Já que estamos a falar de negligências provocadas por veterinários, vou contar-vos uma breve história que se passou à frente dos meus olhos...
Eu trabalhei numa clinica veterinária durante 6 meses e houve uma situação que me deixou particularmente chocada.
O vet tinha uma cliente que, por motivos de mudança de residência, deixou de ser cliente dele, mudou-se para 200km de distância, para Lisboa. Ela tinha uma cadelinha pequenois que tinha problemas cardíacos. Certo dia, foi-lhe diagnosticado uma piómetra e ela teve de ser operada com alguma urgencia. A Sra. confiava tanto no vet que, mesmo estando a viver em Lisboa, preferiu fazer 200km's para ser
aquele vet a operá-la, devido aos problemas cardíacos que ela tinha.
Entretanto o vet conhecia um sr., já com uma certa idade, que nunca na vida foi veterinário mas durante toda a vida exerceu a "ocupação" de veterinário, as pessoas da aldeia recorriam sempre a ele para os tratamentos veterinários, incuindo operações, ele fez dezenas se não centenas de esterlizações, castrações de cães, vacinação com vacinas de farmácia, enfim, tudo ou quase tudo. Mas faltavam-lhe as bases de conhecimento que um vet aprende quando tira um curso, nomeadamente coisas mais técnicas, não é uma profissão como carpintaria que se aprende com a prática...
Este sr. era inimigo Nº1 da cunhada da dona da cadelinha, davam-se muito mal, e ele só para demonstrar que também sabia operar e que era tão bom como um vet com V grande, falou com o vet e, como era "só" uma ovariohisterectomia (vulgarmente denominada esterilização), pediu-lhe para ser ele a fazê-la, às escondidas da dona claro, e no consultório do vet. O vet aceitou

, até porque assim ele podia fazer outra operação que entretanto apareceu.
No dia da operação, o vet "responsabilizou-se" pela anestesia por ser uma própria para animais cardíacos, e por pô-la a soro e com máscara de O2. E assim foi, ele tratou da anestesia e o outro sr. fez a operação toda à cadela. Quando estava na parte final, a suturar a 2ª camada de pele, a cadela começou a dar sinais de querer acordar, e ainda faltava suturar a camada exterior de pele. Ele chamou o vet e pediu para lhe dar mais anestesia. O vet hesitou, mas acabou por dar mais um bocadinho pouco de anestesia. Eu posso jurar que vi a cadela parar de respirar, e tanto vi que chamei o vet atrás e disse "Dr. a cadela não está a respirar..."

E assim foi, ela morreu ali no final da operação.
Foi um horror, ainda tentámos a reanimação, injecções de adrenalina, mas nada fez com que a pequenina voltásse à vida

.
Depois o homenzinho ficou muito espantado a olhar para a cadela e a encolher os ombros

.
Claro que no fim a desculpa foi que a cadela não resistiu à operação, o coraçãozinho não aguentou

. Eu vi e nada pude fazer, ou melhor, nada fiz, podia tê-lo feito, mas estúpidamente, ou melhor, porque precisava do emprego, não o fiz; podia ter contado toda a verdade à dona...
Isto foi só uma pequena história de quem esteve por dentro...
Xuga