Gata jovem com FIV - Decisão: abater. Acham bem?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 25, 2005 6:12 pm

RESUMINDO:

FIV E FELV NÃO SÃO DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS AOS HUMANOS!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça out 25, 2005 7:25 pm

http://www.vidadecao.com.br/gato/fd_leucemia.htm

http://www.hospvetprincipal.pt/sida.htm

www.bestfriends.org/sanctuary/creature/FIV.htm

http://web.vet.cornell.edu/Public/FHC/fiv.html

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... light=felv

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=6810

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... v&start=15

SCMV Escreveu: (…)O Felv é causado por um virus que se transmite nomeadamente pela saliva e secreções respiratórias, sendo também encontrado na urina. O virus não sobrevive por muito tempo fora do corpo do gato, a não ser em ambientes húmidos ex: a tigela da água.
Assim, gatos que partilham a casa de banho, as taças de comida, ou seja no fundo que convivam no mesmo ambiente estão em risco. Outras situações de risco são as brigas e filhotes de mães positivas (pois são infectados ainda no útero). A vacina é apenas 70 ou 80% eficaz.
Após o gato ter sido exposto ao vírus há várias hipóteses:
- o gato produz anticorpos que eliminam por completo o vírus;
- torna-se portador do vírus não mostrando quaisquer sintomas mas transmitindo-o a outros gatos, sendo certo que após um determinado período ele ira desenvolver algumas das doenças associadas ao vírus;
- o vírus enfraquece o seu sistema imunitário levando ao desenvolvimento de anemias, infecções etc..;
- o vírus causa leucemia (dai se conhecido como leucemia felina)

Quanto ao FIV é também um vírus transmitido principalmente quando o gato é mordido por outro infectado. Ao contrário do FELV o virus não se transmite pela partilha da comida ou nas frequentes lavagens de pelo que os gatos dão uns aos outros. Mas também ao contrário do Felv, uma vez infectado com Fiv o gato será positivo até ao fim da sua vida, transmitindo o virus se morder noutro gato.

Quanto aos testes (e aqui só falo do Felv porque conheço bem) são feitos com sangue do gato e não são sempre 100% certos, pode haver falsos negativos bem como falsos positivos, devendo sempre fazer-se novos testes após um período de 30 dias, até porque o gato pode por si conseguir eliminar totalmente o vírus , e porque num período inicial de exposição o virus não é detectado nos testes.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

terça out 25, 2005 7:30 pm

Caro ricmiguel,

A sua criança não corre qualquer risco. Nenhum destes virus (por favor não lhes chamem doenças, porque não são) é transmissível aos humanos.

As questões que já lhe colocaram são pertinentes e para poder aconselhá-lo melhor gostaría de as ver respondidas:

- A gata padece neste momento de alguma doença? (FIV não é doença, assim como o HIV também não o é. FIV é um virus que debilita o sistema imunitário e o deixa vulnerável a doenças oportunistas e que, em situações "normais", seriam facilmente curáveis - uma simples coriza, por exemplo).

Ainda que esteja doente, existem medicamentos a que pode recorrer, assim como suplementos vitamínicos. Por favor não esteja a assinar já uma certidão de óbito a um animal que conta com a sua protecção.

A Absolut não o divulgou, mas eu conheço a Arca há alguns anos e nunca foi negado a ninguém o recurso a links para outros fóruns ou outros locais da net, por isso recomendo-lhe a leitura deste artigo. No fórum do site de onde este documento foi retirado, encontrará muitas pessoas que têm ou tiveram experiências semelhantes à sua. Eu sou uma delas, embora comigo tenha sido uma gata com FeLV, que lhe posso dizer que é pior que o FIV, quer pelas formas mais alargadas de transmissão do virus como pela recuperação dos animais.

http://www.felinus.org/index.php?area=a ... show&id=10

E acredito que na Arca também existam artigos semelhantes a este. Eu não os sei indicar porque há algum tempo que não vinha aqui, mas os membros habituais devem saber fazê-lo.

Sublinho que o FIV não é doença, pelo que se a sua vet não lhe indicou nenhuma doença, a sua gata é, apenas e só, portadora de um virus que até pode nunca se manifestar.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça out 25, 2005 7:34 pm

Tem toda a razão no que escreve, mas parece-me que um filho também. É verdade, desconheço as consequências da doença, mas qq coisa chamada Sida Felina assusta-me. E, neste cenário, defino prioridades, como acho que qualquer pessoa racional faria. E um filho é um filho. Já agora, quer comparar a morte de um filho com a morte de um animal???
mas quem é que falou em morte? tb. se vai questionar se o seu filho adoecer? pois...é mais fácil e dá menos trabalho matar que aprender. tb. sabe alguma coisa sobre sarampo, varicela e outras doenças infantis? livra, se não souber... :p
anjjazul
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça out 25, 2005 8:01 pm

[quote=ricmiguel]
[quote=lagutrop]
Será que li bem?

Abater um gato que está saudavel neste momento?
[/quote]

Não concordo. Se tem uma doença, nao está saudável.
[/quote]

Você tem anemia por exemplo? è que se tiver tambem pode ser considerado uma doença e no entanto muitas pessoas vivem esse problema toda a vida.
lagutrop
Membro Veterano

terça out 25, 2005 8:07 pm

[quote]
[b]Ponto 1[/b] Descanse que para mim não é novidade o que é um gato. Se calhar até dava lições de como educar e tratar um felino a muitos pseudo amigos dos animais. Não tenho é problemas em ser racional quando tenho de o ser.

[b]Ponto 2 [/b]Tem toda a razão no que escreve, mas parece-me que um filho também. É verdade, desconheço as consequências da doença, mas qq coisa chamada Sida Felina assusta-me. E, neste cenário, defino prioridades, como acho que qualquer pessoa racional faria. E um filho é um filho. Já agora, quer comparar a morte de um filho com a morte de um animal???
[/quote]

Dar-me lições a mim é dificil a menos que seja veterinário.

Tenho gatos há meio seculo e embora todos os dias possamos aprender alguma coisa não me parece que você tenha alguma coisa para me ensinar

E a prova é que apesar de dar lições sobre felinos não conhece nada sobre as doenças deles.

Quantos aos filhos poderia dizer muita coisa mas, não me apetece.
Última edição por lagutrop em terça out 25, 2005 9:39 pm, editado 1 vez no total.
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

terça out 25, 2005 8:48 pm

ricmiguel Escreveu: Boas,

Descobri hoje que a minha gata tem Sida Felina (conhecida por FIV).

Ela tem um ano e meio e quase nunca saiu à rua ou teve contacto com outros gatos.

Como os pais eram de rua, o Vet disse que o mais certo é que a doença passou da mãe para ela e só agora, com o desenvolvimento da idade é que apareceu.

Ela está a fazer exames para se saber da extensão da doença, mas estou muito receoso e estou até ponderar abatê-la.
Sei que é se calhar uma decisão precipitada, mas é que esperamos crianças lá em casa e não se é boa ideia.

Ajudem-me acerca dos risco que realmente corro.

Obrigado.
Olá,

O ricmiguel confrontou-se com um problema, assustou-se e veio ao fórum tirar dúvidas e pedir ajuda.
Pelo que li, grande parte dos foristas elucidou-o relativamente ao perigo de contágio aos humanos, ou seja, perigo nulo, bem como à estupidez e falta de sensibilidade e humanidade na hipótese dele decidir optar pela morte da gata
Até aqui tudo bem.

O que eu acho que está mal é a forma como dizem as coisas........... até já especulam sobre o futuro comportamento do senhor perante uma eventual doença do filho :( :( .

Por favor........... contenham-se um pouco......... respirem fundo e reflitam antes de começar a teclar :roll: :roll:
lagutrop
Membro Veterano

terça out 25, 2005 9:43 pm

Se calhar respondemos assim porque, a maior parte de nós, já teve de mandar abater animais e esperou pelo limite para o fazer.

Porque para nós eutanasiar um animal é uma grande dor e não uma decisão que se tome, perguntando a estranhos o que fazer.

Porque os amamos e fazemos tudo para os fazer felizes.

Porque já ouvimos todo o tipo de desculpas.

Ou se calhar porque somos todos parvos, não sei.
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta out 26, 2005 12:12 am

ricmiguel Escreveu:
LuMaria Escreveu: E para quem não sabe aqui vai uma novidade

Um gato é um animal com sentimentos. Sofre, ama, brinca como qualquer ser humano que se preze. É um amigo incondicional que só espera de nós algum amor, alimento e um canto onde dormir descansado. Não reclama dos nossos aborrecimentos, vem ter connosco quando nos sente triste e agradece toda e qualquer atenção que lhe dediquemos.
Um gato não é um móvel nem um brinquedo. É uma responsabilidade que recai sobre quem o decidiu ter. É um amigo para a vida, nos bons e maus momentos. Não pediu para ir para nossa casa, não tem culpa dos nossos arrependimentos.
Desculpem o testamento. Mas estou em crer que há pessoas que ainda não sabem diferenciar um animal de um cadeirão velho.
Ponto 1 Descanse que para mim não é novidade o que é um gato. Se calhar até dava lições de como educar e tratar um felino a muitos pseudo amigos dos animais. Não tenho é problemas em ser racional quando tenho de o ser.

Ponto 2 Tem toda a razão no que escreve, mas parece-me que um filho também. É verdade, desconheço as consequências da doença, mas qq coisa chamada Sida Felina assusta-me. E, neste cenário, defino prioridades, como acho que qualquer pessoa racional faria. E um filho é um filho. Já agora, quer comparar a morte de um filho com a morte de um animal???
Mas afinal qual é o seu problema?
Se bem me parece fez a pergunta, mas deixe-me adivinhar era uma pergunta de retorica daquelas que não querem resposta!
As pessoas responderam tal e qual como seria de esperar acha que se devia abater uma pessoa seropositiva? é que a sua gata neste momento tem no seu organismo o virus equivalente, o que faz com que seja um animal com o seu sistema imunitário debilitado, o que não quer dizer que não possa ser um animal saudável, apenas precisa de ter com ela algumas precauções!
o virus tal como já lhe disseram não é obviamente transmissível aos humanos, apenas entre gatos e mesmo assim é preciso que os gatos tenham tido contacto com sangue uns dos outros!
Conheço inúmeras pessoas que têm gatos FIV e FELV positivos que convivem com outros partilhando território há anos e nunca contraíram a doença! é necessário um briga valente entre gatos para que o perigo de contágio seja elevado!
e por sinal são os gatos mais saudáveis que têm!!!!

Ao menos informe-se com o seu veterinário, não creio que nas suas faculdades mentais normais nenhum vet o aconselhe a tal disparate!
faça uma pesquisa na net acerca da imunodeficiência felina e depois pare para pensar no disparate de pergunta que fez!
acha que pode dar lições de como tratar felinos aqui a muita gente mas não sabendo o que éa FIV então, meu amigo, não sabe memso o que está a dizer nem sequer sabe o que é um felino! :roll:
Prodanov
Membro
Registado: quinta ago 04, 2005 10:47 pm
Localização: Pink, Neni, Pituca (cadelas) . Tatau e Miu ( gatas)

quarta out 26, 2005 12:27 am

Aí ZUCA, arrasastes ;) ;) ;) ;)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta out 26, 2005 10:25 am

Senhor ricmiguel, agradecia que respondesse ás questoes que lhe coloquei, alias houve outro forista que também lhe fez a mesma pergunta.
Afinal o animal esta ou não em sofrimento?
A doença ja se manifestou? e se já como?
O animal esta perfeitamente saudavel e descubriram o fiv num teste de rotina?
Cumps
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta out 26, 2005 10:25 am

Senhor ricmiguel, agradecia que respondesse ás questoes que lhe coloquei, alias houve outro forista que também lhe fez a mesma pergunta.
Afinal o animal esta ou não em sofrimento?
A doença ja se manifestou? e se já como?
O animal esta perfeitamente saudavel e descubriram o fiv num teste de rotina?
Cumps
tusca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 21, 2005 11:05 am

quarta out 26, 2005 11:24 am

pois... eu acho q o forista ricmiguel, deve tar coma as orelhas a arder... :oops: :o :oops: :o :oops: :o :oops:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta out 26, 2005 12:57 pm

Lucarina Escreveu: O ricmiguel confrontou-se com um problema, assustou-se e veio ao fórum tirar dúvidas e pedir ajuda.
Pelo que li, grande parte dos foristas elucidou-o relativamente ao perigo de contágio aos humanos, ou seja, perigo nulo, bem como à estupidez e falta de sensibilidade e humanidade na hipótese dele decidir optar pela morte da gata
Até aqui tudo bem.

O que eu acho que está mal é a forma como dizem as coisas........... até já especulam sobre o futuro comportamento do senhor perante uma eventual doença do filho :( :( .

Por favor........... contenham-se um pouco......... respirem fundo e reflitam antes de começar a teclar :roll: :roll:
Olhe Lucarina,

Eu quase nem respondi ao ricmiguel, precisamente porque respirei fundo com o propósito de me conter... contudo quem acabou por ficar "entalada" com um nó na garganta, fui eu e sabe porquê? Porque lhe respondi, apesar que não da forma que pretendia faze-lo...!!! Coisa que nem devia de o ter feito na medida de que quando a estupidez é demasiada nem resposta merece!!!

Esse forista veio SÓ para brincar com os sentimentos das pessoas...! Se ele foi ao vet fazer o teste, logicamente que não sabendo do que se trata a imunodeficiência e já que ficou tão preocupado e "aterrorizado"..., faria a pergunta ao vet, isto no mínimo!
Portanto o seu conselho até é aplicável, mas SÓ para foristas leigos na matéria...ora, como este até diz que não precisa de lições... é porque anda a brincar com alguém!

Sabem que mais?
Gente desta merece desprezo e nada mais! Tudo o resto que se lhes possa aplicar como adjectivos... é perder o nosso precioso latim!

Leo

PS - Reparem bem nas perguntas, afirmações e adjectivos que ele dá à gata... só pode ser daquelas pessoas que já todos sabemos... e a desgraçada da gata é só defeitos... :

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=
ricmiguel Escreveu: Boas

Escrevo porque estou a entrar numa situação um tanto ou quanto desesperante.

A minha gatita teima em atirar-se às minhas paredes de casa, tendo-as cheias de marcas das suas pegadas. Ainda por cima, como se já não bastasse o pó que anda no chão, gosta muito de andar de volta das plantas lá de casa e andar com a patitas cheias de terra, o que já me obrigou a lavar DUAS VEZES as paredes do corredor (grande), da sala e de dois quartos com lixívia. E a situação continua, pelo que a terceira vez está mesmo à porta....
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=
ricmiguel Escreveu: Boas,

Escrevo porque a minha gatita (pouco mais de 8 meses) não é muito asseada num aspecto particular

Ela lambe o pêlo, lava-se, tal como os outros gatos, mas não lava o rabo depois de fazer as necessidades, ao contrário de outros gatos que conheço.

Além de nunca ter visto um gato(a) com este comportamento, torna-se um pouco incómodo, na medida em que quando está perto de nós, por vezes cheira mal!
E a propósito ;) Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta out 26, 2005 6:22 pm

precisamente!
se reparerem nos tópicos antigos iniciados pelo forista em questão só faz perguntas desta forma seca, ríspida em relação á gata, que esta só faz disparates, que é porca, que isto mais aquilo e depois nunca volta para responder nem sequer agradecer os conselhos dos foristas que participaram nesse tópico!

este foi mais um desse mas pisou a linha chegou ao limite!, pois se em certa altura ele diz que só coloca estas questões porque adora a gata, gosta muito dela e ela até tem 9 bolas para brincar... cai por terra qualquer coisa, depois de ser ler este tópico em que o dono descobre que a gata é FIV e logo decide abatê-la! amores destes não se encontram todos os dias!
Que entendido é o forista em gatos que até se vem queixar das marcas de patas do animal, provocadas pelas normais brincadeiras da idade e certamente pelos picos de actividade que os gatos de apartamento têm.
que entendido é e que tamanha dedicação é a dele que se recusa terminantemente a retirar os vasos de planta (principais potenciadores da sujidade dentro de casa) porque afinal eles sempre estiveram ali não por agora se ter uma gata maluca que se vão mudar de sítio, sempre é mais fácil dar -lhe uma valente pontapé para ela aprender a não remecher a terra dos vasos! ou então abre-se a janela esperando que ela saia e não volte!:)
Obrigado meu caro forista de facto as suas lições de como tratar de um felino são esclarecedoras! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”