Tópico Persas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

segunda mai 17, 2004 1:27 pm

mai-mai Escreveu: Petruska,

Não é natural que aos 11 meses um gato não tenha a sua dentição completa, por isso consulte o vet que ele dir-lhe-á melhor do que eu o que deve fazer. No entanto, é provável que ele os tenha mudado e você não tenha dado por isso, os dentes da frente são tão pequeninos que mal se vêem.

Bjs

Mai-Mai
Pois provavelmente os dentes devem é ser tão pequeninos que mal se vêem... é que são mesmo muito pequenos, practicamente rentes à gengiva.
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

segunda mai 17, 2004 1:30 pm

Repetida, sorry... :oops:
Última edição por Petruska em segunda mai 17, 2004 3:19 pm, editado 1 vez no total.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda mai 17, 2004 2:27 pm

eh eh eh .... :lol: muito gosto em vos "ler"

Eu tenho de confessar que aprecio persas como aprecio cães... nas casas dos outros :oops: :oops: e abri este tópico só para fazer um agradinho a uma amiga ;)

Eu sempre preferi os gatos rústicos e pouco estilizados e de todas as raças a única que me despertava a atenção eram os Bosques da Noruega... mas depois de ler a respsta da WaterMonitor fiquei deliciado a imaginar o que seria ter paz e sossego em vez das diabruras dakelas pestes a que eu chamo "filhotes"...

continuem o bom trabalho que eu vou dando espreitadela de vez enqd.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda mai 17, 2004 2:42 pm

leonildecarvalho Escreveu: De Persas pouco sei e o que sei aprendi pelos foruns, mas nunca é demais nem ocupa lugar saber sobre várias raças mesmo que não as tenhamos... ;)

Leo
Concordo! Costumam dizer que o saber não ocupa lugar, mas o meu ditado é:
"O saber ocupa lugar, o da ignorância!"
Força pessoal, tb não tenho persas, mas gosto de todos!
Bjs
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda mai 17, 2004 2:45 pm

Esteticamente, são bonitos sim senhor, e eu aprecio-os. Embora me faça uma certa confusão aquele narizito.
Agora psicologicamente não são mesmo, decididamente, o meu tipo.
Gosto de gatos, gatos, mesmo. Com as suas loucuras imprevisíveis, e sem se deixarem moldar.
E aqui (já sei que este é um tópico sobre persas, mas permitam-me, já agora, uma opinião) não há nada como siameses, mesmo!
Mas é preciso paciência, é verdade! Sobretudo porque não se calam! :roll: Mesmo quando não tenho tempo ou disposição para conversas, tenho sempre que falar com eles!
Até os arraçados de siamês (pai pretinho puro, e mãe siamesa) falam pelos sete cotovelos! Safa!!
E garanto que no cio, as gatas levam a palma a qualquer outra gata! :o

Pronto, foi a minha colherada, nos persas, sobre siameses!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano

segunda mai 17, 2004 2:56 pm

Eu confesso que gatos que miam desalmadamente me fazem desatinar... o Bazuca nesse aspecto parece um siamês... mia por tudo e para tudo MESMO...
portanto se persas são silenciosos... Persas 1 - Siamês 0 :lol: :lol: :lol:

Já agora pergunta sobre persas... qual é aquele problema que podem ter no útero?? piometra??? :oops: e já agora quais são as principais doenças associadas à raça???
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mai 17, 2004 3:59 pm

O problema do útero não tem nada que ver com os Persas. É um problema que pode acontecer a qualquer gata (e já agora, a qualquer cadela) seja de que raça for.

Trata-se de uma infecção no útero, que enche de pus, e normalmente leva à esterilização de urgência. Há no entanto casos detectados a tempo e que são passíveis de tratamento. Penso que a Mai já teve essa experiência e poderá falar sobre a mesma.

A mim só me aconteceu com uma cadela e teve que ser operada de urgência.

Honestamente, não faço a mais pequena ideia de quais sejam os problemas de saúde mais característicos dos Persas. Talvez as deficiências cardíacas, talvez o entrópio, talvez deficiências respiratórias por causa do formato da cara. Sei que o PKD é um dos problemas.

A verdade é que tenho duas gatas cardíacas, uma delas teve que ser operada aos olhos por causa do entrópio. De resto, os meus outros, são todos saudáveis e não dão chatices.

Quanto a serem vocais, penso que dentro dos Persas só os Shaded (ligeiramente diferentes de todos os outros Persas) é que são mais dados às cantorias. Pelo menos é esta a minha experiência pessoal.

Mas não esqueçam que nós próprios influenciamos os animais pelo nosso comportamento e estilo de vida. Se calhar há para aí Persas super mexidos e destruidores. Não faço ideia.

Só posso falar por mim e os meus são efectivamente calmos. Vejam que se dão perfeitamente bem com cães, com uma arara, com um papagaio cinzento e com uma catatua alba.

Mas isso pode ter a ver comigo, pois não tenho um único animal dado à agressividade. Não tenho paciência para as chatices que os agressivos dão e qualquer pessoa pode entrar em minha casa (ladrões incluidos) sem qualquer problema.
amus
Membro Veterano

segunda mai 17, 2004 4:39 pm

Eu tenho uma europeia completamente territorial relativamente a outros animais e nada em relação a pessoas... um doce mesmo...

E esse mito que refere que os Persas e arraçados têm a mania de fazer as necessidades fora do caixote??? por acaso até conheço 3 casos em que isso aconteçe... e não me parece nada agradável....
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mai 17, 2004 5:02 pm

Não sabia que havia essa ideia. Para mim, como penso que para todos os donos de gatos em geral, necessidades fora do wc significam doença.

O meu melhor gato (em termos de exposição) é um gatão pesado e compacto. Grande. Tem um WC mínimo, daqueles de canto e nunca (mas nunca) faz seja o que for fora. Inclusivamente, usa o WC para marcar.

Uma das minhas cardíacas efectivamente tem o hábito de fazer fora, mas apenas no poliban. Foi castrada tarde devido aos problemas de coração e julgo que ganhou esse hábito dos cios. Quando estava em cio, alertava os potenciais machos urinando no poliban.

Dizem que os Persas são porcos? Que estranho ...
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

segunda mai 17, 2004 5:17 pm

Tenho 3 persa, e nunca, mas mesmo nunca os meus meninos fizeram fora do WC. Aliás, esperam mesmo que alguêm chegue a casa e então é que fazem o cócózito, que nos dá a hipótese de o tirar logo.

Mais limpinhos não há :)

Jinhos
Beta
amus
Membro Veterano

segunda mai 17, 2004 5:24 pm

WaterMonitor Escreveu: Não sabia que havia essa ideia. Para mim, como penso que para todos os donos de gatos em geral, necessidades fora do wc significam doença.

O meu melhor gato (em termos de exposição) é um gatão pesado e compacto. Grande. Tem um WC mínimo, daqueles de canto e nunca (mas nunca) faz seja o que for fora. Inclusivamente, usa o WC para marcar.

Uma das minhas cardíacas efectivamente tem o hábito de fazer fora, mas apenas no poliban. Foi castrada tarde devido aos problemas de coração e julgo que ganhou esse hábito dos cios. Quando estava em cio, alertava os potenciais machos urinando no poliban.

Dizem que os Persas são porcos? Que estranho ...
Nos casos que eu tenho conhecimentos defecam e urinam na banheira, ignorando totalmente o areão... conheço igualmente a filha de uma persa com vadio que tem a mesma mania e mesmo castrada urina em frente às portas fechadas...

E é mesmo para desmistificar estas situações que este tópico existe
;) :D
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

segunda mai 17, 2004 6:09 pm

Todos os gatos inteiros, de raça ou não marcam território, por vezes, com grande sorte, alguns não o fazem. Se fizerem as necessidades fora do caixote, em situações ditas normais, é caso para alarme do dono, tanto pode ser doença como defeito na educação. Tenho uma gata com 11 anos e meio e nunca, mas mesmo nunca fez fosse o que fosse fora do wc. Tenho 3 gatos que adoram a banheira, nunca os reprimi (deve residir aí o meu erro) pois isso dá-me a possibilidade de ver, sem sombra de dúvidas se tudo está bem com eles, às vezes na areia é difícil de detectar alguma infecção urinária, por exemplo, como não me dá trabalho algum (só fazem um de cada vez após eu ter limpo, mão havendo possibilidade de misturas), água e lexívia e já está, limpo e desenfectado.

Piómetra, é uma infecção no útero que pode atingir qualquer fêmea, seja gata, coelha, cadela e até humana. Se não for detectada a tempo pode trazer complicações e consequente operação e esterilização da fêmea. Se estivermos muito atentos às alterações de comportamento das nossas meninas poderemos evitar consequências mais graves. Tenho uma gata que teve uma piómetra recentemente, mas como foi detectada muito, mas mesmo muito a tempo já está boa e espero que não volte a ter recidivas. Quando se agrava , por falta de tratamento, poder-seá ver um corrimento esverdeado, por vezes sanguíneo e de muito mau cheiro, então só resta ir a correr para o vet e fazer uma operção urgente, pois se o não fizermos poderá ocorrer a morte. Nestes casos o útero cresce desmedidamente, cheio de pús e pode rebentar, não havendo nada a fazer em tal caso.

Doenças característivcas dos persas só conheço o PKD e alguma tendência para cálculos urinários, o facto de chorarem devido ao nariz muito tipado, não é uma doença, bem como o entrópio também não o é.

Bjs

Mai-Mai
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda mai 17, 2004 6:16 pm

Bem eu tenho uma curiosidade graaaande em saber como determinam que um gato é bom para reprodução... :oops: Não falo apenas no aspecto de ser bem tipado, mas mais a nível de genes, qual o equilíbrio certo da reprodução? Ouvi dizer que uma fêmea e um macho muito bem tipados podem gerar filhos não tão tipados... :o :oops:
Como ter a certeza que um filhote adquirido não tem progenitores da mesma linhagem? Se calhar só por análises não?
amus
Membro Veterano

segunda mai 17, 2004 7:53 pm

E já agora o quê é PDK??? parece ser o terror de qq proprietário da raça... (c tantas perguntas ainda acabo por comprar um :oops: :o )
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mai 17, 2004 8:05 pm

Tenho limpo os olhos do Capuccino todos os dias com soro fisiológico. Ocasionalmente parece-me que ele fecha um bocadinho mais um dos olhos (é sempre o mesmo). Já levei ao vet, ele disse que ele não tinha nada. Hoje ao limpar o olho tinha uma pequena "ranhoca castanha" lá dentro. Acha que leve ao vet outra vez?
não sei se é o mesmo caso. a alice desde bebé que deita um líquido castanho do olho direito. a vet disse que era uma obstrução do canal lacrimal. aconselhou a uma pequena operação quando fizesse um ano. nada melhorou. de vez em quando, tem a pele queimada junto ao olhinho. costumo limpar com algodão e soro fisiológico
Não sabia que havia essa ideia. Para mim, como penso que para todos os donos de gatos em geral, necessidades fora do wc significam doença.
para mim, é sinal de ser um porcalhão :D o joão durante quase 15 anos, sempre fez cocó ao lado do caixote. só fugia à regra, mal eu mudava a areia.
Responder

Voltar para “Gatos”