Gata com tumores mamários

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

sexta jul 18, 2014 1:20 am

Ana_90 Escreveu:Não mandei para análise.

Começo a ficar assustada pois vejo que em quase todos os casos de gatas que foram operadas aos tumores, passado pouco tempo, volta ou na outra cadeia ou noutros locais:(

Na sua gata de 3 anos, passado quanto tempo é que o tumor voltou na outra cadeia mamária?

E na garganta? Quais foram os sintomas?

:(
Porque nao mandoua.
Ana_90
Membro
Registado: sexta jul 04, 2014 1:54 pm

sexta jul 18, 2014 7:37 am

A veterinária não me falou nisso e também não me ocorreu.

A recuperação está a correr muito bem. Hoje vou à veterinária para fazer os pontos.

Só há uma coisa que a gata ainda não faz, que é beber água mas hoje vou falar acerca disso.
Tfvs
Membro
Registado: sexta mai 16, 2014 8:05 am

sexta jul 18, 2014 9:17 am

Ana_90 Escreveu:A veterinária não me falou nisso e também não me ocorreu.

A recuperação está a correr muito bem. Hoje vou à veterinária para fazer os pontos.

Só há uma coisa que a gata ainda não faz, que é beber água mas hoje vou falar acerca disso.
As melhoras para a gatinha :)
Ana_90
Membro

sábado jul 19, 2014 12:00 pm

Obrigada:)

Ela não anda a beber água porque estamos a dar-lhe latinhas. Normalmente, come sempre secos mas como está em recuperação, damos-lhe latinhas e como têm mais água, não fica com sede.

A veterinária disse que é normal.

Fazer o penso é algo bastante doloroso! Fartou-se de miar quando estavam a tirar o penso. A cicatriz é enorme! É mesmo a barriga toda, de uma ponta à outra.

Colocaram desinfectante e halibut e voltaram a colocar um penso novo.

A rede é que já está a ficar danificada. Está sempre a puxar os fios e a tentar tirá-la. Então quando apanha todos a dormir, durante a noite... é quando se lembra de roer o fatinho!

Mas de resto está tudo a correr bem. A cicatriz não está com secreções, o que é muito bom.

Vai fazer novo penso na terça-feira.

Alguém sabe, como funciona depois da cicatrização estar completa? Tiram logo a rede? É preciso aplicar alguma pomada? A pele naquela zona está sensível.

Do outro lado, na outra cadeia mamária a pele está arroxada mas explicaram que é normal, por causa da cicatrização.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jul 21, 2014 10:33 am

Graças a Deus nunca passei por tal situação mas pelo que tenho falado com pessoas que tiveram que operar gatas e cadelas e também por informação de quem sabe..., há Vets que preferem retirar TODA a cadeia mamária, precisamente para não haverem recidivas... e em todos os casos deve-se SEMPRE enviar a "massa" e tecido retirado para citologia... Não percebo por que raio a Vet não enviou?! :roll:

Continuação de boa recuperação da gatinha,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ana_90
Membro

segunda jul 21, 2014 10:41 am

A veterinária não me falou nisso. Disse-me apenas que na maior parte dos casos, os tumores são malignos.

Tenho é de lhe perguntar se fizeram o raio x aos pulmões, porque segundo já ouvi dizer, é o primeiro local onde o tumor se espalha.

Esta noite, já foi ter comigo à cama e quis dormir lá.

Amanhã é dia de novo penso, o que me custa imenso!:(
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 21, 2014 8:39 pm

Sim, nos casos de cancro da mama há que tirar raio x aos pulmões porque normalmente é o primeiro lugar para onde metastiza e esse diagnóstico é muito importante para o prognóstico do animal.

Espero que esteja tudo bem e que a sua gatinha recupere bem e viva uma longa vida.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ana_90
Membro

terça jul 22, 2014 1:00 pm

Está sempre a roer a rede, já quase que chega ao penso. Já tem o fato todo destruído.

Hoje vai fazer um novo penso e se for possível, tirar alguns pontos, conforme esteja a cicatrização.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça jul 22, 2014 2:04 pm

http://www.mspca.org/vet-services/angel ... tives.html

neste site tem alternativas que penso a poderão ajudar....
o colar "em boia" resulta muito bem.
Ana_90
Membro

terça jul 22, 2014 3:11 pm

Obrigada pelo site!!:)

Parece-me ser uma boa solução a t-shirt!

Parece-me que lhe tenho de fazer eu um fato novo. Não vai é ser fácil vesti-lo.
Ana_90
Membro

quinta jul 24, 2014 2:02 pm

Já fiz um novo fato, que entretanto, ela também já roeu!

Amanhã é dia de novo penso e vão tirar pontos. Vamos ver como corre.

Ela tem se portado muito bem.

Alguém me sabe dizer se depois de todos os pontos estarem tirados, ainda é preciso aplicar pomada na cicatriz ou ela já pode andar normalmente sem o fato?
homeless
Membro Veterano

quinta jul 24, 2014 3:27 pm

Depois de tirado e penso e os pontos não costumo por mais nada....

boa sorte!
Ana_90
Membro

sábado jul 26, 2014 3:02 pm

Já tiraram metade dos pontos ontem.

Terça, tiram a outra metade e se tudo correr bem, já pode voltar à sua vida normal, sem redes nem fato.

Entretanto, já arrancou o penso que lhe colocaram ontem, mesmo depois de termos feito um fato novo.

Questionei a veterinária que a operou quanto aos tumores, se estavam no início ou numa fase mais avançada.

Foi-me dito que só se tivessem ido para análise é que era possível ter uma certeza mas pelo que viram no momento da operação, os tumores estavam soltos, ou seja, não estavam agarrados às mamas, o que é "bom" sinal.

Quanto à probabilidade de mestatizar para os pulmões, disseram-me que por vezes, nos raio-x, não se vêm os tumores. Só são visíveis quando já são muito grandes mas para não me preocupar com isso nem ler o que se diz na internet.

Questionaram se ela tem problemas a respirar ou se tosse mas não.

A zona da cicatriz ganhou líquidos, que as veterinárias drenaram. Agora, está a tomar medicação para os líquidos saírem.

Em relação à esterilização, já se nota que está uma gata bem mais calma e mais caseira.

Membros,

Se tiverem ou se já tiveram gatas nesta situação, partilhem, por favor! É sempre bom termos conhecimento de outras histórias, para ficarmos alertas! :)
Ana_90
Membro

quarta jul 30, 2014 10:52 am

Ontem já tiraram os pontos que restavam.

Já não tem o fato e já começou a beber água.

O que me preocupa neste momento é que a última mama da outra cadeia, junto à zona onde foi esterilizada, está inflamada.

A veterinária viu mas não se pronunciou muito, dizendo, apenas, que poderá ser uma inflamação, para irmos vigiando.

Será possível que em 15 dias surja um novo tumor??
homeless
Membro Veterano

quarta jul 30, 2014 11:46 am

coitada da bicha....com um bocado de sorte...
as melhoras.
Responder

Voltar para “Gatos”