Olá!
Venho só partilhar a minha experiência, eu costumo esterilizar as minhas gatas antes de elas sequer pensarem em ter cio, logo seria difícil que alguma engravidasse. Mas se isso acontecesse eu sinceramente mandava esterilizar na mesma, o mais cedo possível para haver menos complicações.
Uma gata de rua que recolhi estava grávida, não sabia exactamente de quanto tempo, foi logo para esterilizar. O vet depois disse que ela estava mesmo no fim da gravidez, fiquei com medo que ela tivesse sequelas físicas ou psicológicas, mas não. Pelo menos não que eu notasse. Fisicamente recuperou lindamente e psicologicamente não pareceu alterar-se em nada, o que ela queria era comida e carinhos e uma casa, não me pareceu sequer ter notado alguma coisa.
Penso que não devemos confundir os animais com os seres humanos. Os seres humanos têm expectactivas em relação ao futuro, os animais nem tanto. Por exemplo, as gatas depois do parto quando vêm as crias, agem de acordo com isso e protegem-nas e tratam. Mas se não virem as crias, não sentem a falta delas, não são seres humanos, não têm essa expectativa.
O que os vets fazem nesses casos é que ao esterilizar retiram o útero por inteiro como quando as gatas não estão grávidas, só que estando grávidas vão os embriões que estão dentro do útero são retirados com este. Sinceramente, está tudo anestesiado, acho que não sentem nada (caso já tenham o sist. neurológico desenvolvido, podem até nem ter e nem sequer podem sentir).
O meu conselho é que esterilizem essa gata o mais rapidamente possível (não vejo que a eco seja necessária), se a vet a que forem hesitar vão a outro vet que seja experiente.
gatinha perdida-abandonada já tem um lar
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
- Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)
obrigada pelas sugestões...vou falar com o novo dono e também com a veterinaria do meu Tó...de certeza ela vai ajudar-nos a decidir o que é melhor para a gatinha (já me tou a passar com ele...não arranja um nome para a gatinha
).
fiquem bem
Ana

fiquem bem
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
quando a kitty veio, estava pele e osso. ao fim de pouco tempo, comecei a ver uma barriguinha. ia-me passando. teria uns 4 mafarricos. então tirava uma da rua para pôr em risco esses quatro? foi à faca e ficou óptima. também aconteceu "roubar" uma gata que estava constantemente a parir e era muito maltratada. estava no limite de poder ser esterelizada. com essa, fiquei mesmo aflita. mas a recuperação também foi óptima. menos uns desgraçados ficaram por aí.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
... e ñ se esqueça de lhe dizer o quanto antes para arranjar um arranhador tem de ser logo de inicio senão ñ funciona!!!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Ontem à noite lembrei-me que os gatos dos meus vizinhos preferem arranhar uma caixa de cartão que o arranhador. É uma solução simples e barata (caso essa gata também goste), só tem o inconveniente de espalhar pedacinhos de cartão pela casa toda.
Se ela se habitua aos sofás sem ter nenhuma alternativa é que é pior...
Se ela se habitua aos sofás sem ter nenhuma alternativa é que é pior...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Olhe que as coisas não são bem assim ....hecep Escreveu:Por exemplo, as gatas depois do parto quando vêm as crias, agem de acordo com isso e protegem-nas e tratam. Mas se não virem as crias, não sentem a falta delas, não são seres humanos, não têm essa expectativa.
Sei do que estou a falar ... a minha Naria, quando tirei duas das crias, para dar, fartou-se de as procurar ....

<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>