Comida real para gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça mai 28, 2013 7:41 pm

Sempre gostei muito da ideia de ração e carninha à mistura, ou cozida sem tempero algum ou sal, ou crua. Mas prefiro misturar cozida senão a Pucca devora muito mais rápido e deixa a ração de lado :lol:
Leite... Hum... Se for de cabra tal como indicaram ou sem lactose, ou até bebida de soja ou assim, acho que é um miminho interessante, mas deve ser dado raramente mesmo. Fiambre realmente é de evitar. E latinhas de comida húmida, a grande maioria não é grande coisa, pode-se dar mas mesmo MUITO raramente, a não ser em casos especiais como dar aos gatos da rua ou assim, é preferível dar um bocadinho de carne ou peixe cozido com vegetais por exemplo.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça jun 18, 2013 8:51 pm

Os cães davam-me a preocupação da comida deles. A natural e fresca vs
CARNE, PEIXE E OVOS CRUS

Ainda que alguns gatos gostem de carne crua, peixe ou ovos, nenhum destes alimentos constituem por si próprios uma dieta equilibrada e são potencialmente perigosos quando ingeridos crus.

A carne crua pode conter parasitas e bactérias perigosas. Ao preparar comida caseira para o seu gato, deverá sempre cozinhar a carne que lhe der, de modo a evitar que o animal se exponha à Toxoplasmose, a qual não está unicamente presente nas fezes de alguns animais mas também na carne crua.

Um gato alimentado unicamente com peixe pode mostrar deficiência de vitaminas B1 e E, enquanto uma dieta unicamente com carne magra produz deficiências vitamínicas e de cálcio. A variedade é o princípio chave na hora de alimentar o teu gato.

O peixe enlatado como por exemplo o atum ou as sardinhas não é saudável para os gatos, excepto em quantidades pequenas como no caso de uma recompensa ocasional. Esses enlatados conservados em óleo são ricos em polisaturados, os quais são difíceis de serem metabolizados pelos gatos. Porém não tem de se preocupar com os ingredientes do peixe contidos nas comidas comerciais próprias para gatos, pois é incluída vitamina E suficiente para compensar os problemas de deficiência que poderiam resultar da comida enlatada para humanos.

Os ovos crus, quando dados frequentemente, podem causar uma deficiência de uma vitamina essencial chamada “biotina”. Algumas espécies de peixe crus – especialmente a carpa e o arenque – contêm tiaminasa, que é uma enzima que destrói a vitamina B1, a qual é eliminada na cozedura.
http://www.felinus.org/index.php?area=a ... how&id=200

Depois disto, já se vê que vou pensar duas vezes em dar peixe cru, no entanto, não será grave dar às vezes o peixe cru bem fresco.

Os ovos crus, dizem alguns que são muito benéficas uma gema de ovo para um gato com o pelo brilhante e saudável. E claro neste caso ignoram o perigo das salmonelas.

Os enlatados como o atum em água...fico a pensar que tem sal e daí afastar a ideia que seja bom.

Uma outra opinião é que os enlatados de sardinha e tomate e azeite, são benéficas para ajudar os intestinos a expelir as bolas de pêlo que podem ficar no sistema digestivo.
http://alimentacaogatos.blogspot.pt/200 ... gatos.html

Existe também que considere benéfico uma pequenina quantidade de farelo de trigo, para limpar o sistema digestivo.
http://receitasremediosnaturais.com/cui ... -seu-gato/

Eu acho que tem uma quantidade excessiva de sal não recomendada. E daí que prefiro retirar um pouco do puré de abóbora (1 colher de chá/ refeição) e colocar um fio de azeite na comida dele.

E agora por fim também encontrei algumas outras considerações em pdf, muito interessante mesmo.
http://www.equilibriototalalimentos.com ... ios/47.pdf
taurina
Esse aminoácido é
altamente solúvel em água, portanto, tecidos de origem animal
expostos à água durante o preparo podem apresentar níveis de
taurina reduzidos. O cozimento da carne submersa em água reduz
as quantidades de taurina das proteínas de origem animal,
utilizadas nos alimentos preparados pelos proprietários; essa perda
não ocorre quando a carne é assada [17]. A depleção de taurina
também está associada a rações com proteínas de baixa
digestibilidade, que favorecem a maior atividade proteolítica da
microbiota intestinal, que degrada a taurina [19]. Dietas com altas
concentrações de fibras e/ou lipídeos aumentam a necessidade de
taurina, pois alteram a excreção de ácidos biliares [19].
Muito interessante. Hoje fiz mal cozer um bocadinho de carne de vaca, mas ele também não comeu. :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 21, 2013 5:36 pm

margoustink Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Concordo com a Debora...
Discordo, também, com o dar-se, seja como alimento ou mimos, carne de ave, crua, aos gatos. Nem peixe cru.

Leo
É devido às bactérias?
É devido a tudo o que cito, abaixo, do seu último post :wink:
margoustink Escreveu:(...)
CARNE, PEIXE E OVOS CRUS

Ainda que alguns gatos gostem de carne crua, peixe ou ovos, nenhum destes alimentos constituem por si próprios uma dieta equilibrada e são potencialmente perigosos quando ingeridos crus.

A carne crua pode conter parasitas e bactérias perigosas. Ao preparar comida caseira para o seu gato, deverá sempre cozinhar a carne que lhe der, de modo a evitar que o animal se exponha à Toxoplasmose, a qual não está unicamente presente nas fezes de alguns animais mas também na carne crua.

Um gato alimentado unicamente com peixe pode mostrar deficiência de vitaminas B1 e E, enquanto uma dieta unicamente com carne magra produz deficiências vitamínicas e de cálcio. A variedade é o princípio chave na hora de alimentar o teu gato.

O peixe enlatado como por exemplo o atum ou as sardinhas não é saudável para os gatos, excepto em quantidades pequenas como no caso de uma recompensa ocasional. Esses enlatados conservados em óleo são ricos em polisaturados, os quais são difíceis de serem metabolizados pelos gatos. Porém não tem de se preocupar com os ingredientes do peixe contidos nas comidas comerciais próprias para gatos, pois é incluída vitamina E suficiente para compensar os problemas de deficiência que poderiam resultar da comida enlatada para humanos.

Os ovos crus, quando dados frequentemente, podem causar uma deficiência de uma vitamina essencial chamada “biotina”. Algumas espécies de peixe crus – especialmente a carpa e o arenque – contêm tiaminasa, que é uma enzima que destrói a vitamina B1, a qual é eliminada na cozedura.
http://www.felinus.org/index.php?area=a ... how&id=200

Depois disto, já se vê que vou pensar duas vezes em dar peixe cru, no entanto, não será grave dar às vezes o peixe cru bem fresco.

Os ovos crus, dizem alguns que são muito benéficas uma gema de ovo para um gato com o pelo brilhante e saudável. E claro neste caso ignoram o perigo das salmonelas.

Os enlatados como o atum em água...fico a pensar que tem sal e daí afastar a ideia que seja bom.

Uma outra opinião é que os enlatados de sardinha e tomate e azeite, são benéficas para ajudar os intestinos a expelir as bolas de pêlo que podem ficar no sistema digestivo.
http://alimentacaogatos.blogspot.pt/200 ... gatos.html

Existe também que considere benéfico uma pequenina quantidade de farelo de trigo, para limpar o sistema digestivo.
http://receitasremediosnaturais.com/cui ... -seu-gato/

Eu acho que tem uma quantidade excessiva de sal não recomendada. E daí que prefiro retirar um pouco do puré de abóbora (1 colher de chá/ refeição) e colocar um fio de azeite na comida dele.

E agora por fim também encontrei algumas outras considerações em pdf, muito interessante mesmo.
http://www.equilibriototalalimentos.com ... ios/47.pdf
taurina
Esse aminoácido é
altamente solúvel em água, portanto, tecidos de origem animal
expostos à água durante o preparo podem apresentar níveis de
taurina reduzidos. O cozimento da carne submersa em água reduz
as quantidades de taurina das proteínas de origem animal,
utilizadas nos alimentos preparados pelos proprietários; essa perda
não ocorre quando a carne é assada [17]. A depleção de taurina
também está associada a rações com proteínas de baixa
digestibilidade, que favorecem a maior atividade proteolítica da
microbiota intestinal, que degrada a taurina [19]. Dietas com altas
concentrações de fibras e/ou lipídeos aumentam a necessidade de
taurina, pois alteram a excreção de ácidos biliares [19].
Belo "trabalho de pesquisa. Adorei :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 3:01 pm

Obrigada leonildecarvalho! :D

A leonildecarvalho, deixou-me curiosa e lá fui eu indagar.
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça jun 25, 2013 12:11 am

LordNagash Escreveu:
margoustink Escreveu: É devido às bactérias?
O vet perguntou qdo fui fazer a desparasitação interna semestral se lhe dava comida crua. Se sim sugeriu passar a fazer de 4 em 4 meses. Sim, podem apanhar bichos comendo comida crua, mas o gato come peru com tto gosto...ate parece que esta a mastigar pastilha :lol:
Olá LordNagash, a conselho do nutricionista veterinário das minhas Bosques, sim podemos dar qualquer tipo de carne crua, o mais saudável será a de vaca coelho e aves, pode dar de borrego também, devemos evitar é a de porco a não ser que tenhamos muita confiança na carne, mas se a carne for congelada antes pode dar sem qualquer problema. Pode dar ovo mexido (sem adicionar gurdura) ou cozido (eles adoram) cru faz muito bem ao pelo mas dê apenas se forem ovos particulares de alguém que conheça por causa das salmonelas.

Em relação ao peixe foi-me aconselhado cru o salmão e a Perca do Nilo, (as minhas gatas e gato não gostam muito de peixe....)
Em relação a peixes cozinhados o que me falou foi no carapau, pois pescadas e peixes similares a maioria dos gatos não gostam.
POde dar latas de atum de preferência atum em agua.

Se os seus miaus gostarem de verduras, adicione junto com os pedaços de carne, aqui em casa o meu pessoal gosta de cenoura bem migadinha e de agriões e alface (que não se deve dar muito por causa das diarreias).

Quando der carne ou peixe cozinhado pode juntar uma erva aromática tipo hortelã ou coentros e eles adoram, pode usar também salsa mas deixa pouco aroma.

Tambem pode dar como mimos pedacinhos de fruta é só descobrir qual os seus miaus gostam, aqui todos gostam de manga e de peras, mas por exp a minha Blue adora morangos e no outro dia descobri que o Vili me andava a "gamar" alperces da fruteira (mas deixa o caroço...)

Espero ter dado uma ajudinha e note-se que de modo algum me estou a "armar" que sei mais que A ou B ou a tentar desacreditar alguem apenas partilho a informação que me é dada pelo nutricionista veterinário, cada vez que vou á clínica e que tenho seguido à risca sem ter tido até à data qualquer problema!
margoustink
Membro Veterano

terça jun 25, 2013 4:17 pm

É sempre bom fica a saber o que diz outros veterinários.

Em relação ao azeite, a veterinária, diz que posso sim dar, mas para ser muito pouco quantidade na refeição. E isso é mesmo um fio curto de azeite, eu diria que são apenas umas gotas.

Também me aconselhou o salmão fresco, acho que se fosse a comer salmão mais vezes dispensava as gotas de azeite. Em todo o caso, ele adora o paladar do azeite na carne.

Que têm a dizer sobre o azeite?

O meu gato faz 4 meses no final deste mês (dia 30) e pesa 1,800 kg...acho normal, mas estou um pouco esquecida do crescimento dos gatos.
enlatado
Membro
Registado: quinta mar 01, 2012 11:33 am

quinta ago 08, 2013 10:25 am

http://www.catinfo.org/

Alguns dizem que se devia dar comida (carne) a gatos...
Esse site mostra isso...
que acham?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 08, 2013 1:37 pm

enlatado Escreveu:http://www.catinfo.org/

Alguns dizem que se devia dar comida (carne) a gatos...
Esse site mostra isso...
que acham?
Estive a ler, embora que na diagonal porque estou com pouco tempo, mas parece-me um optimo site para se aprender bastante... e já o coloquei nos meus favoritos para mais tarde, com tempo, ler tudo.
Obrigada pela partilha.

Sobre o azeite... : também o dou na ração, seja seca ou húmida, aos meus gatos, especialmente quando o pêlo começa a cair ou a ficar com menos brilho. Sei que também ajuda no trato intestinal, até para expelirem as bolas de pêlo aquando das descargas...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta ago 08, 2013 3:07 pm

Vejo algumas pessoas referirem o leite de cabra como substituto seguro ao leite de vaca. O que não faz sentido nenhum. O leite de cabra tem lactose tal como o de vaca e em quantidades bastante semelhantes. A vantagem do leite de cabra é que as suas proteínas difderem do de vaca e como tal algumas pessoas que sao alergicas a algumas dessas proteinas do leite de vaca podem beber leite de cabra sem problemas. Agora, para os nossos animais cuja particularidade é a ausencia da enzima que degrada a lactose, nao há vantagem nenhuma em dar leite de cabra.
margoustink
Membro Veterano

quinta ago 08, 2013 5:14 pm

joana_boris Escreveu:Vejo algumas pessoas referirem o leite de cabra como substituto seguro ao leite de vaca. O que não faz sentido nenhum. O leite de cabra tem lactose tal como o de vaca e em quantidades bastante semelhantes. A vantagem do leite de cabra é que as suas proteínas difderem do de vaca e como tal algumas pessoas que sao alergicas a algumas dessas proteinas do leite de vaca podem beber leite de cabra sem problemas. Agora, para os nossos animais cuja particularidade é a ausencia da enzima que degrada a lactose, nao há vantagem nenhuma em dar leite de cabra.
Mas tem a lactose, gorduras e proteínas em configuração diferente. E isso encontramos facilmente analisado no leite de cabra, ovelha e vaca, para não ir para o leite de burra.

Em casa, podia dar os leites dessas espécies todas, mas não podia dar o leite de vaca, porque corria mal. Havia quem misturava "farinhas" ao leite de vaca devido às diarreias; mas atenção isto são coisas que hoje já podíamos fazer melhor.

Mesmo em pessoas com intolerância à lactose toleram muito melhor qualquer um dos leites acima referidos ao leite de vaca.
joana_boris
Membro Veterano

quinta ago 08, 2013 8:23 pm

Margoustink, o leite de cabra tem sensivelmente menos 10 % de lactose do que o leite de vaca e essa lactose é igual. A diferença de 10% é praticamente irrelevante. O leite de cabra é sim melhor digerido pelas pessoas que têm alergia às proteinas do leite, essas sim diferem. Das pesquisas que tenho feito é um mito dizer que o leite de cabra é melhor suportado por quem é intolerante à lactose. O que muitas vezes acontece é as pessoas serem alergicas ou terem dificuldade em digerir uma proteina do leite de vaca e pelos sintomas acreditam ser intolerantes à lactose e quando mudam para leite de cabra veêm os seus sintomas desaparecerem. Eu propria sou intolerante à lactose e não encontro no leite de cabra nenhum conforto ou alivio relativamente a de vaca.
JPFA
Membro Júnior
Registado: quarta ago 20, 2008 12:29 am

sábado ago 10, 2013 2:13 am

Nós humanos também comíamos carne crua até descobrimos o fogo e repararmos que a digestão dos alimentos cozinhados é muito melhor e que as bactérias são eliminadas com o calor. :!:
O mesmo acontece com os gatos. Quando lhes dou carne, peixe ou ovo é sempre bem cozido. E a ultracongelação é um mito... há bactérias que morrem com o frio mas a maioria apenas adormece, mesmo a baixíssimas temperaturas. E basta descongelar pra elas voltarem ao ativo! Ao contrário dos alimentos que se estiverem pelo menos 10mn em água a ferver, quase 100% das bactérias são eliminadas. :!:
As vitaminas e proteínas que os gatos beneficiam ao beberem leite são facilmente suplantadas pelos beneficios da carne e peixe, pelo que é aconselhável não dar, já que, mesmo sem diarreias, o leite pode a longo prazo mostrar-se prejudicial ao sistema digestivo do gato.
margoustink
Membro Veterano

sábado ago 10, 2013 1:15 pm

JPFA Escreveu:Nós humanos também comíamos carne crua até descobrimos o fogo e repararmos que a digestão dos alimentos cozinhados é muito melhor e que as bactérias são eliminadas com o calor. :!:
O mesmo acontece com os gatos. Quando lhes dou carne, peixe ou ovo é sempre bem cozido. E a ultracongelação é um mito... há bactérias que morrem com o frio mas a maioria apenas adormece, mesmo a baixíssimas temperaturas. E basta descongelar pra elas voltarem ao ativo! Ao contrário dos alimentos que se estiverem pelo menos 10mn em água a ferver, quase 100% das bactérias são eliminadas. :!:
As vitaminas e proteínas que os gatos beneficiam ao beberem leite são facilmente suplantadas pelos beneficios da carne e peixe, pelo que é aconselhável não dar, já que, mesmo sem diarreias, o leite pode a longo prazo mostrar-se prejudicial ao sistema digestivo do gato.

Não quero comparar os benefícios da descoberta do fogo na nossa alimentação, até porque também ninguém me tira o prazer de comer um bife mal passado o mesmo se passa com o peixe e nem tão pouco de comer vegetais crus. E está provado que devemos diversificar a nossa alimentação e a forma como a preparamos.

Os meus animais, comem a carne fresca, bem fresca e congelada para o resto da semana. O coelho, ainda o come quente acacado de matar.

E jamais acredito em carne bem cozinhada se confio na frescura. Acho que não coloco de parte nenhum modelo. Mas sempre que possível cru quando existe benefícios nutricionais evidentes.
joana_boris
Membro Veterano

sábado ago 10, 2013 2:02 pm

Pesquisem sobre estes parasitas: Taenia pisiformis, Taenia hydatigena, Taenia solium, Taenia saginata, Taenia ovis, Echinococcus granulosus, Anisakis simplex, Trichinella spiralis, etc etc e descubram as maravilhas da frescura dos alimentos nao cozinhados.

Eu tambem gosto do bife mal passado, do sushi, e tambem dou alimentos crus aos meus aniamais. Mas por favor tenham em atenção que ser fresco tem vantagens é certo, mas requer uma confiança enorme naquilo que se está a comprar para er a certeza que nao está contaminado.
margoustink
Membro Veterano

domingo ago 11, 2013 12:27 am

É que não vou ver mesmo...a ignorância às vezes significa felicidade. :twisted:

Esta tarde se fosse ver esses bicharocos, garanto que tinha tido um péssimo almoço e um "lanche" horrível...estava aqui cheia de privações e assim estou muito contente. :lol:

[Mas sim estou consciente que há riscos, tomo medidas, pelo menos as mínimas... muito mínimas é certo, mas tenho bastante confiança nas pessoas que me vendem a carne.]

Existe uma coisa que não arrisco: É dar ração e alimentos frescos ao mesmo tempo ou com intervalos mínimos entre refeições. A ração muitas vezes baixa o pH do estômago e isso facilita os agentes indesejáveis de resistir ao processo digestivo. E além disso têm tempos de digestão diferentes o que causa imensas perturbações gastrointestinais.
Responder

Voltar para “Gatos”