Não come nem vai ao wc

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

BlackJack
Membro Júnior
Registado: domingo out 20, 2013 3:25 am

segunda out 21, 2013 8:48 pm

leonildecarvalho Escreveu:A seringa deve entrar na boca, pela lateral com o bico a apontar para a bochecha contrária ou para o céu da boca (palato), seja para água ou alimento. NUNCA apontar para a garganta.
Aqui lhe deixo uma foto do tópico dos gatinhos que criei à mão, a seringa:

Imagem

Leo

Olá!

É assim que tenho tentado fazer mas obrigado pela explicação e pela foto pois vão-me permitir aperfeiçoar a técnica. Por um lado agora vejo que realmente se colocar a mão na outra face dele talvez a água não acabe por sair para fora pelo outro lado da boca e por outro lado efectivamente uma ou outra vez em que ele virou a cara de repente acabei por despejar-lhe a seringa na direcção da garganta ou quase... e claro que isso ele não gosta e fica ainda com menos disponibilidade ou mais desconfiado para a próxima aplicação.

Muito obrigado.

Ainda agora lhe estive a dar comida (húmida de lata) à mão. Tenho que a enfiar assim pela lateral da boca, depois metade acaba por cair para o chão mas uma parte ele não consegue evitar e acaba por engolir. Depois lambe a taça da refeição nas bordas laterais, mas o que está mesmo lá dentro ele não come. Está mais numa de lamber, que é sinal de enjoo, não é?

Cá seguimos na incerteza. Isto tanto pode ser algo pouco grave e passageiro e ele dentro de uma semana estar tão saudável como sempre foi até aqui, como pode ser algo grave e que lhe venha a colocar a vida em perigo. Uma pessoa pensa que a cada dia que passa há mais hipóteses de se chegar a uma conclusão mas a verdade é que a incerteza continua.

Já consigo prever com uns 80% de certezas que lhe vão ter que tirar as fezes "à força" (com sedativos) mas depois não consigo arriscar nenhum prognóstico para o que vai acontecer a seguir...

-
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 8:50 pm

leonildecarvalho Escreveu:
BlackJack Escreveu:(...)
O "bebegel" não será semelhante a este que nós usámos? É o "Clyss-Go".

-
Ambos têm acção laxante apesar de diferentes.

Leo
Obrigado mais uma vez.

Penso que tenho ali bebegel (temos uma criança pequena) e por isso é sempre uma opção que poderemos tomar.

Ele ali continua em frente ao frigorífico (é como pede comida), mas tem comida fresca (servida há 20 minutos) na taça e já sei que se eu tirar mais do frigorífico apenas o excito e depois acaba por nem lhe tocar a menos que eu lhe a enfie na boca.

-
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 8:58 pm

BlackJack Escreveu: Ele ali continua em frente ao frigorífico (é como pede comida), mas tem comida fresca (servida há 20 minutos) na taça e já sei que se eu tirar mais do frigorífico apenas o excito e depois acaba por nem lhe tocar a menos que eu lhe a enfie na boca.
-
...e é isto que também ainda não me entrou bem na cabeça. Se ele está enjoado, porque pede tanto comida e se excita tanto (ronrona como louco) quando vê que lhe vamos dar comida?

Eu se estiver muito enjoado ao ponto de não conseguir meter absolutamente nada à boca, não me vou meter na cozinha de um restaurante a salivar por comida e depois quando vou para a comer é que desisto.

Não consigo entender. Já me vão vir dizer que os gatos são obviamente diferentes dos humanos mas custa a entender que numa reacção tão básica e em que ambos somos tão parecidos (na gulodice por comida) eles possam reagir de forma tão diferente.

-
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 21, 2013 9:05 pm

De nada.

Não me leve a mal o que vou dizer mas, volto a referir que se o animal fosse meu, eu não aguentava tanto tempo, em espera "fútil", a vê-lo a sofrer.

Há procedimentos médicos que DEVEM ser céleres e este não o está a ser! Está a levar DEMASIADO tempo, o que pode colocar a vida do animal em risco!!!!!!!
Repare: Se acaso ele tenha um objecto a obstruir o intestino, e todo este tempo de espera..., entretanto o intestino pode necrosar por falta de irigação sanguínea.
Há limites de tempo que não estã a ser tido em linha de conta...!

Mas, isto sou eu a pensar já que sou "mãe galinha" e com mau feitio, para além de muita coisa que já vi nos meu longo percurso de vida...

Nós pagamos, sofremos, o animal sofre e se morre, enterra-se... percebe...?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 21, 2013 9:10 pm

BlackJack Escreveu:
BlackJack Escreveu:
...e é isto que também ainda não me entrou bem na cabeça. Se ele está enjoado, porque pede tanto comida e se excita tanto (ronrona como louco) quando vê que lhe vamos dar comida?

Eu se estiver muito enjoado ao ponto de não conseguir meter absolutamente nada à boca, não me vou meter na cozinha de um restaurante a salivar por comida e depois quando vou para a comer é que desisto.

Não consigo entender. Já me vão vir dizer que os gatos são obviamente diferentes dos humanos mas custa a entender que numa reacção tão básica e em que ambos somos tão parecidos (na gulodice por comida) eles possam reagir de forma tão diferente.

-
Um gato enjoado, lambe-se, com ou sem presença de comida. Lambe-se e engole a saliva, tal e qual um humano quando está nauseado.

O seu gato pede comida porque TEM FOME só que o organismo impede-o de comer pela aflição em que se encontra...

Dilua bem o patê que põe na seringa, com água, para ir mais liquidefeito. Assim ele hidrata melhor e talvez o organismo aceite melhor o pouco alimento que vai consentindo.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 9:20 pm

leonildecarvalho Escreveu:De nada.

Não me leve a mal o que vou dizer mas, volto a referir que se o animal fosse meu, eu não aguentava tanto tempo, em espera "fútil", a vê-lo a sofrer.
Não levo a mal porque eu diria o mesmo antes de isto acontecer. Mas agora não vejo outra alternativa.

Qual é a outra alternativa? Levar a outro vet? Para lhe duplicar a dose de medicação que ele já está a tomar com este vet? Ou para "obrigar" o novo vet a abrir-lhe o estômago para ver se há algo lá dentro que não deveria lá estar?

Ele está agora a fazer algo que até hoje ainda não tinha feito. Está (penso) a tentar evacuar. No espaço da última hora já foi 4 vezes à caixa de areia, abre espaço, senta e ao fim de 4 ou 5 segundos desiste e vai embora.

Poderia ser uma tentativa de urinar sem sucesso mas não acredito pois ele até tem urinado bastante. A caixa de areia tem areia nova desde há 3 dias e já vai estando impregnada de vestígios de urina.

-
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 9:55 pm

De qualquer das formas se amanhã depois de fazer o novo R/X para comparar com o primeiro não houver uma mínima noção do que se passe nem se faça nada mais para tentar investigar todas as possibilidades nós vamos com ele a outro veterinário pelo menos para lhe contar toda a "estória" e pedir opinião.

Ainda esta noite talvez lhe aplique bebegel pois ele de vez em quando continua a ir à caixa de areia tentar fazer algo mas desiste passados 5 segundos. Pode ser que já esteja realmente com vontade de evacuar e o bebegel poderá dar uma ajudinha, nunca se sabe.

Obrigado. Vou dando noticias.

-
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 10:21 pm

AFreire1976 Escreveu:Tenho seguido este tópico com muito interesse, tive uma situação muito parecida o mês passado. O meu gato começou com vómitos, prostração, e falta de apetite. Um vet que já tinha ido fazer domicílio a minha casa, via telefone (eu não devia ter permitido mas era fim-de-semana) apontou para uma gastrite bacteriana prescrevendo-lhe um antibiótico que ainda o fazia vomitar mais. Chegou a ter 39,9 de temperatura. Eu andava obcecada com a "suposta gastrite", só me preocupava com a temperatura, se ele comia, e se vomitava...resultado, não havia maneira de melhorar, até que fui com ele a um hospital de urgência e o que ele tinha era o intestino "entupido" de fezes confirmado por RX. Ele sempre teve tendência para a obstipação, durante estes dias deixei de reparar se ele ia ao wc defecar. Perante as imagens radiológicas as fezes já deviam estar no intestina à uns 3/4 dias. A vet sentiu-lhe dor ao toque, e abdómen distendido (sinal também de dor).

Veio para casa com Lasa (protector estomacal), laveolac (laxante oral), e bebegel (clister). A recomendação foi, se ele não defecasse nesse dia, no dia seguinte teria de lá ir com ele para fazerem um enema, ou retirarem-lhe as fezes manualmente. Felizmente não foi necessário, o bebegel resultou, mas com muita dificuldade minha em conseguir coloca-lo. Fez 3 dias de bebegel, depois passou apenas para o laxante oral que não resultou tão bem, mas consegui que ele normalizasse com seringadelas de água (ele quase que não bebia água), ração húmida, latinhas RC Recovery, são muito nutritivas para animais convalescentes, e dei-lhe também um estimulante do apetite e vitamínico (Nutri-Plus Gel). Aos pouquinhos foi recuperando. Resta-me acrescentar que ele chegou a desidratar, e a perder em 3 dias 300 Gr, tudo devido à acumulação de fezes no intestino. Não fez análises porque tinha análises gerais recentes, e eco abdominal também recente. No entanto a vet disse que se ele não melhorasse teria de fazer mais análises nomeadamente à função renal, e hepática.

Foi complicado, mas felizmente recuperou, por isso certamente o seu gatinho também irá recuperar, esperemos que não tenha nada a obstruír-lhe o intestino!

Vá-lhe forçando a água, tente dar-lhe latinhas, essas que eu falo atrás para além de serem muito nutritivas, são também muito palatáveis, e estimulam-nos a comer por eles. Faça-lhe também umas massagens no abdómen (com o meu resulta).

Desejo-lhe as sinceras melhoras do gatinho, e coragem para si. Aguardo mais notícias.

A ração RC Fibre Response é muito boa para gatos obstipados, pode também experimentar, e pedir opinião ao vet.

Olá de novo AFreire!

Voltando ao seu post, se me o permite, agora que o li uma segunda vez e com mais calma gostaria de lhe perguntar se a veterinária no final lhe deu opinião sobre o que terá causado toda essa situação.

Será que ela atribui à "prisão de ventre" as culpas por tudo o que o seu gato passou?

Ou há suspeitas de ter sido qualquer outra coisa (outra patologia) a provocar a "prisão de ventre"?

Obrigado.

-
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 10:34 pm

O Bebegel já foi. Muito mais fácil de aplicar que o outro (Cliss-Go). Não entrou a dose completa mas quase.

Pode ser que quando for tentar evacuar outra vez isto ajude...

Agora vou dar-lhe água, que o vet disse que também é importante pois tem que estar bem hidratado para conseguir evacuar.

Vou dando noticias.

-
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 21, 2013 10:42 pm

A única coisa que posso dizer é desejar-lhe boa sorte e que tudo se resolva para bem do gatinho e até seu, pois quando um animal sofre, o dono sofre a par com ele, né?

Oxalá amanhã tudo isto não tenha passado de um "pesadelo".

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 10:43 pm

Foi instantâneo. Já evacuou :D

Foi correndo para a caixa de areia e desta vez não desistiu, saíu mesmo uma bela c@g**a

Ele ja andava a tentar há umas horas e o Bebegel parece ter dado o empurrão que faltava, foi 5 minutos depois da aplicação.

Agora é esperar a ver se faz mais e se isto é começo de uma evolução positiva, pois até poderá não ser, mas bom sinal é certamente.

A quantidade para já não foi muita, nem pouca, foi tipo o suficiente para encher bem um maço de tabaco. Saíu é mais "fininho" que o habitual, não tem a habitual grossura tipo charuto ou salsicha fresca, é um pouco menos grosso o que talvez possa indica um estreitamento do intestino ali no final.

-
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 21, 2013 10:45 pm

BlackJack Escreveu:Foi instantâneo. Já evacuou :D

Foi correndo para a caixa de areia e desta vez não desistiu, saíu mesmo uma bela c@g**a

Ele ja andava a tentar há umas horas e o Bebegel parece ter dado o empurrão que faltava, foi 5 minutos depois da aplicação.

Agora é esperar a ver se faz mais e se isto é começo de uma evolução positiva, pois até poderá não ser, mas bom sinal é certamente.

A quantidade para já não foi muita, nem pouca, foi tipo o suficiente para encher bem um maço de tabaco. Saíu é mais "fininho" que o habitual, não tem a habitual grossura tipo charuto ou salsicha fresca, é um pouco menos grosso o que talvez possa indica um estreitamento do intestino ali no final.

-
BOOOOOOOOOOOOOOOA! :D
Oxalá tudo se esteja a solucionar.

Costuma dar-lhe pasta de malte para as bolas de pêlo?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 10:54 pm

leonildecarvalho Escreveu:
BlackJack Escreveu:Foi instantâneo. Já evacuou :D

-
BOOOOOOOOOOOOOOOA! :D
Oxalá tudo se esteja a solucionar.

Costuma dar-lhe pasta de malte para as bolas de pêlo?

Leo
Para o pêlo dava-lhe uns comprimidos desfeitos na comida.

Também cheguei a dar uma pasta que vinha numa bisnaga mas ele não gostava nada e tinhamos que lhe colocar aquilo na pata para o forçar a lamber, só que entretanto andava com as patas com aquele "mel" pela casa e tinhamos que estar constantemente a lavar o chão.

Já não temos a bisnaga, acho que já foi fora e também já deveria estar estragada, mas amanhã podemos comprar. No veterinário deram-lhe uma coisa com consistencia parecida mas acho que era um composto com nutrientes e minerais...

Vou actualizando ;)

-
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 21, 2013 11:00 pm

Fale com o Vet sobre as bolas de pêlo... e ele lhe indicará qual a pasta a dar :wink:
Não conheço comprimidos para as bolas de pêlo :? Pastas, várias, sim, conheço.

Oxalá o gato fique mais aliviado por esta noite e amanhã cheguem a uma melhor conclusão sobre o que poderá estar a passar-se com o bichano.

Votos de continuação dumas belas cagad.... :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 11:26 pm

Sim, ele agora esteve a comer sozinho. Muito lentamente, mais a lamber a comida que propriamente a comê-la, mas eu tinha comprado várias latas de comida para ver se haveria alguma que ele pudesse gostar mais que "a de sempre" e houve uma que gostou muito (ou então está melhor e já consegue comer um pouquinho).

Terá comido sozinho o equivalente ao tamanho de uma noz, tudo junto.

Os comprimidos que ele tomava eram sólidos mas eram de óleos tipo omega 3 e o vet na altura tinha dito que ajudam a perder menos pêlo e que, por conseguinte, teriam um impacto positivo no problema das bolas de pêlo. Se é verdade ou não é coisa que desconheço.

Se bem que este gato não me parece muito afectado por bolas de pêlo. Ele as poucas vezes que vomita (aqui falando no habitual antes destes dias) é apenas a comida que comeu, nunca o vi a vomitar pêlo, apenas os grãos de ração umas vezes mais desfeitos outras mais inteiros quando é mesmo logo a seguir a comer. Pêlo nunca.

Gostava que ele tivesse comido mais mas isto agora desde que vá melhorando mesmo que seja pouco a pouco não faz mal.

Agora vou eu jantar, que já não como nada desde as 6 da tarde :?

Seguirei informando.
Responder

Voltar para “Gatos”