Feridas no corpo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

deborafs
Membro Júnior
Registado: domingo nov 28, 2004 7:35 pm

sexta dez 24, 2004 1:41 am

Olá Ana!
Levei-os na Vet. ontem.Pra minha surpresa ela já conhecia o pragram e ñ me indicou pq ñ acha ser o tratamento eficaz contra fungo.(ela ainda ñ ouviu falar dessas pesquisas rescentes de tratamento com superdosagem se vcs tivessem um artigo ajudaria muito Pq ela é muito criteriosa (gosto dela por isso)(essas novidades demoram chegar aqui). De qualquer maneira te agradeço muito a atenção.Eles estão melhorando(o fungo vai comer o q? ñ tem pêlos rs).Se puder me informe sobre o tratamento da sua gatinha.Seria ótimo poder tratar o fungos sem precisar tosa-los.!
Boas Festas a vc e sua Família.Obrigada .
Débora
mi-gata
Membro
Registado: domingo dez 12, 2004 8:23 pm

terça dez 28, 2004 10:51 pm

Pois...
Se calhar a Vet da Débora tem razão e o Program não é assim tão eficaz para os fungos! :roll:
Não quero tirar conclusões erradamente mas de facto apareceram mais umas manchinhas brancas pequeninas nas patas traseiras da Mi e na barriguita tambem. E recomeçou a perder pêlo com coisas brancas agarradas. Já li aqui no forum alguem a queixar-se de caspa no pêlo. Agora que falam nisso não sei se a descrição não é basicamente a mesma. Parece inicialmente uma caspa espalhada por quase todo o corpo e depois estas manchas brancas (parecem peladas). :o
Amanhã é dia de repetir a dose de Program e na 5ª feira vamos ao reforço das vacinas. Vamos ver o que diz a Vet desta vez! Estou um bocadinho triste porque não está a correr tão bem como gostava. E além disso condicionamos um bocadinho mais os mimos porque nos foi aconselhado que lavassemos as maos de cada vez que tocamos nela! Coitadinha... já está a passar privações!!! :(
No consultório há 2 Vets. Uma delas entusiasma-se tanto com os animais e com as próprias experiências dela que por vezes me parece pouco profissional. Pode ser só impressão mas acho-a um pouco "espalha brasas"! Parece que perde objectividade. Logo por azar (ou até não) foi ela que aconselhou este tratamento. Espero que na 5ª seja a outra para ter uma segunda opinião. Se tiverem algum conselho para me dar, agradeço muito! Obrigada pela atenção. Beijocas. Ana ;)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça dez 28, 2004 10:56 pm

com ou sem outro vet, eu procurava outra opinião. tanto mais se a gata não melhora e a dona está em dúvida. o gato serafim e a carlota já tiveram fungos e não usei program. pelo menos, em exclusivo
anjjazul
mi-gata
Membro

terça dez 28, 2004 11:06 pm

Muito obrigada anjjazul pela rapidez na resposta! Já me sinto mais acompanhada!!! :lol:
O que usou no tratamento dos seus? Já aqui "ouvi" falar muito em Nizoral e outros produtos no género. Na minha ignorância acho estranho(?) não ter um tratamento para aplicar localmente. Demorou muito a ver resultados? É incrível a quantidade de "tarecos" com fungos. Não é estranho? Já pensei se será da areia (eu uso silica absorvente), se será do fumo do tabaco (apesar de fumarmos apenas numa divisão da casa e poucas vezes). Em relação à comida dou-lhe Nutro Kitten uma vez que era o que ela comia antes de vir cá para casa. Penso que seja uma ração boa! Já tive muitos gatos e nunca nehum teve este problema! Obrigada! Ana
deborafs
Membro Júnior

quarta dez 29, 2004 12:05 pm

Oi Ana!
Esses fungos já me deixaram muito aflita tbm.O pior que a Vet. está certa em dizer que não existe tratamento q acabe com eles pra sempre...
O q eu tenho feito com a orientação dela é limpar a casa com uma solução de 50 ml de água sanitária para cada litro d'água(é a unica coisa q mata os esporos q sobrivevem no ambiente por até 8 meses,pasme!), fiz a tosa(tosquia) e tenho dado banhos semanais com shampooo de clorexidini da Bayer,os resultados são ótimos,eles ñ tem mais lesões em pouco tempo de tratamento.Agora é esperar os pêlos crescerem! rs
Os antifungicos orais com o passar do tempo desenvolvem resistência e os fungos ficam mais difícies de tratar caso eles se contaminem novamente o msm com shampoo de cetoconazol.O clorexini esteriliza os pêlos e não desenvolve resistência,(poderá usar por muito tempo)
Acho q é preciso ter plena confiança no diagnóstico e prescrição do Vet,se vc não está segura é melhor procurar outro logo.
Espero ter ajudado .Converse com a vet. sobre o clorexidini e boa sorte,nos mantenha informados.
Um abraço .Débora
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta dez 29, 2004 2:03 pm

o serafim e a carlota tomaram, apenas comprimidos. nem me lembro do nome, nem o ia revelar. cada caso é um caso e este tratamento é bastante tóxico. só mesmo o vet.
o tratamento durou cerca de 1 mês. na altura, o serafim esteve gravemente doente. ia-se finando. portanto, qualquer coisa o podia afectar. provavelmente, foi a carlota que trouxe o fungo de fora.
não me parece que esta doença seja incuirável. já repetiram as análises ao pelo e deram negativo. já lá vão mais de 2 anos.
com 11 animais em casa, era fácil o contágio. andaram todos a fazer o tratamento :evil: a vet queria que eu lhes desse banho já nem sei com quê. dar banho a 9 gatos? não ficava cá para contar :p
anjjazul
deborafs
Membro Júnior

quarta dez 29, 2004 3:12 pm

Acho q por causa do clima (muito quente) onde moro ,deixando os persas daqui mais vulneráveis a manifestação dos fungos,infelizmente.No verão então...
Digo ñ terem uma cura definitiva pq por qualquer motivo q foge ao nosso comtrole podem se manifestar (estresse,baixa imunidade,cios constantes,parto etc...)
Seria ótimo ter uma trégua!!! rs
No caso da Ana ela tem apenas uma gatinha...acho até q poderia tentar...se a Vet. assim achar melhor.
mi-gata
Membro

quinta dez 30, 2004 11:38 pm

Olá amigos que partilham comigo esta odisseia anti-fúngica!
É verdade... lá fomos nós ontem outra vez à Vet. Por sorte consegui encontrar a outra que acho mais calma e ponderada. Fizemos o reforço da vacina, encontrámos uma otite que se deduz ser parasitária e levámos no pêlo uma nova pipeta desta feita de Stronghold que além de anti-fúngico tmb funciona com desparasitante e anti-pulgas (como se o animal depois desta sobrecarga tivesse bichos desses). Chegámos a casa e fizemos nova toma de Program p/ 4,50 Kg. Daqui a 15 dias lá voltamos nós para mostrar a evolução! Opinião da Vet: Problema difícil de controlar. Pode ter associada sarna. Se não melhorar fazemos nova análise. Curiosamente a Mi raramente se coça o que a Vet acha estranho tendo em conta até a otite num ouvido (tem tanta cera escura no ouvidito, coitadinha). O estudo que revelou o Program como possível cura para os fungos não é conclusivo. Existem de facto outras hipóteses que podem ser ponderadas (os banhos, a aplicação de pomadas, antibióticos). Para já a Vet gostava de ver se o Program dá resultado uma vez que o tratamento só fica completo com esta segunda toma. O pêlo na cauda está a começar a nascer e à excepção de umas feridas muito pequeninas numa pata traseira, no pescoço e na barriga neste momento até nem tem aparecido mais nada. (Como se fosse pouco).
A parte boa é que ela tem crescido bem (e engordado também!!!), come muito, bebe litros de água por semana e brinca que se farta. É muito resistente a minha linda! Tanta substancia para tão tenra idade!!!
Vou tentar passar para o meu album uma foto para vocês a conhecerem. Muito obrigada pela força e beijinhos. Fiquem bem!!!
deborafs
Membro Júnior

sábado jan 15, 2005 6:45 pm

Oi Ana!
Como está sua gatinha?Espero q tenha melhorado...
Finalmente chegou aqui em minha cidade o Program Plus..não sei se é o msm medicamento q sua Vet. passou pra sua gatinha...(Dá-se 1 comprimido a cada 21 dias por 4 X .(Mas só o Veterinário pode prescrever)depois faz-se a manutenção 1 comprimido por mês).Este é diferente do program .Pq em sua composição tem milbimicina e lufenuron q juntos secam até os esporos...A Vet. está animada com os resultados já obtidos em outros animais.2ª feira começarei o tratamento dos meus rons rons...Deus ajude que seja mesmo eficaz...pq o preço é de assustar rsrsrsrs
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sábado jan 15, 2005 11:19 pm

Olá venho contar a minha experiência nesta àrea e, espero que não a entendam com uma receita online, pois é mesmo isso, uma experiência.
Aqui hà uns anos tive um macho, o meu primeiro gato , quando lhe foi diagnosticado um fungo a "tinha". Fui a um vet que me deu uns comprimidos para o curar, coisa que eu fiz, o animal curou em principio e, dali a uns tempos detetei-lhe umas coisas pretas no corpo, o vet achou que era o mesmo e, tornei a repetir o tratamento e, até não era, desta vez era seborreia o que é normal nos machos. Foi uma pena eu não saber o que sei hoje,... esse macho acabou por morrer. E porque?
Resolvi ir a outo vet que me tinha sido recomendado e que é a minha actual, quando comecei a notar que o animal tinha deixado de comer e estava com a pele amarelada.
O animal ficou imediatamente internado e, veio a morrer dalí a três dias. A vet disse-me que queria fazer a autópsia e eu acedi. O que se verificou foi que ele tinha o fígado come se fosse cortiça e porque?
Tinha o fígado muito mais pequeno que o normal éra um defeito congénito e, os comprimidos tinham dado cabo dele,pois são altamente tóxicos.
A que é a minha vet actualmente, disse-me que nunca se deve dar esse comprimido sem dar outro que proteja o fígado e, que hà outro medicamento o program que resolveria o problema. Este tem que realmente ser dado numa dosagem superior e relacionada com o peso do animal. Não resolve com todos os fungos, mas com uma grande parte.
Disse-me também que a unica coisa que mata o esporo é a lixivia (não quero aqui levantar mais uma polémica) e que devia lavar tudo, roupas inclusive, com ela. a mistura que me aconselhou foi de uma medida para 20 de água. Deveria repetir esta lavagem várias vezes por uma questão de segurança, è uma das razões porque eu gostom tanto dela, por prevenção.
O que eu quero dizer com isto é que receitado ao não por vets eu nunca mais, se me surgir o mais alguma vez o problema de um fungo, vou dar comprimido nenhum a um animal meu.
Agora relativamente aos fungos. Realmente é intrinseco todos os animais são portadores pelo que eu sei, quando por alguma razão baixam a imunidade pode surgir. Como não é um problema agradavel e muito chato vou dizer como é que o tento evitar, atravéz da prevenção.
1º O program é um medicamento interno para as pulgas se for dado mensalmente ou de 6 em 6 meses conforme se preferir tem uma função de prevenção no que respeita aos fungos.
2º Depois tento manter a pele dos gatos saudável, como por exemplo 2 vezes por ano dar-lhes óleos essenciais .
3º dou-lhes pelo menos banho uma vez de 15 em 15 dias, com excepção dos de exposição que tomam de 8 em 8 dias, sendo a última passagem com clorixidina, que encomendo na minha vet, tem a mesma função da betadine mas não mancha e não seca a pele. a sua função é desinfectante e mantem a pele saudável. Mas esta não mata o fungo, só mantem a pele desinfectada e saudável
4ª dou-lhe banho pelo menos 2 vezes por ano com champoo nizoral que é anti fúngico, para o caso de me escapar alguma cois que não tenha visto.
Eu se tivesse um animal com esse problema seriam resolvidos com os banhos de 3 em 3 dias com nizoral com uma passagem final com clorexidina. Lavaria todos os dias só a zona das peladas com nizoral. e faria também o program. De qualquer forma não faria o program só duas vezes mas 3 para ser garantido. Obvio isto tudo com a supervisão da vet, isto para não me questionarem do porque da 3 toma do program,...
Há ainda outra coisa que se coloca, mas que não digo aqui, pois se não for bem aplicado e o animal bem seco, poderá apresentar certa perigosidade para o animal, no entanto poderão perguntar ao vet que ele vos saberá dizer o que é, e se será o caso de usar.
Informo também que a pomada Nizoral , não o champoo, a pomada é altamente tóxica para os gatos se a lamberem, só se deve colocar se o animal usar o colar, ou ficar tapada o que é muito dificil num gato, eu prefiro usar mesmo o champoo nas peladas todos os dias.
Espero ter contribuido para esclarescer alguma coisa,ter sido clara não ter aumentado confusões, ou ter despoletar novas confusões. Já agora vejam o meu lindo gato que me deixou um desgosto enorme, nunca mais poder olhar para estes olhos ternurentos, e pensarem que até aquilo que nos dizem os vets por vezes tem que passar pelo crivo da nossa experiência e bon senso.Imagem
anjjazul
Membro Veterano

domingo jan 16, 2005 1:43 pm

é sempre bom saber que doenças têm os animais, assim como as pessoas por causa da medicação. quando dei os comprimidos por causa dos fungos, o pantufa não tomou porque é i.r. claro que tinha sempre um gato pronto para contagiar os outros.
no caso do pantufa, a doença não impediu que a besta de um vet lhe desse ivomecq por causa dos ácaros nos ouvidos. aparentemente, nada lhe aconteceu. a cinderela levou o mesmo tratamento 2 dias depois de ter sido esterelizada. ia morrendo. mesmo assim, tive de ouvir as histórias e desculpas mais absurdas desse vet
anjjazul
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo jan 16, 2005 1:58 pm

Que lindo bicolor era o seu gato, Uaimori! Realmente, além do desgosto deve ser uma frustração enorme perder-se um animal destes. Era muito semelhante às linhas portuguesas de bicolores que eu prefiro, United Colors e Chara Blue
Maria João
mi-gata
Membro

terça jan 18, 2005 9:05 pm

Olá!
Desculpem a minha longa ausência mas queria manifestar-me só quando visse alguma evolução. De qualquer modo aproveito já para agradecer a vossa preocupação e o relato das vossas experiências.
Passados que são 15 dias desde a última consulta à vet e desde a última administração de Program (e não só como podem ler no meu último relato), cá estou eu para vos dizer que a Mi continua a crescer linda, a comer bem e a brincar muito. Quanto aos fungos, na última semana apareceu numa orelhita um pontinho muito pequenino (cerca de 1 mm de diametro) e no pescoço uma feridita tambem pequena, o que me leva a deduzir que provavelmente o tratamento faz efeito. Contudo já aconteceu ver progressos e logo de seguida ser surpreendida com um agravamento dos sintomas.
Seja como for (já sei que vai gerar polémica o que vou dizer) tomei uma decisão e vou experimentar a aplicação diária e local de nizoral champô.
Quanto à clorixidina gostava que me dissessem onde se compra, para que serve, qual a apresentação e se tem efeitos indesejáveis.
A minha decisão assentou em diversos factores. 1º as áreas atingidas são tão pequenas que me parecem controláveis. 2º dá-me a impressão que o problema é tão delicado que as próprias Vets estão um pouco perdidas. 3º penso, na minha ignorância, que o produto não seja nocivo. 4º desculpem a minha franqueza e não me interpretem mal porque só eu sei a preocupação que tenho com a saúde dos meus bichos e que a mesma não é quantificável materialmente mas no último mês gastei cerca de 175 € na vets para tratar este problema e acho que elas próprias andam a fazer experiências com a minha gatinha. Já sei que alguns vão dizer que quem tem animais não pode olhar a custos mas nenhum, alguma vez, deixou de ter a devida assistência para que eu pudesse poupar algum dinheiro.
Espero que dê resultado e que ela fique boa depressa. Até porque até eu já tenho mazelas. Apareceu-me uma mancha no pescoço porque ela gosta de andar em cima dos meus ombros, qual pássaro e acabou por me contagiar. As vets já tinham alertado para esta hipótese. Bem, não vos vou maçar mais com este relato que já vai longo. Até breve e obrigada!
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sexta jan 21, 2005 12:24 am

Mi-gata envie-me uma pm, se não se importar com o seu mail, pois eu queria dar-lhe mais informação complementar e, todos os dia lhe tento enviar e não consigo. :oops: :oops: :oops:
mi-gata
Membro

domingo jan 23, 2005 4:51 pm

Olá uaimori!
Enviei-lhe uma pm. Obrigada pela sua ajuda!
;)
Beijinhos
Ana
Responder

Voltar para “Gatos”