Vamos falar de vacinas, qual o plano de vacinas ideal?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo ago 18, 2013 1:09 pm

Segundo conversa com mais que um Vet, qualquer vacina tem uma eficácia inferior a 1 Ano. Alguns disseram-me mesmo que os primeiros 6 meses, tudo bem mas no segundo simestre a protecção é diminuta!

A gata duma amiga minha, nos Estados Unidos, deixou de ser vacinada aos 5 Anos de consecutivas vacinas... Segundo ela, dito pelo Vet dela, os animais fazem acumulação de anticorpos, pelos 5 Anos de vacinação...
Também falei disto cá, a alguns Vets e só um foi unânime. Os outros contradisseram essa "tese"...

O meu Matateu já vai em 19 Anos de vida, só há uns meses começou a ser IR e nunca pôde ser vacinado. O que é certo é que, comparativamente aos que conheço e aos outros que possuo, que são vacinados, e com checkups regulares, o Matateu tem apresentado muito mais vitalidade e saúde que qualquer um dos mencionados...

Vacina para o Felv e Raiva, NUNCA a dei nem darei aos meus animais. É esta vacina que pode causar grandes riscos de fibrossarcoma, mais tarde! Qualquer uma pode, até mesmo qualquer injectável mas a incidência vai mais nas duas que mencionei.

Leo

PS - deixo alguns links para lerem:

http://dicaspeludas.blogspot.pt/2012/06 ... linos.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Vaccine-associated_sarcoma

http://visaoanimal.wordpress.com/category/vacinas/
Última edição por leonildecarvalho em domingo ago 18, 2013 9:32 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BangAngel
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 11:26 am

domingo ago 18, 2013 3:53 pm

Acham que não se deve dar a da Felv? :roll:
Tenho uma gata em casa que resgatei da rua, e tenho uma minha que tem que levar as vacinas e ela fez o teste e deu Felv negativo, agora estou a espera para a vacinar, mas a minha outra tem a vacina contra a Felv. Eu quero vacinar tbm a da rua contra a Felv, e só depois de estar tudo vacinadinho é que as junto.
Mas agora fiquei preocupada com esses comentários.
Mas tbm não quero meter em risco as minhas meninas e apanharem alguma coisa da outra.
Cumps
Gatina
Membro
Registado: segunda ago 05, 2013 6:20 pm

domingo ago 18, 2013 4:23 pm

...pois, confesso que sigo o recomendado pela vet, ou seja, o meu "grande" (1 ano 10 meses) levou a Versifel CVR qdo veio morar connosco, aos 2,5 meses, reforço 20 dias depois e um ano depois (a levar anualmente) - pelo que leio no boletim sanitário, previne (A-B-C) Herpesvirose respiratória, Rinotraqueite infeccioso ou calicivirose e Panleucopenia infecciosa... É, supostamente, gato-de-casa :? (embora, ainda ontem, tivesse saltado para a rua e andasse a perseguir os gatos jovens que lá andavam... - resta-me fechar as janelas, e o não ter visto qualquer contato direto), negativo a FIV e FELV (testado à data da castração).
O meu bebé (deve ter os 2 meses já) não levou a primeira dose apenas por a vet duvidar de uma mancha na perna (eventual fungo... /eventual baixa imunidade) :roll: mas irá levá-la esta semana (Acho q era só sujidade, e piorou :x com a manipulação da vet e arrancar de pelos!!! mas iniciei pomada).
A acrescer a tudo, há esse problema de "falta de fundos" de que alguns de nós sofrem... Queremos dar-lhes o melhor, mas sem passar a barreira do viável...
No que toca a "misturas de gatos", confesso que - apesar de ter adotado um segundo porque achava que o primeiro merecia companhia - temia que o novo trouxesse algum problema de saúde ao já residente... mas, para adotar um pequeno, nunca estaria testado, e nunca estaria livre dessa hipótese :| , assim, tive de arriscar...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo ago 18, 2013 9:33 pm

<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo ago 18, 2013 10:19 pm

MariaBe Escreveu:Não fazia ideia desses efeitos colaterais da vacina da raiva.... o meu cachorro vai amanha ao vet levar a da raiva e pôr o chip... supostamente dizem que é obrigatória. Agora fiquei confusa :?
nos cães esse efeito não se verifica
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo ago 18, 2013 10:21 pm

BangAngel Escreveu:Acham que não se deve dar a da Felv? :roll:
Tenho uma gata em casa que resgatei da rua, e tenho uma minha que tem que levar as vacinas e ela fez o teste e deu Felv negativo, agora estou a espera para a vacinar, mas a minha outra tem a vacina contra a Felv. Eu quero vacinar tbm a da rua contra a Felv, e só depois de estar tudo vacinadinho é que as junto.
Mas tbm não quero meter em risco as minhas meninas e apanharem alguma coisa da outra.
Cumps
há vets que aconselham a do felv só para gatos que andam no exterior. estão mais expostos
anja-azul
Membro Veterano

domingo ago 18, 2013 10:28 pm

mjoaomarques Escreveu:Vacinas para FIV e PIF? Desconheço por completo e a vet nunca me falou em tal.

Os meus gatos, em casa têm acesso ao exterior e por isso são vacinados com vacina quintúpla, após terem feito os despistes de FIV/FELV e também do corona vírus. Não lhes dou a vacina da raiva. Desde 2003, sigo a recomendação da FIFE, vacinar de 2 em 2 anos mas a vet está de acordo com o plano de vacinação anual. Também ela diz que nunca teve casos de sarcoma.

Agora estou a criar um gato. Telefonei-lhe para me aconselhar o plano de vacinação já que não tem a imunidade dada pelo leite da mãe. Ela aconselha a vacinação a partir dos 2 meses e um mês depois o reforço.
a vacina do pif tem gerado grande polémica e é altamente desaconselhada. há estudos que provam que o gato "tem pif" devido à vacina. ou seja, a sua administração provoca os sintomas da doença depois de administrada, vacina para fiv nunca ouvi falar na sua existencia
anja-azul
Membro Veterano

domingo ago 18, 2013 10:40 pm

A vacina contra a Leucose Felina (FeLV) pode ter efeitos secundários sérios, como o aparecimento de tumores ou, de acordo com alguns estudos publicados nos finais da década de 90, provocar uma falha no sistema imunitário que «abra a porta» a doenças ainda mais graves, como o PIF.

Existe também uma vacina contra o Vírus da Imuno-deficiência Felina (FIV), que é semelhante ao HIV humano, mas que está muito longe dos 100 por cento de eficácia e que cria sérios problemas ao veterinário porque a partir do momento da vacinação o gatinho acusa positivo a todos os testes e fica impossível detectar se estamos perante a doença ou apenas da vacina.

A Peritonite Infecciosa Felina (PIF) é fatal e resulta da mutação de um vírus intestinal, inofensivo no seu estado normal, chamado coronavírus. O que provoca a mutação é ainda um terreno desconhecido para a ciência veterinária, mas acredita-se que possa ser o conjunto de vários factores: stress, falha do sistema imunitário e predisposição genética, entre outros. Não há testes de diagnóstico eficazes, apenas depois da morte, o que é obviamente tarde de mais. Existe uma vacina para o PIF, sem grandes índices de probabilidades, com a agravante de poder-se estar a introduz um vírus, embora em fase dormente, num gato que pode nunca ter tido ou vir a ter contacto com este.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça ago 20, 2013 3:02 pm

BangAngel Escreveu:Acham que não se deve dar a da Felv? :roll:
Cumps
É antes de tudo, uma escolha de riscos e decidir quais prefere correr.
A vacina apresenta riscos, viver sem a vacina vai viver em risco elevado de contaminação? Não vai...? As pessoas decidem.

Eu acho que hoje ha demasiados animais que sofrem e morrem com tumores e com insuficiência renal. Será da água, ração, algumas vacinas? E vamos ser honestos, ter um pet, para ser enfermeira deles, não é a situação desejável. Não falando do aspecto financeiro uma chatice, a nível emocional é caótico.

Sempre que vou ao vet..só vejo gatos bem jovens, com problemas renais...não acho que estejam todos a fazer um bom trabalho...algo está mal e muito mal mesmo.

Para mim era mais prático seguir as orientações do vet sem espírito critico, mas não me parece prudente devido aos problemas graves que vejo atualmente.

E conheço uns gatos a viverem bem saudáveis e já com alguma idade, que não levaram vacinas ou muito poucas, que caçam... comem e bebem quando querem...outros os donos fazem e seguem os procedimentos todos e corre mal.

É pena mas não há muitos matateus. Em especialmente nos dias de hoje.
Última edição por margoustink em terça ago 20, 2013 3:14 pm, editado 1 vez no total.
anja-azul
Membro Veterano

terça ago 20, 2013 3:14 pm

durante muito tempo vacinei os gatos religiosamente. ainda me lembro de enfiar um comprimido por 10 boquinhas e pôr gatas em 10 pares de olhinhos. estavam sempre com coriza. a vet dizia que a vacina não era 100% eficaz. desde que a kitty morreu, só vacinei o chiquinho uma vez porque era muito pequenino e vinha em muito mau estado. a verdade é que nunca mais nenhum teve esse tipo de doenças. há que anos. coincid~encia? prefiro gastar dinheiro numa boa alimentação que lhes permita ter boas defesas.
os cães são vacinados. andam na rua e há por aqui muita desgraça. não sei se valerá a pena. é mais por descatgo de consciencia
margoustink
Membro Veterano

terça ago 20, 2013 3:27 pm

anja-azul Escreveu:durante muito tempo vacinei os gatos religiosamente. ainda me lembro de enfiar um comprimido por 10 boquinhas e pôr gatas em 10 pares de olhinhos. estavam sempre com coriza. a vet dizia que a vacina não era 100% eficaz. desde que a kitty morreu, só vacinei o chiquinho uma vez porque era muito pequenino e vinha em muito mau estado. a verdade é que nunca mais nenhum teve esse tipo de doenças. há que anos. coincid~encia? prefiro gastar dinheiro numa boa alimentação que lhes permita ter boas defesas.
os cães são vacinados. andam na rua e há por aqui muita desgraça. não sei se valerá a pena. é mais por descatgo de consciencia
Quer dizer as vacinas não garantem eficácia... os gatos adoeciam com coriza mesmo depois de vacinados?

Então, é normal ficar com problemas em vacinar à la carte.
anja-azul
Membro Veterano

terça ago 20, 2013 7:41 pm

margoustink Escreveu:
anja-azul Escreveu:durante muito tempo vacinei os gatos religiosamente. ainda me lembro de enfiar um comprimido por 10 boquinhas e pôr gatas em 10 pares de olhinhos. estavam sempre com coriza. a vet dizia que a vacina não era 100% eficaz. desde que a kitty morreu, só vacinei o chiquinho uma vez porque era muito pequenino e vinha em muito mau estado. a verdade é que nunca mais nenhum teve esse tipo de doenças. há que anos. coincid~encia? prefiro gastar dinheiro numa boa alimentação que lhes permita ter boas defesas.
Quer dizer as vacinas não garantem eficácia... os gatos adoeciam com coriza mesmo depois de vacinados?

Então, é normal ficar com problemas em vacinar à la carte.
sim. mesmo vacinados, apanharam coriza. um deles esteve à morte e a coriza ficou crónica. acabou em pneumonia uns anos mais tarde. tinha o gatuxo 15 anos
margoustink
Membro Veterano

quarta ago 21, 2013 4:46 pm

As vacinas nos gatos está assim a modos que lodo e nevoeiro, não está a crescer a minha confiança a respeito...

Alguém aqui já testou os seus gatos para as doenças antes da vacina? Quando propus à veterinária, ela disse que bastava olhar para ele para ver que não tem...só fez o teste da Felv e da fiv.
Responder

Voltar para “Gatos”