Criadores versus criadores - Negócio VS Negócio+Amor ?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta ago 12, 2004 3:48 pm

Jordan,

Pode puxar à vontade mas não vale muito a pena... basta uma resposta e lá vai para o cimo... ;)

mjoaomarques,

confesso que fiquei estupefacto com a as despesas necessárias para uma ninhada "normal", só não percebi se o valor apresentado diz respeito a uma ninhada inteira, ou por gatinho, embora esteja mais inclinado a acreditar na 2ª opção.

mas se assim for como é que um criador de vão de escada consegue lucro? muito bem que se retirarmos a parte do registo e lop (mas que a maioria já começa a ter) o valor baixa... mas só se retirar TUDO o resto também e aí está a pôr em perigo o saúde da sua gata (mas também já nada me espanta :o ).

e se a estes valores for acrescentado o preço da cesariana, quando é necessária, então o valor sobe ainda mais... :o realmente só mm com muito amor... pq de negócio já começo é a ver débito em vez de crédito...
:roll:

claro que depende do valor a que cada gatinho é vendido, mas pelo que me apercebi, se for de companhia e não de exposição, o valor será aproximadamente de 300/400 eur...
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quinta ago 12, 2004 9:39 pm

Amus,

não se esqueça das participações em exposições, factor imprescíndivel para uma avaliação constante dos nossos gatos, pois uma só ida por gato reprodutor, não significa nada, um juíz pode enganar-se uma vez, já se um gato é campeão é muito mais fiável a sua qualidade.

Bjs
Mai-Mai
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta ago 12, 2004 10:15 pm

Olá

Em relação ao que é ser Criador, pouco mais tenho a dizer, acho que já tudo foi dito. E não acredito que algum Criador viva da criação ou retire dai grandes lucros.

Os criadores de vão de escada obtêm lucros porque: compram gatos para reprodução apenas, muitas vezes não os vacinam, quando estão doentes medicam eles os gatos em vez de irem aos vets. A mesma gata tem várias ninhadas por ano. Claro que comprometem a saúde dos animais e infelizmente fazem muitos dos compradores sofrer muito quando os bébes adoecem.

E, há que não esquecer uma coisa importante, um bom Criador esteriliza as suas gatas quando elas têm um problema de saúde e fica com elas. Não se descarta de quem tantas alegrias lhe deu. Um bom Criador recebe de volta animais de pessoas a quem os vendeu e que por motivos diversos não podem continuar com eles. Tudo isto são custos de se ter animais.

A Maria João só está a contabilizar o custo com a ninhada, mas ainda há custo com os restantes gatos, o custo com a manutenção de limpeza de um gatil sempre limpo. São muitas coisas...

beijokas
Kathleen
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta ago 12, 2004 10:51 pm

Pedra Escreveu:
_Last_kiss_ Escreveu:
1- Acho impossível negar que a criação seja de que maneira for feita é um negócio,
2- Penso ser importante diferenciar a criação amadora, pessoas que estão a começar e que também cometem erros, e que, por isso, os exemplares são vendidos por pouco dinheiro, já que as ninhadas não correspondem exactamente ao estalão, desses criadorzecos que muitas vezes nem um dos progenitores é puro e as ninhadas são vendidas como tal.

3 -Não se pode negar o trabalho do Criador, mas não se pode negar que não o faça pelo negócio também, para além do gosto no animal e na raça, mas já não há assim tantos "bons samaritanos", senão os gastos que tinham na criação nunca eram superados e a pessoa ficava a perder.
1 - Pode ser considerado um negócio de contrapartidas.
2- Criação amadora é toda aquele cujo rendimento não faz viver ninguém. Criação profissional é aquela da qual as pessoas vivem exclusivamente.
3 - Acredite que deve haver mais bons samaritanos do que pensa e mais gente a criar com mais gastos que proveitos.
Isabel se ler o meu último parágrafo constatará que afirmei que não conheço nenhum Criador sério que seja rico ou enriqueça à custa da criação, estou bem ciente dos gastos e encargos que um gato de uma ninhada pode dar, quando saudável, já nem falando quando a coisa corre menos bem.
Realmente errei na minha designação de criação amadora :o , obrigada pela correcção, pois poderia levar em erro quem lê, contudo o sentido com que o disse é na vertente de um criador inexperiente ainda. Até porque do que sei a criação amadora mesmo até costuma ser feita em casa do criador particular sobre a alçada deste e com um número reduzido de progenitores, não querendo dizer que é inexperiente, mas sim que não procura obter um rendimento mais ou menos fixo com o trabalho da criação.
À partida acho a meu ver ingénuo considerar que alguém faz criação já a pensar em não ter proveito, uma coisa são determinadas situações que fazem requerer um gasto superior ao pensado e que portando causa prejuízo, outra coisa é começar a criar sabendo desde logo que não se vai lucrar quase nunca, provavelmente expliquei-me mal...a pressa tem disto :oops: .
Ainda não é hoje que desenvolvo o que ia dizer, estou mesmo com falta de tempo :lol:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta ago 13, 2004 10:23 am

Pedra Escreveu: Maria João esse valor é por cada gatinho? ou o valor total de uma ninhada?
Isabel

Este é o valor de cada gatinho. Geralmente acrescenta-se ainda o valor da qualidade do gato mais o prestígio do criador mais o trabalho que se teve com ele e por isso os persas são tão caros.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 10:54 am

amus Escreveu: ...
mas se assim for como é que um criador de vão de escada consegue lucro?
...
Da mesma maneira que um Criador ou seja, não se pode fazer assim tão facilmente a distinção entre criador e Criador. Cabe ao comprador saber seleccionar a pessoa a quem compra o gato e para isso, terá que saber o deverá exigir. Eu dou um exemplo que qualquer um que tenha tempo para pesquizar um pouco poderá comprovar.
Se procurarem nas páginas dos criadores poderão constatar que nesta Primavera/Verão nasceram, em três gatis diferentes, gatinhos filhos de um mesmo gato, campeão. Se se derem ao trabalho de contactar esses gatis a perguntar se os progenitores fizeram despistes de FIV/FELV (uma coisa básica que todo o dono deverá fazer aquando as vacinas anuais do seu gato) a resposta é: não, porque estes gatos são saudáveis e só cruzam com animais conhecidos e de confiança. E quando nós comentamos que são doenças cujos sinais de alarme poderão demorar um certo tempo, mais ou menos longo, a aparecer a resposta é: Sim, tenho que começar a pensar nisso. Mas atenção, que muitas destas atitudes devem-se também à atitude de aprovação por parte dos veterinários desses criadores. Só depois de ter nascido a minha última ninhada é que fiz os despistes a PKD. Tive conhecimento desta doença através da net. O mesmo com a displasia da anca nos persas. E agora doenças do foro cardíaco que também têm aparecido com frequência em det. criadores de persas e que são hereditárias. Ora, penso eu que deveria ter sido o médico-veterinário dos meus animais a alertar-me para o assunto. Depois se/quando a pessoa seguirá as suas indicações é outra história.
amus Escreveu: ...
claro que depende do valor a que cada gatinho é vendido, mas pelo que me apercebi, se for de companhia e não de exposição, o valor será aproximadamente de 300/400 eur...
Amus, cada vendedor poderá pedir o que quiser. O comprador é que terá o cuidado de ver se esse preço é justo ou não. Eu, dou mais depressa 500,00€ por um gatinho de companhia cujo criador teve os cuidados que eu tenho do que outro pelo mesmo preço com características de criação/exposição se o criador nem se dá ao trabalho de ter a desparasitação em dia.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 11:01 am

Kathleen Escreveu: ...
A Maria João só está a contabilizar o custo com a ninhada, mas ainda há custo com os restantes gatos, o custo com a manutenção de limpeza de um gatil sempre limpo. São muitas coisas...

beijokas
Kathleen
Só não concordo com este parágrafo. Na minha opinião, não acho que tenham que ser os compradores a arcarem com estas despezas. Senão estamos exactamente a cair na criação como negócio, como máquina de fazer dinheiro e não como satisfação pessoal.
Maria João
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta ago 13, 2004 2:40 pm

Olá

Não digo que deva ser incluido no preço dos gatos. Apenas digo que são despesas que quem faz criação tem sempre, independentemente de ter ou não ninhadas. São muitos custos mensais fixos daí não se ter lucros que permitam viver da actividade.

beijokas
kathleen
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta ago 13, 2004 6:21 pm

mjoaomarques Escreveu:
Este é o valor de cada gatinho. Geralmente acrescenta-se ainda o valor da qualidade do gato mais o prestígio do criador mais o trabalho que se teve com ele e por isso os persas são tão caros.
Qual é que poderá ser o valor medio de um gato persa, num criador, enfim, já não digo dos "mais prestigiados", mas num, digamos que "médio"? Tenho uma certa curiosodade, pois não faço a minima, a não ser uma pessoa que conheço (mas já há muito que não contactamos) que em tempos vendia entre 120 e 160 contos.
Isabel
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta ago 13, 2004 6:22 pm

rep
Kathleen
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 9:11 pm

Olá

Pedra em bons Criadores (com gatos sauáveis, criação por amor etc) encontra gatos desde os €400 aos €2000. Talvez algum possam ser mais caros. os preços variam de animais de companhia até animais de exposição.

Há criadores que não fornecem registo a gatos que sejam de companhia. Eu pessoalmente não concordo com essa posição. Se querem salvaguardar a procriação eu concordo mais com um acordo em que depois da esterilização do gato o registo seja fornecido.

beijokas
kathleen
amus
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 9:15 pm

Boas ;)

Ora e por falar em gatos Persas (mais ninguém cria outros gatos :o , aparentemente) e por muito se ter falado nas responsabilidades do comprador e do criador, recebi hoje a chamada de um colega da minha irmã que acabou de "descobrir" que é alérgico ao seu gato persa de 2 anos...

Ora e como lhe "custa" ir deixar o seu gatinho a uma associação :o (nesta parte o meu tom de voz passou a agressivo), pediu o meu contacto para ver se arranjava um dono, ou mesmo se eu não o queria pra mim (recebesse uns gatos e ficamos c a fama de "maluquinhos" dos gatos que aceitam todos)...

A minha pergunta? E se ele o fosse agora entregar ao criador? Vcs na posição deste, aceitavam? já está castrado, supostamente tem os testes feitos, vacinas em dia... portanto pra reprodução já não é apto :?
amus
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 9:19 pm

Kathleen Escreveu:
Há criadores que não fornecem registo a gatos que sejam de companhia. Eu pessoalmente não concordo com essa posição. Se querem salvaguardar a procriação eu concordo mais com um acordo em que depois da esterilização do gato o registo seja fornecido.

beijokas
kathleen
E será que assim alguém compraria???... é que mesmo os que só querem pra companhia, se compram uma gata gostariam sempre de ter uma ninhada da sua "menina" ao fim e ao cabo é tão bonita e tão meiga etc , etc, etc, e toda aquela retórica que já sabemos... e depois temos as situações que tão bem sabemos e no final dos casos mais extremos acabam com a morte dos animais...
Kathleen
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 9:29 pm

Ola

Nos Estados Unidos funciona assim e as pessoas compram. Deve ser um dos motivos pelos quais têm bons gatos.

Em relação ao seu amigo se ele comprou o gato a um bom criador ele em principio recebe o gato ou arranja bons donos. Ele é mesmo alergico? Já exprimentou dar banho ao gato? É que a alergia normalmente é à saliva.

Beijokas
Kathleen
amus
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 9:42 pm

Kathleen Escreveu: Ola

Nos Estados Unidos funciona assim e as pessoas compram. Deve ser um dos motivos pelos quais têm bons gatos.

Em relação ao seu amigo se ele comprou o gato a um bom criador ele em principio recebe o gato ou arranja bons donos. Ele é mesmo alergico? Já exprimentou dar banho ao gato? É que a alergia normalmente é à saliva.

Beijokas
Kathleen
Mas nem tudo que funciona nos EUA funciona aqui... e não me parece que aqui fosse resultar, só mesmo aquelas pessoas que realmente querem um gato de companhia da raça X ou Y iriam comprar, pq até nem querem o incómodo dos cios ou da marcação territorial.

Sei lá se ele é mesmo alérgico... não o conheço, a minha irmã é que o conhece... se fosse meu amigo nem vinha com esta história... já recebi tantos gatos de "alérgicos" que começo a pensar que a população portuguesa está a enfraquecer a nível das defesas corporais :p ... mas só qd lhe convém... :evil: , mas até saber mais pormenores não opino...
Responder

Voltar para “Gatos”