Areia e nº de xixis

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

segunda jul 29, 2002 7:00 pm

Olá a todos,

Não sei se o tal artigo que traduzi tem o intuito de promover as outras areias, contra as aglomerantes, até porque o artigo é publicado por uma associação de defesa do consumidor.

Em todo o caso fico satisfeito por saber que os veterinários consideram que só engolir pedras poderá provocar os nódulos intestinais (não o pó).

Em todo o caso achei que devia deixar aqui o alerta, pois a troca de informações benefecia a todos.

Caneco
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

segunda jul 29, 2002 11:37 pm

Meu vet em 30 anos de clinica nunca teve problema desses e a vet (uma das que lá trabalham) e a quem vou quase sempre disse que o mais importante é que não crie alergias(tenho uma alérgica aquela dos tronquinhos) mas tal como vet da Isa disse que era preciso comer muiiiito. Importante quando se muda não se deve deixar ir logo para evitar o pó.

Estão todos a dizer o mesmo...
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

terça jul 30, 2002 8:09 am

olá isabel :)

eu uso essa areia de pinho há montes de tempo, comecei a usar essa precisamente por causa dos cheiros, com essa não noto cheiro nenhum, mesmo com 4 gatas. só há um senão, ela transforma-se em serradura, e eu aspirava a serradura...mas descobri que estraguei o aspirador...eheh... agora tenho de varrer...blhec..sobra sempre um rasto de serradura a sair da casa de banho...mas pronto dura imenso tempo esta areia e nunca cheira mal.
ainda não sei muito bem o que pensar da serradura que às x fica agarrada as patinhas delas, e isto acontece quando já está toda em serradura...quando é assim mudo-a toda pq aquilo deve incomoda-las acho eu.

a aglomerante cheirava mal, as mais baratas ainda cheiravam pior, a de silicone não absorvia bem o xixi e era uma brincadeira pegada a atirar com a bolas fora do caixote, só ainda não experimentei aquela que se chama catsan, pacote azul, são umas coisas brancas, não de que tipo é
mas tenho andado a pensar experimentar essa, alguem já experimentou? se fosse tão boa com os cheiros como a de madeira e n deixasse pistas pela casa fora...

beijinhos pos gatos e para ti

sandra p
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

terça jul 30, 2002 9:40 am

Olá Isabel, Olá Caneco!

No dia em que se levantou esta questão, eu fiquei de ver o nome da areia que uso e que compro no consultório do vet dos meus bichanos. Como compro lá não tenho a preocupação de ver o nome (puro desleixo da minha parte!!!). Mas finalmente vi o nome!!! Então aqui vai: Ever Clean. Esta marca tem várias modalidades (areia mais fina, outra ligeiramente mais grossinha, com cheiro, sem cheiro, etc). A Isabel referiu aqui o preço da Ever Clean como sendo muito cara, e como já referi noutros posts, nunca sei bem ao certo quanto gasto em dinheiro, mas sei dizer que um pacote desses dura lá em casa cerca de um mês e uma semana para os 4 gatos. Realmente eles dão-se bem com esta areia, e deixaram de tossir depois de entrarem na liteira (já a usam há 6 anos). Como abanam-se sempre à saída, as areias que ficam nas patinhas acabam por ficar no chão, à saída da caixa. Tenho sempre é o cuidado de aspirar logo o que fica no chão, pois o tonto do meu cachorro lambe o chão!!!! Sinceramente, preocupa-me mais esta questão do cão lamber a areia, do que o uso que os gatos fazem dela.
Como o Caneco referiu, estamos rodeados de componentes toxicos e todo o cuidado é pouco. Por isso fui à procura da Karli Percato, mas como suspeitava, não encontrei aqui em S. Miguel. Por outro lado, a indicação do fornecedor, que o Caneco teve a gentileza de me fornecer, é bastante reduzida, pois não tem a morada nem email para contacto, mas em Setembro vou a Lisboa, e vou comprá-la de certo. Vou também tentar saber como chegar até ao fornecedor de forma a poder fazer encomendas daqui dos Açores.

Obrigada pelos vossos esclarecimentos.

Jinhos

Rita Santos
rute_vr
Membro
Registado: sexta jul 12, 2002 3:52 pm

terça jul 30, 2002 11:00 am

OLá!

Eu tenho o meu gatinho à pouco mais de três semanas e hoje ele faz três meses. Também tive uns problemas com a areia a comprar. Primeiro comecei pela areia do Dia mas o cheiro era impossivel , pq tinha uma caixa aberta, e quem me deu tinha uma casota onde a mãe e os filhotes faziam o que queriam, por isso já estão a ver, era mais a que ficava no chão do que aquela que ficava no caixote. :evil:

Passo seguinte foi comprar-lhe uma toilette gigante com porta, e metade do problema ficou resolvido :) pois agora só faltava tratar do problema dos cheiros. :? Bom comprei da Friskies uma espécie de areia com cheiro a maçã, que só resultava durante 2horas, a seguir comprei um sprei da friskies que até agora tem dado resultado. :)

A seguir comprei areia do Lidl e um daqueles pacotes de silicone. Bom o silicone ele brincava com as bolinhas (por sinal muito eficazes a nivel de cheiro e de absorver bem o xixi) até que aconteceu uma coisa terrivel que só me apercebi dois dias depois. O porbrezinho cada vez que ia fazer xixi ficava com uma bolinha agarrada à .... ;) se é que me entendem, então misturei areia do Lidl com as bolinhas de silicone.
:D Resultou em cheio, agora nem cheiro nem bolinhas presas em sitios esquesitos, nem brincadeiras a despejar o caixote.

Agora tenho um problema, por causa da Bentonite que dizem existir nas areias tenho 8 pacotes de areia do Lidl na arrecadação e não sei o q fazer com eles. :?

Bjks
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

terça jul 30, 2002 3:31 pm

Olá a todos

Pois eu estou a pensar manter-me com a areia do Lidl, pois a vet disse que os riscos são muito reduzidos (era preciso mesmo eles comerem areia para que pudesse ocorrer um bloqueio intestinal e isso não acontece) e porque não tenho notado maus cheiros apesar da areia de que falo ser bastante baratinha (isto também porque tenho 2 areões grandes para 3 gatos e porque retiro os xixis e cócós com bastante frequência).

De qualquer forma, obrigada pelas informações sobre as outras areias. Eu já experimentei a Ever Clean, mas nunca consegui que durasse mais que 3 semanas e na altura só tinha uma gata. Mas se calhar sou eu que sou uma exagerada a pôr areia no WC, hehehe. Quanto à de pinho, se gera rastos de serradura, também não quero, até porque a Eva deve ser alérgica (ela tosse com qualquer tipo de pó). Mas uma vez mais obrigada

Beijocas para todos e festinhas aos felpudos
Isabel
gwenevere
Membro Veterano

terça jul 30, 2002 4:20 pm

Experimentei catsan e tem um cheiro muito esquisito e os bichanos também não gostaram. Eu sou picuinhas com cheiros e aquela não convence. As bolinhas foi uma festa estavam em todo o lado menos na caixa.

A do Lidl não dura nem 24 h (eu não tenho um gatinho) e optei pela do carrefour absorve bastante e sai muito barata. Eu compro 60 a 80 kg de cada vez. Prefiro mudar mais vezes. No inverno dura mais pois não há tanto cheiro. Mudo tudo de 2 em 2 dias no inverno 2 vezes por semana.

Tenho uma caixa com os tronquinhos que realmente duram muito mas a serradura é muito chata e algumas são alérgicas. Se nenhum vet teve problemas com a areia não vale a pena preocuparmo-nos. Outro dia estive a ver um artigo como são feitas as latas e ninguém dava lata nenhuma depois daquilo. Aliás os gatos podem apanhar Bse sabiam? Mas cães pensam que não.

E nós o que comemos e respiramos????
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

terça jul 30, 2002 6:50 pm

Olá York,

Pois de facto o saco não tem mais informação. Aquilo é alemão e tem um site em: http://www.karlie.de/
As bolas de silicone são bem maiores que as outras e por isso a Tetis nunca as trás nas patas nem brinca com elas.
Foi bom saber que a areia Ever Clean dura muito tempo, sempre é outra alternativa.
Um abraço a todos,

Caneco e Tétis
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

terça jul 30, 2002 11:37 pm

Olá a todos

Tenho visto e lido este post atentamente. Confesso que também (...não exactamente eu, entenda-se ;) ) sou uma consumidora da areia do Lidl. O que costumo fazer é retirar toda a areia da casa de banho uma vez por semana, lavo com água quente e detergente amoniacal a casa de banho dos meninos e, depois de a secar, cubro com um desodorizante e por cima coloco a areia. Como tenho 2 casas de banho das cobertas, gasto cerca de 3 sacos de areia por semana. Mas fiquei curiosa com o facto da Ever Clean poder durar 1 mês mesmo para 4 gatos. Como é que conseguem? Eu sei que sou um bocado gastadora e os meus estão habituados a ter sempre uma camadinha de areia, ainda por cima as casas de banho são grandes... É que há amigas minhas que dizem que só põem um bocadinho de areia no canto da casa de banho e eles já se habituaram e funciona bem assim. Gostava de saber como é que fazem.
Beijinhos
Elsa Pereira
gwenevere
Membro Veterano

quarta jul 31, 2002 12:40 am

Os meus só com um bocadinho de areia nem lá vãp aquilo fica logo molhado.

Eu prefiro por mais e aliás eles divertem-se com as escavações....

Eu só uso detergentes não testados em animais e por isso não teem cheiros fortes também. Lavo tudo 3 vezes por semana com detergente e também uso o pó de cheirinho do carrefour muito barato.

Não vou nessa de durar um mês até porque eu própria acabaria por mudar a areia porque gosto de andar sempre a lavar tudo.

Caneco os meus gatos brincam com tudo e com as bolinhas grandes ainda acham mais graça despejar. hehehe

A tua menina deve ser super educada.

Boa noite a todos ainda vou lavar um caixote
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quarta jul 31, 2002 8:16 am

Foi óptimo ler estas mensagens!
Eu tenho dois gatos e mudo a areia 2 x por semana. No entanto, andava com dúvidas se seria tempo demais a mesma areia no caixote :?
Tenho a pázinha com que limpo 2 x por dia (ou mais, conforme os casos).
Fiquei a saber que afinal o meu timing não está errado.
Relativamente à areia, realmente, até agora, e já experimentei várias, a que me pareceu melhor foi a do Carrefour (perfumada).
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

quarta jul 31, 2002 9:26 am

Olá Elsa!

Efectivamente a areia que uso (Ever Clean - agora nunca mais me esqueço do nome!!!) dura para os meus 4 gatos um mês e 1 semana. Quando viajo, levo comigo o maior utente da liteira, o Tomás, e nessa altura, ainda dura por mais tempo.

A liteira é daquelas grandotas, com portinhola, e eu costumo enchê-la de areia até à metade, ou ligeiramente menos, mas encho toda a sua extensão (e não só um canto). Depois, retiro diariamente as bolinhas de urina e as fezes com o auxílio de uma pá. Quando vejo que a areia embora ainda esteja a cobrir a extensão do bacio, já está um pouco reduzida, vou enchendo gradualmente. Acreditem que desta forma dura bastante tempo.

Inicialmente eu gastava 2 caixas da Ever Clean por mês, só com 2 gatos, isto porque a minha inexperiência levava-me a encher totalmente a liteira de areia e julgava que teria de mantê-la sempre assim, para que a absorção e solidificação da urina resultasse. Mas com o tempo, e com a entrada de mais 2 gatos, apercebi-me de que estava a exagerar.

Raramente lavo a liteira. Limpo sempre a tampa (interior e exterior), mas a parte inferior raramente é lavada, pois a urina é imediamente transformada numa bolinha dura, não chegando à parte plástica da liteira.

Com a areia normal, eu tinha imenso trabalho, pois o cheiro fazia-se sentir ao fim de 2 dias e tinha que estar sempre a lavar o bacio. Neste momento, considero que poupo dinheiro (apesar dos comentários de que a Ever Clean é a mais cara) e tempo. Para além de ganhar na satisfação que se sente nos meus gatos comparativamente à areia que usava anteriormente.

Esta semana tenho que ir comprar mais um pacote de areia e prometo prestar atenção ao preço e divulgo-o aqui, ok?

Jinhos

Rita Santos
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

quarta jul 31, 2002 12:18 pm

Pois Rita (York)

Devo mesmo ser eu que sou uma exagerada a deitar areia, tal como tu eras. Quando experimentei a Ever Clean só tinha a Scarlet e uma caixa só me durava entre 15 dias e 3 semanas. Agora com a areia do Lidl e 3 gatos um saco dá-me para 4/5 dias (ao fim dos quais mudo tudo), mas como é tão baratinha, os gastos não são significativos. E nunca notei grandes cheiros, apesar de não usar nenhum desodorizante. Mas hei de experimentar a Ever Clean outra vez e tentar ser poupada para ver quanto dura

Um abraço
Isabel
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quarta jul 31, 2002 4:16 pm

olá :)

gwen que detergentes sao esses nao testados em animais???onde se compram??
já agora sabes de alguma pasta de dentes de marca que tambem nao teste em animais?

brigada

sandra p
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quarta jul 31, 2002 6:37 pm

Olá Rita (York) e restantes meninos/as

Obrigada pela tua resposta. Vou realmente comprar a Ever Clean e experimentar. É que eu costumo todas as semanas retirar toda a areia das casas de banho (tenho 2 tapadas, com portinhola) e lavar totalmente e depois coloco o desodorizante e areia totalmente nova. Este ritual semanal deve-se a de facto começar a sentir um certo cheiro. Inicialmente só passava por água quente, tal como uma série de livros indicam, só que comecei a achar que a casa de banho assim não ficava bem limpa e como a urina dos gatos têm um cheiro ligeiramente amoniacal (daí não devermos limpar a casa com estes detergentes, pois arriscamo-nos a que eles façam xixi no que acabámos de limpar) optei por este método. A casa de banho mais velhota já tem a parte de baixo muito raspada e daí se entranhar mais o cheiro. Na fase inicial comprava uns sacos que se punham lá, só que com as idas dos pequerruchos (na altura só eram 2) o saco durava uns 2 dias e depois era um castigo tirar o areão que caia por tudo o que era furo. Deixei-me disso e passei a por o areão directamente na parte de baixo. Mas vou seguir as tuas dicas e depois logo conto como correu a experiência.
Beijnhos a todos
Elsa Pereira :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”