Ter um gato persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo jan 19, 2014 10:07 pm

Quem fala assim não é gago!

Bom post, Dinodane!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jan 20, 2014 12:11 am

Devia ir para os Inamovíveis.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

segunda jan 20, 2014 9:51 am

Dinodane, também defendo a 100% que quem compra um animal o deve fazer, obviamente num criador confiável e reconhecido... Não condeno tal acção... Aliás eu apenas escrevi o post por forma a expressar 1 opinião e não, tal como tenho dito para "forçar" alguém a agir de determinada forma... Concordo consigo quando afirma que só existem animais abandonados porque efectivamente alguém os negligenciou e abandonou. Mas, uma vez que existem e embora perceba a preferência por determinada raça, acho que, enquanto pessoa, não seria capaz de comprar um animal enquanto existem milhares deles em canis/gatis à espera de uma casa.
Concordo também que, quem compra um animal pagando bom dinheiro por ele, terá menos probabilidade de o abandonar. No entanto, tal não significa que não o possa negligenciar, não lhe fornecendo, por exemplo, os cuidados veterinários que este necessita.
Só não concordo quando diz que todos "se pelam" por um animal de raça. Sempre tive cães e gatos rafeiros e posso dizer-lhe que nunca senti necessidade de adquirir um de uma raça específica... Talvez também porque nunca me faltaram animais para recolher, uma vez que vivo numa zona rural e, só na época de caça, perde-se a conta aos cães abandonados! A minha política de relação com animais é baseada na que tenho na relação com pessoas - vê-los por aquilo que são e não pela sua raça, sexo, côr... . Não digo que esteja certa e, acredite que sou muitas vezes criticada por isso, mas não consigo mudar.
Acho que, acima de tudo ainda existe muito boa gente que adquire um animal como quem adquire uma peça de roupa ou outra coisa qualquer. Enquanto serve tudo bem, depois deita-se fora e já está (sem remorsos ou preocupações).

Peço desculpa pelo testamento, embora este seja um assunto que tenha "pano para mangas"!!! Basicamente e tal como referi, pretendi mostrar uma opinião (a minha) e não criticar quem pensa e age de maneira diferente... Em última instância o que conta realmente é que, quer o animal seja comprado, adoptado ou recolhido, que seja bem tratado e respeitado e não visto como um bonequinho de trapos ao qual se pode fazer tudo porque ele não tem sentimentos como "nós".
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda jan 20, 2014 10:37 am

dinodane Escreveu: Criar bem tem custos. E toda a gente se pela por um animal de raça... visite um canil ou uma associação e verá pouquíssimos animais de raça pura.
há quem não se pele por animais de raça!
não tenho nenhum (já tive cães) e duvido muito que alguma vez os venha a ter. e poderia tê-los de graça e por oferta dos criadores.

porque não tenho nem virei a ter ??? muito simples....são previsiveis! num animal de raça sabemos o que temos. em termos morfologicos, de personalidade, de evolução do animal.
muito chato para meu gosto.
adoro coisa imprevisiveis. 8)

e não tenho rafeiros por serem mais bonitos que os outros, por serem "arraçados" disto ou daquilo.
tenho gatos porque gosto de gatos! enquanto animais. e cada um dos que lá tenho em casa me caiu no colo por uma razão....
uma delas este 5 anos à espera que alguém a adopta-se....
8)

e como eu....conheço mais amantes de rafeiros.

porque não há mais animais de raça em gatis ? embora já os vá havendo....porque houve um investimento financeiro que leva as pessoas a pensarem duas vezes antes de abandonarem.(daí eu defender a taxa de adopção) e porque muitos deles estão chipados (tenho criadores amigos que já recebem chamadas de vets por terem gatos seus na rua....).
breakpulse
Membro
Registado: quarta jun 26, 2013 8:58 am

segunda jan 20, 2014 12:12 pm

E depois de tanta conversa... o autor/autora do tópico não disse mais nada...será que vai comprar o persa de 150€?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 20, 2014 2:42 pm

breakpulse Escreveu:E depois de tanta conversa... o autor/autora do tópico não disse mais nada...será que vai comprar o persa de 150€?
Nem sequer respondeu à mensagem privada que lhe enviei com um link para uma gata Persa que estava para adopção :roll: Abriu a mensagem, e "bota pa bingo..." A falta de educação é uma coisa terrível... :lol:

Falando em Persas para adoção e animais de raça, abandonados... e, atenção que a gata que recomendei à forista deste tópico, não se trata da Persa que abaixo vou explicar uma situação triste:

Não há muito tempo, recebi uma mensagem privada de alguém que em tempos participava neste forum e que entretanto deixou de o fazer mas que ao querer livrar-se duma gata Persa, com 9 Anos de idade, estando com eles (donos) à 7, contactou-me (via mp) com uma "estorieta da carochinha" que estava grávida, novamente, e tinha que dar a gata pois era imcomportável o facto dela, desde o 1º dia que a receberam, urinar e defecar fora da caixa. Possívelmente por nunca se ter adaptado à presença de outros gatos que ela tinha.
Ora, dei-lhe uma série de dicas, incluindo o contacto duma Vet que eventualmente a poderia ajudar mas o que é facto é que queriam despachar a gata e nem contactaram a Vet em questão nem nunca mais eu soube, afinal, o que é feito do animal?!

Isto para fazer ver a algumas pessoas que, adoptar ou até adquirir por compra, um gato, seja Persa ou "rafeiro", não impede o adoptante ou comprador de despacharem animais, seja passando a "batata quente" para outros que, mais tarde os abandonam, ou até os próprios abandonarem-nos!

Possuir um gato Persa, não é para todos! É um gato cuja manutenção é dispendiosa a nível económico e até de tempo! A maioria vão só pelos "looks", vulgo; "a fofura do Persa" e depois deparam-se com situações de incapacidade total de os manterem, ou então têm-nos a sofrer horrores, precisamente pela incapacidade de o manter nas devidas condições que são exijíveis para a raça...! Que acontece? Está percebido...; mais tarde ou mais cedo são despachados para outrém ou para a rua!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

segunda jan 20, 2014 3:16 pm

Se calhar depois de avaliar os preços em criadores "como deve ser" desistiu da ideia!!! :lol:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda jan 20, 2014 4:20 pm

8)
Responder

Voltar para “Gatos”