Os Perigos da Vacinação em Excesso

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

terça mai 25, 2004 3:14 pm

tigris Escreveu:
Kathleen Escreveu: Eu vacino as gatas todos os anos, foi assim que o vet me explicou, será excessivo?
Sim, é excessivo e perigoso. Tri-anualmente seria suficiente.
Acho que devemos ponderar muito bem as afirmações que fazemos.... há que ter cuidado, porque o que é bom para mim pode não ser para o meu vizinho....

E quanto aos links... gostava muito de ver um de uma universidade ou de algum laboratório, onde efectivamente tivessem sido feitos estes estudos... Mas vou pesquisar, pode ser que encontre... Eu acho que já andei de volta disto uma vez, mas depois resignei-me à realidade portuguesa... Nem sei se usamos as mesmas vacinas que os americanos! Eles podem ter vacinas mais avançadas que as nossas! Não sei nada! Nem tenho nenhum curso de veterinária (até tenho pena!...mas...)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 25, 2004 3:33 pm

Olá

Uma coisa em relação aos EUA eu sei que é diferente, por ex lá andam a testar uma vacina para a PIF que na Europa não foi aprovada e parece que nos EUA os resultados estão a ser maus.
E sei que muitos dos medicamentos dos EUA não são autorizados cá. O ideal para se conseguir comparar era ter acesso aos componetes de cada vacina.

Beijokas
kathleen
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 25, 2004 3:38 pm

Kathleen Escreveu: Olá

Uma coisa em relação aos EUA eu sei que é diferente, por ex lá andam a testar uma vacina para a PIF que na Europa não foi aprovada e parece que nos EUA os resultados estão a ser maus.
E sei que muitos dos medicamentos dos EUA não são autorizados cá. O ideal para se conseguir comparar era ter acesso aos componetes de cada vacina.

Beijokas
kathleen
Era exactamente aí que eu queria chegar!
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça mai 25, 2004 3:40 pm

Desculpem lá (e lá vem a voz da discurdância) como é que tiram a conclusão que é excessivo e perigoso a vacinação anual? Afirmam só com base no que leêm em sites da net? Ou assistiram a algum congresso em que ESSA fosse a opinião concreta?

tigris, desculpe-me mas parece que EXCESSIVO é tirar conclusões precipitadas e dizer aos outros SIM É PERIGOSO.

Calma... pode-se debater mas deixar cada um com as suas ideias, não FORÇAR ou incutir medo aos outros... estou a imaginar a Kathleen (que é um pessoa muito amiga dos animais) a ficar em pânico pq lhe disse que (e lendo entrelinhas) que o que fez até agora é perigoso.

Eu vacino os meus anualmente (o Bazuca começou agora), a Brida começou por fazer todas (excepto raiva) e, até eu começar a receber outros gatos em casa, só fazia a chamada "normal" pra indoors. O Bazuca comecei a fazer a vacinação completa (chamada triplice), que inclui a do FELV. Questionei a vet deles e ela acha que é o melhor... vacina reforço passado 1 mês para o bebé, a brida continuará um novo plano que inclua a triplice apartir da próxima data...

;)
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 25, 2004 3:47 pm

Olá

Eu tenho ideia que a vacinação que as minha sgatas fazem é semelhante à do Amus. A triplice não é tudo numa pois não? É que as que elas tomam são em separado.

Eu gosto de ouvir estas coisas para depois conversar com o vet, mas em panico não estou pois sempre vi toda a gente vacinar assim os animais. E além disso quando foi da Vacina da FELV a vet explicou-me tudo e mais alguma coisa, os prós e os contras e por isso confio bastante na opinião dela. Mesmo os que se trazem da rua, primeiro fazem-se testes ás doenças e depois começa-se o programa de vacinação. Quando voltar ao vet falo-lhe disto.

Beijokas
Kathleen
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

terça mai 25, 2004 3:52 pm

O conteito importante reter é: mais vacinas não surtem efeito. Os anticorpos da primeira vacina bloqueiam as subsequentes vacinas, impedindo-as de funcionar. Digamos que o vírus na vacina é "preso" pelos anticorpos já existentes e empurrado para fora do organismo. Não é conferida mais imunidade nem é estimulada a produção de mais anticorpos. A imunidade mediada por células, ou seja, as populações de células de memória não são aumentadas. Além de que as vacinas repetidas fazem com que o animal se torne mais alérgico à vacinação.

Quanto ao facto de as vacinas norte-americanas poderem ser diferentes da europeias, esse receio não se justifica. Desde que o fabricante seja de confiança (Intervet, Merial.) as vacinas serão certamente de boa qualidade e o período de imunidade quando bem administradas será igualmente longo.

Os perigos da vacinação são reais. Tal como o membro a_m_c escreveu noutro tópico, por algum motivo existem agora recomendações para que as vacinas passem a ser administradas na coxa. Além disso, não existem nenhuns dados científicos que comprovem as indicações das farmacêuticas para a readministração anual de vacinas de vírus modificado. Outro facto importante a ter em conta é que muitos dos manuais de veterinária são "patrocinados" pelas farmacêuticas, como o Manual de Veterinária da Merck, por exemplo.

Quanto à observação que fiz ao membro Kathleen, mantenho a minha opinião de que a revacinação anual é excessiva e perigosa. Mas, como disse antes, compete aos donos zelarem pela saúde dos seus animais, informando-se eles próprios, actualizando-se eles próprios e optando, em consciência, pelo que acharem ser melhor.

Sei que este é um assunto controverso e apenas pretendo partilhar informações que tenho recolhido e alertar para o facto de que nem tudo é assim tão claro e óbvio quanto possa parecer, que a vacinação também tem riscos, alguns deles podendo ser fatais. Penso que nós, como donos responsáveis, devemos procurar ser mais instruídos. Quanto mais e melhores conhecimentos tivermos, mais e melhor poderemos ajudar os nossos animais.
amus
Membro Veterano

terça mai 25, 2004 4:00 pm

Kathleen Escreveu: Olá

Eu tenho ideia que a vacinação que as minha sgatas fazem é semelhante à do Amus. A triplice não é tudo numa pois não? É que as que elas tomam são em separado.

Beijokas
Kathleen
Ois,

À Brida fazia exactamente como a sua vet faz... corizas e leucopenia numa felv noutra... mas se o risco de carcinomas aumenta por causa das "picadas" (ou dizem isso) se for tudo numa o risco diminui. certo? É assim que pensa um dos ilustres professores da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. A vet nova pensa o mm o vet anterior pensava como o da Kathleen... opiniões... portanto com o Bazuca comecei por fazer 3 em 1....

Mas NUNCA me falaram em vacinação bi-anual ou tri-anual... quando e se o fizerem eu concerteza que seguirei o que me indicarem, até pq acredito que este novo plano de vacinação lhes traga prejuizos económicos... portanto vai demorar a ser implantado...

;)
Kathleen
Membro Veterano

terça mai 25, 2004 4:05 pm

Olá

bem da proxima falo na triplice então.
Este tópico sem dúvida está-me a dar muito qeue pensar.
É verdade que a medicina animal não está tão desenvolvida como a humana, mas nós também somos vacinados em crianças para várias coisas anualmente e em adultos continuamos e não me parece que o reforço não tenha sentido.

Vou ver se leio umas coisas sobre isto.

Beijokas
Kathleen
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 25, 2004 4:09 pm

tigris Escreveu: Sei que este é um assunto controverso e apenas pretendo partilhar informações que tenho recolhido e alertar para o facto de que nem tudo é assim tão claro e óbvio quanto possa parecer, que a vacinação também tem riscos, alguns deles podendo ser fatais. Penso que nós, como donos responsáveis, devemos procurar ser mais instruídos. Quanto mais e melhores conhecimentos tivermos, mais e melhor poderemos ajudar os nossos animais.
E à quantos anos andam a ser desenvolvidos estes estudos? Já são dados adquiridos ou ainda são apenas isso mesmo - estudos?

Também é importante saber isso...

Não quero que pensem que sou do contra, apenas tenho um certo receio de estudos inacabados ou em fase de desenvolvimento...
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 25, 2004 4:15 pm

Leiam, é inglês e não americano!

http://www.vet.cornell.edu/Public/FHC/vaccbr.html

Nada contra os americanos.... mas é a tal coisa....

;)
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 25, 2004 4:18 pm

Vou transcrever o mais importante para quem for assim para o calão (como eu própria sou :lol: )

"Does my adult cat need to be vaccinated every year?
The answer depends in part upon the vaccine. For example, certain feline rabies vaccines provide protection for longer than one year, so vaccination with a triennially approved rabies vaccine every three years (after the initial series is completed, and when consistent with local rabies vaccine requirements) is sufficient.

Recent research suggests that panleukopenia, rhinotracheitis, and calicivirus vaccines provide adequate protection for several years, so that many veterinarians are now recommending that this vaccine be boosted no more than once every three years.

Unfortunately, far less is known about the duration of protection provided by other vaccines. Until that information is known, annual vaccination with those products–when their administration is necessary–is a good idea."

resumo: ainda andam em estudo, e até provas em contrário a vacinação deve ser anual!
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 25, 2004 4:22 pm

amus Escreveu: Desculpem lá (e lá vem a voz da discurdância) como é que tiram a conclusão que é excessivo e perigoso a vacinação anual? Afirmam só com base no que leêm em sites da net? Ou assistiram a algum congresso em que ESSA fosse a opinião concreta?

tigris, desculpe-me mas parece que EXCESSIVO é tirar conclusões precipitadas e dizer aos outros SIM É PERIGOSO.

Calma... pode-se debater mas deixar cada um com as suas ideias, não FORÇAR ou incutir medo aos outros... estou a imaginar a Kathleen (que é um pessoa muito amiga dos animais) a ficar em pânico pq lhe disse que (e lendo entrelinhas) que o que fez até agora é perigoso.

Eu vacino os meus anualmente (o Bazuca começou agora), a Brida começou por fazer todas (excepto raiva) e, até eu começar a receber outros gatos em casa, só fazia a chamada "normal" pra indoors. O Bazuca comecei a fazer a vacinação completa (chamada triplice), que inclui a do FELV. Questionei a vet deles e ela acha que é o melhor... vacina reforço passado 1 mês para o bebé, a brida continuará um novo plano que inclua a triplice apartir da próxima data...

;)
Amus, concordo 100%. Tigris, é muito perigoso fazer uma afirmação dessas quando pouco há na Europa que sustente tal linha de acção...
O bold na mensagem do Amus é só para destacar que é essa a vacinação que anualmente dou aos meus gatos (os 9 residentes), incluí sempre a do FELV por causa dos penduras constantes...e porque acidentes acontecem e nunca é demais proteger os nossos animais...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano

terça mai 25, 2004 4:23 pm

tigris Escreveu: O conteito importante reter é mais vacinas não surtem efeito. Os anticorpos da primeira vacina bloqueiam as subsequentes vacinas, impedindo-as de funcionar. Digamos que o vírus na vacina é "preso" pelos anticorpos já existentes e empurrado para fora do organismo. Não é conferida mais imunidade nem é estimulada a produção de mais anticorpos. A imunidade mediada por células, ou seja, as populações de células de memória não são aumentadas. Além de que as vacinas repetidas fazem com que o animal se torne mais alérgico à vacinação.
ois,

não me leve a mal as questões... mas onde é que foi retirar este conceito? com base em quê? trabalha num laboratório? é veterinário? ou quê? apenas se baseia em conhecimento empiríco? ou de tudo o que leu fez um apanhado e chegou a esta conclusão? e anda a ler à quanto tempo? última semana? hoje? último mês?

É que sem resposta a estas ou outras questões é o mesmo que algumas pessoas dizem... vacinar para quê? os animais têm as sua próprias defesas e ganham imunidade naturalmente...

;)
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

terça mai 25, 2004 4:38 pm

Olá a todos

Já aqui neste fórum, por mais de uma vez, tenho defendido que a vacina da Leucose é desnecessária (e até perigosa), sempre que os gatos não saiam de casa nem contactem directamente com outros. A Raiva só para quem sai do país com os gatos. É a posição do meu vet. Quando comecei a ir a este Vet, há já alguns anos, os meus gatos iam com todas as vacinas incluindo a Raiva, mais, tinham levado uma vacina que congregava a da Coriza, Panleucopénia, Clamidiose ( a que aqui já chamaram tríplice) e também a da Leucose, tudo numa só. A conselho dele passaram a só ter a tal tríplice (Coriza, etc, etc.). Como tenho lido alguma coisa sobre o assunto, concordei com ele e tenho transmitido esta ideia a várias pessoas.

Kath

A chamada vacina tríplice é a da Coriza, panleucopénia, etc, a outra a que se estão a referira é a múltipla que além de imunizar contra estas doenças ainda acresce a clamidiose e a leucose.

Quanto à vacinação de 3 em 3 anos, já tenho lido sobre o assunto e levantei o problema com os meus vets, que, por enquanto, ainda não conmcordaram com esse programa.

Bjs

Mai-Mai
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

terça mai 25, 2004 4:38 pm

Das primeiras vezes que ouvi falar acerca da vacinação em excesso, também encarei essa questão com cepticismo. No entanto, já ando a pesquisar este assunto há mais de um ano e são cada vez mais as informações a favor da revacinação tri-anual.

De resto, penso que deve merecer alguma credibilidade da nossa parte o facto de todas as 27 faculdades de medicina veterinária dos EUA estarem a alterar os protocolos de vacinação para cães e gatos, passando a contemplar a revacinação tri-anual. Se quiserem consultar o site de uma universidade, têm aqui este: http://www.cvmbs.colostate.edu/vth/SAVP2.HTM

Quanto às informações contidas no site que a SarahKay indicou (inglês, e não americano), elas vêm ao encontro daquilo que já escrevi:
Recent research suggests that panleukopenia, rhinotracheitis, and calicivirus vaccines provide adequate protection for several years, so that many veterinarians are now recommending that this vaccine be boosted no more than once every three years.
Ou seja, as vacinas contra a panleucopenia, rinotraqueite e calicivirose protegem durante bastantes anos, sendo agora recomendada a revacinação tri-anual. Quanto à vacina contra a raiva, não existem sequer casos de raiva em Portugal, pelo que essa vacina seria desnecessária.

Cada um fará aquilo que melhor entender com as informações que recolher ou tiver à disposição, mas volto a insistir que, ao longo destes anos todos, nunca foram encontrados dados científicos que comprovem as indicações das farmacêuticas para a revacinação anual.
Responder

Voltar para “Gatos”