uaimori Escreveu:
... Eu tenho 4 persas brancos e nenhum deles é surdo, já aconteceu, que sem a minha autorização o meu macho branco cruzou uma fêmea minha branca e nenhum dos bébés nasceu surdo, mas á que evitar esse cruzamento, pois a probabilidade é maior. Se um dos progenitores for de outra cor normalmente não nascem surdos. penso que uma das razões de se dizer que os gatos brancos de olhos azuis nascem surdos é porque para nascer um gato de olhos azuis normalmente têm que se cruzar dois persas brancos e, aumenta-se aí a probabilidade de nascerem surdos. Mas há gatos brancos de olhos azuis e de olhos cobre surdos , mas também os há sem serem surdos...
Gostaria de comentar que a surdez dos gatos brancos está normalmente associada aos olhos azuis. Aliás, a surdez nos gatos brancos de olhos azuis resulta da acção de um géne responsável pela cor branca que
aliada ao factor dos olhos azuis vai dar origem a uma degeneração da estrutura interna do ouvido que vai diminuir ou suprimir a audição. Assim, a probabilidade dos persas brancos de olhos bronze serem surdos é tão grande como nas outras côres, tomando por princípio que não se utilizam ambos os progenitores brancos que possam ser portadores de gene responsável pelos olhos azuis para as cruzas. E como é apenas necessário que um dos progenitores seja branco para que possam nascer (em média 50% da ninhada) gatinhos brancos então basta que um dos pais seja branco de olhos azuis e o outro seja portador do gene responsável pelo olhos azuis (independentemente da côr do pêlo) para que possamos ter gatinhos brancos de olhos azuis. A minha persa branca de olhos azuis, Sherazade, era um exemplo do que acabo de dizer: filha de uma persa branca de olhos azuis e de um persa preto.
Sublinhei a frase da Uaimori porque achei graça ao termo autorização.

Todas as gatas inteiras são umas "sem juízo" quando têm cio, independentemente da idade que têm.