Toxoplasmose?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

joana_miau
Membro
Registado: sexta mar 04, 2005 7:11 pm
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

sexta mai 06, 2005 9:04 am

muitos parabens pelo bébé tina_m !!
eu também vou ter um afilhado, mas só lá para novembro! ;)

médicas como a sua devem ser raras!
é pena a falta de informação dos médicos!

beijinhos
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça jul 26, 2005 10:34 pm

Este é o tópico que a ajudará um pouco a tirar dúvidas xuxinha1,... :D
Happydark
Membro Veterano
Registado: segunda nov 29, 2004 2:43 pm
Localização: Em casa:dois miaus de 2 e 3 anos e uma cadelinha de cerca de 3 anos;Nos meus pais: 2 cães, mãe e fil

quarta jul 27, 2005 8:04 am

Sinto-me como se estivesse num curso intensivo tipo "Você e o seu gato" :) Sinto-me tão tótó que até doi!!! Acho que se não fossem vocês já tinha metido a pata na poça :? todos os dias aprendo convosco, vou aos sites aconcelhados, lei-o as vossas experiencias e vou exclarecendo as minhas duvidas (duvidas que surgem todos os dias)! Sei que tenho ainda muitoooo que aprender e muita informação a recolher, mas graças a vocês acho que me tornei uma dona melhor!! Muito obrigada a todos, de coração mesmo!!!
Não basta amar, é necessário saber cuidar também e isso eu estou a aprender! Mais uma vez obrigada! ;) :)
<p>"A vida &eacute; um valor absoluto. N&atilde;o existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julga-lo um ser inferior. Diante da consci&ecirc;ncia que abriga a ess&ecirc;ncia da vida, o CRIME &eacute; o mesmo." Olympia Salete"</p>
tina_m
Registado: sexta mar 21, 2003 4:31 pm
Localização: Tasha (braco alemão), Gabi (gatinha srd), Lili (gatinha srd) e Nicky (gatinho srd)

quarta jul 27, 2005 8:42 am

Olá, só para dar noticias. Neste momento estou de 36 semanas (mais ou menos 8,5 meses) e continuo a dormir com os meus gatos e a limpar o caixote deles (com alguma dificuldade porque já me custa muito dobrar) e a dar muitos beijinhos, enfim não mudei nada em relação aos meus gatinhos, apenas tenho cuidado com a salada.
Futuras mães não se preocupem com isso, se já têm gatos à muito tempo e não são imunes, é preciso muito azar para apanharem logo nessa altura (é mais perigoso no 1ª trimestre da gravidez pois é quando o bebé está a ser formado).

Beijinhos
Ana
MissCool
Membro Júnior
Registado: segunda jul 04, 2005 2:39 pm

quarta jul 27, 2005 9:26 am

Fiquei contente com o conteúdo deste tópico.
No entanto o meu gatito não anda exclusivamente em casa: tem liberdade para sair... vivemos no campo e ele entra e sai qd quer. Sei que tinha hábitos de caça: tentei evitar que ele apanhasse passarinhos colocando-lhe um guizo, mas acabei por tirar qd vi passar um ratito em frente à porta... Tou a ver que mais vale voltar a colocá-lo.

Ainda não fiz o teste para ver se estou imune (hope so, pleeaase!!). Mas mesmo com todos os cuidados que possa ter o dia em que pensar em ficar grávida, o que tou a prever é uma grande guerra com a minha familia: é que esse conceito de "grávida in-gato out" está muito enraizado nas pessoas (xiii, já tou a imaginar a minha sogra...).
Por outro lado, se alguma coisa correr efectivamente mal, como será possível conviver com isso o resto da vida?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 27, 2005 10:15 am

joana_miau Escreveu: (...)
médicas como a sua devem ser raras!
é pena a falta de informação dos médicos!

beijinhos
Infelizmente são mais que muitos... :roll:, apesar que já vão havendo uns quantos com maior formação neste sentido... . Há os que só tiram o "canudo" e depois não se actualizam e os clientes e seus animais é que acabam por pagar as favas... :roll: :evil:
tina_m Escreveu: (...) apenas tenho cuidado com a salada.
Certo, mas não esquecer os "churrasquinhos", etc... mal passados...
A carne mal passada é o maior condutor e transmissor da Toxoplasmose!!!
Futuras mães não se preocupem com isso, se já têm gatos à muito tempo e não são imunes, é preciso muito azar para apanharem logo nessa altura (é mais perigoso no 1ª trimestre da gravidez pois é quando o bebé está a ser formado).

Beijinhos
Ana
Muito bem, tina_m :D

E...os restantes, aprendam com a voz da experiência...por quem já passou ou está a passar..., como a tina_m, por exemplo ;) . Mas há mais foristas que tiveram bebés e continuaram a ter gatos, sem problemas nem receios de maior...
Até haviam por cá umas que tinham fotos dos bebés com o gatinho em cima deles, ou a dar beijinhos, etc...!

Vou-vos dar um pequeno exemplo do que aconteceu com uma colega da minha filha:

Estava grávida, nunca sofreu de alergias e tinha um gato.
Ora, apesar de se ter informado, positivamente, sobre o ter um gato e a gravidez... como ela veio duma família extremamente "convencional", que eranm TODOS contra o facto dela ter o gato, incluindo o próprio marido, ela andava depressiva por ter de se desfazer do seu companheiro dos últimos 3 Anos.
Entretanto começou com ataques de "asma", coisa que nunca havia tido anteriormente, claro que a primeira reacção foi mesmo a de se desfazer do gato, a mando do médico que lhe seguia a gravidez.
Ficou com um sentimento de derrota perante toda a família o que lhe provocou uma ainda maior depressão ao ponto da gravidez começar a dar problemas...

Resolveu ir a um alergologista para fazer exames e este deu-lhe uma notícia espantosa a todos os níveis..,; ela não era asmática nem sofria de qualquer alergia. Tudo aconteceu, os hipotéticos ataques de "asma" por "sugestão e lavagem de cérebro" na insistência dos familiares para ela se desfazer do gato... tendo toda esta triste insistência causado um estado depressivo tal... que a depressão espoletou-lhe ataques de ansiedade e não de asma, como estúpidamente lhe tinha diagnosticado o médico que lhe seguia a gravidez :evil:

Isto é só um alerta para situações idênticas...e para referir qua a maioria dos médicos não estão vocacionados para a relação gravidez/alergias X animais e depois só dão "barraca"!!!

Felizmente que este caso foi bem diagnosticado por um Alergologista mas, infelizmente, também os há que deixam muito a desejar...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta jul 27, 2005 12:23 pm

Pois de facto alguns medicos não fazem a minima ideia do que é ou de como se transmite a doença.
Algum tempo depois de adoptar o meu gato, fui ao medico de familia fazer uma consulta de rotina.
Veio á conversa o facto de ter adoptado um gato.
A medica quase esterica, virou-se para mim e disse " Foste arranjar um gato, ja sabes os problemas todos que acarreta quando estiveres gravida? Não o podes ter em casa durante a gravidez" :o
Na altura aínda não tinha conhecimento da doença, e fiquei assustada.
Cheguei ao escritorio e desandei a pesquisar na net sobre a doença.
A proxima vez que estiver com a medica de familia, vou voltar a tocar no assunto, e agora com mais alguns conhecimentos sobre a toxoplasmose, vou poder dar-lhe uma "lição" não só sobre a doença, mas principalmente que não se assustam os pacientes por pura ignorancia do medico, e que antes de dar conselhos medicos que é de todo conveniente estar informado.
Cumprimentos
gavina
Membro
Registado: sexta nov 05, 2004 6:57 pm

quarta jul 27, 2005 12:54 pm

ola a todos

o que se deve fazer é ter animais pelo menos 1 ano antes de engarvidar
para possamos ter imunidade a esta doença e outras
eu tenho 2 filhos e sempre tive animais cao e gatos muito tempo antes de engravidar e quando aconteceu já estava imone a tudo ,
o unico cuidado que tive depois de nacerem foi , apresentar os animais aos filhos para ivitar os ciumes , os caes deixo lamber a criança e os gatos tem de cheirar bem o bebe e eu acho que se deve fazer festa ao animal enquanto ele estiver a lamber ou a cheirar o bebe
nunca tive problemas , nem uma aranhadela ou mordidela de nada
parabem para as gravidas
Fatima

:D :lol: :D :lol: :D
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta jul 27, 2005 12:58 pm

Eu compreendo perfeitamente como estas situações são passíveis de acontecer. Os meus sogros também são muito convencionais com ideias extremamente retrógradas acerca dos animais. O que vale é que jamais se meteriam na nossa vida, o que me poupa dos comentários e da pressão psicológica. Mas mesmo que assim não fosse, eu NUNCA me desfazeria dos meus bichaninhos. Está mais do que provado que os animais de estimação são de longe mais benéficos para os homens do que prejudiciais. Meter isto na cabeça de alguns é que são elas!
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quarta jul 27, 2005 7:05 pm

Olá boa noite a todos

Ora ainda bem que meteram aqui este post, é muito importante que as pessoas saibam exactamente como é que isto funciona.
Os médicos (segunda a minha prof que é veterinária) sobre este tipo de doenças e neste caso desta que é uma zoonose(afecta animais e pessoas), têm uns miseros meses acerca destas doenças, já os veterinários na faculdade dão 3 anos disto, alguma coisa lá sabem, e o que é certo é que o pessoal que escreveu tem toda a razão, o risco é mínimo.
Façam uma pesquisa na net sobre a doença e vão ver o que dizem, é mais fácil uma pessoa infectar-se com uma salada mal lavada do que através do miau companheiro que nunca sai de casa, está vacinado e desparatizado.
Eu não tenho filhos, tenho sim uma sobrinha e já acompanhei inumeras gravidezes nas minhas colegas de trabalho e as conversas do médicos são sempre as mesmas, tem gatos, tire-os imediatamente, ora se eles se informassem melhor....

Boa gravidez para quem está grávido e informem-se bem acerca disto antes de se desfazerem dos pobres bichinhos.
Beijocas ;)
MariaSofia
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am

quinta jul 28, 2005 8:08 am

Bom dia

Pois é eu estou a tentar engravidar a 5 meses e tenho o meu york a 4 meses, mas ontem trouxemos um membro novo para a familia, um gatinho lindo. Fiquei um pouco preocupada soubre a questão do post mas a vet disse para eu não me preocupar, se o gatinho tiver as vacinas em dia e eu tiver cuidados não há risco nenhum.
Responder

Voltar para “Gatos”