ninhadas até que idade?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça abr 20, 2004 12:16 pm

sandy Escreveu: Podiam me explicar melhor isso da apalpaçao?O que se sente quando existe alguma coisa errada?
obrigada
Olá Sandy,

Como as alterações hormonais podem provocar piómetras (infecções uterinas) e tumores mamários e uterinos é bom qualquer dono de uma fêmea não esterilizada (gata ou cadela) aprender a conhecer bem a zona das glândulas mamárias e barriga do seu animal por palpação (tal como o nosso) para que note qualquer massa (caroço) logo no início. O método que eu uso é semelhante ao que uso em mim própria. Com as pontas do indicador e médio (são os mais sensíveis), passeio por toda a zona de cada mama e barriga.
A infecção uterina é mais fácil de detectar, já que o animal não se sente bem (notamos logo que está a chocar qualquer coisa) e também liberta fluido. Há uns três anos notei que os pêlos em volta da zona genital de uma das minhas gatas se encontrava colado. Ao limpar a zona apercebi-me de uma espécie de aguadilha amarelenta. Fui de imediato ao veterinário e como a infecção estava no início, bastou alguns dias de antibiótico para lhe passar. Confirmou-se com uma ecografia depois do tratamento, que não havia sinais preocupantes.
Maria João
sandy
Membro
Registado: domingo mar 10, 2002 6:55 pm

terça abr 20, 2004 12:23 pm

Obrigada Maria João pela explicaçao,vou experimentar fazer isso á minha gatinha.
bjs
sandra
Responder

Voltar para “Gatos”