Que acham dos gatos com coleiras?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

O seu gato usa coleira?

sim e gosta
7
28%
sim mas não gosta
4
16%
nunca faria uma coisa dessas ao bichano
7
28%
nunca faria uma coisa dessas ao bichano
7
28%

Total de votos: 25
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quarta ago 28, 2002 10:34 am

bem, e mais um .....
na rua deixamos de ser os "donos" a quem, por vezes :), eles respeitam para passarmos a ser um entre iguais.
todo o dialogo que conseguiram criar com o vosso bichano dentro de casa vai ter de ser reconstruido na rua.
eles sabem que dentro de casa os donos mandam mas na rua é a lei da selva :) é preciso ter mesmo muita calma, eles vão reagir de forma estranha e qq confronto entre eles e vcs pode por em causa a proxima saida à rua.
aconselho uma daquelas trelas com fio de não mais que 3 metros e no inicio não tentam trocar carinhos com o vosso bichano, devem ficar afastados dele até, apenas se for preciso, pegar nele ao colo para o trazer de volta para casa.
com o passar do tempo eles passam a permitir a aproximação para troca de carinhos :)

Toda esta mudança de personalidade é normal e se acharem que ele ficou mesmo muito estranho com vcs na rua não se preocupem porque mal entrem de novo em casa tudo volta ao normal :)
lizzie
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 pm

quarta ago 28, 2002 10:35 am

Eu nunca levei o meu gato a passear, em casa ele tem 3 varandas abertas com vista para um descampado onde há coelhos, pássaros, pessoas a passear cães e uma senhora que vai lá levar as ovelhas a pastar 2 vezes por dia. È melhor que ver televisão :lol:
Além disso a casa é muito soalheira e o espertinho só tem que mudar de varanda consoante a posição do sol para dormir sonecas ao sol todo o dia.

No entanto a 1ª vez que fui de férias e o deixei com os meus sogros ele não tinha varandas abertas nem sol quase nenhum em casa, o meu sogro pos-lhe uma trela (sem problemas) e levou-o todas as manhãs durante uma semana a passear ao jardim em frente à casa e o diabinho adorou :D

Bjs
Lizzie
rsaraiva
Membro Veterano

quarta ago 28, 2002 10:40 am

que sorte :) esse gato é um santo :)
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta ago 28, 2002 10:51 am

Hummm..acho que vou comprar 3 trelas tipo casaquinho com 3 metros para levar tres meninos a passear e ver o que acontece... o problema é que não tenho jardins bonitos ali ao lado de casa e se calhar vou ter que os pôr na caixa de transporte para os levar até ao jardim mais próximo... porque levá-los ao colo tanto tempo é mentira... nem em casa aguentam mais que 30 segundos ao colo.... a Tuga então ODEIA ser agarrada embora adore festas, tem que se sentir sempre segura...

Vou experimentar levar os meus diabos à rua e depois conto aqui pormenores...se correr bem a experiência pode ser que mais gatos comecem a ter direito a passeios.... pois se fosse gata acho que ía adorar passear...

Obrigada a todos pelas vossas experiências, o Jaquim Gato, a Dona Tuga e a Menina Kiki agradecem.

:p
lizzie
Membro

quarta ago 28, 2002 2:22 pm

rsaraiva

Tens razão o meu Quico é um santo, mas do pau oco que faz as malandrinces e depois olha para mim como cara de " Eu? Com esta carinha achas que eu ía fazer isso?" 8)

Mas é muiiiiitooooo meigo e deixa fazer quase tudo, dá raiva em pensar que tipo de monstro é que ía abandonar uma coisinha daquelas :evil:

Bjs
Lizzie
rsaraiva
Membro Veterano

quarta ago 28, 2002 2:30 pm

hehehehe
nisso são todos iguais :)
"Eu?!"
"Nunca tinha reparado nisso..."
"Não, não sei como foi isso parar ai!!!"
"Eu?!"
"Achas?!"
"Não olhes para mim!!! Até parece que sou o unico gato aqui em casa..."
"Que foi?! Estava ali em cima da bancada ... pensei que era para mim."
"Eu?!"
"O que? Não era para mim?"
"Foi ele ...."
"Eu?!"
......
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta ago 28, 2002 7:46 pm

olá
eu devo ser um fenómeno. quando estava em lx morava num 3º andar. por isso tirei as coleiras aos gatos. mas não é que desapareceu uma gata? eu não a vi cair da janela, mas presumo que isso tenha acontecido. se ela não morreu, pode ter sido adoptada por julgarem que era abandonada. com coleira e placa de identificação, ficavam a saber quem era o dono.
pois, os meus gatos adaptaram-se bem à coleira. quanto aos guizos, acho que são uma maravilha!!!! como eles andam sempre a aprontar, quando o guizo dá de si, sei onde eles estão. mas nenhum tem um guizo estridente. às vezes, até ponho dois, para ouvir melhor!!!
comecei a ensinar a cinderela a andar de carro e de trela quando ela era bébé. depois, desisti. mas foi uma sorte ter começado. ela uma vez caíu da janela, reconheceu o sítio e deu a volta à casa, ficando à porta à espera que a fossem buscar. em relação à sara, o vet acha que ela como vivia num apartamento, quando caíu, assustou-se e perdeu o rumo à casa.
anjaazul
anjaazul
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta ago 28, 2002 8:45 pm

Olá

Os meus gatos não usam coleira, porque acho desnecessário. Moro num 3º andar, e é praticamente impossível eles fugirem para a rua. Quando algum se escapa para a escada, sobe sempre para o sótão, nunca desce (por que será? :? )
O branquinho que ainda não tem nome chegou lá a casa com coleira (tinha sido apanhado na rua por uma colega minha, que lhe pôs coleira, só que ela não podia ficar com o gato e deu-mo). Ainda lha deixei ficar, porque ele até já estava habituado. Só que eu não conseguia dormir por causa do barulho do guizo, e tirei-lha. O Elvis também trazia coleira com guizo, mas tirei-lha logo que consegui tocar-lhe.

Quanto a passeios, cheguei a comprar uma trela peitoral, para experimentar a levar o Ronrom à rua (ele parecia-me ser o que colaboraria mais facilmente). Mas quando lhe ponho a trela, ele deita-se no chão, e dali só sai arrastado! :lol: :lol: Acabei por desistir, e a trela lá está sem uso...

Fiquem bem

Florinda
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta ago 28, 2002 9:00 pm

Pois...quanto ao gizzo ser o máximo para saber onde anda o bichano acredito, mas do ponto de vista do dono... porque além dos gatos terem um poder de audição 3 vezes superior ao nosso, o guizo está ao lado dos ouvidinhos deles.... por isso imaginem a sinfonia que não deve ser o dia todo dalim dalim dalim no ouvido...pensem nisso antes de porem um ou mais guizos ao pescoço do gatinho....ele pode não se queixar mas de certeza que é mais confortável sem barulho já que eles são animais tradicionalmente silenciosos...

Hoje tentei levar o meu Jaquim ao jardim do lado....ficou aflito, coitadinho... agachou-se na relva a miar a chamar pelos donos..... e eu estava ali mesmo ao lado....quando pode fugiu logo para dentro da caixa e levei-o para casa...acho que ele não gostou o que se explica pelo carisma territorial dos gatos..ao contrário dos cães os gatos apenas se sentem bem no território que conhecem como a palma da mão... por isso não sei se terei coragem de voltar a levar o meu menino à rua... a coleirinha que comprei vai ter que ficar para um dia em que conseguir ter um canito...adorava um cocker vaquinha ( preto e branco ou castanho e branco..)...mal posso esperar pelo dia de ter uma casa só minha para ter dois gatos e o cocker vaquinha.

Fiquem bem.
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quarta ago 28, 2002 9:11 pm

Os guizos tiram-se. Mas em certos paises são obrigatórios para afastarem ospassaros e não os matarem.
A Bastet fugiu há pouco tempo, aliás caiu e embora não se deixe apanhar tem coleira porque se ficasse ferida alguem a veria.
aqui teem figido ou caido a rua muitos gatos na minha zona e se tivesses identificação seriam entregues. A identificação é obrigatória em muitos paises e mesmo que seja só uma chapinha faz muita falta. Uma das coisas que pedimos no termo de responsabilidade quando damos um gato é que o identifiquem.

Mudo as coleiras porque ficam velhas, sujas e porque gosto. Irem a rua de trela não vão estou farta de ver animais esborrachados no meu vet porque se assustam e ai vão eles. O Julião usa uma trela dentro do carro mas até lá vai na transportadora. Aqui sou muito radical.
rsaraiva
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 8:14 am

"....ficou aflito, coitadinho... agachou-se na relva a miar a chamar pelos donos..."´
Todos fazem isso :( quem não se lembra da primeira noite de cada gato em nossa casa?

Eu comecei a levar a Mia à rua e a passear de carro umas semanas antes de ir de férias. No inicio foi tudo um pouco complicado, na primeira tentativa acho que nem chegamos a entrar no elevador. Eles gostam muito de saber por onde andam e a ampliação do território tem de ser feita devagarinho. A Mia quando chegou à rua já conhecia o interior do prédio, da porta de casa até à porta do edificio.

A tua saida foi um bocado brusca :( tens de o deixar habituar-se devagarinho. Ele viu-se no meio de um jardim que não conhecia e sem saber para que lado começar a correr, se fosse necessário, para chegar a casa. :( Assim é um bocado dificil :(

Não desistas de conseguir passear os teus gatinhos, não há nada como ir de férias ou passear e poder levar o nosso bichano.
Caso voltes a tentar não o faças nos proximos tempos porque ele vai entrar em panico mal lhe ponhas a trela :(
rsaraiva
Membro Veterano

quinta ago 29, 2002 8:31 am

"Irem a rua de trela não vão estou farta de ver animais esborrachados no meu vet porque se assustam e ai vão eles."

Bem ... as trelas não são de elástico :) acho que o dono percebe mais ao menos até onde o gato pode ir com a trela. Mas acredito que entrem muitos animais esborrachados no teu vet :( por vezes vejo pessoas que não tem o minimo cuidado com as crianças na rua, por isso não deve ser dificil ser-se ainda menos responsavel com um animal :(

Quando digo passear com o gato não estou a falar em ir ver montras na avenida de roma ou no colombo :) Eu vou à rua com a minha gata mas quase sempre depois das 23h, evito assim o movimento de pessoas e carros porque a Mia odeia mesmo estranhos e aquelas coisas que andam muito depressa e fazem muito barulho. A minha rua não é muito movimentada e os prédios tem um passeio com alguns 20 metros de largura, como a trela só tem 3 metros a Mia esborrachada só mesmo se levar com um piano em cima. Além disso ela não se aventura muito, anda sempre junta das paredes dos edificios, uma vez por outra, muito raramente, lá se aventura e chega perto da estrada para ir cheirar a terra onde estão plantadas as árvores.

Sobre a relva, acho que a Mia não gosta muito. Tentei duas vezes perto de casa e ela fugia sempre para o passeio e ficava a olhar para mim com aquele ar de "tu és muita maluco!!!!", mas quando fui de férias este verão a casa onde fiquei tinha um pequeno jardim com relva e ela não se importava nada de lá andar. Achei um pouco estranho mas depois lembrei-me que as duas primeiras tentativas tinham sido feitas à noite e que a relva provavelmente estava humida. Durante as férias a Mia vinha para o jardim à tarde e como estava muito sol a relva estava seca. Pode ter sido por isso....
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quinta ago 29, 2002 9:08 am

Os meus, por enquanto, vão ter que se contentar com a varanda e sempre com vigilância :o
Quanto à coleira, vou ter que pensar melhor sobre o assunto! :?
lizzie
Membro

quinta ago 29, 2002 10:40 am

Cada caso é um caso e cada gato é um gato :)

È preciso é não se forçarem os animais a nada que os faça ficar desconfortáveis e inseguros e ter muita calma e paciência (atributos que qualquer dono de um felino tem de ter às resmas) ;)

Lizzie
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

segunda set 02, 2002 2:23 pm

Olá!
A questão das coleiras é pertinente... os meus gatos já usaram mas com um fim útil porque eram insecticidas. Depois mudei para o Frontline e deixei de ver qualquer sentido em lhes colocar coleira... há algumas bem engraçadas e até podem servir de identificação se o gato se perder, é verdade. Mas também devemos considerar o facto de que a coleira pode ficar presa em qualquer lugar e o gato ver-se em dificuldades para se libertar... pelo menos os meus apareciam muitas vezes em casa sem elas, não sei se ficavam presas ou as perdiam em alguma briga... na altura já usavam umas que têm um elástico, assim se ficarem presas alargam facilmente e saem pela cabeça do animal. Agora não usam nada, andam em pêlo só. As coleiras não servem para sujeição, como no caso dos cães e além disso acho que incomodam os gatos, ainda mais se tiverem aqueles guizos irritantes!
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
Responder

Voltar para “Gatos”