhor que ele lhe dirá como proceder

Que tudo corra bem.

Clara
-
- Membro Veterano
Mortheph, vai ver que vai correr tudo bem (:
o gato do meu primo, após ter chegado a casa, foi como se nem tivesse sido operado: estava eléctrico, fartou-se de correr pela casa fora, mandava saltos enomíssimos e não queria estar parado. não usou colar.
penso que agora só se algo correr mal é que se põe o colar. a minha cadela também não usou colar e na clínica onde foi esterilizada, não é prática comum pôr colar nos bichos. a vet apenas me disse que se ela teimar em lamber a cicatriz é que é necessário pôr-lhe o colar. como andei sempre em cima dela, a certificar-me que não o fazia, não foi necessário usar colar (e ainda bem, aposto que iria stressar imenso).
boa sorte
o gato do meu primo, após ter chegado a casa, foi como se nem tivesse sido operado: estava eléctrico, fartou-se de correr pela casa fora, mandava saltos enomíssimos e não queria estar parado. não usou colar.
penso que agora só se algo correr mal é que se põe o colar. a minha cadela também não usou colar e na clínica onde foi esterilizada, não é prática comum pôr colar nos bichos. a vet apenas me disse que se ela teimar em lamber a cicatriz é que é necessário pôr-lhe o colar. como andei sempre em cima dela, a certificar-me que não o fazia, não foi necessário usar colar (e ainda bem, aposto que iria stressar imenso).
boa sorte

venho já agora falar da minha experiência com a minha gatinha, ela foi esterilizada aos 6 mesitos e no próprio dia, mal chegou a casa, parecia que não era nada com ela. comeu, brincou, fez ronrom, uma maravilha.
foi operada numa 4ª feira e não tirei férias para estar com ela. fiz a minha rotina normal e ela esteve alguma horas sozinha em casa na 5ª e na 6ª, como habitual. perguntei inclusivamente à vet se achava necessário eu estar sempre com ela para vigiar e ela disse que não era preciso de todo, e realmente não houve qualquer problema.
felizmente não teve de usar funil, meteram-lhe um fatinho muito engraçado para ela não conseguir lamber e pronto
as únicas alturas em que ela se queixava era quando chegava a hora de dar os medicamentos e desinfetar a costura. miava e ficava muito chateada comigo, mas nunca me pareceu excessivamente chateada, acho que é normal que lhe doesse um pouco, mas era mais fita por causa de ter a de a meter de barriga para cima, que ela não gosta 
foi operada numa 4ª feira e não tirei férias para estar com ela. fiz a minha rotina normal e ela esteve alguma horas sozinha em casa na 5ª e na 6ª, como habitual. perguntei inclusivamente à vet se achava necessário eu estar sempre com ela para vigiar e ela disse que não era preciso de todo, e realmente não houve qualquer problema.
felizmente não teve de usar funil, meteram-lhe um fatinho muito engraçado para ela não conseguir lamber e pronto