Medicamentos que não devem ser dados aos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quinta mar 04, 2004 6:05 pm

A Lolita está óptima, elegantérrima, um pelo que parece seda, um feitiozinho de prima-dona mimada :lol:

Enviei uma carta registada à pessoa, fez questão de não responder :roll:

Passo à porta do consultório muitas vezes, ainda não perdi a vontade de entrar lá e lhe pregar umas valentes cachaporradas.
V.
sromao
Membro
Registado: quinta ago 28, 2003 12:05 am

quinta mar 04, 2004 6:36 pm

Tadinha da Lolita :(
Se fosse com algumas das minhas meninas perdia as estribeiras e não sei o que faria. :evil:

Acho muito útil o tópico. Faz sempre bem lembrar aos mais desconhecedores desta matéria os malefícios da medicação sem ser aconselhada pelo vet. Há alguns anos, ainda era a minha cadela bébé como estava com febre fui à UZ e disserarm-me que podia dar-lhe Ben-u-ron (500mg).Certo é que funcionou :o
Nunca me passaria pela cabeça dar algo a elas que não fosse o vet a receitar.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta mar 04, 2004 7:34 pm

vcruz Escreveu: Enviei uma carta registada à pessoa, fez questão de não responder roll

Passo à porta do consultório muitas vezes, ainda não perdi a vontade de entrar lá e lhe pregar umas valentes cachaporradas.
V.
E apresentar queixa na ordem, não pensou? Podia ser que funcionasse e evitasse que o mesmo erro fosse cometido novamente.

Cumprimentos,
Susana
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mar 04, 2004 7:52 pm

Parabéns pelo tópico.

Uma chamada de atenção. Acetaminofeno é o mesmo que paracetamol para quem não sabe...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Fourpows
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Contacto:

quinta mar 04, 2004 8:33 pm

Olá a todos
Realmente este deve ser um dos tópicos mais interessantes que apareceu no fórum dos gatos ultimamente.

Tenho uma correcção a fazer.
É que a Aspirina (ácido acetilsalicílico) pode ser administrada a gatos desde que na quantidade indicada e de uma forma cautelosa. É que os nossos bichanos têm dificuldade em metabolizar e excretar salicilatos.

Um abraço
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quinta mar 04, 2004 9:01 pm

Olá a todos,

Ora aqui esta uma informação recebida por mim com mto agrado. Pois as uns tempos uma pessoa proxima de mim resolveu dar meia aspirina ao seu mais que tudo que estava doenntinho.

Qd sobe..mesmo não sabendoque a aspirina fazia mal...achei por bem ir com o pequeno e a Srª ao vet. Ficou internado, levou 5 dias a sua recuperação. Não tenho boa impressão da clinica, mas enfim.

Tudo correu pelo melhor...e o pequeno la continua a pedir diariamente o seu bifinho de avestruz :lol:

No entanto, serviu de emenda...para aqueles que de perto viveram aquela experiencia.

Mediacamentos....o meu peludinho só tomo com receita medica :D :D

Bjs

Sgomes
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mar 04, 2004 9:09 pm

Grande VET....

Que horror, tadinha da gata. Ela está bem agora? E a vet foi castigada
se calhar teve o mesmo castigo que aquela que diagnosticou uma lesão na coluna ao serafim e o queria abater:roll: como errar, é humano... lá vamos cantando e rindo :cry:

quantos aos medicamentos em geral, tudo depende. um vet mandou-me dar aspirina ao gato. mesmo em doses mínimas, depois de tudo o que ouvi, nem pensei nisso.
os calmantes podem ter um efeito contrário - excitam muito os gatos.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta mar 04, 2004 9:57 pm

vcruz Escreveu: Eu dei Brufen xarope à Lolita receitado pela anterior vet.
Só lhe provocou uma pancreatite, anemia, destruição da flora intestinal e problemas renais.
7 dias de internamento, 5 deles a soro, diarreia durante 5 meses (2 ou 3 dias por mês, comida de dieta desde então.
faz hoje um ano que foi internada.
V.
Lembro-me perfeitamente da história da Lolita! Que bom que está tudo bem com ela! :)
vcruz
Membro Veterano

sexta mar 05, 2004 9:01 am

Obrigada Will, felismente, tudo se resolveu em bem, mas a gatinha teve dores horríveis e nós passámos dias em agonia, escusadamente :|

Quanto a fazer queixa na ordem, não, não fiz.
Na altura só me apetecia chorar, ou partir o consultório à pessoa, optei por lhe escrever comunicando a situação, já a Lolita estava em casa a recuperar.

Mas o que nos aconteceu, só prova que mesmo receitado pelo vet. o medicamento pode não ser o indicado...
Aliás, o que me contaram na altura é que o Brufen tem a venda proibida em Espanha e que pode provocar lesões graves no estômago.
Foi receitado a uma gatinha de 4 meses...
:roll:
V.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mar 05, 2004 12:08 pm

Olá

Era mesmo da Lolita que eu falava ;) Pois foi dos primeiros casos que me chocaram aqui na Arca.
O Brufen até para os humanos pode ser prejudicial.
Eu leio sempre as bulas antes de tomar qualquer coisa e com os medicamentos das gatas faço o mesmo. Normalmente na Clinica onde vou, eles quando receitam alguma coisa mostram-me os panfeletos dos medicamentos, ou as bulas, ou aquela espécie de dicionário dos medicamentos (não me lembro do nome) com a explicação de para que serve. Por isso confio no que receitam. mas questiono tudo.
Eu já estive muito mal com um medicamento que me foi receitado e por isso sou sempre super cautelosa ;)

beijokas
Kathleen
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mar 09, 2004 10:37 pm

up
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta mar 10, 2004 12:36 pm

Atenção a outra situação. Por vezes até são os farmaceuticos que sugerem medicamentos para tratar os gatos/cães, mas eles não têm formação para tal!

Um dos meus gatos precisava de um protector hepático e o vet receitou um para uso veteriário (que se vende na farmácia). A farmaceutica como nao tinha sugeriu um para humanos. Até podia não fazer mal, mas ela sabia? Não, pois não sabia. Optei por não arriscar e avisa-la dos poteciais perigos que pode expor um animal! Ela agradeceu :D

Susana
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta mar 10, 2004 12:47 pm

Há aqui um aspecto que me faz muita confusão. Não é que os meus animais tenham estado muitas vezes doentes mas, com excepção de Clamoxyl injectável, desde há uns dez anos para cá, nunca foi receitado qualquer medicamento que não seja para uso veterinário. mas parece-me que esta prática não é seguida por muitos vets, não é? Gostaria de saber porquê.
Maria Jo&atilde;o
vcruz
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 1:16 pm

Pois é, Maria João, também não sei.
Mas no Verão passado, numa fase má das diarreias da Lolita, em que nem os pózinhos que a vet. receitava funcionavam e teve de apanhar injecções, a vet. disse que se ela continuasse com os problemas, teria de se fazer um tratamento com um medicamento "humano", acho que se chama Primperan, ou algo do género.
Como a rapariga tinha ficado toda escangalhada por causa de outro medicamento "humano", dei um salto e agarrei-me à marquesa toda a tremer- a sério :o
A vet. disse que na situação dela, seria o medicamento mais adequado e que não lhe causaria problemas alguns.
Acabou por não ser preciso, pois em Agosto, a fase das diarreias terminou.
Mas faz-me também alguma comichão no cérebro : se há medicamentos específicos para uso veterinário, porquê receitar dos outros?
Ou a farmacopeia veterinária não abrange todas as doenças?
V.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mar 10, 2004 1:32 pm

eu ultimamente, só tenho comprado medicamentos na farmácia para cães e gatos. por um lado, é bom porque consigo comparticipação, por outro, não sei. mas se os princípios activos sãos os mesmos, a diferença deve ser sempre a dosagem. por acaso até estou chateada. o max está a tomar um anti-depressivo que também funciona para a bulimia. conclusão- o cão começou a comer menos e está magrito. a vet diz que isso não a preocupa, porque o tratamento só dura 2/3 meses e que com o tempo, o apetite ia voltar ao normal. acertou em parte.
Responder

Voltar para “Gatos”