Ola em relação à idade não vou discutir, sempre ouvi que só seriam fiáveis aos 6 meses. Talvez devido a algum periodo de incubação.sfigueira Escreveu: Bom, já sei que as opiniões divergem mas...
Porque é que meteram na cabeça que os testes Felv/Fiv só são fiáveis a partir dos 6 meses?
E quem é que diz que os testes de Kit não são fiáveis?
Há vets com opiniões diferentes uns dos outros e também há vets e vets, certo?![]()
Dos meus gatos, só a Speedy fez os testes com mais de 6 meses porque era mais velha que isso quando a encontrei. De todos os vets que conheço (e conheço alguns dos melhores do país, tendo inclusivamente trabalhado com eles) nunca ouvi que os testes só seriam válidos depois dos 6 meses...
Aliás é prática corrente nessa Clínica fazerem os testes na primeira consulta dos gatinhos.
Aliás, os gatinhos bebés, se tiverem a pouca sorte de ser contaminados pela mãe à nascença (sendo o Felv transmitido por via placentária e o Fiv poderá ser no momento do parto), podem ser testados com pouco tempo de vida.
A barreira psicológica dos 6 meses aplica-se quando há a suspeita de contágio e é o tempo que leva a confirmar se o animal ficou ou não contaminado.
Cumprimentos,
Susana
Em relação aos testes de kit, o que os vets onde vou dizem é que quando dão negativo em principio pode-se confiar, mas quando o resultado é positivo ou meio duvidoso deve-se repetir em laboratório.
Eu a fazer testes deste preferiria sempre os de laboratório pela fiabilidade.
Beijokas
kathleen