Esterilização de bebés
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
OK, _Last_kiss_ nesse aspecto das condições concordo. Não considero que os vets a que posso recorrer tenham as condições para fazer esterilizações qd os gatinhos são bébes logo por enquanto não considero que possa recorrer a elas. Mas se tivesse nos EUA garanto que o faria.
É muito difícil avaliar o carácter dos futuros donos dos gatos. Penso que para um criador é mais fácil pois quem adquire um animal de raça estará mais disposto a investir nele (embora nem sempre seja assim). Os gatinhos que tenho tido para dar são domésticos normais (e lindos claro) se fossem já esterilizados era um descanso muito maior para mim (e provavelmente para eles também). Já apanhei grandes desilusões com pessoas a quem dei gatos, inclusivé pessoas de família que eu julgava que conhecia bem.
De qualquer forma os outros gatos de tamanho adulto esterilizo qd é possível, as fêmeas tento que seja sempre antes do 1º cio.
É muito difícil avaliar o carácter dos futuros donos dos gatos. Penso que para um criador é mais fácil pois quem adquire um animal de raça estará mais disposto a investir nele (embora nem sempre seja assim). Os gatinhos que tenho tido para dar são domésticos normais (e lindos claro) se fossem já esterilizados era um descanso muito maior para mim (e provavelmente para eles também). Já apanhei grandes desilusões com pessoas a quem dei gatos, inclusivé pessoas de família que eu julgava que conhecia bem.
De qualquer forma os outros gatos de tamanho adulto esterilizo qd é possível, as fêmeas tento que seja sempre antes do 1º cio.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
É uma questão algo controversa
Acho que mesmo os criadres devem cuidar-se porque muita gente faz ninhadas e para onde vão as baratuchas? Pois é...para casas de pessoas e para lojas de animais... levam um rico preço e muitas vezes vêm cheios de problemas...
Se comprar algum gato, dinheiro por dinheiro quero tudo a que tiver direito
e obviamente se não for para criação, esterelizarei.

Se comprar algum gato, dinheiro por dinheiro quero tudo a que tiver direito

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Bem eu já dei a minha opinião no outro tópico e por isso só vou acrescentar o seguinte:
Tanto nos machos como nas fêmeas, só perante alguma razão especial é que castraria/esterilizaria antes da maturidade física. Nas fêmeas porque pelo que tenho visto ( e tenho "chagado" muito o vet. com estatísticas) não consigo comprovar a prevenção dos tumores com a ovario-histerectomia antes do primeiro cio. Nos machos no geral (e sempre baseando-me na minha observação), estou convencida que a castração muito precoce realmente provoca danos no sistema urinário e particularmente nos persas porque realmente um macho castrado cedo nunca atinge a expressão e larura de ossos da cara características do macho inteiro.
Quanto à castração/esterilização ser uma maneira de evitar byb's. Não me parece. Um byb se está numa de fazer dinheiro até compra uns gatitos de qualidade e põe-nos na mesma a criar. O que aconteceria é que para o animal render mais rapidamente concerteza as condições de criação ainda seriam mais degradantes. Concerteza que não sou só eu que conhece criadores de nome mais ou menos conhecido, com gatinhos até de boa qualidade (tomara os meus até sairem tão bons) e que não passam de byb's.
Para mim, a castração/esterilização precoce só seria boa porque evitaria a degradação da raça a nível de standard.
Tanto nos machos como nas fêmeas, só perante alguma razão especial é que castraria/esterilizaria antes da maturidade física. Nas fêmeas porque pelo que tenho visto ( e tenho "chagado" muito o vet. com estatísticas) não consigo comprovar a prevenção dos tumores com a ovario-histerectomia antes do primeiro cio. Nos machos no geral (e sempre baseando-me na minha observação), estou convencida que a castração muito precoce realmente provoca danos no sistema urinário e particularmente nos persas porque realmente um macho castrado cedo nunca atinge a expressão e larura de ossos da cara características do macho inteiro.
Quanto à castração/esterilização ser uma maneira de evitar byb's. Não me parece. Um byb se está numa de fazer dinheiro até compra uns gatitos de qualidade e põe-nos na mesma a criar. O que aconteceria é que para o animal render mais rapidamente concerteza as condições de criação ainda seriam mais degradantes. Concerteza que não sou só eu que conhece criadores de nome mais ou menos conhecido, com gatinhos até de boa qualidade (tomara os meus até sairem tão bons) e que não passam de byb's.
Para mim, a castração/esterilização precoce só seria boa porque evitaria a degradação da raça a nível de standard.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
É precisamente o que fazem os criadores de cães que os vendem já com o corte de orelhas... os compradores já arcam com a despesa do corte, incluido no preço do animal.hecep Escreveu: . Quanto aos criadores arcarem com as despesas de esterilização, eles podiam inclui-las no preço dos animais não?
Isto quando o corte era permitido
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Eu adoptei um macho com 8 semanas e como nunca tive gatos machos até gostaria de saber quando o castrar... já tenho ouvido várias versões e mm vet com opiniões diferentes.
Sei que ainda é cedo para pensar sequer no assunto... mas meditar nunca fez mal a ninguém... portanto não solicito opiniões médicas, mas sim experiências práticas... em que altura castrar um macho rafeiro?
bigados antecipados
Sei que ainda é cedo para pensar sequer no assunto... mas meditar nunca fez mal a ninguém... portanto não solicito opiniões médicas, mas sim experiências práticas... em que altura castrar um macho rafeiro?
bigados antecipados

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Eu acho que é quando começar a marcar e a mostrar comportamentos mais sexuais... 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Eu sugiro que o faça antes de começar a marcar (às vezes eles começam e depois não perdem o hábito).
O melhor mesmo é aconselhar-se com o seu vet.
O melhor mesmo é aconselhar-se com o seu vet.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
- Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
- Contacto:
Eu também aconselho a castrar antes de começarem a marcar território! Muita pena tenho eu de não o ter feito ao meu gato nessa altura... Agora, mesmo depois de castrado continua a actividade sexual dele como se nada se passasse.... Marca território, chama as gatas, luta com os outros forasteiros, e até já foi apanhado a cobrir uma gata!!! Enfim, foi apenas um contraceptivo que eu lhe arranjei! Pelo menos sei que nenhum dos pequenos que vão aparecendo são fruto dele!

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Castrar ou esterilizar antes da maturidade física para mim é criminoso! E não me venham, POR FAVOR, dar o exemplo dos E.U.!!!
Até parece que são o supra sumo!! Só se for no campo das asneiras!
Já enjoa!!!
Esta opinião já a tenho dado em vários sítios e volto a pô-la aqui: no mínimo, deixem os animais desenvolver-se naturalmante! IRRA!!

Já enjoa!!!
Esta opinião já a tenho dado em vários sítios e volto a pô-la aqui: no mínimo, deixem os animais desenvolver-se naturalmante! IRRA!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
- Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
- Contacto:
E quando é que é essa maturidade fisica?Miadores Escreveu: Castrar ou esterilizar antes da maturidade física para mim é criminoso!
Eu encontrei este texto, não sei se é real ou não:
Adolescence and Sexual Maturity
"At 8 to 10 months of age, domestic cats have completed most of their physical development. The breaking up of litters and the growing aggressiveness of what was once play weaken the ties that bind kitten siblings together. By the time they're about 18 months old, they are drifting into adolescence.
Cats will continue to play throughout their lives, but the frenetic energy of kittenhood gradually yields to a considerably more mellow, routine pace. Like adolescent humans, cats continue to grow and develop through to adulthood, becoming sexually and intellectually more mature along the way. Because domestic cats are provided with food and shelter and usually are spayed or neutered while kittens, an artificial environment is created for them, a perpetual kittenhood of sorts.
Depending on one's point of view, "fixed" domestic cats are either spared from or robbed of what would otherwise be a preoccupation defining much of their adolescence and adulthood: sexual activity. Just as they grow from helpless kittens to skilled hunters in a relatively brief period, cats quickly become sexually mature.
The testes of males may become visible as early as 4 weeks of age. In domestic cats, males reach full sexual maturity, if they remain unaltered, between 9 and 12 months of age.
Most females reach sexual maturity at around 10 months of age, although instances of much earlier pregnancies have been recorded.
Many domestic breeds reach sexual maturity much later in life. Persians, in particular, may have trouble mating until well into their second year.
Wild cats mature later as well. Cheetahs are sexually mature at close to 2 years, leopards at about 30 months, and tigers don't reach full maturity until 3 to 5 years of age.
Any breeding difficulties felines experience are usually the result of cats’ solitary nature — a lack of available partners — rather than from physical incapability. The cycle of female sexual receptiveness is closely linked to exposure to daylight. Cats living near the equator can become pregnant at any time of the year. Dwellers of temperate climates are called seasonally polyestrus, meaning that they have many periods of heat, or estrus, within a certain season. These periods, which vary substantially among breeds and species, last for as little as two days and as long as two weeks.
For all cats, mating season can be hazardous. Depending on the density of the local male population, the competition for females can be fierce. Ferocious fighting often occurs between competing males or incompatible males and females. Especially among the big cats, serious and sometimes fatal injuries are quite common."
in http://animal.discovery.com/guides/cats ... urity.html
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am
Concordo com a castração antes da maturidade sexual. Definitivamente é esta a minha opinião.
Querem saber porquê? Tenho um persa hiper-activo, simpatico, divertido, e SAUDÁVEL, que foi castrado por volta dos 5/6 meses...
Antes da castração foi acompanhado até o Vet dizer: É agora!
Portanto, tenho um exemplo em casa que me permite dizer: castração antes da maturidade sexual.
E digo-vos tenho uma menina que tem um sopro no coração e por isso não a esterilizei ainda (só por medo), e mesmo assim o Tomé põe-se em cima da miuda! Não sabe bem o que fazer, mas põe-se em cima dela que é mini-mini e coitadita, nem se vê por baixo dele...
Quando vejo isto penso: se ele é um acelera, se me faz aquilo à miuda, se não o tivesse castrado aos 5/6 meses, tinha lá em casa o Coelhinho das pilhas duracell de certeza!!
Esta é apenas a minha experiência..
e não se esqueçam que o Tomé é persa, se fosse um Europeu ía ser giro ía...
Jinhos
Beta
Querem saber porquê? Tenho um persa hiper-activo, simpatico, divertido, e SAUDÁVEL, que foi castrado por volta dos 5/6 meses...
Antes da castração foi acompanhado até o Vet dizer: É agora!
Portanto, tenho um exemplo em casa que me permite dizer: castração antes da maturidade sexual.
E digo-vos tenho uma menina que tem um sopro no coração e por isso não a esterilizei ainda (só por medo), e mesmo assim o Tomé põe-se em cima da miuda! Não sabe bem o que fazer, mas põe-se em cima dela que é mini-mini e coitadita, nem se vê por baixo dele...
Quando vejo isto penso: se ele é um acelera, se me faz aquilo à miuda, se não o tivesse castrado aos 5/6 meses, tinha lá em casa o Coelhinho das pilhas duracell de certeza!!
Esta é apenas a minha experiência..
e não se esqueçam que o Tomé é persa, se fosse um Europeu ía ser giro ía...
Jinhos
Beta
-
- Membro Veterano
Também concordo e já atrás o disse.
Mas no que diz respeito a essa menina cardíaca, que é que o seu vet diz?
Tenho duas cardíacas e ambas esterilizadas. Num dos casos, aguardámos até aos 2 anos e meio para que o sopro estabilizasse e avançámos. Correu tudo lindamente. Ela era muito magrinha e agora está a "crescer para os lados".
O problema é que o sopro dela é grave e temíamos (eu e o vet) que com o passar dos anos e os cios constantes ela fizesse uma piómetra e tivesse que ser operada de urgência, em condições desfavoráveis.
Mas no que diz respeito a essa menina cardíaca, que é que o seu vet diz?
Tenho duas cardíacas e ambas esterilizadas. Num dos casos, aguardámos até aos 2 anos e meio para que o sopro estabilizasse e avançámos. Correu tudo lindamente. Ela era muito magrinha e agora está a "crescer para os lados".

O problema é que o sopro dela é grave e temíamos (eu e o vet) que com o passar dos anos e os cios constantes ela fizesse uma piómetra e tivesse que ser operada de urgência, em condições desfavoráveis.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
pois...pois. é uma dificuldade dar gatas e muito mais adultas. uma vez encontrei uma siamesa adulta. todas a queriam. quando disse que iria ser esterelizada, houve protestos. imagina-se porquê.Pois, pode parecer cruel, mas a realidade nua e crua é que evitaria e muito a proliferação de gatinhos, já para não falar no facto que evitaria que usassem os de raça como máquinas de fazer dinheiro.
teoricamente, acho uma barbaridade esterelizar gatos bebés. mas se daí dependesse a diminuição dos abandonos, porque não? é mais um preconceito. então se um gatinho precisar de fazer uma cirurgia? espera-se que cresça? algumas são bem mais graves que uma castração/ester.
-
- Membro Veterano
Exacto.
Olhe, dou-lhe o exemplo de uma bulldog para a qual andei à procura de dono. A cadela tem 4 anos, a dona espetou-lhe com 3 ninhadas (apesar de dizer que foram só duas) e fiz questão de informar os interessados que ela tinha que ser esterilizada. Nenhuma cadela desta raça pode ter ninhadas atrás de ninhadas. Qual quê, ninguém queria, porque sabem o que vale um cãozinho destes.
Só foi para quem esterilizou.
Olhe, dou-lhe o exemplo de uma bulldog para a qual andei à procura de dono. A cadela tem 4 anos, a dona espetou-lhe com 3 ninhadas (apesar de dizer que foram só duas) e fiz questão de informar os interessados que ela tinha que ser esterilizada. Nenhuma cadela desta raça pode ter ninhadas atrás de ninhadas. Qual quê, ninguém queria, porque sabem o que vale um cãozinho destes.
Só foi para quem esterilizou.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
[quote=Miadores]
Castrar ou esterilizar [b]antes[/b] da maturidade física para mim é criminoso! E não me venham, POR FAVOR, dar o exemplo dos E.U.!!! :evil: :evil: Até parece que são o supra sumo!! Só se for no campo das asneiras!
Já enjoa!!!
[/quote]
Os EUA têm coisas boas e coisas más como todos os países. No campo da medicina Vet estão mais avançados em alguns aspectos. Não percebo qual é o problema em reconhecer isto.
"Desenvolver-se naturalmente" é um conceito muito subjectivo para animais que vivem em quase todos os aspectos em condições artificiais. Eu continuo a achar que se deve esterilizar antes de os gatos serem sexualmente activos. A miadores discorda, o que eu respeito, e fará o que achar melhor para os seus gatos. Mas Irra não me parece um argumento válido na discussão nem me parece que vá mudar ideias (nem dos que estão contra nem dos a favor).
Tenho uma gata esterilizada antes do 1º cio em casa. Está muito bem e feliz, acho que não a prejudiquei em nada, antes pelo contrário.
Castrar ou esterilizar [b]antes[/b] da maturidade física para mim é criminoso! E não me venham, POR FAVOR, dar o exemplo dos E.U.!!! :evil: :evil: Até parece que são o supra sumo!! Só se for no campo das asneiras!
Já enjoa!!!
[/quote]
Os EUA têm coisas boas e coisas más como todos os países. No campo da medicina Vet estão mais avançados em alguns aspectos. Não percebo qual é o problema em reconhecer isto.
"Desenvolver-se naturalmente" é um conceito muito subjectivo para animais que vivem em quase todos os aspectos em condições artificiais. Eu continuo a achar que se deve esterilizar antes de os gatos serem sexualmente activos. A miadores discorda, o que eu respeito, e fará o que achar melhor para os seus gatos. Mas Irra não me parece um argumento válido na discussão nem me parece que vá mudar ideias (nem dos que estão contra nem dos a favor).
Tenho uma gata esterilizada antes do 1º cio em casa. Está muito bem e feliz, acho que não a prejudiquei em nada, antes pelo contrário.