Vacina FeLV: Sim ou Não?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta fev 20, 2004 12:09 am
ola boa noite.
Na minha opinião todos os gatos devem ser vacinados contra tudo, e o FELV não é menos importantem antes pelo contrario. _HOje em dia mais nale prevenir do que remediar
Cuidado, porque as surpresas acontecem....
"NAda acontece por acaso".
Na minha opinião todos os gatos devem ser vacinados contra tudo, e o FELV não é menos importantem antes pelo contrario. _HOje em dia mais nale prevenir do que remediar
Cuidado, porque as surpresas acontecem....
"NAda acontece por acaso".
a_m_c, sou de opinião que, quanto menos vacinas, melhor. Se a sua gatinha não tem contacto com o exterior nem com outros gatos, também não vejo necessidade em vaciná-la contra o FELV. Além disso, pelo que tenho lido, os gatos com mais de um ano estão 89% naturalmente imunes ao FELV, quer estejam vacinados quer não. E esta imunidade relacionada com a idade é melhor que a imunidade conferida pela vacinação.
De resto, foi com muita satisfação que li que andou a fazer pesquisas na internet. Regra geral, o dono comum não está totalmente informado acerca da vacinação e respectivos efeitos secundários. Os riscos de uma vacinação excessiva e desnecessária não se resumem a um eventual cancro. Vários efeitos secundários nocivos têm sido associados às vacinas (graves reacções alérgicas, anemias hemolíticas auto-imunes e fibrossarcomas no local da inoculação), pelo que não as devemos encarar levianamente, temos de medir bem os prós e os contras. Amanhã ou ainda hoje tentarei colocar um tópico com um apanhado do que escrevi há tempos no fórum de cães acerca da sobrevacinação a que estamos a sujeitar os nossos animais.
Quanto à gatinha da Babette, realmente pode ser uma reacção à vacina, que deu origem a um pequeno caroço. Tanto quanto sei, se não passar com a ajuda de antibióticos, terá de ser removido cirurgicamente. Pelo menos foi isso que teve de ser feito a um gato de um amigo, e o caroço apareceu cerca de um mês após a vacinação.
De resto, foi com muita satisfação que li que andou a fazer pesquisas na internet. Regra geral, o dono comum não está totalmente informado acerca da vacinação e respectivos efeitos secundários. Os riscos de uma vacinação excessiva e desnecessária não se resumem a um eventual cancro. Vários efeitos secundários nocivos têm sido associados às vacinas (graves reacções alérgicas, anemias hemolíticas auto-imunes e fibrossarcomas no local da inoculação), pelo que não as devemos encarar levianamente, temos de medir bem os prós e os contras. Amanhã ou ainda hoje tentarei colocar um tópico com um apanhado do que escrevi há tempos no fórum de cães acerca da sobrevacinação a que estamos a sujeitar os nossos animais.
Quanto à gatinha da Babette, realmente pode ser uma reacção à vacina, que deu origem a um pequeno caroço. Tanto quanto sei, se não passar com a ajuda de antibióticos, terá de ser removido cirurgicamente. Pelo menos foi isso que teve de ser feito a um gato de um amigo, e o caroço apareceu cerca de um mês após a vacinação.
Tal como ao tigris, a questão da sobrevacinação e os seus possíveis efeitos secundários são exactamente as minhas preocupações. Creio que um ponto importante é que as vacinas são normalmente encaradas como um procedimento "rotineiro" e não como um acto médico, ou seja, não se ponderam os riscos vs. benefícios. Adicionalmente, para que os problemas relacionados com as vacinas se manifestem são normalmente precisos alguns anos até que haja resultados estatísticos suficientes (isto já se passou em várias vacinas para o ser humano). E esta é exactamente a situação que se detectou com o aparecimento de "caroços" (os fibrosarcomas) relacionados com a vacinação contra a Raiva e contra o FELV. Infelizmente muitos destes fibrosarcomas dificilmente são curáveis pois espalham-se rapidamente pelo sistema linfático do gato, provocando-lhe a morte.
Não sei quais são as regas que os veterinários em Portugal seguem, mas nos EUA e no Reino Unido, pelo menos, o risco é reconhecido (http://www.avma.org/vafstf/vafstf01.asp), e existem recomendações de associações de veterinários que indicam que estas duas vacinas passem a ser adminstradas na "coxa" do gato e não no "ombro" por forma a que no caso de surgir um sarcoma seja mais fácil amputar o membro e assim talvez conseguir salvar o animal (http://www.winnfelinehealth.org/health/ ... lines.html). Para complicar mais as coisas, os estudos mostram que é claro existir uma relação directa entre as vacinas contra a Raiva e o FELV e os sarcomas. Mas por enquanto ainda não se sabe a razão exacta, o que implica que ainda vai ser preciso mais investigação e tempo até que a vacina seja mais segura (e tal como o tigris disse, para além dos sarcomas existem muitos outros possíveis problemas que podem advir da vacina).
Infelizmente, conheço um caso de um gato "caseiro" de um amigo que morreu em menos de um ano e depois de várias operações devido a um fibrosarcoma provocado por uma vacina contra o FELV. E as vacinas infelizmente tinham sido administradas no ombro do animal o que dificultou a remoção cirurgíca.
Contudo, compreendo totalmente que a opinião geral seja vacinar o animal contra tudo com o objectivo de maximizar a sua protecção. Mas tb é preciso considerar que muitos dos nossos gatos vivem em apartamentos e não têm acesso ao exterior e a gatos "estranhos". E no caso de se querer trazer um novo gato para casa é sempre possível fazer antes o respectivo rastreio ao FELV.
Se o meu gato tivesse acesso ao exterior, aí não pensaria duas vezes, pois o FELV é uma doença comum entre os gatos e potencialmente mortal. Mas vivendo num apartamento (onde a minha preocupação com o exterior é evitar uma grande queda, que seria certamente mais perigosa que o FELV
custa-me partilhar a opinião do vet em que se deve vacinar contra tudo e mais alguma coisa anualmente (incluindo raiva e FELV).
É que embora o risco seja relativamente baixo (algo entre 1 sarcoma por cada 5000 ou 10000 vacinas administradas), se pensarmos que um gato apanha uma vacina contra o FELV anualmente, o que pode chegar facilmente a umas 15 vacinas durante a sua vida, o risco sobe para 1 em 300 ou 1 em 600. Ou seja, estatisticamente, 1 entre cada 300 a 600 gatos deste forum vão desenvolver sarcoma durante a sua vida devido à vacinação contra a raiva ou FELV
É isto que me preocupa...
Não sei quais são as regas que os veterinários em Portugal seguem, mas nos EUA e no Reino Unido, pelo menos, o risco é reconhecido (http://www.avma.org/vafstf/vafstf01.asp), e existem recomendações de associações de veterinários que indicam que estas duas vacinas passem a ser adminstradas na "coxa" do gato e não no "ombro" por forma a que no caso de surgir um sarcoma seja mais fácil amputar o membro e assim talvez conseguir salvar o animal (http://www.winnfelinehealth.org/health/ ... lines.html). Para complicar mais as coisas, os estudos mostram que é claro existir uma relação directa entre as vacinas contra a Raiva e o FELV e os sarcomas. Mas por enquanto ainda não se sabe a razão exacta, o que implica que ainda vai ser preciso mais investigação e tempo até que a vacina seja mais segura (e tal como o tigris disse, para além dos sarcomas existem muitos outros possíveis problemas que podem advir da vacina).
Infelizmente, conheço um caso de um gato "caseiro" de um amigo que morreu em menos de um ano e depois de várias operações devido a um fibrosarcoma provocado por uma vacina contra o FELV. E as vacinas infelizmente tinham sido administradas no ombro do animal o que dificultou a remoção cirurgíca.
Contudo, compreendo totalmente que a opinião geral seja vacinar o animal contra tudo com o objectivo de maximizar a sua protecção. Mas tb é preciso considerar que muitos dos nossos gatos vivem em apartamentos e não têm acesso ao exterior e a gatos "estranhos". E no caso de se querer trazer um novo gato para casa é sempre possível fazer antes o respectivo rastreio ao FELV.
Se o meu gato tivesse acesso ao exterior, aí não pensaria duas vezes, pois o FELV é uma doença comum entre os gatos e potencialmente mortal. Mas vivendo num apartamento (onde a minha preocupação com o exterior é evitar uma grande queda, que seria certamente mais perigosa que o FELV

É que embora o risco seja relativamente baixo (algo entre 1 sarcoma por cada 5000 ou 10000 vacinas administradas), se pensarmos que um gato apanha uma vacina contra o FELV anualmente, o que pode chegar facilmente a umas 15 vacinas durante a sua vida, o risco sobe para 1 em 300 ou 1 em 600. Ou seja, estatisticamente, 1 entre cada 300 a 600 gatos deste forum vão desenvolver sarcoma durante a sua vida devido à vacinação contra a raiva ou FELV

É isto que me preocupa...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Qual a origem das suas gatas? Sabe se os pais eram FELV negativo? Até aos 6 meses de idade os resultados dos testes de felv não são completamente fiáveis. Como é que se vai sentir se não as vacinar e chegar aos 6 meses e as testar e vir que uma ou as 2 são felv positivo? Se calhar só uma gata é que era felv+ e se tivesse vacinado poderia ter evitado o contágio... Eu só estou a falar nisto porque foi o que me aconteceu, recolhi a Lindi em bébe e vacinei-a assim como as outras gatas que fui tendo. Depois descobri que a Lindi era felvosa (segundo a Vet quase de certeza que recebeu o vírus da Mãe) mas felizmente não contagiou as outras. Fico sempre a pensar no que poderia acontecer se não as tivesse vacinado. Por acaso moro numa vivenda e de vez em quando tenho penduras logo vacinaria de qualquer forma devido aos riscos envolvidos, mas depois da experiência com a Lindi mesmo que fosse num apartamento vacinava, até porque tenciono continuar a ficar só com gatos abandonados, ou de rua ou que alguém não queira, logo não posso ter garantias de saúde de um criador. Esta é a minha perspectiva devido à experiência que tive mas compreendo que possam ter uma perspectiva diferente.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
100% de acordo!! (coloquei a bold a parte que considero mesmo fulcral, as minhas desculpas, a_m_c)a_m_c Escreveu:Tal como ao tigris, a questão da sobrevacinação e os seus possíveis efeitos secundários são exactamente as minhas preocupações. Creio que um ponto importante é que as vacinas são normalmente encaradas como um procedimento "rotineiro" e não como um acto médico, ou seja, não se ponderam os riscos vs. benefícios.
Entra-se numa rotina, tal como em várias coisas, não vendo, ou não querendo ver, ou não conseguindo ver, que as coisas nunca são de uma só cor! Que bom seria se todos os nossos actos, que pensamos ser bons, o fossem em absoluto! Mas há sempre o reverso da medalha, e o que me faz uma certa confusão é passar-se por cima desse aspecto e olhar só para um lado! Nada mais perigoso.
Aliás, o FELV não se transmite assim facilmente, em gatos que não saiam de casa, não há necessidade, quanto a mim, tal como a raiva.
Opinião que me foi já reforçada por mais do que um vet.
Aliás, as vacinas todas envolvem riscos, daí, e muito bem ter sido referido que é um acto médico.
Volto a referir, que há até o caso (e não deve ser único) contado pela anja, de uma vet que não vacinava os gatos dela, possivelmente devido a esses riscos (embora isso também seja um risco).
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
o que tem graça, é as pessoas vacinarem os animais a pensarem na sua segurança e depois verificarem que estes adoecem. já tive um gato à morte com coriza e estava vacinado. o vet disse que nunca tinha visto nada assim. também garantiu que não existem vacinas fiáveis a 1000%. "tortura-se" o bicho, gasta-se dinheiro e tem-se a probabilidade de ele adoecer. é um totoloto. e preso por ter cão e por não ter.
enfim, eu mantenho os meus vacinados dentro do possível. pelo menos, por descargo de consciência. com os cães, nem hesito. mesmo assim, porque vaciná-los contra a raiva se esta esta irradicada? nos açores, não é obrigatória. a vet desanconselhou-ma. outra disse que não vacinava os seus gatos. va-se lá saber em quem confiar

enfim, eu mantenho os meus vacinados dentro do possível. pelo menos, por descargo de consciência. com os cães, nem hesito. mesmo assim, porque vaciná-los contra a raiva se esta esta irradicada? nos açores, não é obrigatória. a vet desanconselhou-ma. outra disse que não vacinava os seus gatos. va-se lá saber em quem confiar

Como os membros a_m_c e Miadores bem disseram, a vacinação dos nossos animais é um acto médico. Infelizmente, habituámo-nos a encará-la com um procedimento rotineiro necessário, sem nos questionarmos acerca dos respectivos prós e contras.
Para chamar mais a atenção dos restantes membros, abri um tópico que aborda precisamente os riscos da vacinação em excesso a que estamos a sujeitar os nossos animais. Não podemos confiar cegamente no que nos dizem sem nos questionarmos e informarmos melhor, para bem da saúde dos nossos animais.
Para chamar mais a atenção dos restantes membros, abri um tópico que aborda precisamente os riscos da vacinação em excesso a que estamos a sujeitar os nossos animais. Não podemos confiar cegamente no que nos dizem sem nos questionarmos e informarmos melhor, para bem da saúde dos nossos animais.
O tigrinho só tem aquelas vacinas normais. a da Felv, não tem.
continuo na dúvida
Por um lado ele é um gato de apartamento, e nas férias tem acesso ao quintal, onde não existe mais nenhum animal, e ao telhado da casa, onde ele vai espreitar e volta para trás, em 15 anos que lá passo férias , nunca vi por ali nenhum gato, o que não quer dizer, obviamente que eles não existam. continuo sem saber o que fazer. quando falei com a vet , ela disse-me que não havia necessidade, mas como alguem disse, uns são a favor e outros não. Como já não estou nesta vet, quando for na proxima consulta ao novo vet do Tigrinho vou perguntar novamente
continuo na dúvida
Por um lado ele é um gato de apartamento, e nas férias tem acesso ao quintal, onde não existe mais nenhum animal, e ao telhado da casa, onde ele vai espreitar e volta para trás, em 15 anos que lá passo férias , nunca vi por ali nenhum gato, o que não quer dizer, obviamente que eles não existam. continuo sem saber o que fazer. quando falei com a vet , ela disse-me que não havia necessidade, mas como alguem disse, uns são a favor e outros não. Como já não estou nesta vet, quando for na proxima consulta ao novo vet do Tigrinho vou perguntar novamente
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 11, 2004 11:20 am
- Contacto:
Em relação à Boneca, segundo a veterinária é mesmo devido à ultima injecção
e está a tomar anti-inflamatório para acabar com o alto.
Espero faça efeito porque se não terá de fazer uma pequena cirurgia

Espero faça efeito porque se não terá de fazer uma pequena cirurgia

Última edição por Babette em quinta mai 27, 2004 3:38 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Que chatice! Deus queira que passe com anti-inflamatório ....
Continuo na minha que quando estas coisas acontecem, é porque houve qualquer coisa menos bem feita, ou injecção dada mais rapidamente, com menos cuidado, ou em sítio menos conveniente, algo no género

Continuo na minha que quando estas coisas acontecem, é porque houve qualquer coisa menos bem feita, ou injecção dada mais rapidamente, com menos cuidado, ou em sítio menos conveniente, algo no género

<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Pois, mas ainda mais importante do que isso, do jogar dinheiro à rua, é poder ter efeitos nefastos nos animais. 

<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Ehem...
Eu acho é que a maior parte dos DONOS não consideram a vacinação um acto médico.
Basta ver que a avaliação do estado geral do animal antes da vacinação é vista com sobranceria pelos donos, aliás neste fórum e no dos cães sairam já discussões com criadores, caçadores e outros que acham um absurdo o preço da vacina pois é "só meter agulha à pele"
Eu acho é que a maior parte dos DONOS não consideram a vacinação um acto médico.
Basta ver que a avaliação do estado geral do animal antes da vacinação é vista com sobranceria pelos donos, aliás neste fórum e no dos cães sairam já discussões com criadores, caçadores e outros que acham um absurdo o preço da vacina pois é "só meter agulha à pele"

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>