Rações

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta mar 09, 2005 10:51 am

Espero que a hecep e a alexandra, não se importem de eu ter "raptado" posts delas. Embora esta mensagem fique longa, é conveniente que a leiam pois é bastante elucidativa.
hecep Escreveu:
Vou expor aqui as razões porque penso que se deve dar uma boa ração aos animais (tanto cães como gatos, mas especialmente estes últimos que são os que conheço melhor) e tb os resultados de alguma investigação que tenho feito na net sobre o assunto:

- comida húmida: para se manter por mais tempo tem de ser pasteurizada antes de embalada. Quando é aquecida muitas das vitaminas são destruídas e alguns componentes desnaturam. Tem uma grande percentagem de água logo é preciso ingerir uma grande quantidade para obter os nutrientes necessários. Para se tornarem mais apetitosas muitas vezes são acrescentados sal e gordura em excesso que prejudicam os animais a longo prazo. Também aumentam os problemas de tártaro e consequentes gengivites e perda de dentes.

- rações secas: as rações de hipermercado têm na sua maioria corantes e conservantes que a longo prazo prejudicam a saúde do animal. Algumas têm tb e gordura em excesso. São meio caminho andado para a insuficiência renal. Queria só fazer uma excepção para a Purina One e para a Whiskas top, estas já são rações bastante razoáveis, de longe as melhores dos hipermercados (pelo menos cá no Faial, no continente poderá haver outras marcas igualmente boas).

- rações secas premium ou super-premium: depois há as rações mesmo muito boas, são estudadas para manter a saúde e aumentar a longevidade. Variam geralmente entre 5 e 7 euros o Kg. Eu acredito que valem a pena o investimento pois poupa-se no vet. Entre estas temos a Purina proplan, eukanuba, royal canin, hill's...

Como interpretar a composição das rações:

Os gatos são carnívoros. A ordem dos ingredientes nas rações começa pelo ingrediente mais abundante na ração. Assim se uma ração para gatos começar por dizer que tem cereais 1º, esqueçam... O ideal é dizer carne, de preferência o tipo de carne (galinha, borrego, etc). Se disser subprodutos de carne isso não é bom, pois quer dizer que parte das proteínas da ração vêm de bicos, penas e patas que são pouco nutritivos... Mesmo que uma ração tenha subprodutos pode não ser má de todo dependendo da percentagem desses subprodutos em relação à carne em si. O problema começa por a maioria não indicar percentagens…

Byproducts é traduzido como subprodutos, digest é traduzido como hidrolisado e são ambos feitos de pés, pescoços e outras partes dos animais de baixo valor nutritivo. Um dos problemas nos EUA é que estes compostos parecem ter altos níveis da substância que usam para eutanaziar os animais nos matadouros. Não é lá muito bom para a saúde dos nossos animais que eles andem a comer um eutanasiante... Por outro lado não sei se na Europa se usam eutanasiantes nos matadouros logo não sei se existirá o mesmo problema.

Meal é muitas vezes traduzido como farinha e não é tão mau como os byproducts ou o hidrolisado, geralmente é feita com carne, ossos e pele.

Carne: é uma designação demasiado genérica podendo levar qualquer tipo de carne. O ideal é dizer: frango, peixe, vaca, borrego, etc...

É preferível dizer farinha de frango a dizer farinha de carne, por exemplo. Para os gatos é preferível farinha de frango a uma farinha de vaca.

Mas o primeiro ingrediente de uma ração deve ser sempre um tipo específico de carne e não uma farinha ou hidrolisado.

Os gatos não precisam de cereais. Há 2 razões porque as rações têm cereais: a primeira é que os grãos de ração para terem consistência, não se desfazerem em pó, precisam de ter um cereal a aglutiná-los. Assim uma boa ração premium usa o cereal suficiente para aglutinar o produto e pouco mais. A segunda razão é pior: muitas rações levam muito cereal para as tornar mais baratas. Isto no fundo é um engano pois os gatos continuam a comer até terem a quantidade de proteína que precisam (e parte tem de ser obrigatoriamente de origem animal), ou seja, podem chegar a comer o dobro de uma ração barata do que de uma premium e mesmo assim estar mal-nutridos pois falta-lhes elementos essenciais. Além de que o excesso de cereais a longo prazo pode causar problemas de saúde como as diabetes e obsedidade.

O trigo é desaconselhado nas rações por provocar muitas alergias. O arroz é bom, o milho parece ser discutível (depende dos autores) mas como até é uma boa fonte de proteínas (mas nunca deve ser a principal) há quem diga que é muito bom desde que não seja em farinha. São aconselhados os cereais integrais.

Qualquer ração para gato tem de ter no mínimo 25% de proteína (mas pelo que percebi eles precisam de maior quantidade).
Pouco magnésio previne problemas de ins. renal e do tracto urinário, os valores devem estar abaixo dos 0,12%. Convém haver uma mistura de ingredientes que previna problemas de insuficiência renal, as rações n
Todas as rações devem ter taurina pois é essencial para os gatos (não conseguem sintetizá-la). Infelizmente parece que não é obrigatório indicar a quantidade de taurina na análise da ração mas a carne de uma forma geral tem taurina sendo que o fígado e coração de frango tem uma concentração elevada.

O borrego é uma fonte de proteínas como outra qualquer, é boa mas não é óptima (que era a ideia que eu tinha). Ou seja se uma ração for principalmente constituída por borrego isso é OK mas não deve ser razão exclusiva para escolher essa ração.
Não está provado ainda que os óleos ómega 3 e ómega 6 sejam essenciais para os gatos como algumas rações dizem. De qualquer forma desde que não seja em exagero mal não fazem, em termos de saúde humana está provado que são benéficos, provavelmente tb serão para os gatos.

Devem-se evitar os conservantes e anti-oxidantes artificiais. A maioria das boas rações actualmente usa a vitamina E e C como conservante.

Os alimentos não devem ter corantes: todos são unânimes a condená-los e acusá-los de danos na saúde.

As rações topo de gama têm alta digestibilidade. Isto é porque quase todos os componentes que a constituem são importantes e necessários sendo absorvidos na digestão. A consequência pratica disto é que são necessárias doses mais pequenas destas rações por animal e as fezes tb são menores.

Outros factos relacionados com a alimentação:

A água deve ser mantida sempre à disposição e mudada com regularidade.

Deve-se ter cuidado com os suplementos alimentares (vitaminas, sais minerais, etc) pois à partida se a alimentação for boa um animal não precisa deles e o excesso pode fazer mal. Dar sempre de acordo com as indicações do vet.

A não ser que o gato tenha de fazer algum tipo de dieta é preferível ter sempre comida à discrição (embora isto seja polémico).

A base da alimentação deve ser ração seca premium, podendo ser suplementada com comida húmida premium (ou seja latinhas hill's e afins, o problema é o dinheiro dar para isso).

Deve-se mudar de ração ocasionalmente (gradualmente para não causar diarreias, e desde que o animal não tenha de comer determinada ração como tratamento). Os gostos dos gatos em termos de comida formam-se até aos 6 meses, convém variar os sabores tanto quanto o possível até esta idade para ser mais fácil a adaptação a qualquer ração em adulto. Além de que qualquer ração, por muito boa que seja, pode ter uma deficiência de qualquer nutriente, ao trocar-se de ração (com igual ou superior qualidade) está-se no fundo a diminuir a probabilidade de algum tipo de carência ocorrer (isto tb é polémico, para os cães já ouvi dizer muitas vezes exactamente o contrário).

Um gato adulto médio precisa de cerca de 300 calorias por dia para se manter.

Sabor a frango quer dizer que não precisa de ter frango pode ter só um químico que induza esse sabor, a evitar este tipo de designação.

Interpretando etiquetas de rações :

Neste momento tou a dar techni-cal aos gatos e tenho eukanuba kitten que dou só ao Salem separado dos outros. Infelizmente deitei a embalagem da techni-cal fora (tá tudo em frascos, a humidade cá é terrível) logo não pude tentar perceber o rótulo.
Em relação à Eukanuba kitten:
Ingredientes:chicken (+ 40%), chicken liver (+ 15%),rice, fish meal, chicken fat, maize grits, dried whole egg, dried beet pulp, chicken digest, brewers dried yeast, potassium chloride, DL-methionine.
Tem 36% de proteína (parece ser OK para gatinho) e 0.099% de Magnésio logo tb parece estar OK.

O primeiro ingrediente é frango e ainda por cima diz a percentagem que é grande, logo um tipo de carne que está bem identificado e o segundo fígado de frango tb é bom (fonte de taurina), a este respeito excelente. Já o 3º ingrediente ser um cereal é que não me parece ser tão bom mas ao menos é arroz de que dizem bem... E já ando a detectar que muitas outras marcas topo de gama têm um cereal logo como segundo ingrediente, logo esta até está melhor. A gordura de frango tb parece que é uma boa fonte de gordura... A farinha de peixe enfim , ao menos não é subproducto. Tem é o dito hidrolizado de frango mas deve ser em pouca quantidade pois é dos últimos ingredientes.
.

Comida enlatada tinha apenas umas saquetas Whiskas que dou esporadicamente como mimo.
ingredientes(com gambas): Carne e subprodutos de origem animal, moluscos e crustáceos (gambas mín 4%), legumes (cenouras mín 4%), extratos de proteína vegetal, substâncias minerais

Humidade 82%, proteína bruta 8,5%... Retirando os valores da humidade dá 47,2% de proteína, o que é uma quantidade bastante alta (não sei se é bom ou se é demais) Em relação à lista de ingredientes fica na dúvida de como interpretá-la, o primeiro diz que é carne o que não é bom por ser indiferenciado, depois fico na dúvida em relação aquele "e subprodutos". A ordem dos ingredientes deve ser a de abundância, neste caso fico na dúvida se os subprodutos são o segundo ingrediente ou se o primeiro ingrediente é uma mistura de carne e subprodutos. Nesse caso não indica que quantidade de cada têm, logo não sabemos... De qualquer forma a ideia que dá é que este proteína tem origem duvidosa e não deve ser grande coisa...

Bem , eu raramente dou isto de qualquer forma, deve ser ,mesmo a "junk-food" dos gatos.

Uma amiga minha está a dar a ração Guabi Natural. Os ingredientes da Guabi tenho: Ração Light

Proteina bruta (min) – 32%
Extrato Etéreo ( min) – 21%
Humidade ( max ) – 12%
Matéria Fibrosa (máx) 3%
Matéria Mineral (máx) – 7%
Cálcio (máx) 1.30%
Fosforo ( min) 0,80%
Taurina (min) 0,12%
Magnésio (máx) 0,08%
Acido Linoleico (min) 1.8%
Essência de Alecrim (min) 0,096%
Ácido Citrico (min) 0,002%

ingredientes principais são farinha de carne de frango, carne de frango, Arroz integral, Gordura de frango, oleo de canola, polpa de beterraba, oleo de peixe refinado, taurina, Vitamina A, B1, 2, 6 e 12 , etc, etc

Desta ração por exemplo agrada-me que os 2 primeiros ingredientes sejam de um tipo de carne especifica (frango), tenho pena que o primeiro seja a farinha e não a carne. O arroz integral tb me parece excelente, refere que tem taurina, tem gordura de frango que consta que é boa, enfim, parece-me ter ingredientes de qualidade, uma boa ração.

Ontem comprei RC de persas, logo à tarde posso pôr aqui os ingredientes.

A informação do site da xtra vital
http://www.xtravital.com/pt/index_pt_gato.htm
está um bocadinho incompleta o que não facilita a interpretação da ração:
A ração de adulto tem 32% de proteína o que me parece adequado mas não indica o conteúdo de magnésio…
Depois diz:
(…) Os ingredientes que compõem o alimento exerce uma influencia determinante sobre o brilho do pelo e dos olhos. outros ingredientes especializados - a proteína FOS (Fructo- Oligo Sacarina). Trata-se de um hidrato de carbono que exerce um efeito prébiotico sobre a microflora intestinal do intestino grosso. A proteína FOS estimula a saúde do interior. O alimento inclui entre outros pedaços de malte que previnem a formação de bolas de pelo.
Outros ingredientes:
Carne e produtos derivados de carne, grãos, óleos e matérias gordas, peixe e produtos derivados de peixe, extractos de proteínas vegetais e produtos vegetais derivados, minerais, ovos e derivados, levedura(…)

Não se percebe da forma como isto está escrito se os ingredientes estão por ordem de abundância como é suposto estarem na embalagem… Partindo do princípio de que estão por ordem de abundância é bom que o primeiro ingrediente seja carne. Não gosto do “Carne e produtos derivados de carne”, não se percebe o que quer dizer aquele “e”. Será que a carne é mais abundante e depois os produtos derivados de carne ou quer dizer que é uma mistura dos dois em que eles não dizem qual o mais abundante? Se for o caso então dá vontade de considerar só como subproductos, a cabeça de uma galinha deve ter alguma carne agarrada, mas não é suficiente para fazer uma boa ração. Também não me agrada que digam só carne e não digam de quê, é que pode ser qualquer coisa e há carnes desadequadas para os gatos. Depois tb não me agrada os grãos. Por um lado é melhor que farinha de um cereal (deduzo que estão inteiros logo integrais) mas por outro podem ser de trigo o que não é bom para os gatos. “óleos e matérias gordas” tb não esclarecem a sua origem que pode não ser animal… Enfim, parece-me melhor do que aquelas que começam logo por cereais mas não me parece grande coisa.

Não consigo entrar no site da Husse para conseguir ver os ingredientes e poder dar a minha opinião.

Agradeço a qualquer pessoa que saiba mais do assunto que não hesite em dizer de sua justiça sobre o que eu disse porque eu gostava imenso de aprender mais.
Quero ainda acrescentar dois pontos que acho importantes:

1º A questão dos conservantes, que convêm ser naturais, ácido cítrico, rosmaninho, alecrim, .... Atenção porque quando dizem conservantes aprovados pela União Europeia, não são mais do que químicos prejudiciais à saúde. Vejam o que diz a Alexandra sobre o assunto:
alexandrasantos Escreveu: A etoxiquina ( classificada como pesticida e com propriedades cancerígenas ), BHT e BHA ( que contribuem para a disfunção hepática e renal ) são conservantes muito utilizados até em algumas rações premium e superpremium. O BHT e BHA ainda aparecem no rótulo de algumas rações muito bem cotadas no nosso mercado. Fabricantes de outras rações optaram por colocar " conservantes aprovados pela UE
2º Chamar a atenção a quem dá comida cozida, para o facto de os gatos necessitarem absolutamente de biotina que está apenas presente na carne crua e como aditivo nas rações secas.
Última edição por mjoaomarques em quinta nov 21, 2013 9:47 pm, editado 1 vez no total.
Maria João
Mbarroso
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

quarta mar 09, 2005 11:59 pm

Hacep,
Excelente artigo, fala aqui de bastantes pontos de vista pelos quais tenho batalhado.
Fiquei bastante satisfeito de ler que está a dar Techni-Cal aos gatos! Boa escolha :) .Esta ração está detelhadamente descrita no site da petemotions, lá pode obter todas as informações do rotulo e muito mais, especialmente a gama Solutions está bastante detalhada.
martynha
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 10:45 am
Localização: cockers,dogue alemão, gato,discus,oscares,piranha,raia..

quinta mar 10, 2005 11:40 am

olá

estive a ler os topicos e fico contente por perceber que a alimentação que dou aos meus gatos está supostamente correcta.. dou Hills hairball (para as bolas de pelo) e rc ( ja n me lembro o nome) porque cada gato gosta da sua .. alem da ração seca dou-lhes latinhas da hills, pois li acerca dos efeitos beneficos que traz pros dentes e para os rins.
a minha cadela toda a vida comeu ração seca e agora estão-lhe a cair os dentes!!provavelmente n tem nada a ver mas ao menos n ha-de ser por falta de tentar tudo..
so que apesar de estarem saudaveis, vacinados e desparazitados...eles não engordam!! :? :?
então passei a misturar nas latas anima Strath (nunca sei como se escreve :oops: ) e tambem levedura de cerveja..

Patrícia
espero que não seja demais :D :D :D
nickk
Membro Júnior
Registado: quarta nov 10, 2004 10:06 am

terça mar 15, 2005 12:27 pm

olá a todos.

E o que me têm a dizer das rações ACANA para gatos?

Tenho tido algumas conversas com pessoal que dá esta ração e diz maravilhas.

Para mais informações : www.acanaportugal.com
mjoaomarques
Membro Veterano

terça mar 15, 2005 1:53 pm

Eu estive três meses a dar Acana aos meus gatos. Com excepção da kitten, não gostei dos resultados nos meus gatos (e cães): caspa, pêlo baço além de muito maior quantidade de fezes. Para mim é equivalente à Purina Proplan da qual não gostei nada e que muita gente só diz bem. Ou seja, muitas vezes não basta a ração ser premium e de boa qualidade (e a Acana é-o) para que os pets se dêm bem com ela.
Maria João
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mar 16, 2005 2:08 pm

Ola boa tarde.
A ração que dou ao meu gato é da royal canin, foi-me aconselhada pela veterinaria pois segundo ela é a unica que tem um inibidor de formação de bolas de pelo no estomago do animal.
A minha questão prende-se mais com : deve ou não variar-se o tipo de ração que se dá ou deve mantar-se a mesma sempre? Tenho lido bastantes opiniões e umas dizem que se deve variar para não se correr o risco do gato enjoar outras dizem que não.Fico na duvida.
O meu gato tem 6 meses e até á data tenho dado sempre a mesma ração tendo em conta a idade do animal.
Desde já agradeço opiniões.
Cumprimentos
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mar 16, 2005 4:25 pm

Olá

O vet onde vou com as gatas sempre me disse que o melhor era não lhe mudar a ração, se elas fossem habituadas a comer epenas uma nunca iam pedir mais nada.
A verdade é que comeram em pequenas a Kitten da Royal Cannin e em adultas já comeram a de gata esterilizada e a de persa e comem bem sem reclamar.
Por conselho de alguns criadores amigos e de uma amiga estou a exprimentar agora da a Nutro (também tem sistema para as bolas de pêlo), pois dizem-me que as fezes são mais bem formadas, com menos cheiro e que o pêlo fica mais bonito. Elas estão a gostar, a composição da ração parece-me boa, os resultados só daqui a um tempo é que vou ver ;)

beijokas
kathleen
mjoaomarques
Membro Veterano

quarta mar 16, 2005 4:49 pm

Eu já há dois meses que estou a experimentar a Nutro. Em termos de pelagem, ainda é cedo para comparar com a RC Persian, mas até agora não tenho razões de queixa. E lá está, sendo uma ração norte-americana, tem todos os predicados que a Hecep enumerou.

Quanto à mudança de rações, há quem defenda que o gatinho, até ao ano de idade, se habitue a vários sabores para depois não enjoar. Eu discordo desta posição. Só mudo de ração quando começo a ter razões de queixa. No caso da RC Persian, não foi por desagrado na pelagem mas sim porque quis evitar os tais conservantes aprovados pela União Europeia.

Depois há quem defenda que o gato, sendo carnívoro, se alimente de carne de aves crua. Mas não estou dentro do assunto, até porque ao que sei, é necessário uma adição de suplementos. Talvez a Nynf apareça por aqui e relate a experiência dela.
Última edição por mjoaomarques em quarta mar 16, 2005 4:59 pm, editado 1 vez no total.
Maria João
nuno57
Membro Júnior
Registado: segunda fev 28, 2005 4:47 pm

quarta mar 16, 2005 4:52 pm

Olá
Eu primeiro dava ração de marca branca ou de outras marcas comuns à minha gata Cuca, europeia. Depois teve uma infecção urinária e teve que andar a dieta com uma marca esquisitíssima do veterinário. Agora come há mais de dois anos, mais a outra gata, ração Purina One, também vendida nos supermercados, mas pelos vistos de melhor qualidade e sem corantes. É simplesmente um pouco mais cara. Mas vale a pena - gasta-se menos nos vet's depois e a saúde dos gatos é melhor. O veterinário delas disse que era uma ração boa. Claro que lhes dou lata de vez em quando de marcas banais (gulodice) e até peixe cozido ou miudezas de galinha de vez em quando e têm-se portado bem.
Ração com corantes deixei de lhes dar, embora não tenha em concreto provas científicas de que fazem pior que as XPTO.

Um abraço,

Nuno
nuno57
Membro Júnior
Registado: segunda fev 28, 2005 4:47 pm

quarta mar 16, 2005 4:53 pm

--
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mar 16, 2005 5:35 pm

Obrigada pelas vossas opiniões.
Pois acho que vou experimentar a Nutro, até porque o Pépe me parece que anda a ficar enjoadito.
Alem que lhe cai pelo constantemente (não sei até que ponto isto será normal, nunca tive gatos e so tenho este ha 3 meses)e me parece que esta a ficar baço.
Cumprimentos
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta mar 18, 2005 4:14 pm

Oi pessoal tudo bem?

Já a algum tempo que não aparecia no fórum (mt trabalho) mas hoje vim dar uma "cuscada"... faz lembrar as minhas primeiras participações no fórum, tb minha preocupação era a alimentação da Clarinha.
Na altura ela não era esterelizada e era uma esquisita com a comida, era um mudar constante de ração Whiskas, Iams, Royal, Purina(?), Eukanuba eu sei lá e aos sacos de 400g sempre pq se comprasse o de 2kg, só aproveitava á volta de 500g o restante era a alegria dos gatos abandonados nas traseiras da casa da minha mãe :D .
A tipa fazia verdadeiras "greves de fome" á ração durante 3 dias depois qd comia, vomitava tudo, lá ia eu mudar ração, foi um inferno!

Depois qd mudei de casa, a loja de animais perto da casa nova tinha uma marca de alimentação para gatos que nunca tinha visto a Sanabelle (grupo bosch), um bocadito cara, mas paciência resolvi experimentar, após 7 anos de "experiências" com rações já estava por tudo; trouxe a Sensitive (gatos com apetite caprichoso) e... prontos já lá vão 2 anos e a Clara só como Sanabelle. Agora compro os pacotes de 2kg á vontade que já não há disperdícios nenhuns; tb á 10 meses que foi esterelizada o que lhe acalmou o estômago e deixou de esquesitices só tenho que controlar mesmo é a quantidade 60g/dia pq ela engordou um bocado após a operação (5,700 kg - a Vet ia se passando comigo), mas agora já está melhor (5 kg e com tendência a reduzir mais umas gramas)... digamos que agora já consegue lavar o traseiro (coisa que passei eu a fazer durante uns tempos pq ela já não o conseguia fazer em condições :cry: )

O que faço agora é misturar duas rações, misturo a Sanabelle Sensitiv 2kg. com a Elegance 2kg. (que é carota a 26 euros o saco de 2Kg) mas ela adora esta mistura: peso na balança 200g de cada e vou misturando para dentro das duas latas (que me ofereceram) e prontos.

Desde outubro que tenho outra gata a Cléo que ainda não tem 2 anos (já foi esterelizada em dezembro) era gata de rua e pensei que fosse estranhar a alimentação seca, mas a danadinha não come mais nada que não seja ração seca, nada de latinhas nem comer húmido, nem pescada cozida ou peitinho de frango, só ração seca :o ; fica uma lata para cada uma. há duas semanas meti na cabeça que a Cléo andava enjoando a ração e resolvi comprar um saco de 400g RC Beauty e fui acrescentando um pouquinho de cada vez há habitual para ver se ela comia melhor... resultado além de continuar a comer a mesma quantidade agora onde quer que pousa é pêlos pra tudo quanto é lado, coisa que antes não acontecia! é para eu aprender a deixar as bichas em paz! :oops:

Por isso nesta questão das rações, cada um deve de usar de bom critério e de ver bons resultados no seu animal (saúde, bom pêlo, bons dentes, ...) pedir orientação ao vet também é de excelente ajuda.

Desculpem o testamento, mas já estou destreinada de escrever no fórum :lol: :lol: :lol: (até parece que antes escrevia pouquinho né? ;) )

Fiquem bem!
Responder

Voltar para “Gatos”