Como dar banho a gatos? E gatas claro!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

May
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 1:35 pm

quarta set 18, 2002 1:51 pm

:D

Bom já vi que há muitas versões de dar a banhoca aos meninos, e eu vou acrescentar a minha tb, em duas versões, porque é diferente dar banho ao Roque de dar banho á May, no entanto ambos levam banho mais ou menos de 4 em 4 meses. ( já há cinco anos )

May:

- Previamente fecho todas as portas e janelas da casa, e tento aquecer a casa se for inverno.
- Levo-a para a casa de banho e fecho a porta
- Abro a torneira da água, espero que aqueça e depois regulo a temperatura para ficar tépida.
- Champo e toalha por perto
- Pego nela e ponho-a dentro da banheira. Ela própria se agacha no chão da banheira e fica quietinha.
Passo-lhe o chuveiro, com cuidadinho com os ouvidos. A cabeça, molho apenas com a mão e ensabou-o na mesma, mas só com a mão, não com o chuveiro.
- Tiro o champo da Gata, enrolo-a num lençol de banho e seco-a
- salta do meu colo para o chão, e eu torno a apanhar e limpo com outro lençol seco.
- Abro a porta e deixo-a ir lamber-se até secar.

Roque: ( Agora é que são elas )

- Previamente fecho todas as portas e janelas da casa, e tento aquecer a casa se for inverno.
- Levo-o para a casa de banho e fecho a porta
- Abro a torneira da água, espero que aqueça e depois regulo a temperatura para ficar tépida.
- Champo e toalha por perto - ATÉ AQUI TUDO BEM.
- Pego nele e ponho-o dentro da banheira. Ele desata imediatamente aos berros, tenta fugir e eu seguro-o com firmeza, deixando que se apoie no rebordo da banheira, mas na parte da parede, e assim fica de costas voltadas para mim.
- Passo-lhe o chuveiro, com cuidadinho com os ouvidos. A cabeça, molho apenas com a mão e ensabou-o na mesma, mas só com a mão, não com o chuveiro.
- Foge da Banheira
- Meto-o na Banheira
- Foge da Banheira
- Meto-o na Banheira- Foge da Banheira
- Meto-o na Banheira
- Tiro o champo do Gato,
- Foge da Banheira
- Meto-o na Banheira
- enrolo-o num lençol de banho e seco-o
- salta do meu colo para o chão, e eu torno a apanhar e limpo com outro lençol seco.
- Abro a porta e deixo-o ir lamber-se até secar.

Em ambos, aguardo que sequem um pouco e depois começo a escovar e ficam com um pelo limpo e sedoso, e NEM PENSAR EM USAR O SECADOR. A unica vez que o fiz, foi no primeiro banho da May, e ela arranhou-me toda com o susto!!!!! Nunca mais repeti a proeza.
Mas ela deixa-se dar banho muito bem, ele é que não. Escusado será dizer, que levam eles, eu e a casa de banho, o Banho :lol: :lol:

Espero ter ajudado.

Jinhos
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

quarta set 18, 2002 6:22 pm

Gente,
Usem o lavatório que é muito mais fácil. Deixem a banheira para os cães.
Quanto á frequência dos banhos é o seguinte: se for gato de pêlo curto só dar banho quando for mesmo preciso, ou porque resolveu ir para o quintal fazer escavações, ou porque resolveu entrar na caixa que tinha o resto da jardineira, ou porque foi passear de carro e fez um grande e mole cócó, ou...................
Agora se for de pêlo longo, aí não há outro remédio senão dar-lhes banho com alguma frequência, só assim se evitam os nós e o pêlo oleoso, a língua não chega.
Bjocas
May
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 1:35 pm

quarta set 18, 2002 6:45 pm

Aby,

A minha Dona diz que não pode fazer isso comigo.... :roll:

É que eu sou muito grande para o lavatório, :lol: :lol: :p :p :p

Ronrons,

Roque
Aby
Membro Veterano

quarta set 18, 2002 9:54 pm

Pois é, assim já fica complicado.
Será que a tua dona não pode comprar um lavatório maior?

Ou então uma banheira mais pequena.

Lembrei-me agora enquanto brincava com a resposta. Talvez para os gatos mais corpolentos uma banheira de bebé, aquelas de plástico, fosse boa ideia, é que o que os assunta é todo aquele tamanho da banheira e a água a sair das torneiras ou chuveiros.

Bjocas
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quinta set 19, 2002 8:42 pm

Olá a todos,

Hoje telefonei ao veterinário a contar que a minha gata está bastante mais activa apesar de (por estranho que pareça) continuar a comer muito pouco :|

Perguntei-lhe se de facto deveria ou não dar banho à gata e ele insistiu que sim, que era mesmo fundamental. Assim, arregacei os braços e dei-lhe.

Como já lhe tinha dado banho uma vez na banheira desta vez experimentei dar-lhe no lavatório como sugeriu a Aby, técnica que nunca me tinha lembrado nem tinha ouvido falar.

Realmente resultou bastante bem, sobretudo enfiá-la no lavatório já cheio com água quentinha, não tentou sequer escapar. Tinha pré-aquecido muito bem a casa-de-banho, mas mesmo assim como o pelo nunca mais secava, acabei por usar o secador. Só que enquanto a secava tapei-lhe os olhos e ela assim deixava-se ficar bem mais tranquila.

Abraços a todos pelas dicas,

Caneco
Aby
Membro Veterano

quinta set 19, 2002 10:13 pm

Caneco,
Fico satisfeita por saber que a minha "técnica" resultou com a Tétis e que ela continua a ganhar energia: agora vamos esperar pelo resultado dos banhos:
Emfpl
Membro Júnior
Registado: quarta jul 03, 2002 9:04 am

sexta set 20, 2002 9:29 am

Olá caneco

Dar banho a gatos não é aquele drama que as pessoas falam, a minha kitty é bastante arisca e eu consigo dar-lhe banho.

- Coloco-a na banheira com as patas apoiadas na borda depois molho com o chuveiro, coloco shampô, esfrego e retiro com o chuveiro, ela lá tenta escapar-se mas há que ter firmeza, uma coisa que eles não gostam é de lavar a cabeça tem que ser tudo muito répido.
Depois retiro-a seco um pouco com toalha e coloco-a na varanda , não é preciso usar secador eles próprios tratam do pêlo com muitas lambidelas.

Atencão: Deve-se escolher um dia com sol para ficar na varanda e de preferência pela manhã.

O resultado é espetacular a minha menina fica linda e cheirosa agora vou experimentar no meu gordo

Cumprimentos

Elsa Figueirinha
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

sexta set 20, 2002 10:03 am

Olá Empfl,

Tu secas o teu gato na varanda? :o Não será perigoso? Por causa de constipações e afins?
Emfpl
Membro Júnior

sexta set 20, 2002 1:05 pm

olá anokas123

Não é perogoso porque escolho dias em que esteja sol, e cedo por volta das 9:30/10:00 ao 12:00 vou buscá-la pq a kitty é branquinha e não pode apanhar sol nas horas de maior calor.~

A tua menina é muito gira estive para ficar com uma menina igual de seu nome Francisca que apareceu perdida no café dos meus pais era muito meiguinha e como era tigrada não deitava tanto pêlo, mas depois apareceu uma senhora que quis ficar com ela, foi para uma grande vivenda onde convive com muitos primos e já foi mamã.

O nosso café funciona como loja de animais perdidos depois da francisca apareceu um Husky, lindo fomos ao vet e á loja 4 patas e descobrimos os donos através do chip.

Passados uns tempos apareceu um Samoiedo lindo, fizemos de tudo para encontrar os donos , pusemos anúncios nos vets, lojas e polícia mas ninguém apareceu então dei-o a um amigo que tem uma vivenda ele est´+a muito feliz tb tem uma gata siamesa e um cãozinho rafeiro, quando tenho saudades dele vou vê-lo .

Cumprimentos

Elsa Figueirinha
Emfpl
Membro Júnior

sexta set 20, 2002 1:06 pm

olá anokas123

Não é perogoso porque escolho dias em que esteja sol, e cedo por volta das 9:30/10:00 ao 12:00 vou buscá-la pq a kitty é branquinha e não pode apanhar sol nas horas de maior calor.~

A tua menina é muito gira estive para ficar com uma menina igual de seu nome Francisca que apareceu perdida no café dos meus pais era muito meiguinha e como era tigrada não deitava tanto pêlo, mas depois apareceu uma senhora que quis ficar com ela, foi para uma grande vivenda onde convive com muitos primos e já foi mamã.

O nosso café funciona como loja de animais perdidos depois da francisca apareceu um Husky, lindo fomos ao vet e á loja 4 patas e descobrimos os donos através do chip.

Passados uns tempos apareceu um Samoiedo lindo, fizemos de tudo para encontrar os donos , pusemos anúncios nos vets, lojas e polícia mas ninguém apareceu então dei-o a um amigo que tem uma vivenda ele est´+a muito feliz tb tem uma gata siamesa e um cãozinho rafeiro, quando tenho saudades dele vou vê-lo .

Cumprimentos

Elsa Figueirinha
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

sexta set 20, 2002 4:17 pm

Conseguiste dar o banho? Dá novidades. Tua afilhada pestinha tá na mesma. ataca-me e eu rio e ela ruge como um Leao. é de rir

Segunda vão para o local onde vivem bem melhores que antes depois dou-te noticias.
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta set 20, 2002 6:45 pm

Qual delas é a pestinha, a Chalupa ou a Catita? Voltam ambas para a serração na 2ª? Dizes que aquilo lá está melhor porque?

A minha tá muita mais vivaça mas come muito pouco. O Veterinário disse para lhe dar Supersan (meio comprimido de 8 em 8 horas) se ela assim continuar. Espero que não seja preciso, pois ela está muito bem disposta. Acho que a falta de apetite tem a ver com eu lhe por os comprimidos diluidos num cadinho de iogurte, nas patas. Ela lambe logo! Mas eu prefiro assim. Se der comprimidos boca abaixo todo o tempo que ainda tiver fungo vai acabar por ter medo de mim. A lamber as patinhas não protesta e marcha o comprimido todo num instante.

Como ela está com uma barriguita pode ser que assim a comer pouco a barriguita desapareça. Em todo o caso o veterinário fará um raioX se daqui a 2 semanas a barriguita se mantiver, pois para uma gata desta idade e a comer pouco não faz muito sentido apresentar um pneuzinho. Ele já viu que hernia não é.

Abraços a todos

Caneco
gwenevere
Membro Veterano

sexta set 20, 2002 7:21 pm

Podem ser paresitas. Ou gases.Há gatos mesmo piscos que comem pouco.eu tenho algumas que são piscas.

A bebe é uma pestinha imagina uma bebe mais pequena que a tua a rugir como um leao e a atacar-me. Eu não ligo e trato-a. A mãe estã fechada numa transportadora muito grande k tem areia e tudo.
É sossegada mas nem pensar em mexer.

Eu escrevi mal, elas vão muito melhor, desparasitei e dei advantage. E já não vai a ter bebes k depois eram muitas vezes mortos ou ficassem para ali bravinhos na rua. Eles na serração só teem mesmo a mãe e a bebe. Gostava tanto k a bebe ficasse meiguinha é tão gira.

Teem pontos absorviveis por isso seg já faz o tempo necessário de pos oeratório.

depois de ter mandado o recibo vi k não tinha posto o dto (tão esperta...)
espero k se o vizinho do lado o receber te dê.

Senão mando seg via.

As melhoras da Tétis.

Essa do lavatório não funciona cá...para os bebes que apanho sim quando veem com óleo etc mas de resto não dou banho aos meus excepto
:lol: à Miriam que tem 12 kilos e por não se lavar bem tem de tomar banho. Espero que este domingo esteja bom tempo vou ter que lhe dar.
gwenevere
Membro Veterano

sexta set 20, 2002 7:25 pm

Olá padrinho é a Chalupa. Olha a tia manda dizer que a mim é que não dá banho porque gosta das mãozinhas dela he he he. grrrrrrrr pffffffffggggrrrraaaaauuuuuuu, é o meu som preferido he he he. A mãe Catita está sossegada mas muito zangada por estar fechada.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta set 20, 2002 10:37 pm

Atenção, Vera_vr:
anokas123 Escreveu: Martinho,

Tu dás 6 a 8 banhos por ano à tua gata?! o
Isso não são banhos a mais??!
Eu perguntei ao vet dos meus quantas vezes lhe devia dar banho e a resposta foi - Nunca! Eles lavam-se sozinhos.
O médico aconselhou-me a dar banho apenas no caso de estarem mesmo muito sujos (o que nos meus não acontece porque não vão à rua sozinhos), ou no caso de não se conseguirem lavar sozinhos convenientemente ( o caso de um gato muito gordo que tive e que não se consegui lavar bem; até tinha de lhe limpar o rabo com dodots quando saía do caixote).

Quando perguntei ao vet por que razão não lhes deveria dar banho respondeu-me que, em primeiro lugar não há necessidade porque os gatos sao asseados e muito preocupados com a própria higiene; estão sempre a limpar-se. Em segundo lugar porque podem apanhar uma corrente de ar enquanto ainda estão molhados e contipar-se e em terceiro lugar porque o pelo molhado tem mais probabilidades de desenvolver fungos e tinhas (

Nunca tinha ouvido falar de ninguém que lavasse um gato tantas vezes. Qual é a opinião dos restantes? Eu dou um banho por ano aos meus mas por paranoia minha que tenho a mania das limpezas oops
Vera_vr, dás banho ao teu gato todos os sábados?!! :o Já falaste com o veterinário sobre isso?

Fica bem

Florinda Lopes
Responder

Voltar para “Gatos”