Fiv-conheça a doença!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 09, 2004 8:42 pm

Pois é...isto é tudo muito boas intenções...o pior é admitir que depois de se ter um gato e descobrir mais tarde que tem FIV e ir colocá-lo num local onde hajam mais gatos com a doença ou dá-lo a alguém, não exclui rigorosamente nada de que o gato já não tenha infectado os restantes residentes...portanto essa de o despachar para outro lugar, é muito lindo, sim senhor... :roll: ( esta é mesmo de quem gosta de gatos...não hajam dúvidas algumas...realmente...:roll: não presta...despacha-se... :evil: ) .

Pois eu tenho o Matateu que os testes deram positivos e não o despachei... separei-o das gatas e gastei uma pipa de massa a fazer vedações, tanto para o separar como para não fugir.

Mesmo assim, todo o esforço não exclui a hipótese de ele um dia, por qualquer razão conseguir evadir-se para o lado das gatas ou vice versa e que fiquem contaminadas, mas que faria eu ? despachá-lo para outro lugar...? :roll: :? :(

Além do mais, o teste foi o de Kit e nesses eu não me fio. De qlq forma teria sempre que estar separado pois tanto as gatas como ele são muito territoriais.

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quarta mar 10, 2004 4:22 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

terça mar 09, 2004 9:23 pm

ola.....

pois é cá estou eu...fui eu sim sr. Casadeanaval....não só atacou o meu filho como vinha doente e faleceu uns meses depois....mas sempre tratado com o respeito que merecia..e o que valeu foi que como o ataque se deu umas semanas depois de cá estar ...tinha sido junto com os outros há um ou dois dias...voltou para o lado de lá da casa, (que permite a que possa separar um ou mais gatos consoante a necessidade, hoje em dia tenho a Milady separada ainda dos restantes....... ;) ,) o que não invalidou que me morressem de forma brusca e aflitiva de magreza e febre e tumores.....(indica alguma coisa...??) dois dos bebes que tinha na altura...terão sido mordidos...? terá sido coicidência....não sei só sei que morreram e ele em seguida....foi dramático..e veio com garantia e tudo este gato..veio de uma instituição muito popular até por sinal........depois disso tudo fez testes e nenhum dos amiguinhos tem doença nenhuma....pelo menos os grandes....agora é só esperar que os bebes crescam para fazer os testes.....mas parece tudo malta saudável..... ;)

fiquem bem
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mar 09, 2004 9:31 pm

Espero que continuem todos bem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta mar 10, 2004 9:21 pm

Bem gostaria de esclarecer ainda uns pontos que para mim são importantes e que são os seguintes:

Realmente o FIV não se transmite por via sexual mas é no acto sexual que há maiores riscos de transmissão devido a não ser um acto pacífico. Dos preliminares constam os arrufos e mordidelas seguidos de lambidelas e ron-rons. Uma das minhas fêmeas ao ser agarrada pelo macho ficou com uma ferida em que se via o microchip. É por isso que é importante os criadores testarem machos e fêmeas e não só as fêmeas.

Quem adquire um animal, seja ele para si próprio ou para adopção tem que ter sítio para o manter separado dos outros até se efectuarem os despistes. Pessoalmente só recolho animais adultos para evitar que o espaço que tenho disponível esteja ocupado durante muito tempo. Gatinhos bebés só de raça em criadores de confiança.

Não é pelo animal estar castrado/esterilizado que não ocorrerão lutas. Só não ocorrem as lutas por dominancia sexual porque as de posse de comida, melhor território, etc. ocorrem sim.

Quem recolhe um animal para adopção tem que estar preparado para o caso de não arranjar dono para ele e ter de ficar com ele por tempo indefinido. Sendo assim não deverá recolher mais animais do que o espaço disponível para os manter separados. Esta parte é importante porque quem gosta de gatos, muitas vezes não consegue raciocinar com clareza ao ver um bichano desamparado a necessitar de ajuda. Relembro que no fim da Primavera passada e tendo já todo o espaço disponível para gatos lotado, não consegui alhear-me de um gato adulto super-simpático e trouxe-o para casa visto que no Verão sempre tenho mais anexos vazios já que com o bom tempo não é necessário guardar as alfaias e ferramentas agrícolas. Até lá nunca tinha recolhido gatos em que os despistes dessem positivo e por isso arrisquei pensando que até vir o mau tempo já teria arranjado dono para ele. Só que esse gato tinha FIV e só mesmo quase no fim do limite de tempo é que consegui arranjar dono para ele. Mas se não tivesse encontrado dono, não o iria juntar aos outros, não o iria pôr na rua, não havia espaço no cantinho dos FIV das associações e a resposta seria mesmo a eutanásia, por muito que me custasse porque gosto de animais sim e por isso mesmo não iria expôr os saudáveis.
Leonilde Escreveu: ( esta é mesmo de quem gosta de gatos...não hajam dúvidas algumas...realmente... não presta...despacha-se... ) .
Maria Jo&atilde;o
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta mar 10, 2004 9:32 pm

leonilde, mas ninguém disse aqui que despacharia o animal :|
Sabes bem que todas nós gostamos dos gatos, apenas defendi que não sujeitaria o meu gato saudável a um infectado pelo que a mariajoaomarques disse, as lutas não ocorrem só pelo cariz sexual, obviamente devemos analisar a personalidade do gato num caso individual, mas aqui estamos a falar no geral.
Tenho grande simpatia por gatinhos Fiv, principalmente por serem discriminados por estarem doentes, mas não vejo a minha opinião como discriminação e sim como protecção, porque o Fiv é antes de mais uma doença e se "abandalharmos" demais estamos a contribuir para o aumento dos números, se queremos erradicar a doença, temos de prevenir a sua proliferação e embora em probabilidade reduzida de contágio entre animais esterelizados, não podemos arriscar...É por exactamente gostar deles que quero o melhor para eles...
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quinta mar 11, 2004 11:45 am

mjoaomarques Escreveu: Mas se não tivesse encontrado dono, não o iria juntar aos outros, não o iria pôr na rua, não havia espaço no cantinho dos FIV das associações e a resposta seria mesmo a eutanásia, por muito que me custasse porque gosto de animais sim e por isso mesmo não iria expôr os saudáveis.
Só posso estar a ler mal! :evil:
Qual é a sua legitimidade em mandar assassinar um gato saudável, apenas por ser PORTADOR de um vírus??

Os humanos com SIDA tb são para abater, presumo?
Babette
Membro Veterano
Registado: quinta mar 11, 2004 11:20 am
Contacto:

quinta mar 11, 2004 11:55 am

Mas se não tivesse encontrado dono, não o iria juntar aos outros, não o iria pôr na rua, não havia espaço no cantinho dos FIV das associações e a resposta seria mesmo a eutanásia, por muito que me custasse porque gosto de animais sim e por isso mesmo não iria expôr os saudáveis.
Faz me lembrar aqueles anúncios de animais bebés para dar (normalmente de raça :o ) que dizem abate-los se não os conseguirem dar todos :D . Soa-me sempre um bocadinho a chantagem... Neste caso é exactamente a mesma coisa. Há sempre uma alma caridosa que fica com eles ;) . É assim!! É assim que se gosta de animais, atenção, animais saudáveis!! :D
noggy
Membro Veterano

quinta mar 11, 2004 12:05 pm

Babette Escreveu: Faz me lembrar aqueles anúncios de animais bebés para dar (normalmente de raça :o ) que dizem abate-los se não os conseguirem dar todos :D . Soa-me sempre um bocadinho a chantagem... Neste caso é exactamente a mesma coisa. Há sempre uma alma caridosa que fica com eles ;) . É assim!! É assim que se gosta de animais, atenção, animais saudáveis!! :D
É que assim a "culpa" deixa de ser de quem os matou (ou mandou matar), passa a ser de quem não os quis adoptar...

É o dois em um... livram-se do problema e transferem a culpa...
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta mar 11, 2004 12:58 pm

noggy Escreveu:
Kathleen Escreveu: O FIV tem o mesmo tipo de transmissão do HIV nos humanos.
Mais uma vez não é verdade!!
O FIV, ao contrário do HIV, não se transmite por via sexual!!!

Transmite-se EXCLUSIVAMENTE por sangue e de mães para filhos...
Noggy, mas o HIV tb só se transmite por contacto sanguinio ou de mãe para filho.

Fala-se no contagio por relações sexuais porque há grandes probabilidades de existirem feridas ou fissuras!

Assim podemos concluir que o modo de trasmissão é o mesmo, os sintomas são os mesmos, é tudo igual...

As pessoas precisam ser informadas sobre este assunto. Muitos veteriários limitam-se a dizer aos donos do gatos infectados que é uma doença contagiosa e que nao tem cura. Quem não conhece, quem ñão tem exemplos acaba por fazer o sugerido pelo vet, sem sequer colocar a hipótese de tratamento. Um gato com FIV/FeLV pode viver muitos aos com qualidade de vida. Pode ser feliz, brincar, tudo o que um gato saudavel faz!

Susana
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quinta mar 11, 2004 3:05 pm

Eu passo muitos dias sem vir aqui, por falta de tempo e não só, há um dia em que o decido fazer e deparo-me com barbaridades destas.
Desculpem mas dizer quer se eutanásia um gato sem motivos e ao mesmo tempo dizer que se gosta de animais eu não consigo entender, quando muito essas pessoas gostam de animais que não representem o mínimo risco para elas. Isso não é gostar. Gostar é defender aqueles que mais precisam e de certeza que um animal que é tirado da rua supostamente para ser tratado e para ficar melhor não está à espera que isso represente a morte.

Embora já tenha sido dito aqui milhentas vezes que FIV NÃO É DOENÇA, fiv é apenas e só um vírus que pode OU NÃO activar, que um GATO NÃO MORRE DE FIV, um gato morre de uma outra coisa qualquer que poderá ou não ser mais complicado tratar por ser portador, que um gato portador do vírus pode VIVER SAUDÁVEL muitos e longos anos sem haver manifestação nenhuma do mesmo, continua-se aqui a dizer que “nunca juntaria um gato DOENTE”, e pior que isto afirmar categoricamente que MATARIAM um animal apenas e só por ele ser portador.

O ano passado tirei uma gata que ia ser eutanasiada de uma clínica. Tinha dado Pif e Fiv positivo. Era de rua, tinha 14 ou mais anos..........a gata foi adoptada, aguentou duas operações de seguida. Foi devidamente tratada, vive feliz com quem entendeu que ela o merecia, o pif estava na cabeça do vet e num teste falível de kit, o fiv continua com ela. Fiv vírus, não fiv doença porque doença ela não tem, a não ser velhice.

Claro que o perigo de contágio existe, ninguém diz o contrário. No entanto uma amiga minha tem 2 gatos positivos há 9 anos e nunca naquela casa houve contagio, ela tem 22 neste momento. Repete frequentemente os testes por isso mesmo. No entanto o ano passado, ela mesma, levou para casa o vírus da pauleucópenia, morreram-lhe oito gatos, foram estes os velhotes, apesar de vacinados e os bebés ainda não vacinados. Os dois com Fiv continuam lá vivos e saudáveis.

Sei quem tem gatos dadores de sangue a conviverem com gatos fiv positivos. Por isso mesmo sempre que vão dar sangue o teste é repetido, um deles tem 6 testes feitos (salvo erro), todos negativos. Perigo de contágio há sempre, a opção terá sempre que ser do dono, mas casos como estes e outros que conheço, provam-me que não é assim tão fácil isso acontecer. Nunca me livraria de um gato meu pelo facto de dar positivo, não entendo quem afirma que “se MAIS TARDE” descobrisse que o gato tinha fiv não o matava, tentava arranjar-lhe um outro dono”. Ora bem ao descobrir “mais tarde” quer dizer que já teria havido contacto.......Como eu ao fim de poucos dias já estou tão presa a eles que sofro horrores sempre que tenho que entregar um pendurinha, imaginem-me a ser obrigada a “livrar-me” de uns dos meus!!!

Em resumo e para finalizar porque o texto já vai longo, quem tiver o “azar” de se cruzar com um gatinho fiv positivo, tem duas opções. Ou entende que sendo um animal saudável tem direito a tudo que um negativo tem e vai mover montanhas, se preciso for, para que ele, se calhar com mais alguns cuidados, o seja, ou pode pura e simplesmente tomar a decisão mais fácil: Livrar-se do “fardo”. De seguida deitem-se e durmam felizes, eu nunca o conseguiria porque gostar de animais é gostar de todos os animais.
À Maria João apenas um único pedido, se por acaso no futuro um gatinho com fiv tiver o azar de se cruzar consigo não o mate, peça ajuda e vai ver que várias pessoas se vão disponibilizar de imediato para ir a sua casa e retirar de lá o animal portador da “peste”, vai de certeza aparecer alguém que dará a esse gato muitos o longos anos ( quem poderá saber?) de uma vida longa e feliz.

Fiquem bem
Fátima
Babette
Membro Veterano
Registado: quinta mar 11, 2004 11:20 am
Contacto:

quinta mar 11, 2004 3:55 pm

noggy Escreveu: Os humanos com SIDA tb são para abater, presumo?
Mas concerteza!
Deviam colocá-los todos numa ilha, assim é que era! :D :D :D
mjoaomarques Escreveu:Mas se não tivesse encontrado dono, não o iria juntar aos outros, não o iria pôr na rua, não havia espaço no cantinho dos FIV das associações e a resposta seria mesmo a eutanásia, por muito que me custasse porque gosto de animais sim e por isso mesmo não iria expor os saudáveis.
É uma boa maneira de matar o problema!

Já li este comentário há algumas horas mas continuo chocada... :evil: :evil: :evil:
Fico a pensar, se isto é gostar de animais.... :( :( :(

Infelizmente este mundo está cheio de gente doente, doenças mesmo, e bem piores, como a estupidez, a crueldade e a ignorância que parece que fazem questão em manter.
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

quinta mar 11, 2004 6:43 pm

CasadeAnaval Escreveu:

Quanto à situação do " veterinário MANDAR abater", acho estranho, para mais porque quem MANDA é sempre o dono, o veterinário segue as indicações dadas. De facto a resposta foi bem dada pela vet, ela tem de se basear em algo, não ? :o .
Na realidade foi mesmo a veterinária a responsável pela eutanásia, ela tinha o gato para adopção e já tinham arrnajado dono, mas assim que fez o teste com kit pô-lo a dormir nesse mesmo dia, sem se quer perguntar à pessoa que o queria se se mantinha interessada e nem esperando mais um ou dois dias para saber se arranjava dono... O que até tinha acontecido, pois houve alguém que se disponobilizou logo para ficar com o gato uma vez que já tinha gatos com fiv em casa...
noggy
Membro Veterano

quinta mar 11, 2004 7:48 pm

CasadeAnaval Escreveu: De facto a resposta foi bem dada pela vet, ela tem de se basear em algo, não ? :o .
Esta tinha-me escapado e só agora que a Kika a citou é que eu vi!!!

Trata-se de matar um gato saudável, eventualmente portador de um vírus!!!

Um vet consciente deveria pensar ao contrário, Vasco.
Um vet consciente deveria basear-se sempre em algo mas era para lhe salvar a vida e não arranjar desculpas para abater um gato saudável...
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta mar 11, 2004 11:33 pm

noggy Escreveu: ...
Os humanos com SIDA tb são para abater, presumo?
Aqueles que sabem que são portadores e que mesmo assim contagiam outras pessoas deveriam ser bem castigados sim. Além de que o seu conceito de saudável é diferente do meu. Acho que deve dar uma vista de olhos pelo dicionário.
babette Escreveu: Faz me lembrar aqueles anúncios de animais bebés para dar (normalmente de raça ) que dizem abate-los se não os conseguirem dar todos . Soa-me sempre um bocadinho a chantagem... Neste caso é exactamente a mesma coisa. Há sempre uma alma caridosa que fica com eles ...
Babette há-de fazer o favor de me mostrar onde é que encontra indícios de chantagem nos meus anúncios de adopção.
babette Escreveu: É assim!! É assim que se gosta de animais, atenção, animais saudáveis!!
Não sei em que zona vive mas posso garantir-lhe que na minha, animais abandonados estão muito longe de serem saudáveis. Eu é que faço questão de só os entregar já curados das suas maleitas além de castrados, vacinados, desparasitados e com microchip. Prefiro recolher 15 gatos por ano e transformá-los em perfeitos pet do que recolher 150 , matar-lhes a fome e deixá-los viver em condições miseráveis. Para isso existem as Associações e eu não sou uma delas.
noggy Escreveu: É que assim a "culpa" deixa de ser de quem os matou (ou mandou matar), passa a ser de quem não os quis adoptar...
É o dois em um... livram-se do problema e transferem a culpa...
Por acaso está-se a ver ao espelho, não?

Claro que sentiria desgosto se o gato tivesse sido eutanasiado. E culpa por ter cedido ao coração (e não à razão) por ter recolhido mais um gato sem ter condições para tal. Mas CULPA sentiria, se ao fim de uns meses, tivesse descoberto que esse gato teria contagiado os outros.
Miau Escreveu: Um gato com FIV/FeLV pode viver muitos aos com qualidade de vida. Pode ser feliz, brincar, tudo o que um gato saudavel faz!
E por isso nunca perdi a esperança de encontrar um dono para este gato. Um dono que ainda não tivesse gatos ou um que tivesse gatos com o mesmo problema.
fabriro Escreveu: À Maria João apenas um único pedido, se por acaso no futuro um gatinho com fiv tiver o azar de se cruzar consigo não o mate, peça ajuda e vai ver que várias pessoas se vão disponibilizar de imediato para ir a sua casa e retirar de lá o animal portador da “peste”, vai de certeza aparecer alguém que dará a esse gato muitos o longos anos ( quem poderá saber?) de uma vida longa e feliz.
Viu-se. Não houve uma única pessoa ou Associação a bater-me à porta.

Mas podem ficar descansadas que nunca mais me verei em tal situação porque só recolherei o nº de gatos para o qual estou capacitada.

Quero ainda perguntar de onde tiraram a idéia de que o animal estava bem (e já agora bonito, não?) quando o recolhi. Se assim fosse não o teria feito porque concerteza, ele teria dono.
Maria Jo&atilde;o
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mar 12, 2004 12:07 am

Maria João ando bastante afastada deste forum , mas não me lembro de alguma vez ter visto aqui um pedido de ajuda seu. Aqui neste forum onde tanta coisa se escreve sem interesse, onde tanto se critica, onde tanto se ataca quando na realidade o objectivo principal deceria ser ajudar de alguma forma as pessoas que como a Maria João precisem de ajuda ou melhor os animais por si recolhidos. De certeza que na altura ou não se esforçou o suficiente ou não soube bater às portas certas. Eu já encontrei "salvação" para alguns casos perdidos, não poderia por opção ficar com eles, mas NUNCA mataria um animal, nunca.
Claro que o "seu" gato não estava saudável quando o recolheu, mas não era pelo facto de ter fiv. Não estava saudável por má vida, maus tratos, má alimentação e a prova de que o fiv nada teve a ver com isso é que o gato recuperou e foi adoptado. As suas palavras diziam claramente que estava a atingir o prazo limite em que o podia albergar e que se não arranjasse um dono o matava. Na altura em que estava a atingir o prazo limite e arranjou dono iria matar um gato saudável, sim. Só e apenas por ele ser portador de um virus.
De qualquer forma eu não fiquei com a ideia de que os animais que recolhe são saudáveis, infelizmente sei por experiência própria que isso não acontece, mas não é por terem fiv ou apenas por terem fiv, mas por muitos outros factores.

Vasco quanto aquela veterinária, que eu passei a apelidar de assassina de gatos, nada mesmo nada justifica o que ela fez. Houve pessoas que em desespero começaram a ligar para a clinica às oito da manhã para salvar uma vida, de nada adiantou. Soubemos horas mais tarde que junto com a gatinha tartaruga que já tinha casa para onde ir, um persa tinha tido o mesmo destino. Um persa que até pode ter sido abandonado, mas que também pode ter fugido, ter-se perdido e a quem nem sequer foi dada uma oportunidade de ser encontrado.
Fiquem bem
Fátima
Responder

Voltar para “Gatos”