Deixá-los à sua sorte?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 13, 2005 5:27 pm

anjjazul Escreveu: estou mesmo a ficar desesperada. não é que tenha um motivo palpável, mas :roll: estou com medo que os gatinhos não resistam. ontem, triturei a ração e pus no biberon.
Era em relação a esta parte do post da Anja que eu falava. É perigoso para os gatinhos leite com ração triturada. A ração deve ir em papa e não triturada ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda jun 13, 2005 6:28 pm

se há gente mais papista que o papa :o foi a vet que me disse para deitar a ração em água quente e passá-la com a varinha mágica. acontece que era muito espessa e não saía pela tetina. aí, decidi dar o leite da whiskas e papa de bebé.
hoje, voltei à vet e ficou decidido ser a ração triturada. se não ficar em papa, fica mais líquida. entretanto, autorizou-me a fazer um buraco maior na tetina.
já dei às raparigas e comeram muito bem. a mais comilona fez co-có pela 1ª vez. a outra é uma terrorista. é um castigo para lhe dar de comer. está sempre a dar às patinhas e empurra o biberon. imagino com a seringa. a vet tb. me deu uma. mas acho mais eficaz o biberon.
entretanto, vou enforcar os gatos adultos :p tinha deixado o resto da papa para outra vez. embora tapada e com um peso em cima, foi parar ao chão. imagine-se a festa. :)
espero encontrar amanhã esta ração. aqui, não há e só encomendam sacos grandes. não me apetecia nada comprá-los :evil:
não acredito que seja só fome. depois de comerem que nem umas danadas, a mais pequena buzina de uma maneira :o :evil:
anjjazul
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jun 13, 2005 6:53 pm

Eu quando cuidei da gatinha de 4semanas enchia uma botija de água quente que era coberta por um peluche, ficava a noite toda sem mandar um único miau, só o fazia quando a água ficava fria, que era à hora de eu acordar. :D
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda jun 13, 2005 6:54 pm

Olá anja ;) então as fofuras? Ainda bem que pegou nelas.
Estive a ler o seu post inicial e falava em 6 bébés ... nunca mais viu os outros? tadinhos ... será que a gata os levou par outro lado ou não sobreviveram? Que tristeza ...
TODA A BOA SORTE DO MUNDO PARA ESSES/AS
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda jun 13, 2005 6:59 pm

Estive a ler o seu post inicial e falava em 6 bébés ... nunca mais viu os outros? tadinhos ... será que a gata os levou par outro lado ou não sobreviveram? Que tristeza ...
com a pressa, pareceram-me seis. mais tarde, contei cinco. mas sempre achei que a gata rejeitava dois. possivelmente, por falta de leite.
ela levou os outros para novo local. comecei a pensar que não foi por medo das pessoas mas dos outros gatos. aquilo era um sítio ideal porque muito abrigado. mas mal comecei a deixar comida, apareceram resmas de gatos. a mãe deve ter tido medo. não me parece que tenham morrido, mas duvido que sobrevivam. se ainda os apanhar, espero que mais crescidos, não escapam. havia uma tricolor, linda de morrer
anjjazul
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda jun 13, 2005 7:02 pm

se ainda os apanhar, espero que mais crescidos, não escapam. havia uma tricolor, linda de morrer
:p :p ORA BEM! ;) ;) Deus queira, eram mais uns sortudos ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda jun 13, 2005 10:35 pm

Anja, para a ração passar bem pela tetina e pela seringa, pois eu também tinha o mesmo problema experimente a passá- la por um coador daqueles que têm rede de plástico e com uma colher esmagá-la. Tem que estar já bastante empapada eu só depois é que lhe deito o leite para ajudar a passar pelo coador. Assim para ser pelo biberon tem que ser mais líquida, mas na seringa pode ser mais grossa. O leite da whiscas, é muito caro e não é muito bom, tem a opção da Royal Canin que apesar de ser caro acaba por sair mais barato, tem que ir a uma loja ou no vet, ou o da Mixol que pode encomendar na farmácia. Se tiver dificuldade em arranjar, envie-me uma PM que eu envio-lhe um.
Se houver baby cat era muito bom, pois é mais pequeno que o kitten e eles conseguem mastigar melhor. Esta ração é da Royal Canin e é propria para desmame.
Se quiser depois tire-lhe umas fotos que eu faço uma página para os Principes of Alentejo, como fiz para a Princesa von Zita of Leo :p :p :p
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 13, 2005 10:35 pm

LuMaria Escreveu:
anjjazul Escreveu: estou mesmo a ficar desesperada. não é que tenha um motivo palpável, mas :roll: estou com medo que os gatinhos não resistam. ontem, triturei a ração e pus no biberon.
Era em relação a esta parte do post da Anja que eu falava. É perigoso para os gatinhos leite com ração triturada. A ração deve ir em papa e não triturada ;)
:o Porquê?
Porquê da perigosidade? Mais perigoso é dar só leite com tetina de buracos largos ou por seringa, que aí, sim..pode fazer o trato errado e ir para os pulmões...agora papa triturada..é perigoso porquê? :o Das dezenas que criei nunca nenhum se deu mal... ;) . Mais perigoso ainda é fazer papa a partir de grãos inteiros para depois a introduzir na seringa que com os grumos pelo meio...leva ar misturado... e depois quando o embolo da seringa encrava, as pessoas têem a tendência para empurrar o dito embolo com mais força e asfixiar o gatinho porque não lhe deu tempo de engolir com a normalidade desejada! :roll:

Anja, o principal é que eles comam...seja por seringa (com os cuidados..), papa diluida a partir de ração reduzida a pó (sem grumos) e posteriormente misturada em leite ou água, ou ainda ração demolhada numa tacinha...
Para apaladar a ração que demolhar... , pode misturar-lhe água de cozer peitinhos de frango, (que é menos gordo do que água de cozer frango inteiro), de peru ou até água de cozer peixe.
pode, ainda, na ração demolhada, se a demolhar com água normal, polvilhar por cima com leite de substituição, mas mesmo o pó. Eles adoram e não há perigosidade com o pó porque ele adere fácilmente aos grãos uma vez que estão molhados...!
Se por aí nos vets não houver o leite de substituição, deve encontrar na farmácia o leite Mixol.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 14, 2005 8:43 am

Quando amamentei a minha cadela, a veterinária foi muito especifica, dissolver sempre a ração em água quente antes de juntar ao leite. Disse-me que triturada e em pó poderia fazer com que algum resto de ração fosse para o aparelho respiratório e causar assim problemas e infecções a esse nivel. Portanto, transmiti o que me ensinaram, ração reduzida a pó em seco, mantém uma consistência dura que pode prejudicar o bébé. Ensinaram-me e transmiti o que me ensinaram, só faz quem quer, não é verdade? E não me parece assim tão despropositado.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 8:47 am

uaimori Escreveu: Anja, para a ração passar bem pela tetina e pela seringa, pois eu também tinha o mesmo problema experimente a passá- la por um coador daqueles que têm rede de plástico e com uma colher esmagá-la. Tem que estar já bastante empapada eu só depois é que lhe deito o leite para ajudar a passar pelo coador. Assim para ser pelo biberon tem que ser mais líquida, mas na seringa pode ser mais grossa.
A Uaimori viu como eu já tenho preparada a ração em pó (tal como o leite em pó) para posteriormente a diluir com o lei...certo? Lembro-me até de ter dito que é uma boa ideia... e como viu, está sempre a ração preparada, sem grumos, para fazer a papa, mais grossa ou mais diluida...é ao gosto... certo? ;) . Poupa o tempo da ração ter de estar de molho... poupa trabalho de coadores, ter de esmagá-la, correndo o risco dos grumos que ficam não passarem bem..., etc... né? ;) . Mais importante ainda é que só se faz a dose desejada... sem sobras... porque a ração demolhada, a mais, que fique....tem a tendência para oxidar... perde o paladar, ou por outra, altera e os gatitos são bebés, mas não são "parvos"... :lol:
O leite da whiscas, é muito caro e não é muito bom, tem a opção da Royal Canin que apesar de ser caro acaba por sair mais barato, tem que ir a uma loja ou no vet, ou o da Mixol que pode encomendar na farmácia.

Pois... também já disse o mesmo, sem ter reparado que a Uaimori sugeriu o mesmo leite, o Mixol ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça jun 14, 2005 9:43 am

leonildecarvalho Escreveu:
uaimori Escreveu: Anja, para a ração passar bem pela tetina e pela seringa, pois eu também tinha o mesmo problema experimente a passá- la por um coador daqueles que têm rede de plástico e com uma colher esmagá-la. Tem que estar já bastante empapada eu só depois é que lhe deito o leite para ajudar a passar pelo coador. Assim para ser pelo biberon tem que ser mais líquida, mas na seringa pode ser mais grossa.
A Uaimori viu como eu já tenho preparada a ração em pó (tal como o leite em pó) para posteriormente a diluir com o lei...certo? Lembro-me até de ter dito que é uma boa ideia... e como viu, está sempre a ração preparada, sem grumos, para fazer a papa, mais grossa ou mais diluida...é ao gosto... certo? ;) . Poupa o tempo da ração ter de estar de molho... poupa trabalho de coadores, ter de esmagá-la, correndo o risco dos grumos que ficam não passarem bem..., etc... né? ;) . Mais importante ainda é que só se faz a dose desejada... sem sobras... porque a ração demolhada, a mais, que fique....tem a tendência para oxidar... perde o paladar, ou por outra, altera e os gatitos são bebés, mas não são "parvos"... :lol:
O leite da whiscas, é muito caro e não é muito bom, tem a opção da Royal Canin que apesar de ser caro acaba por sair mais barato, tem que ir a uma loja ou no vet, ou o da Mixol que pode encomendar na farmácia.

Pois... também já disse o mesmo, sem ter reparado que a Uaimori sugeriu o mesmo leite, o Mixol ;)

Leo
Leo aconteceu que ontem postamos em simultaneo e, aí está também aprendemos coisas na arca, eu aprendi isso com a Leo . Para além disso a ração com a água muito quente penso que altera um pouco. Se tivesse lido o que tinha escrito, nem sequer tinha postado, já tinha ficado claro. Anteriormente demolhava primeiro e depois desfazia no coador, mas realmente como a Leo faz tem mais lògica e eu própria o admiti quando nos encontramos por causa da princesa, tem a vantagem de não se estragar ração e, ficar na mesma sem grumos. No entanto como eu nunca dou biberon, dou sempre seringa para deslizar conforme quero, isto é, muito devagar, não sei se no biberon poderão surgir alguns grumos e assim sugeri o coador. Quando são muito bébés e se estão com dificuldades respiratórias até o leite eu passo pelo coador.
Lu a questão não está no leite ou na mistura em pó ou sem ser em pó, a questão está na força e na quantidade que se dá ao bébé, tem que ser muito controlado e muito devagar, pois se não for assim poderá sempre
colocar alguma coisa ao bébé nos pulmões, até o leite simples. A questão está para mim na técnica. Também tem que se ver o controle que o animal tem da deglutição. Eu inicialmente dou muito rala e vou aumentando a grossura da papa.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 6:44 pm

LuMaria Escreveu: Quando amamentei a minha cadela, a veterinária foi muito especifica, dissolver sempre a ração em água quente antes de juntar ao leite. Disse-me que triturada e em pó poderia fazer com que algum resto de ração fosse para o aparelho respiratório e causar assim problemas e infecções a esse nivel.
Lu Maria, não me leve a mal, mas pela lógica da "ilógica".... pode-me explicar onde é que um pó (que seja solúvel ou de fácil diluição em água ou leite), seja ele qual for... (ração, leite em pó, p.e.) fica na mesma em pó, depois de ser misturado em líquido, ao ponto de ir para os pulmões? :? :roll:
Portanto, transmiti o que me ensinaram, ração reduzida a pó em seco, mantém uma consistência dura que pode prejudicar o bébé.
Reduzida a pó, em seco, mas posteriormente MISTURADA em água ou leite, fica dura? Feita na hora...? :roll: :o
Ensinaram-me e transmiti o que me ensinaram, só faz quem quer, não é verdade? E não me parece assim tão despropositado.

Claro que só partilha o que sabe, quem quer...agora da teoria à prática é que vai o busílis...né? ;)
Os vets podem saber muito de Medicina veterinária... agora de criar animais... nem todos...! É como as raças... não têem de as saber todas...! ;)
Por acaso até é despropositado, sim...! Porque uma papa não é pó seco e a consistência somos nós que a decidimos, com mais ou menos líquido, mediante os nossos cálculos do poder de deglutição do animal... ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 6:45 pm

bom, ontem, foi...ou vai ou racha :roll: dissolvi a ração em água. ficou bastante líquida e passava bem pela tetina. depois de lhes ter dado de comer, continuou a miadeira.
decidi demolhar mais ração em menos água. cortei a tetina e ficou um buraco bastante grande. voltei a dar-lhes de comer. aqui. foi o inverso. tive medo que aquelas duas morressem de tanto comer. pareciam 2 bolas de pelo. a mais refilona sentou-se no chão. nem conseguia mexer-se. depois, lá foram para a caminha.
entretanto, decidi demolhar ainda mais ração para a refeição de hoje. ainda ficou mais espessa. conclusão, acabou-se a miadeira e já começaram a fazer cocós. uma está mais difícil.
deixo-lhes a porta aberta de vez em quando para se ambientarem à casa, aos outros gatos e fazerem exercício. agora, o problema é a higiene. uma, mesmo esfregada com dodots não fica muito limpa.
parecem-me bem. se as vejo a comer sozinhas, respiro de alívio ;)
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 6:51 pm

anjjazul Escreveu: voltei a dar-lhes de comer. aqui. foi o inverso. tive medo que aquelas duas morressem de tanto comer. pareciam 2 bolas de pelo. a mais refilona sentou-se no chão. nem conseguia mexer-se. depois, lá foram para a caminha.
... ;) Confirma-se o que eu lhe tinha dito...ah? ;) :lol: :lol: . FOMECA DA BOA :lol: :lol: :lol:

Ainda bem que estão aconchegadinhas... :D

Gatinhos de rua que tenham só conhecido as tetinas da mãe para se alimentarem... é sempre complicado pô-los a comer ração, mas nada que não se consiga... ;) :lol: :D . Começa-se pela papa até se acostumarem ao paladar e depois ração demolhada e entretanto começa a seca... ;) :D

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano

quarta jun 15, 2005 1:35 pm

Gatinhos de rua que tenham só conhecido as tetinas da mãe para se alimentarem... é sempre complicado pô-los a comer ração, mas nada que não se consiga... . Começa-se pela papa até se acostumarem ao paladar e depois ração demolhada e entretanto começa a seca...
acho que o principal problema, é a idade. fui a um vet perguntar o que fazer aos bichos. olhou como boi para palácio e disse que elas já comiam. outra disse-me o mesmo. como entretanto tinha ido au super comprar comida de lata para bebés e elas não comeram nada, insisti. aí, ela emprestou-me o biberon de cão e deu-me amostras da rc kitten. as gatas queriam comer mas a papa não passava pelo buraco. estive tentada a cortar a tetina, mas como não era minha :evil: mal a cortei e não há perigo de se engasgarem, comem que nem umas alarves. está a ser um biberon de cão por dia :o :D
estou a deixar a ração de molho. em água quente. se fosse fria, dava o mesmo resultado. ao fim de pouco tempo, fica tudo empapado. depois, misturo mais água e passo com a varinha mágica. fica tipo mousse de chocolate. elas gostam. agora, começarem a comer a sério :cry:
depois, vai ser a saga de não querem ficar fechadas no caixote. o quarto onde estão, está atafulhado de tralha. quando as deixar à solta vai ser bonito. sem contar com os cães :cry: :evil:
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”