Os meus gatos têm que fazer dieta...mas como???
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta jul 25, 2002 1:35 pm
O meu gato tb come imenso, e tem cerca de 8 quilos com 4 anos de idade, e regra geral come o dele e o dela. ela é leve como uma pena e come muito pouquinho.
Tenho realmente medo que devido a ser castrado e com todo este peso ele venha ter problemas renais.
Eu gasto cerca de 4 kilos de ração por mês para os dois, mas ração da Friskies. Não gosto de lhe dar essa, quando tinha só a May comprava Eukanuba, mas quando o achei tive de mudar, pois só sozinha a alimentá-los a eles e a mim ( vivo sozinha ), e o preço das outras rações é algo assustador.
A minha pergunta é, será que alguém me sabe dizer quanto gastaria se seguisse as indicações certinhas? É que eu deixo-lhes a ração no prato para o dia todo, e á noite qd chego encho novamente o pratinho. Estarei a proceder bem?
Talvez esteja a abusar, não sei.
Sabem dizer-me o preço da ração para gatos castrados?
Jinhos e...
Tenho realmente medo que devido a ser castrado e com todo este peso ele venha ter problemas renais.
Eu gasto cerca de 4 kilos de ração por mês para os dois, mas ração da Friskies. Não gosto de lhe dar essa, quando tinha só a May comprava Eukanuba, mas quando o achei tive de mudar, pois só sozinha a alimentá-los a eles e a mim ( vivo sozinha ), e o preço das outras rações é algo assustador.
A minha pergunta é, será que alguém me sabe dizer quanto gastaria se seguisse as indicações certinhas? É que eu deixo-lhes a ração no prato para o dia todo, e á noite qd chego encho novamente o pratinho. Estarei a proceder bem?
Talvez esteja a abusar, não sei.
Sabem dizer-me o preço da ração para gatos castrados?
Jinhos e...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm
Sim.. o Jaquim diz que a dona está doida e que ele e as manas não precisam nada de dieta....até deviam era comer mais yogurtes e bifes e chouriços e essas coisas que eles não gostam nada... e aquelas 'peles' balouçantes ali na zona da barriguita....são estéticas...para engatar garinas..estão a ver.... pois..esta é a conversa do jaquim....
Não sei se o peso está correcto...mas as banhocas na barriga não enganam...
A tuga tem 1 ano e pesa 5!!!! KILOS
O jaquim tem 1 ano e pesa 4 KILOS
A mna Kiki tem 8 mesinhos e pesa 3 kilos..... se calhar é normal....mas aquelas banhocas balouçantes no abdomen não me parecem nada saudáveis...
quanto pesam os vossos gatos destas idades??
Não sei se o peso está correcto...mas as banhocas na barriga não enganam...
A mna Kiki tem 8 mesinhos e pesa 3 kilos..... se calhar é normal....mas aquelas banhocas balouçantes no abdomen não me parecem nada saudáveis...
quanto pesam os vossos gatos destas idades??
-
- Membro
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

Cumprimentos.
Ana
os seus gatos não estão gordos basta ver a tabela de peso. Quando os meus estiveram muito doentes e deixaram de comer foi o peso, as gordurinhas que ajudaram.
Anja como protector a gweny e igrain fazem legaphiton mas se há problema de rim soro de 15 em 15 dias só não chega. Eu comprei k/d e senior para a gweny....que todos comem lindamente menos ela. Já tive todos a c/d também para o rim por causa da igrain. Elas teem uma lesão no rim que controlo 3 x ao ano e mantenho bem fazendo o protector.
Anja como protector a gweny e igrain fazem legaphiton mas se há problema de rim soro de 15 em 15 dias só não chega. Eu comprei k/d e senior para a gweny....que todos comem lindamente menos ela. Já tive todos a c/d também para o rim por causa da igrain. Elas teem uma lesão no rim que controlo 3 x ao ano e mantenho bem fazendo o protector.
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 17, 2002 9:49 am
Olá Clowdia, a eucanuba tem uma ração mesmo para dieta, que a minha gata adorou. No pacote, que só se vende no vet. tem a medida que deves dar, podes sempre dividir a mesma por varias porções ao longo do dia. Eu procedia da mesma forma que a ração normal, mas tu tens sempre o problema de um deles comer a parte do outro. Esta ração tinha um preço acessivel, e satisfazia muito a minha princesa.
jinhos, Rita.
jinhos, Rita.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
- Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002
Olá May,
De acordo com o livro "Le Chat" de La Rousse o alimento seco (ração) a dar será em média o seguinte
Gato adulto completo com 4.5kg (precisa de 360 kcal) = 100g ração/dia
Gato adulto castrado com 4kg (precisa de 320 kcal) = 85g ração/dia
Fêmea adulta de 3kg (precisa de 250 kcal) = 70g ração/dia
Gata grávida de 3.5kg (precisa de 350 kcal) = 90g de ração/dia
Gata leiteira de 3kg (precisa de 600 kcal) = 156g de ração seca/dia
Gata adulta esterelizada de 2,5kg (precisa de 200 kcal) = 57 gr ração/dia
Quanto a latas de comida húmida deverás evitar por completo enquanto estiverem de dieta, podendo dares iogurte desde que seja natural (sem sabores, nem açucar nem frutas).
Abraços,
Caneco
De acordo com o livro "Le Chat" de La Rousse o alimento seco (ração) a dar será em média o seguinte
Gato adulto completo com 4.5kg (precisa de 360 kcal) = 100g ração/dia
Gato adulto castrado com 4kg (precisa de 320 kcal) = 85g ração/dia
Fêmea adulta de 3kg (precisa de 250 kcal) = 70g ração/dia
Gata grávida de 3.5kg (precisa de 350 kcal) = 90g de ração/dia
Gata leiteira de 3kg (precisa de 600 kcal) = 156g de ração seca/dia
Gata adulta esterelizada de 2,5kg (precisa de 200 kcal) = 57 gr ração/dia
Quanto a latas de comida húmida deverás evitar por completo enquanto estiverem de dieta, podendo dares iogurte desde que seja natural (sem sabores, nem açucar nem frutas).
Abraços,
Caneco
-
- Membro
- Registado: quinta ago 08, 2002 10:54 pm
Impressionante primo jaquim... até no peso somos iguais!!!
Eu também tenho 1 ano e peso 4 Kg. O Vet achou normal.
Eu tinha-me esquecido de dizer na mensagem anterior,que a tia gwen de certeza que sabia alguma coisa acerca do peso. Ela é uma autentica enciclopédia felina e dá muitas dicas aos nossos donos... vês ela também achou que o peso era normal. E o tio caneco também ajuda... anda por aí outra tia que eu também já percebi que sabe à brava da gente - é a tia piolha.
Eu também tenho umas pelezitas na barriga mas tive uma hiperplasia mamária e agora está a passar. Estou a ficar mais elegante.
Nada melhor que vir á arca para ajudar estes donos inexperientes, não achas?
Pelo menos a tua dona já deve ter um montão de perguntas para fazer na próxima consulta do vet.
Renhaus da prima gémea
Tapas

Eu também tenho 1 ano e peso 4 Kg. O Vet achou normal.
Eu tinha-me esquecido de dizer na mensagem anterior,que a tia gwen de certeza que sabia alguma coisa acerca do peso. Ela é uma autentica enciclopédia felina e dá muitas dicas aos nossos donos... vês ela também achou que o peso era normal. E o tio caneco também ajuda... anda por aí outra tia que eu também já percebi que sabe à brava da gente - é a tia piolha.
Eu também tenho umas pelezitas na barriga mas tive uma hiperplasia mamária e agora está a passar. Estou a ficar mais elegante.
Nada melhor que vir á arca para ajudar estes donos inexperientes, não achas?
Pelo menos a tua dona já deve ter um montão de perguntas para fazer na próxima consulta do vet.
Renhaus da prima gémea
Tapas
Uma gata com 4 ou 5 kg está ok claro não é preciso abusar e ter uma com 12 kg como eu....
Eu não dou light porcausa do pelo e porque não dá resultado a não ser que se controle a quantidade e para isso dou normal. Mas com mais que um gato é dificil pois tenho gatos que só comem `noite, outros que comem 3 ou 4 biscoitos mas muitas vezes ao dia.
Eles na natureza teem que caçar mas não teem controlo sobre quanto comem e a que horas por isso eu respeito o ritmo de cada um e optei por ter sempre tudo `disposição. Eles teem os seus ritmos e bioritmos e eu não vou interferir e obrigar a comer quando eu quero e quanto eu quero.
Tento é que corram, tenham brinquedos e saltem e andem aos pulos.
É como nós só a dieta sem exercio não serve.
E sobretudo que sejam felizes mais banha menos banha. Até gosto das banhinhas para umas festas he he he
E doentes sempre teem uma reservazinha.
Faço controlo é aos rins e figado de todos e tratamento de prevenção para rins e figado, dentes etc.
Vivam os gordinhos
e os magrinhos (artur) 
Eu não dou light porcausa do pelo e porque não dá resultado a não ser que se controle a quantidade e para isso dou normal. Mas com mais que um gato é dificil pois tenho gatos que só comem `noite, outros que comem 3 ou 4 biscoitos mas muitas vezes ao dia.
Eles na natureza teem que caçar mas não teem controlo sobre quanto comem e a que horas por isso eu respeito o ritmo de cada um e optei por ter sempre tudo `disposição. Eles teem os seus ritmos e bioritmos e eu não vou interferir e obrigar a comer quando eu quero e quanto eu quero.
Tento é que corram, tenham brinquedos e saltem e andem aos pulos.
É como nós só a dieta sem exercio não serve.
E sobretudo que sejam felizes mais banha menos banha. Até gosto das banhinhas para umas festas he he he
E doentes sempre teem uma reservazinha.
Faço controlo é aos rins e figado de todos e tratamento de prevenção para rins e figado, dentes etc.
Vivam os gordinhos

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
OláClowdia Escreveu:
A mna Kiki tem 8 mesinhos e pesa 3 kilos.....
Não me parecem assim tão gordos, os teus gatos! A menos que sejam muito pequenos para a idade.
A Kiki tem 8 meses e pesa 3 quilos? Um gatinho que dei a uma amiga minha tem 4 meses e pesa 3 quilos!! Ela já p levou à vet e ela não o achou muito gordo. Diz que é um gato grande. E deve ser isso mesmo. Ainda tenho um irmão dele lá em casa que é muito esguio. Não sei quanto pesa, mas não pesa 3 quilos de certeza. Estes gatos eram engraçados, porque foram os únicos gatos bebés que conheci que tinham essas "banhocas" deliciosas na barriga. Os outros perderam-nas quando cresceram, mas o que dei à minha amiga não! Deve ficar cá um gatarrão!
Quanto ao racionamento da comida, acho essencial para eles não engordarem muito. Eu não vou ao ponto de medir com o copo indicado. Meço a "olhómetro", e dou-lhes só a quantidade suficiente para comerem na altura e mais um pouquinho, para o caso de haver algum retardatário que depois ficasse sem comer. Isso de ter comidinha sempre à disposição dá gatos obesos na certa. Dos meus gatos, só há uma que eu acho mesmo gorda. É a Selvagem, que deve pesar entre 6 e 7 quilos. Todos os outros têm umas "banhocas" muito sexy, mas nada de preocupante.
Já agora, acho que o problema da obesidade não tem tanto a ver com os rins, mas sim com o fígado. Pode dar origem a "fígado gordo" (é assim mesmo que a vet lhe chama) e é uma chatice. Andava uma gata a tratar-se na minha vet por causa disso, e estava lá todos os dias, semanas a fio. Mais vale prevenir...
Fiquem bem
Florinda
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002
Ainda a propósito de gatos que estão de dieta.
Em vez de nessa altura darem comida de lata, experimentem dar ração humedecida com vários pingos de água por cima (ela incha), vão ver como os vossos gatos vão delirar, tanto como se fosse comida em lata, sem dar cabo da dieta por que estão a passar.
Caneco
Em vez de nessa altura darem comida de lata, experimentem dar ração humedecida com vários pingos de água por cima (ela incha), vão ver como os vossos gatos vão delirar, tanto como se fosse comida em lata, sem dar cabo da dieta por que estão a passar.
Caneco
-
- Membro Veterano
Hummmm ontem quando saí do trabalho, fui ao El Corte Inglês vêr as comidinhas para os meninos...lá costumam ter muito por onde escolher e uma pessoa vê à vontade.. Eukanuba estava esgotada, havia toda a coleção da Royal Canin e da Hills. Estava lá uma promototora da Royal a quem eu expus o problema e ela disse que havia três indicadas para os meus gatos, a Royal Canin Fit 32 indicada para manter o peso ideal de gatos adultos em plena forma física...parece que os incita a gastar energia, dá-lhes 'corda' para destruirem a casa e tem muito pouca gordura. Havia também a Light 38 indicada para os pôr a dieta ou para gatos castrados/esterelizados porque tem menos calorias e dá-lhes tudo o que precisam e a que eu achei mais adequada porque pareceu-me uma mistura das qualidades das anteriores que é a Royal Canin Indoor 27 expecificamente preparada para as necessidades energéricas e nutricionais de gatos de apartamento e que (dizem eles...) reduz em 30% o cheiro dos presentes dos meninos.... Esta última pareceu-me muito equilibrada e acabei por trazer um pacote de 2 kilos desta e outro de dois kilos da light que vou dar misturadas... a dose parece que é 60 gramas por dia por gato, o que para três dá 180 gramas por dia de aliemento...estive a preparar saquinhos com as doses já feitas e gardei numa caixa hermética para ir dando ao longo da semana dividido em duas vezes.... isto depois de acabarem a ração que já cá estava... não vale a pena estar a estragar esta.... misturei o resto com a nova para fazer a transição.... embora pelo que me apercebi eles vão gostar muito da nova... tem um cheiro mto apetitoso... 
Em suma, esta ração é muito mais cara que a de supermercado... a que eu comprava custava 10 euros 4 kilos, esta custou 16 euros cada 2 kilos... mas tenho que reconhecer que em vez de dizer carne ou peixe ou frango ou marisco ou atum diz indoor, fit, sensible, mature...e por aí fora... vou experimentar...se vir que é melhor, continuo com a nova....
O Jaquim logo me diz se é boa ou não...

Em suma, esta ração é muito mais cara que a de supermercado... a que eu comprava custava 10 euros 4 kilos, esta custou 16 euros cada 2 kilos... mas tenho que reconhecer que em vez de dizer carne ou peixe ou frango ou marisco ou atum diz indoor, fit, sensible, mature...e por aí fora... vou experimentar...se vir que é melhor, continuo com a nova....
O Jaquim logo me diz se é boa ou não...

-
- Membro Veterano
Olá Clowdia,
Claro que se eles aprenderem a trepar pelos cortinados era melhor para eles, pois faziam exercício, e voltavam rapidamente ao normal, o pior... Pois, era uma vez uns cortinados
Os teus gatos são todos muito bonitos mas a Tuga é realmente um espectáculo. Onde a encontraste?
Boa sorte com a alimentação nova deles!
Caneco
Claro que se eles aprenderem a trepar pelos cortinados era melhor para eles, pois faziam exercício, e voltavam rapidamente ao normal, o pior... Pois, era uma vez uns cortinados

Os teus gatos são todos muito bonitos mas a Tuga é realmente um espectáculo. Onde a encontraste?
Boa sorte com a alimentação nova deles!
Caneco
-
- Membro Veterano
Foi o meu irmão que a 'encontrou' se não me engano através da catus, de que ele é sócio. A história dela é um pouco estranha, parece que é filha de uma gata do colégio Inglês ali em carcavelos e nos primeiros tempos de vida ela e os irmãos foram mal-tratados pelos 'putos' do colégio...sabem como é..pedradas, gritos, pontapés...enfim..essas coisas simpáticas que muitos miudos fazem... a catus recolheu os bichinhos e arranjou-lhes lar, a Tuga teve direito a este.... dos meus três gatos é a única que realmente andou na rua... e acredita.... nota-se tanto a diferença.... odeia ser agarrada ou sentir-se presa... é muito menos confiante que os outros e é mais reservada e assustadiça... é também extremamente carente, embora nem sempre peça festas.... adoptou o meu irmão como dono e é o ai jesus dele... 
O jaquim estava abandonado na loja de animais do Riviera center, também em carcavelos e adoptou o meu pai e a Kiki fomos buscá-la a Paço de Arcos atraves da dona da mãe dela.... e adoptou a minha mãe.... só a mim ninguém me quis.... buahhhhh
(
))
Hoja são todos muito felizes... e ainda bem, porque são uns amores!

O jaquim estava abandonado na loja de animais do Riviera center, também em carcavelos e adoptou o meu pai e a Kiki fomos buscá-la a Paço de Arcos atraves da dona da mãe dela.... e adoptou a minha mãe.... só a mim ninguém me quis.... buahhhhh

Hoja são todos muito felizes... e ainda bem, porque são uns amores!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
olá
um gato que vem da rua não tem de ser necessariamente assustadiço e fugidio. a cinderela era uma gata bravíssima. era filha de uma gata a quem eu dava comer. foi um castigo para a apanhar. já à porta de casa, fugiu. se não fosse o cão do vizinho que farejou o lugar onde ela estava, tinha lá ficado. no entanto, adaptou-se de um dia para o outro. hoje, é dos poucos que nem para o quintal gosta de ir. é super meiga, pede colo e festas. é uma autêntica paz de alma. se não tivesse sido sempre assim, pensava que estivesse doente. em contrapartida, a rita nasceu em casa. durante muito tempo, foi uma autêntica maluca, não queria festas e nunca gostou de colo. feitios!!!
anjaazul
um gato que vem da rua não tem de ser necessariamente assustadiço e fugidio. a cinderela era uma gata bravíssima. era filha de uma gata a quem eu dava comer. foi um castigo para a apanhar. já à porta de casa, fugiu. se não fosse o cão do vizinho que farejou o lugar onde ela estava, tinha lá ficado. no entanto, adaptou-se de um dia para o outro. hoje, é dos poucos que nem para o quintal gosta de ir. é super meiga, pede colo e festas. é uma autêntica paz de alma. se não tivesse sido sempre assim, pensava que estivesse doente. em contrapartida, a rita nasceu em casa. durante muito tempo, foi uma autêntica maluca, não queria festas e nunca gostou de colo. feitios!!!
anjaazul
-
- Membro Veterano
Os animais, além da sua personalidade, comportam-se de acordo com as situações porque já passaram na rua...um gato que já foi maltratado por humanos, vai sempre ser mais reservado em relação a eles do que um outro que nunca aprendeu ( ou a quem nunca ensinaram... ) a teme-los... o mundo animal é mesmo assim.. é por isso que as presas fogem dos predadores...
Um gato de rua tem que obrigatoriamente ter mais medo das pessoas do que um que nasceu nas mãos delas... embora a personalidade de cada um dita como se vai comportar depois do convívio com elas. A minha Tuga tem um comportamento totalmente distinto dos meus outros gatos que nunca andaram a fugir pelas ruas.. é muito mais... adulta que eles, mais responsável, menos brincalhonha e mais carente... agora...porque ao ínicio nem se deixava apanhar... tivemos que lhe dar tempo até perceber que não lhe íamos fazer mal como os outros lhe tinham feito.
Hoje em dia confia totalmente em nós, mas sempre dois passos mais longe que o Jaquim e a Kiki e não se dá ao luxo de fazer asneiras e tropelias....embora isso já seja personalidade... é uma gata muito bem comportada e mto gira!
Um gato de rua tem que obrigatoriamente ter mais medo das pessoas do que um que nasceu nas mãos delas... embora a personalidade de cada um dita como se vai comportar depois do convívio com elas. A minha Tuga tem um comportamento totalmente distinto dos meus outros gatos que nunca andaram a fugir pelas ruas.. é muito mais... adulta que eles, mais responsável, menos brincalhonha e mais carente... agora...porque ao ínicio nem se deixava apanhar... tivemos que lhe dar tempo até perceber que não lhe íamos fazer mal como os outros lhe tinham feito.
Hoje em dia confia totalmente em nós, mas sempre dois passos mais longe que o Jaquim e a Kiki e não se dá ao luxo de fazer asneiras e tropelias....embora isso já seja personalidade... é uma gata muito bem comportada e mto gira!