Ajudem uma novata no forum!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça abr 06, 2004 4:52 pm

WaterMonitor Escreveu:
Como já anteriormente aqui disse, faço criação pelo que também me custa ler que alguém pretende cruzar um Persa com um Bosque. Compreendo pois a Leonilde.
Caro Watermonitor... tambem há muuuita coisa que eu leio e com a qual me deparo constantemente que me dá volta ao estômago! Mas há que saber contribuir de modo positivo e não através de bocas constantes que a nada levam.

Isto já aqui foi dito: todas as pessoas, de variadíssimas faixas etárias usam este fórum. Ora a Leonilde, como pessoa respeitada que é aqui, devia usar os seus argumentos doutra forma, porque nem sabemos se a pessoa que abriu este tópico é ainda novinha, ou nao!

Garanto-vos que há uns anos, era eu teenager, nao via nada de mal em fazer criaçao em casa, ate achava que a mistura dava um ar engraçado aos bichos! E de certa forma nao ha nada de mal, mesmo!!! o problema é consciencializarmo-nos que nos gatis e nas ruas estao milhares de gatos a precisar de nós... Essa consciencia só vem com o tempo, com a instrução vinda de terceiros... e nao vem, de certeza, de bocas!
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 06, 2004 5:06 pm

Não faço ideia se a Leonilde mandou uma boca ou se foi um desabafo.

Sei que para as pessoas deste forum os gatinhos europeus estão acima de tudo e acho muito bem, também gosto deles.

Só queria explicar que para quem ama uma raça, seja ela qual for, porque lhes conhece as características e que a tenta reproduzir com a máxima qualidade possível, é um bocado triste ler este tipo de coisas.

Já bem bastam os criadores ditos sérios que reproduzem animais inacreditáveis.

Mas pronto, a mim o que me preocupa é a idade da fêmea.
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça abr 06, 2004 5:12 pm

WaterMonitor Escreveu:
Só queria explicar que para quem ama uma raça, seja ela qual for, porque lhes conhece as características e que a tenta reproduzir com a máxima qualidade possível, é um bocado triste ler este tipo de coisas.
Acredito plenamente que sim. Como em qualquer área, ninguem gosta de ver o seu trabalho a ser defraudado. Entendo isso perfeitamente e daí mais um motivo para querer protege-lo e defende-lo o mais possivel.

Como em qualquer argumento que tenhamos convicção em defender, devemos usar do nosso bom senso e inteligencia para persuadir os outros a seguir o caminho que acreditamos. E não será com pedras que vamos conseguir faze-lo, mas sim a ensinar.

Eu tambem acredito que aquilo da Leonilde fosse um desabafo... ;) mas nada melhor que relembrar que ás vezes um "inofensivo" desabafo pode vir a ser prejudicial a quem mais amamos, neste caso os animais!
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quarta abr 07, 2004 8:10 am

csusana Escreveu: Garanto-lhes que há muito tempo que ponderamos a possibilidade da castração mas parece-me um pouco cruel confesso.
Beijocas e ronrons lol
csusana
Susana,
Pode ser mais cruel ver os seus animais sofrer mais tarde por consequência da não esterilização, tanto um como o outro podem desenvolver tumores precisamente por esse motivo.
Infelizmente é a minha experiência que o diz : esterilize os seus animais, previna possiveis doenças, acaba com os incomodos dos cios, e provavelmente eles vão viver mais tempo.
csusana
Membro Júnior
Registado: segunda abr 05, 2004 12:44 pm

quarta abr 07, 2004 11:44 am

Bom dia:

Confesso que demorei um certo tempo a arranjar coragem para vos escrever mas, nunca pensei sinceramente que a minha questão (inocente do meu ponto de vista), pudesse de algum modo criar atritos. Por esse facto peço a todos os membros as minhas sinceras desculpas.
Contudo nunca pensei que a minha "falta de conhecimentos" de Biologia e Genètica pudessem ser prejudiciais na relação com os meus bichanos, pensei que o amor e carinho que lhes devoto fosse o suficiente. Aparentemente não é.
Não conheço as questões "técnicas" ou "intelectuais" de ter como companhia estes seres fabulosos, pensei sempre que o meu fascinio e paixão fossem suficientes.
Do mesmo modo, para mim é me totalmente indiferente se o gato é persa, siamês ou verde às riscas. Os gatos são para mim como os humanos(melhores ainda), não os discrimino amo-os a todos!!!!
O facto de acreditar na possibilidade de um cruzamento entre a Daisy e o Bob, deve-se a completo desconhecimento da minha parte.
Como o referi ontem, vou prosseguir com a minha intenção de castar o Bob e depois de algumas indicações dadas ontem a Daisy vai seguir o mesmo caminho.
Agradeço um vez mais as opiniões expressas e desculpem o meu desabafo, mas se decidi juntar-me a vós foi para poder aprender algo mais.

Beijocas e ronrons!

Csusana[/quote]
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta abr 07, 2004 11:55 am

Queria só ter a certeza da minha decisão e ouvir a opinião de pessoas que tem tanto interesse nos bichanos como eu.
eu acho que o interesse pelos bichanos passa pela tomada de decisões "cruéis" como a castração. quantos evitariam ser abandonados se os donos o tivessem feito?
por muito amor que se tenha aos animais, acho impossível alguém ter paciência para ter a casa constantemente a cheirar a xi-xi, com o gato a fazer porcaria pelos cantos, etc. há dias , recolhi o flávio. de certeza que o puseram na rua por esse motivo. aqui, ou era castrado ou levava o mesmo caminho. sua exª decidiu gritar toda a noite com cio, saltar para todo o lado. quem aguenta isto? ainda por cima magoou-se e podia ter sido muito grave. no outro dia, foi logo à faca. à noite, estava fresco que nem uma alface. comeu e tudo. agora, é um paz de alma. não me parece nada chateado nem traumatizado. isso sentiria ele enquanto andou na rua.
e porque aumentar o número de gatos abandonados? ele cruza, mas no outro dia, volta o cio e lá continua ele. só mesmo um harém :p
anjaazul
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 11:55 am

Queria só ter a certeza da minha decisão e ouvir a opinião de pessoas que tem tanto interesse nos bichanos como eu.
eu acho que o interesse pelos bichanos passa pela tomada de decisões "cruéis" como a castração. quantos evitariam ser abandonados se os donos o tivessem feito?
por muito amor que se tenha aos animais, acho impossível alguém ter paciência para ter a casa constantemente a cheirar a xi-xi, com o gato a fazer porcaria pelos cantos, etc. há dias , recolhi o flávio. de certeza que o puseram na rua por esse motivo. aqui, ou era castrado ou levava o mesmo caminho. sua exª decidiu gritar toda a noite com cio, saltar para todo o lado. quem aguenta isto? ainda por cima magoou-se e podia ter sido muito grave. no outro dia, foi logo à faca. à noite, estava fresco que nem uma alface. comeu e tudo. agora, é um paz de alma. não me parece nada chateado nem traumatizado. isso sentiria ele enquanto andou na rua.
e porque aumentar o número de gatos abandonados? ele cruza, mas no outro dia, volta o cio e lá continua ele. só mesmo um harém :p
csusana
Membro Júnior

quarta abr 07, 2004 12:14 pm

anjaazul:

comprendo que as minhas palavras relativamente a castração possam não ter sido as mais indicadas, nem sempre conseguimos expressar correctamente o sentimos ou pensamos. por isso mesmo decidi procurar a vossa ajuda a qual já agradeci.

beijocas e ronrons

csusana
anjaazul
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 12:21 pm

comprendo que as minhas palavras relativamente a castração possam não ter sido as mais indicadas, nem sempre conseguimos expressar correctamente o sentimos ou pensamos. por isso mesmo decidi procurar a vossa ajuda a qual já agradeci.
e eu compreendo que para as pessoas seja difícil tomar essa decisão. em casa, foi uma luta para mandar operar a bicharada. foi preciso que uma gata moresse de parto, para que isso fosse "autorizado".
quando o flávio esteve para adopção, o único telefonema que recebi , foi de uma pessoa que o queria para cobrir a gata. ainda pensei que fosse uma brincadeira.
esterelizar as gatas é um bocado dolorosa para elas e para os donos. a castração do gato é muito fácil e sem nenhuma complicação na recuperação. acho que o problema é as pessoas humanizarem demasiado os bichos.
csusana
Membro Júnior

quarta abr 07, 2004 12:30 pm

anjaazul:

lamento imenso o facto de ter perdido a gata.provavelmente o medo de perder os meus me levou a ponderar mais seriamente a situação da castração, neste momento para ambos.
relativamente ao facto de humanizarmos demasiadamente os bichanos, estou completamente de acordo consigo. também eu o faço constantemente, eles são a minha maior companhia uma vez que o meu marido passa muito tempo ausente. não é rara a vez que dou por mim a tratá-los como um igual, embora tenha consciência das nossas diferenças e que as necessidades deles nem sempre coincidam com as nossas.

beijocas e ronrons!
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 12:54 pm

csusana,

Fez muito bem de vir aqui informar-se. Ando por cá há pouco tempo, mas parece-me que a generalidade das pessoas sabe do que fala e partilha com gosto a informação.

Não se aborreça com os atritos. Não criou nenhum e se criasse não era por sua culpa.

Entendo que para si todos os gatos são iguais, mas para mim não é bem assim. Os Persas têm determinadas características e os Bosques outras. Do meu ponto de vista, essas características devem ser perservadas e até melhoradas se possível. Assim, misturar duas raças tão distintas não deve ser feito porque não tem utilidade alguma.

Mas isso é apenas a minha opinião e vale pelo que vale.
csusana
Membro Júnior

quarta abr 07, 2004 1:02 pm

WaterMonitor:

Agradeço-lhe as suas palavras, realmente foi issi mesmo que procurei, informação e apoio.
Quando digo que todos os gatos são iguais, refiro-me à essência do animal em si, às caracteristicas "não fisicas" se assim posso dizer, não à morfalogia e caracteristicas próprias de cada raça. Compreendo e aplaudo pessoas como você que tental preservar e melhorar as raças.
A ideia de juntar os dois, parece-me agora, depois de algumas opiniões que ouvi, mais um " caprico tonto" que uma opção palpável.
E todas as opiniões devem ser sempre consideradas, para que possamos tomar decisões, por isso agradeço-lhe esta e todas as que quiser partilhar!

Obrigado!

Beijocas e ronrons!
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 1:39 pm

Numa raça não existem só características físicas.

É certo que na criação a beleza, ou mais concretamente, a maior semelhança ao standard definido é o que se procura, mas a saúde e o temperamento característico nunca podem ser desprezados.

Certamente que não está à espera de ver um persa rectangular e pesadote a descer de uma árvore a toda a velocidade e de cabeça, pois não? Isso pede-se a um Bosque da Noruega.

Um persa de exposição é tranquilo, bonacheirão e prefere sem dúvida estar ao colo do que ir investigar seja o que for. Se houver confusão, é o primeiro a desaparecer.

Um Bosque é um animal irrequieto, valente, curioso e com necessidade de exercitar a musculatura.

Um foi criado pela natureza, o outro é um puro produto do homem.
csusana
Membro Júnior

quarta abr 07, 2004 2:08 pm

WaterMonitor:

É exactamente esse tipo de informação, essas especificidades de cada raça que eu e provavelmente a maioria das pessoas desconhece. Como disse anteriormente, estou aqui para poder aprender mais, evitar erros, melhorar como pessoa e certificar-me que os meus pikenos são tratados convenientemente.

csusana
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 2:17 pm

Sobre Persas tenho a presunção de saber um pouquinho.

De Bosques, não sei quase nada. Vou apanhando aqui e ali umas coisitas que os criadores da raça dizem durante as exposições. Acho-os muito bonitos, se bem que os que vejo cá em Portugal são um bocado a dar para o pequeno.
Responder

Voltar para “Gatos”