amus Escreveu:
...
mas se assim for como é que um criador de vão de escada consegue lucro?
...
Da mesma maneira que um Criador ou seja, não se pode fazer assim tão facilmente a distinção entre criador e Criador. Cabe ao comprador saber seleccionar a pessoa a quem compra o gato e para isso, terá que saber o deverá exigir. Eu dou um exemplo que qualquer um que tenha tempo para pesquizar um pouco poderá comprovar.
Se procurarem nas páginas dos criadores poderão constatar que nesta Primavera/Verão nasceram, em três gatis diferentes, gatinhos filhos de um mesmo gato, campeão. Se se derem ao trabalho de contactar esses gatis a perguntar se os progenitores fizeram despistes de FIV/FELV (uma coisa básica que todo o dono deverá fazer aquando as vacinas anuais do seu gato) a resposta é:
não, porque estes gatos são saudáveis e só cruzam com animais conhecidos e de confiança. E quando nós comentamos que são doenças cujos sinais de alarme poderão demorar um certo tempo, mais ou menos longo, a aparecer a resposta é: Sim, tenho que começar a pensar nisso. Mas atenção, que muitas destas atitudes devem-se também à atitude de aprovação por parte dos veterinários desses criadores. Só depois de ter nascido a minha última ninhada é que fiz os despistes a PKD. Tive conhecimento desta doença através da net. O mesmo com a displasia da anca nos persas. E agora doenças do foro cardíaco que também têm aparecido com frequência em det. criadores de persas e que são hereditárias. Ora, penso eu que deveria ter sido o médico-veterinário dos meus animais a alertar-me para o assunto. Depois se/quando a pessoa seguirá as suas indicações é outra história.
amus Escreveu:
...
claro que depende do valor a que cada gatinho é vendido, mas pelo que me apercebi, se for de companhia e não de exposição, o valor será aproximadamente de 300/400 eur...
Amus, cada vendedor poderá pedir o que quiser. O comprador é que terá o cuidado de ver se esse preço é justo ou não. Eu, dou mais depressa 500,00€ por um gatinho de companhia cujo criador teve os cuidados que eu tenho do que outro pelo mesmo preço com características de criação/exposição se o criador nem se dá ao trabalho de ter a desparasitação em dia.