Gatinha resgatada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta ago 22, 2013 3:56 pm

gourmet!!!!!!!! :lol: mas, eu sou pelintra e tenho vários gatos adultos....

mas fale com a vet.

ah...gatos e banho....
contra toda a lógica eu dou e darei banho a gatos adultos, vindos da rua adultos sem haver nem mortos nem feridos.

no lava louça, com a agua morna em fio e segurando-os pelo pescoço (por baixo do queixo).
mas, pode usar dodots para bébé recem-nascido, sem cheiro se achar que ela precisa de uma "banho".
mas, com o tempo o pêlo dela irá melhorar e muito.
o pêlo é o "espelho" do estado geral do gato e com a melhoria do estado de saude vai ficando mais sedoso e brilhante.
Vava09
Membro
Registado: sexta jan 13, 2012 6:48 pm

quinta ago 22, 2013 4:03 pm

homeless Escreveu:gourmet!!!!!!!! :lol: mas, eu sou pelintra e tenho vários gatos adultos....

mas fale com a vet.

ah...gatos e banho....
contra toda a lógica eu dou e darei banho a gatos adultos, vindos da rua adultos sem haver nem mortos nem feridos.

no lava louça, com a agua morna em fio e segurando-os pelo pescoço (por baixo do queixo).
mas, pode usar dodots para bébé recem-nascido, sem cheiro se achar que ela precisa de uma "banho".
mas, com o tempo o pêlo dela irá melhorar e muito.
o pêlo é o "espelho" do estado geral do gato e com a melhoria do estado de saude vai ficando mais sedoso e brilhante.
Muito obrigada e diga-me outra coisa, também se escova gatos ? Usa-se que utensílios ?
homeless
Membro Veterano

quinta ago 22, 2013 4:16 pm

eu só tenho gatos de pêlo raso.
escovo especialemente quando estão na muda do pêlo.
uso uma "cardadeira"!
se googlar "cardadeira para gatos" nas imagens....

e, tenho um gato que ADORA ser escovado! tá claor que é oq ue tem o pêlo mais raso.... :roll: logo para o Homeless uma escovadela é um mimo.
Vava09
Membro

quinta ago 22, 2013 4:20 pm

Obrigada! Eu quando voltar a ter o meu pc coloco aqui fotos da minha Lua :).
homeless
Membro Veterano

quinta ago 22, 2013 5:34 pm

8) aguardamos!
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quinta ago 22, 2013 8:19 pm

Só agora vi este post :) Parabéns e depois dê noticias da sua felina ;)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 22, 2013 9:22 pm

Parabéns pela atitude, Vava09. :) Espero que a descoberta dos felinos lhe traga muitas alegrias.

Eu tenho cá em casa uma gata surda, para adopção, e se é certo que é sossegada e não tem acesso à cozinha, também nunca me preocupou muito a forma de a educar. Acho que ela perceberia perfeitamente um bater com o pé no chão, a minha expressão facial de zangada e um dedo espetado. Se isso não resultasse, aplicaria o borrifador -- utensílio que recomecei hoje a utilizar para ensinar três pestinhas a não saltar para cima de tudo o que é sítio.

De resto, se bem que há gatos mais obedientes e sossegados do que outros, nenhum é totalmente "ensinável". E esse é um dos seus encantos. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 22, 2013 9:23 pm

Homeless, usa cardadeira nos seus gatos? Nos meus de pêlo curto (quase todos), uso pente e uma cópia da Furminator na altura em que largam mais pêlo.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
homeless
Membro Veterano

quinta ago 22, 2013 9:27 pm

resulta.... 8) e eles gostam...
o Furminator era bastante mais caro e desaconselharam-mo por serem de pêlo curto.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta ago 22, 2013 10:41 pm

se quer educar um gato como se educa um cão, esqueça. Nunca o conseguirá. Agora o que pode conseguir é evitar que ela faça algumas coisas que você não gosta, como subir para as bancadas, arranhar os sofás, subir para as cortinas, etc. Como disse a Tassebem e muito bem, uma borrifadela de água na altura em que estão a fazer das suas umas poucas de vezes, pode resultar e bem. Eles detestam levar com borrifos de água.

E já agora, pode arranjar um arranhador para ela poder afiar as unhas. Um tronco pequeno também pode fazer as vezes. Se não tiver dinheiro para comprar um arranhador, e se for habilidoso, pode fazer um, que ficará mais barato. Nunca fiz, mas sei que se utiliza um tubo em cartão forte de forma cilindrica, corda, cola, duas tábuas que podem ser forradas com carpete, ou outro material fofo. Na net de certeza que encontrará ideias para fazer um.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta ago 22, 2013 10:53 pm

Bem vinda ao clube dos que querem educar...Os gatos também! :lol:

Por enquanto, a gata foi ferida e grávida, tinha alguma calma na socialização, uma vez que pode e geralmente ficam mais agressivas, além disso é um espaço novo.

Nesta altura, encontrava um espaço com mais privacidade, li num livro o truque das toalhas e comigo funcionou muito bem com o Faruk e os cães...Escolhe duas toalhas turcas de rosto, que passa a colocar por baixo dos comedouros da gata e dos cães.
A toalha para a gata, esfrega as almofadas plantares dos cães.
A toalha para os cães, esfrega nos focinho dos gatos.

O objetivo é criar associações positivas para ambos. O cheiro de todos fica associado a algo fundamental: Alimento.

E também acho que alimentá-los juntos não é boa ideia, de prefêrencia que não possam interferir.

Uma bisnaga de água, dá uma boa ajuda, de preferência sem que eles vejam a bisnaga.
Os arranjadores e uma torre são boas opções. E brincar muito, para a ensinar a gastar as energias de forma correta em casa.

As areias
Eu gosto da absorvente para roedores do pingo doce, 10 kg custa 4 euros e picos.
Também acho boa opção a aglomerante do continente, que já se falou por aqui.
A aglomerante, tem a vantagem de conseguirem retirar diariamente os xixis e os cocos, as absorventes precisa de mudar radicalmente mais frequentemente.

A comida da gata, enquanto grávida e posteriormente a amamentar convém mesmo escolher esse género de ração específica para a condição dela.
E também pode tentar bocados de carne sem ossos crua, de peru, frango, peixe cozinhado no forno e ovo cozido. Sem nunca misturar com a ração, mas em refeições separadas.
Na consulta de nutrição recomendaram essa escolha em detrimento das latas e saquetas.

A ração que mais gosto é a naturea, um saco de 2kg custa 23,50 euros no corte inglês. Mas já vi a mesma ração à venda por 17 euros na petness... diferença substancial. E esse saco dá para muito mais de um mês.
Eu escolho ração com baixo índice glicemico. Seja como for dou sempre carne e alimentos crus ou cozinhados.
Eu recomendo leituras e conversas no vet a respeito...

Os banhos, eu recomendo. Um bom shampoo, também já vi o uso de sabonete de glicerina... opções.
Eles largam imenso pelo quando os lava e depois compensa, quase não cai. Não o faço com muita frequência, talvez 1 vez por mês.
Eu escovo dia sim dia não.
Eu gosto da escova de borracha, também gosto do pente fino de metal que usam para ver se tem pulgas, acho-o excelente para tirar pelo morto.
O furminator acho bom mas esse uso recentemente.

Quantos mais pelos mortos eu retirar menos ele engole ou larga em casa.
Vava09
Membro

sexta ago 23, 2013 1:14 am

Muito obrigada pelas vossas sugestões. Essa do borrifador não sabia, mas a partir de amanhã vai ser aplicada.

Como disse, ela agora está separada dos cães, pois teve os bébés há um mês e meio e ainda está com eles praticamente.

Os meus cães já a aceitaram, ela é que ainda não, especialmente as cadelas (uma cocker e uma sptiz anã). O Golden aceita-o bem.

Comida agora está na Royal Canin. Comem os gatinhos e ela (foi recomendado pela vet). Desde que a adoptei que ela é muito querida para as pessoas, só quer mimos.
Agora é esperar mais algum tempo e na altura de dar os bichinhos dela, ai sim tentar voltar à socialização desta gente toda.
A nível de educação, o "não" já consigo que ela entenda (mais ou menos diga-se). Mas os ataques à bancada quando há lá comida é o pior.
Sabem que ela é novinha, mas nunca arranhou um sofá (os meus são em pele), nunca arranhou um quartinado e as necessidades são sempre feitas na areia. Questionei a nível de educação, porque poderia haver gente aqui que convivessem com gatos surdos e me pudessem ajudar (porque sou uma leiga a educar gatos).

O Furminator que falam é o mesmo que há para os cães? Ela não gosta nada de ir na transportadora (e eu entendo-a, porque estar fechada ali não deve ser agradável) mas há alguma forma de a fazer gostar mais de entrar lá ? É que ela (infelizmente) faz ainda visitas regulares à vet derivado às feridas que tem pelo corpo.

Nunca fui indiferente ao sofrimento de qualquer animal e aquela gata na rua, a levar com pedras de miudos e os outros gatos a darem-lhe porrada custava-me ouvir :\. Via-a três dias seguidos e toda a gente andava à procura dela, mas diziam que ela raramente aparecia porque tinha medo. Eu, cada vez que sai à rua ela vinha sempre miar e fazer-me festinhas (penso que se diz assim). Como tal, não suportei aquilo e quando a vi no terceiro dia toda mordida e super magra (mas grávida) tive dó. Peguei nela com a ajuda de comida e pronto. Agora é a minha Lua e é linda. É novinha, mas é muito boa mãe. Teve quatro bébés, o primeiro é branco e preto e tem olho azul (um matulão), os outros 3 é tudo branquinho de olho azul com a particularidade que um deles tem um olho azul clarinho e o outro azul escurão. São lindos (Só estou há espera do meu pc para vos mostrar fotos deles). O parto foi dificil (ocorreu naqueles dias de calor infernal, lembram-se?), ao terceiro, ela mal o limpou e cortou o cordão e adormeceu por breves instantes. Teve o quarto bébé e aí já nem o cordão umbilical cortou. Foram duas horas a meio da noite difíceis e seguiram-se umas 48h a tentar salvar aquele terceiro, porque veio muito magro (mais magro que o quarto) e hoje são 4 matulões e uns brincalhões :D .

Desculpem o testamento, mas achei bonito partilhar mais ou menos a pequena história da minha Lua.
Vava09
Membro

sexta ago 23, 2013 1:17 am

margoustink Escreveu:Bem vinda ao clube dos que querem educar...Os gatos também! :lol:

Por enquanto, a gata foi ferida e grávida, tinha alguma calma na socialização, uma vez que pode e geralmente ficam mais agressivas, além disso é um espaço novo.

Nesta altura, encontrava um espaço com mais privacidade, li num livro o truque das toalhas e comigo funcionou muito bem com o Faruk e os cães...Escolhe duas toalhas turcas de rosto, que passa a colocar por baixo dos comedouros da gata e dos cães.
A toalha para a gata, esfrega as almofadas plantares dos cães.
A toalha para os cães, esfrega nos focinho dos gatos.

O objetivo é criar associações positivas para ambos. O cheiro de todos fica associado a algo fundamental: Alimento.

E também acho que alimentá-los juntos não é boa ideia, de prefêrencia que não possam interferir.

Uma bisnaga de água, dá uma boa ajuda, de preferência sem que eles vejam a bisnaga.
Os arranjadores e uma torre são boas opções. E brincar muito, para a ensinar a gastar as energias de forma correta em casa.

As areias
Eu gosto da absorvente para roedores do pingo doce, 10 kg custa 4 euros e picos.
Também acho boa opção a aglomerante do continente, que já se falou por aqui.
A aglomerante, tem a vantagem de conseguirem retirar diariamente os xixis e os cocos, as absorventes precisa de mudar radicalmente mais frequentemente.

A comida da gata, enquanto grávida e posteriormente a amamentar convém mesmo escolher esse género de ração específica para a condição dela.
E também pode tentar bocados de carne sem ossos crua, de peru, frango, peixe cozinhado no forno e ovo cozido. Sem nunca misturar com a ração, mas em refeições separadas.
Na consulta de nutrição recomendaram essa escolha em detrimento das latas e saquetas.

A ração que mais gosto é a naturea, um saco de 2kg custa 23,50 euros no corte inglês. Mas já vi a mesma ração à venda por 17 euros na petness... diferença substancial. E esse saco dá para muito mais de um mês.
Eu escolho ração com baixo índice glicemico. Seja como for dou sempre carne e alimentos crus ou cozinhados.
Eu recomendo leituras e conversas no vet a respeito...

Os banhos, eu recomendo. Um bom shampoo, também já vi o uso de sabonete de glicerina... opções.
Eles largam imenso pelo quando os lava e depois compensa, quase não cai. Não o faço com muita frequência, talvez 1 vez por mês.
Eu escovo dia sim dia não.
Eu gosto da escova de borracha, também gosto do pente fino de metal que usam para ver se tem pulgas, acho-o excelente para tirar pelo morto.
O furminator acho bom mas esse uso recentemente.

Quantos mais pelos mortos eu retirar menos ele engole ou larga em casa.
Obrigada pelas dicas, mas baixo indice glicemico porque ?

Eu só tento dar a maior educação possível, porque os meus cães são treinados. O Golden está treinado para me ajudar, visto ter um problemazinho na perna. A Cocker também tem treino de obediência e a Lulu idem. Queria apenas que ela se fosse menos aventureira. Acha que os cães se viram a ela ?
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta ago 23, 2013 6:37 pm

Não é bom que comam alimentos ricos em hidratos de carbono, quanto mais elevado for o teor e o índice glicemico pior, talvez por isso hajam tantos gatos com diabetes e não é pela carne que comem, eles precisam mesmo é de proteína animal.

Os gatos funcionam de forma diferente dos cães, mas o princípio básico que é a recompensa de alimento será universal para ambas as espécies.

A transportadora transformada em cama, com o petisco favorito de vez enquanto faz milagres.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 23, 2013 9:24 pm

Boas.

Para que não saltem para moveis ou bancadas da cozinha, use papel de plastificar ou até qualquer papel aderente, com a parte que cola para cima. Prenda-o com fita adesiva aos locais onde não quer que saltem. Eles não gostam da sensação da cola nas patas! :wink: Depois que se desabituem de saltar para zonas proíbidas, retira o papel.

Quanto a banhos, os gatos de pêlo curto não necessitam de banho, a menos que se sujem. Fora isto, eles fazem a sua higiene pessoal. Os banhos frequentes secam-lhes a pele, podendo depois haver a tendencia para "caspas". Torna-se um ciclo vicioso :arrow: "caspa, e posteriormente oleosidade, banho, caspa, oleosidade" Apesar que há casos de pessoas alergicas que essas sim devem dar banhos frequentes ao seu felino a fim de evitar crises de alergia aos residentes humanos, alergicos.

Pentes: para felinos de pêlo curto, qualquer pente, até de plástico, ou escova macia serve.

Sobre todo o resto, já lhe deram boas, aliás; óptimas dicas.

Boa sorte e esperamos pelas fotos. Um bem haja pelo seu altruísmo...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”