Gato branco, gato especial?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça dez 28, 2004 12:54 pm

Uma curiosidade: o gato de pêlo branco esconde sempre em termos de decendência outra côr que normalmente se manifesta por uma mancha na cabeça dessa côr que transmite e, que desaparece com o tempo , normalmente na primeira muda de pêlo
:lol: :lol: pois, opinóquio tinha uma mancha preta na cabeça. lavei, cortei o pelo e aquilo não desaparecia. de repente, nunca mais a vi. o gato ficou totalmente branco.
quanto à cinderela, embora a mãe fosse branca, os irmãos tinham outras cores. pelo aspecto, calculo que o pai fosse um gatarrão preto e branco das redondezas. era peludo e tinha uma cauda muito farfalhuda. como ela
anjjazul
ninoguffy
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 6:42 pm

terça dez 28, 2004 9:50 pm

eu tambem tenho um gato branco mas e bastante saudavel, mas ele tem olhos cor-de-laranja.mas conheço uma pessoa que teve uma gatinha branca persa com olhos azuis e realmente ela era surda so quando via o outro gato vir em direcçao ao comer e que ela vinha tambem.mas de resto era bastante saudavel.
nickie
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 10:40 pm

sábado jan 15, 2005 1:43 am

De facto, os gatos brancos têm problemas de surdez. Gatos brancos que participam de exposições felinas têm de apresentar um atestado do veterinário de que não são surdos. Isto já quer dizer qualquer coisa...

Quanto à sensibilidade ao sol, esta também é outro grande problema. Tive 3 gatinhas brancas no Brasil (imaginem o sol!). Geralmente os problemas surgiam ainda durante o primeiro ano de vida, as orelhas ficavam em carne viva e o gatinho morria rapidamente. Confirmei com o Vet, realmente era cancro de pele. Aqui em Portugal temos menos sol - é só uma questão de demorar mais tempo para surgir o mal. Deve-se usar um protector solar forte para o nariz e as orelhas diariamente durante o verão - e via das dúvidas também no inverno, quando tem sol.

Tirando estes dois problemas, os gatos brancos não ficam mais doentes do que os outros. :lol:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo jan 16, 2005 1:00 pm

uaimori Escreveu: ... Eu tenho 4 persas brancos e nenhum deles é surdo, já aconteceu, que sem a minha autorização o meu macho branco cruzou uma fêmea minha branca e nenhum dos bébés nasceu surdo, mas á que evitar esse cruzamento, pois a probabilidade é maior. Se um dos progenitores for de outra cor normalmente não nascem surdos. penso que uma das razões de se dizer que os gatos brancos de olhos azuis nascem surdos é porque para nascer um gato de olhos azuis normalmente têm que se cruzar dois persas brancos e, aumenta-se aí a probabilidade de nascerem surdos. Mas há gatos brancos de olhos azuis e de olhos cobre surdos , mas também os há sem serem surdos...
Gostaria de comentar que a surdez dos gatos brancos está normalmente associada aos olhos azuis. Aliás, a surdez nos gatos brancos de olhos azuis resulta da acção de um géne responsável pela cor branca que aliada ao factor dos olhos azuis vai dar origem a uma degeneração da estrutura interna do ouvido que vai diminuir ou suprimir a audição. Assim, a probabilidade dos persas brancos de olhos bronze serem surdos é tão grande como nas outras côres, tomando por princípio que não se utilizam ambos os progenitores brancos que possam ser portadores de gene responsável pelos olhos azuis para as cruzas. E como é apenas necessário que um dos progenitores seja branco para que possam nascer (em média 50% da ninhada) gatinhos brancos então basta que um dos pais seja branco de olhos azuis e o outro seja portador do gene responsável pelo olhos azuis (independentemente da côr do pêlo) para que possamos ter gatinhos brancos de olhos azuis. A minha persa branca de olhos azuis, Sherazade, era um exemplo do que acabo de dizer: filha de uma persa branca de olhos azuis e de um persa preto.

Sublinhei a frase da Uaimori porque achei graça ao termo autorização. :lol: Todas as gatas inteiras são umas "sem juízo" quando têm cio, independentemente da idade que têm. ;)
Maria João
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 16, 2005 1:38 pm

como a cinderela tem uma otite crónica num ouvido, o vet pensa que a audição está a diminuir e pode mesmo ficar surda. mas não é que o gaspar, amarelo, está ficar tb. com este problema num só ouvido? é verdade que as otites são contagiosas, mas só estes 2 têm esse problema.
anjjazul
mjoaomarques
Membro Veterano

domingo jan 16, 2005 2:10 pm

Mas nos casos das otites a degeneração do ouvido é "mecânica" e não genética. Mas Anja, essas otites são de que tipo? No caso do meu cão Bonga, muito atreito a otites por ácaros fez um tratamento um pouco dispendioso, é certo, mas já há mais de um ano que nunca mais teve nada.
Maria João
anjjazul
Membro Veterano

domingo jan 16, 2005 11:23 pm

Mas nos casos das otites a degeneração do ouvido é "mecânica" e não genética. Mas Anja, essas otites são de que tipo? No caso do meu cão Bonga, muito atreito a otites por ácaros fez um tratamento um pouco dispendioso, é certo, mas já há mais de um ano que nunca mais teve nada.

a cinderela, que é a mais sujeita a otites, já fez exames para saber o que lhe estava a provocar a doença. acho que a otite não era provocada por acaros. da última vez, outro vet disse que podia ser alguma má formação. mandou-me pôr a pomada durante um mês. de facto, esteve um tempo boa. acho que está a piorar. tanto ela como o gaspar deitam um líquido escuro do ouvido esquerdo. depois, aloja-se e forma uma bola escura.
lá vai começar a pomada. a cinderela, já usou um anti-inflamatório e antibiótico em simultâneo. nem por isso melhorou muito.
acho que já se habituaram. não os vejo coçarem ou abanarem a cabeça. só descubro o problema, quando lhes espreito os ouvidos. mas aquilo deve doer
anjjazul
mjoaomarques
Membro Veterano

segunda jan 17, 2005 4:10 pm

Olá,

Se a otite não é provocada por ácaros, não será possível o vet. recolher algum desse líquido castanho e enviar para análise para tentar descobrir um antibiótico eficaz que curasse de vez os gatos?
Maria João
anjjazul
Membro Veterano

segunda jan 17, 2005 7:23 pm

Se a otite não é provocada por ácaros, não será possível o vet. recolher algum desse líquido castanho e enviar para análise para tentar descobrir um antibiótico eficaz que curasse de vez os gatos?
é capaz de ser uma solução. nunca nenhum vet me falou nisso. é a pomada, mais a pomada :evil: a cinderela já anda nisto há quase 6 anos. parece a coceira da carlota. depois de correr tudo e gastar pipas de dinheiro, desapareceu , sabe-se lá porquê.
anjjazul
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda jan 17, 2005 8:02 pm

Anja, nos ouvidos só pode haver 3 coisas, ou ácaros ou bactérias ou leveduras. Normalmente a vet tira e observa ao microscópio e detecta na própria consulta qual é a origem. Conforme o caso assim é o tratamento. Por isso acho estranho que a sua vet não detecte o que é, pois para cada caso assim o medicamento.Penso que hà um medicamento que é comum se forem bactérias ou leveduras. Tome atenção que esse problema das otites poderá tornar-se crónico se não for bem curado. Limpe com frequência os ouvidos aos bichanos que já é uma ajuda. O otoceril que se compra na farmácia é muito bom para os limpar. Não comento a pomada porque não conheço , mas acho estranho que a minha vet com tantos animais que eu tenho, nunca me tenha receitado nenhuma pomada, receita-me sempre medicamentos em gotas.
anjjazul
Membro Veterano

segunda jan 17, 2005 8:22 pm

Conforme o caso assim é o tratamento. Por isso acho estranho que a sua vet não detecte o que é, pois para cada caso assim o medicamento.
mas eu não foi só a uma vet. já corri várias. a sugestão é sempre a mesma - pomada. da penúltima vez, receitaram gotas. umas semanas depois, voltei à mesma clínica mas a outro vet. novamente, pomada :o
é possível que a otite se tenha tornado crónica por ter sido mal tratada. mas que hei-de fazer mais? já estava a pensar comprar de novo a pomada,mas como mudei de local de residência, ainda não conheço esta clínica. acontece, que é o gaspar que está pior neste momento. a cinderela tb. não está grande coisa, mas vai-se aguentando. tenho-lhes posto um líquido de limpeza que vem numa pipeta.
anjjazul
anjjazul
Membro Veterano

segunda jan 17, 2005 8:23 pm

Conforme o caso assim é o tratamento. Por isso acho estranho que a sua vet não detecte o que é, pois para cada caso assim o medicamento.
mas eu não foi só a uma vet. já corri várias. a sugestão é sempre a mesma - pomada. da penúltima vez, receitaram gotas. umas semanas depois, voltei à mesma clínica mas a outro vet. novamente, pomada :o
é possível que a otite se tenha tornado crónica por ter sido mal tratada. mas que hei-de fazer mais? já estava a pensar comprar de novo a pomada,mas como mudei de local de residência, ainda não conheço esta clínica. acontece, que é o gaspar que está pior neste momento. a cinderela tb. não está grande coisa, mas vai-se aguentando. tenho-lhes posto um líquido de limpeza que vem numa pipeta.
anjjazul
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta jan 20, 2005 1:46 pm

Anja fui à minha vet, e coloquei-lhe questões para ver se conseguia dar-lhe informação com alguma novidade para si e que a pudesse ajudar. Expliquei-lhe a situação dos seus gatos e ela disse que terá que se fazer uma cultura do que é que é retirado dos ouvidos, para se identificar o tipo de bactéria. Pois hà bactérias mais resistentes e, se lhe for dado um antibiótico inadequado, ou mais fraco para aquela bactéria o efeito do tratamento é nulo.
Assim pelo que eu percebi não adianta nada fazer o tratemento se não se identificar o agente. Resolvi colocar aqui o post pois pode ajudar a esclarescer mais alguém que tenha situações identicas.
anjjazul
Membro Veterano

sexta jan 21, 2005 1:07 pm

obrigado pela preocupação. o que me admira, é a pomada fazer efeito temporariamente, depois, volta tudo ao mesmo. uma vet já me disse que na cinderela, é normal a otite ser crónica. :o
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 21, 2005 1:55 pm

anjjazul Escreveu: o que me admira, é a pomada fazer efeito temporariamente, depois, volta tudo ao mesmo.
Pode já ter criado resistências...e quando assim é...só mesmo mudando de medicação e tal como a uaimori disse, só com um exame de cultura... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”