Qual é o bê á bá da criação?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

domingo jan 15, 2006 3:39 pm

Vasco, li e entendi o que escreveu, mas não é por isso que tenho de mudar aquilo que penso, certo ou errado ate prova em contrario acredito que isto é um comercio, lucrativo ou não é um comercio, tal como nas empresas ha aquelas cujos lucros anuais são elevados, ha aquelas que simplesmente pagam as despesas correntes ja para não falar nas que dão prejuizos.
Não digo que se fique rico a comercializar animais, tal como não se enriquece apenas porque se é empresario.
Aquilo que o Vasco fez ao enumerar as despesas é pura gestão, ou seja, contabiliza as despesas, o tempo, e a partir daí fixa um valor comercial para os seus animais.
Pelos valores apontados em custos de pessoal que tem , deduzo que tenha dois funcionarios, daí ter uma micro empresa e se o resultado final é positivo ou negativo depende da gestão que dela fizer, tendo em conta as contingencias do mercado em que esta inserido: concorrencia, procura/oferta, concorrencia desleal etc etc.
E continuamos invariavelmente a falar de dinheiro.
Cumps
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 15, 2006 8:36 pm

Errado, os empregados que tenho são caseiros e não tenho nenhuma empresa relacionada com criação ou comercio de animais.

Apenas apresentei os meus custos com os meus cães como qualquer pessoa com cães de estimação apresenta.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jan 15, 2006 8:46 pm

Vasco,

Não se canse..não vale a pena ;) .
Sabe daqueles óculos escuros com umas palas laterais?
Sabe que fazem perder parte da musculatura do olho?
Ah, pois...é que as pessoas passam SÓ a olhar para o que está enfrente a elas e não em todas as direcções...e depois quando o fazem, ficam com torcicolos... até a musculatura do pescoço já perderam…;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 15, 2006 8:55 pm

O que me desgrada Leo, e ver a criação de animais de companhia comparada com a criação de animais de produção.Quando sabemos muito bem que os senhores da pecuária por razões óbvias e que temos de compreender só permitem tratamento aos animais até ao limiar do seu valor comercial.

Se uma pessoa nunca criou cães ou gatos à séria só posso assumir que as ideias de que se ganha dinheiro vêm do contacto que tiveram e de más experiências com gateiros ou canicheiros.

Porque nenhum negócio dá prejuizos durante 20 e tal anos. Um hobby sim, isso dá sempre prejuízo, porque é algo que se faz por prazer e não olhando a custos.

O que vos sugiro é ir a expos e falar com criadores.Ou ir por exemplo à www.oficinadosanimais.com onde podem encontrar um grupo destes, que inclui ainda juizes, veterinários e penso que até lojistas. Lá podem colocar as questões que quiserem. Agora dizer que se ganha dinheiro porque sim, é porque se tem mentalidade de canicheiro e se parte do principio que se há investimento, tem de haver lucro.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 15, 2006 8:55 pm

O que me desgrada Leo, e ver a criação de animais de companhia comparada com a criação de animais de produção.Quando sabemos muito bem que os senhores da pecuária por razões óbvias e que temos de compreender só permitem tratamento aos animais até ao limiar do seu valor comercial.

Se uma pessoa nunca criou cães ou gatos à séria só posso assumir que as ideias de que se ganha dinheiro vêm do contacto que tiveram e de más experiências com gateiros ou canicheiros.

Porque nenhum negócio dá prejuizos durante 20 e tal anos. Um hobby sim, isso dá sempre prejuízo, porque é algo que se faz por prazer e não olhando a custos.

O que vos sugiro é ir a expos e falar com criadores.Ou ir por exemplo à www.oficinadosanimais.com onde podem encontrar um grupo destes, que inclui ainda juizes, veterinários e penso que até lojistas. Lá podem colocar as questões que quiserem. Agora dizer que se ganha dinheiro porque sim, é porque se tem mentalidade de canicheiro e se parte do principio que se há investimento, tem de haver lucro.
bita322
Membro Veterano

domingo jan 15, 2006 9:11 pm

Bem se de facto os argumentos que expus para si são assim tão invalidos só me resta agradecer a todos os benemeritos despojados que são os criadores.
Leo as palas a si assentam-lhe como uma luva, parabens ficam-lhe mesmo muito bem.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 15, 2006 9:24 pm

Mais uma vez há criadores e há multiplicadores, se os coloca no memso saco não há nada a fazer.

Os criadores são os que fazem tudo para que os cães que têm sejam bem tratados e que procuram manter a raça que apreciam.

Os multiplicadores são os que olhe arranjam um cão fora do estalão ao preço que deseja e que para a sua bolsa ou a sua concepção...é o justo.
bita322
Membro Veterano

domingo jan 15, 2006 9:41 pm

Vasco ha muito que deixei de falar em multiplicadores voce é que insiste em falar neles, da a sensação que sempre que se fala em dinheiro é preciso partir para o ataque dos outros como sendo a melhor defesa. Esqueça os criadeiros não é essa a discussão aqui.
A discussão é tao simples quanto isto, eu vou ter invariavelmente que pagar do meu bolso todas as despesas dos meus animais, o Vasco pode contabilizar essas despesas e fixar um preço que é pago pelo seu cliente.
O Vasco contabiliza as despesas de vet, de ração e inclui isso no preço aínda que tenha prejuizo, eu pago do meu bolso e ponto.
Eu arco com as despesas de velhice dos meus animais porque nem outra ideia me passaria pela cabeça apesar de eles não terem pago parte das suas despesas durante a sua juventude.
A diferença é que os meus animais de certeza que nunca me deram nem lucros ou prejuizos, os meus animais nunca foram nem nunca serão motivos de contas de somar ou diminuir.
Cumps
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 15, 2006 9:50 pm

Bita, sem qualquer dose de ironia, mas se você não contabiliza os custos do seu orçamento familiar e de sua casa ainda bem que ganha tanto que não tem necessidade de gerir o seu salário.

Mas a maior parte dos portugueses tem de fazer contas à vida.Para pagar a comida, vestir-se, a escola dos filhos, os custos dos animais de estimação. E para isso faz a gestão do orçametno familiar.O que para si é sinal de um negócio.

Os canicheiros, que aqui têm por si e pelo zuca sido usados sistemáticamente como exemplo de criadores fazem as contas de outra forma que os criadores.

O criador pensa. O meu cão tem de estar bem e para isso tenho de gastar x, vamos lá a ver do meu salário como consigo gerir isto .

O canicheiro pensa. Tenho de ganhar X, por isso onde é que posso cortar para eles darem lucro. 8)
bita322
Membro Veterano

domingo jan 15, 2006 10:07 pm

Vasco, definitivamente o Vasco não entendeu o que eu escrevi.
Tente la ler o meu ultimo post com atenção e depois diga la quem é que paga as despesas do seu orçamento familiar.
E não precisa de me dizer que as coisas que me diz são sem ironia, eu acredito que sim, não é pelo facto de termos ideias diferentes que temos que entrar em ataques ou ironias. As pessoas civilizadas sabem ter discussões, por muito que discordem, podem defender argumentos é assim que se mudam ideias, que se aprende, que se alargam horizontes.
O Vasco tem sido educado, paciente (porque não tinha que estar aqui a falar da "sua" vida) e porque tem a capacidade de perceber que é saudavel trocar opiniões , sem falar em palas, oculos e outros afins.
Acredite que se não for por mais nada esta discussão aguçou-me a curiosidade sobre o assunto, quem sabe um dia destes não visito os seus animais e temos esta discussão pessoalmente.
Tive curiosidade e fui ver o site que tem no seu perfil a pensar que ia la ver os seus animais e instalações, o site não refere mesmo ou fui eu que não encontrei?
Cumps
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda jan 16, 2006 11:36 am

ulisseia Escreveu: Desculpem a minha curiosidade. oops Mas, sempre quis saber como alguém se torna criador, independentemente da raça.
Ulisseia, tanta curiosidade e interesse e não participou mais na discussão,... é uma pena,.... :D ;)
ulisseia Escreveu: Não quero nem ouso pedir que revelem os segredos da arte, apenas gostaria de ficar com uma ideia fundamentada sobre vários aspectos.
Ou seja o que leva a tomar uma decisão destas? Como é que se começa (existe formação, ou simplesmente são casos em já existia um background familiar, ou começa-se por se ter um bichano e a partir daí ... ) ? E já agora o que os leva a optar por uma determinada raça? Que condições são necessárias ter?

Não estou a pensar tornar-me uma criadora, mas são curiosidades que já tinha há muito tempo. Espero que ninguém leve a mal.

E já sei, a curiosidade matou o gato
lol

;) ulisseia

Poderá matar essa curiosidade, falando com criadores, mesmo. Já que tem dois Bosques da Noruega, poderia levá-los á exposição do Porto,... e aí encontraria muitos criadores que lhe diriam o porquê de começarem.
Vou com uma amiga minha. se quiser ir, conte é com 300 euros para a inscrição dos gatos, hotel, alimentação, gasolina e portagens. De qualquer forma seria interessante, já que tem dois Bosques e, poderia também aprender a tratar deles, pois esta também é uma das suas dúvidas, não é? :D ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 16, 2006 2:28 pm

uaimori Escreveu:
ulisseia Escreveu: Desculpem a minha curiosidade. oops Mas, sempre quis saber como alguém se torna criador, independentemente da raça.
Ulisseia, tanta curiosidade e interesse e não participou mais na discussão,... é uma pena,.... :D ;)
ulisseia Escreveu: Não quero nem ouso pedir que revelem os segredos da arte, apenas gostaria de ficar com uma ideia fundamentada sobre vários aspectos.
Ou seja o que leva a tomar uma decisão destas? Como é que se começa (existe formação, ou simplesmente são casos em já existia um background familiar, ou começa-se por se ter um bichano e a partir daí ... ) ? E já agora o que os leva a optar por uma determinada raça? Que condições são necessárias ter?

Não estou a pensar tornar-me uma criadora, mas são curiosidades que já tinha há muito tempo. Espero que ninguém leve a mal.

E já sei, a curiosidade matou o gato
lol

;) ulisseia

Poderá matar essa curiosidade, falando com criadores, mesmo. Já que tem dois Bosques da Noruega, poderia levá-los á exposição do Porto,... e aí encontraria muitos criadores que lhe diriam o porquê de começarem.
Vou com uma amiga minha. se quiser ir, conte é com 300 euros para a inscrição dos gatos, hotel, alimentação, gasolina e portagens. De qualquer forma seria interessante, já que tem dois Bosques e, poderia também aprender a tratar deles, pois esta também é uma das suas dúvidas, não é? :D ;)
:p ;) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

segunda jan 16, 2006 4:11 pm

A todos agradeço a participação neste tópico.
Gostaria de ter "estado cá" durante as vossas participações, e dessa forma ter feito parte do debate, mas só hoje pude vir ao computador.
No entanto acabei de ler atentamente todas as participações, e aproveito para explicar o porquê deste tópico. (Agora é que vão pensar que sou maluca, no mínimo :oops: ;), mas aqui vai:)

A verdade é que se hoje sei um bocadinho sobre gatos e as suas raças devo-o sobretudo a esta arca. Posso dizer que antes disso sabia distinguir um persa de um siamês e pouco mais! :o :lol:
Mas tinha algumas certezas. Por exemplo, há cerca de 3 anos quando comprámos casa sabia que era indispensável adoptarmos um bichano, pois este iria ajudar a transformar a nossa casa num verdadeiro lar, e aí surgiu o Ulisses. Mais tarde, tornou-se importante arranjar companhia felina para o Ulisses, e surgiram o Zeus e o Eros. (se quiserem a história detalhada vejam o nosso diário, com fotos) :)

Todos foram adoptados. E quando a sra que nos deu o Eros e o Zeus nos disse que estes eram Bosques da Noruega fizémos o sorrizinho amarelo da praxe seguido de um "que giro!" - (aquelas reacções que se têm quando não estamos a "apanhar" o que se diz). Muito honestamente, era-nos indiferente, pois só queríamos uns irmãozinhos para o Ulisses, e uns novos filhos para nós e bem que podiam ser azuis às riscas amarelas. :p

Mas com as consecutivas visitas aqui à arca, e especialmente depois de ler o tópico da Uaimori sobre como dar banho a persas, mesmo tendo consciência que os nossos meninos são tratados com muito amor e atenção, fiquei receosa de pelo facto destes serem de uma raça específica e necessitassem de alguns cuidados especiais.

Quanto à curiosidade sobre a criação de animais basicamente era curiosidade. Não estou a pensar fazer criação nenhuma, sobretudo porque acho que não reúno as condições necessárias. 8) Embora fosse uma coisa que pusesse na lista caso ganhasse o euromilhões! :lol:

;) ulisseia
ulisseia
Membro Veterano

segunda jan 16, 2006 4:22 pm

Cara Leo,

Agradeço o convite, muito mesmo. ;)

Mas, vou ter que deixar passar este evento. Tão simplesmente por estar presentemente sem emprego :roll:. E as despesas que citou, ai ai. :o

Além disso, duvido tanto que eles se portassem bem numa exposição
:oops: É que aqui a "mãe" é muito boa a mimar e afins, agora a treiná-los...

Cumprimentos,
;) ulisseia
ulisseia
Membro Veterano

segunda jan 16, 2006 5:57 pm

Perdoem-me pela distracção. :oops: Já a minha mãe dizia que só não perdia a cabeça porque esta está bem presa ao pescoço. :o

Cara Uaimori, tomei-a pela cara Leo. :oops: Aceite as minhas desculpas pelo erro de identidade, e aceite os meus agradecimentos pelo convite e dica da exposição do Porto.

As circunstâncias essas é que continuam as mesmas desde o último post. 8)

;) ulisseia
Responder

Voltar para “Gatos”