Urinar na roupa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta abr 01, 2004 5:02 pm

A maioria das pessoas confunde hierarquia e domínio, quer nos cães quer nos gatos, com comportamentos sexuais. Não o são.

O nosso cãozinho muito engraçado que nos monta a perninha está é a precisar de uma boa palmada porque está a dizer "aqui quem manda sou eu". Os donos não o entendem, acham que tem necessidades sexuais e depois ficam muito surpreendidos quando levam a primeira dentada ao mexerem-lhe, por exemplo, na taça da comida.

No caso dos seus gatinhos, o mais certo é eles estabelecerem a hierarquia sem problemas. Mas se o peso e estrutura de ambos forem equilibrados, a coisa pode originar umas brigas. Se isso acontecer, e se as brigas se tornarem mais aguerridas, dê-lhes um "não" forte ou dê-lhes com uma almofada. Não os magoa e assusta-os.
xana0
Membro
Registado: quinta dez 13, 2001 3:14 pm
Contacto:

sexta abr 02, 2004 7:53 am

Por acaso isso nunca foi necessário porque eles se dão lindamente,os meus amigos estão sempre a dizer que eles são muito mimados porque estão sempre agarrados um ao outro,quer seja a dormir ,brincar ou nas lambidelas :D
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta abr 02, 2004 12:59 pm

e se as brigas se tornarem mais aguerridas, dê-lhes um "não" forte ou dê-lhes com uma almofada. Não os magoa e assusta-os.
eu comecei a usar a técnica do borrifador. não é que a meia leca do serafim, quando vai para os seus aposentos à noite, começa a provocar os outros?
Tigri
Registado: sábado out 01, 2005 12:42 am

sábado out 01, 2005 1:17 am

Olá a todos (sou novata aqui),

Tenho um problema com uma gata que faz [b]marcação de território[/b]. A história é a seguinte:

A gata começou a urinar nos sofás e em algumas peças de roupa que encontrava caídas no chão. Os primeiros comportamentos foram esporádicos e atríbuimos o facto a alguma birra por causa da manutenção do caixote.
Depois da gata entrar na idade adulta começamos a ver esses comportamentos agravados e associados ao cio.
Mas entra aqui outra variante. Com um ano de idade a minha amiga recebe uma mana (fêmea) de presente. As duas dão-se bem e não lutam, embora a supremacia seja da gata mais velha.
De qualquer modo as marcações agravaram-se de tal maneira (incluiam os sofás da sala, almofadas, cobertores, roupas, mantas) que decidimos fazê-la tomar a pílula para ver se a marcação acabava cessando o cio.

A marcação não cessou 100% mas atenuou-se.
Quando a gata fez cerca de 3 anos considerámos que seria melhor e mais seguro em termos de saúde, parar com a pílula e castrar a gata.
Assim foi. O procedimento correu bem, a gata está a 100% linda, saudável.

A marcação...bom. A sacaninha continua a marcar de vez em quando!
Eu pergunto, o que fazer?

Sprays? Experimentei um e só me afugenta a mim.
Bater no focinho e fazê-la cheirar a urina? Ela sabe logo que está culpada, mas não é por esta via que vai parar.

Será a outra gata o problema?
A outra gata não está castrada e não marca território. As duas dão-se bem, embora a mais velha mande na casa.

Ouve alguém que me sugeriu que comprasse um spray infalível importado de Itália, que custa cerca de 40 euros. Mas não sei o nome e o veterinário, na altura da castração, duvidou da eficácia dos sprays. :roll:

Bom, Alguém pode me ajudar.
(Desculpem o post tão longo)

Maria
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sábado out 01, 2005 8:55 pm

Castre-a e a situação fica resolvida,... isso é marcação territorial.

A pílula não deve ser dada, pois faz muito mal, pode provocar muitos problemas. :|
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sábado out 01, 2005 8:55 pm

:oops:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 02, 2005 6:53 pm

Boas.

Um dos gatos da minha filha está a fazer o mesmo... e como agora ele está aqui em minha casa, temporáriamente, o que fiz foi colocar-lhe um alguidar vazio(sem nada nem areão) junto à caixa do areão (wc) e ele até lá vai urinar, em vez de o fazer por todo o lado como andava a fazer.

De qualquer forma, veja essa situação, melhor, com um vet pois pode ser resultado duma cistite nervosa ;) .

Experimente colocar-lhe algo em que ele possa entrar e urinar ;) . Pode ser que resulte como está a resultar no Peewee ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tigri

domingo out 02, 2005 7:10 pm

Falei com o veterinário. Não existem anomalias a nível urinário. Quanto a ser uma cistite nervosa (penso que está a falar de um problema psicossomático?) não me foi referido nada. O veterinário é bastante competente e gostei imenso do profissionalismo dele qd mandei esterilizar a gata.

Já separei os caixotes de areia, mas é inútil. A outra gata boicota o esquema e urina nos dois. A gata que marca o território continua a urinar pela casa assim que tem hipótese. Quando tem todas as divisões da casa fechadas, urina na banheira (o que era o menos, se ela o fizesse apenas aí).

A situação é péssima. Dois sofás e duas camas urinadas numa semana. Depois de termos passado um inverno a lavar cobertores e a pô-los ao sol para secarem...isto é um inferno.
Se ela urinasse no chão limpava-se, enfim. Mas não. É apenas nos sofás, camas, almofadas.

Isto custa-nos muito, mas a solução, sem outra resposta do veterinário, será colocá-la na casa de uma prima nossa que felizmente não se importa de a acolher. Ela passará a viver no quintal e num alpendre com outro gato. Nos asseguramos a comida e tudo.
É perto da nossa casa, mas estamos a sofrer muito porque vamos ter de tomar a decisão. :(
Tigri

domingo out 02, 2005 10:10 pm

Depois de um sessão familiar digna de uma psicoterapia avançada vamos apostar na Tigri (a minha gata). Não somos capazes de a dar. Ando a vasculhar na net para ver o que posso fazer para reeducar esta "mijona".

Até agora encontrei três abordagens:

- mudar de caixote novamente e colocá-lo junto a algo que lhe dê prazer ou associar o caixote a um mimo especial. Neste caso vamos mima-la muito sempre que usar o caixote novo e dar-lhe um pedacinho de bife fresco (é o bombom que ela gosta).

- não repreender em absoluto.

- não usar amoníaco ou lexívia na lavagem do caixote.

- comprar areão de alta qualidade (ajudem-me aqui).

- fechar todas as portas das casas com sofás e camas.

- separar as áreas e comedores das duas gatas o mais possível.

Gostava de esclarecer que esta gata tem um comportamento muito meigo e dependente. É absolutamente passiva e obcecada pela minha mãe. É incapaz de morder, etc. É extraordinariamente carente, embora nos sejamos muito afectivos com ela e a outra gata e não façamos distinções.

Se alguém tiver alguma ideia do que se pode estar a passar com ela a nível comportamental agradecia muito.

De saúde está a 100%.
xana0
Membro
Registado: quinta dez 13, 2001 3:14 pm
Contacto:

sábado out 15, 2005 10:54 am

Olá Tigri,bem vinda.
No que diz respeito ao areão ,já experimentei vários,e o que acho melhor em relação preço/qualidade é uma areia mineral do Carrefour.É um sacão de 10Kg (tb existe mais pequeno) e custa cerca de 3€.
O meu Nico deixou de urinar depois de ser castrado.Descobri tb que eram ciumes do meu marido (na altura namorado),já que ele passava mto tempo ao meu colo e depois teve de repartir afectos :lol:
Boa sorte,com paciência e carinho tudo se resolve.
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

sábado out 15, 2005 11:48 am

Boa Sorte com a reeducação da gatinha "mijona" tenho duas gatas: a mais velha teve apenas um cio ainda, muito levezinho e nunca fez nada disso;... sempre xixi no sítio certo, a mais novinha está agora a dar os primeiros sinais de cio e espero que siga o exemplo da mana mais velha, mas não sei porquê acho que o cio desta vai ser mais a valer ainda agora começou e os miados são estridentes! :lol: :lol: :lol: sobretudo de noite!
mas depressa vou ter com ela e ela se distrai...

ainda nao me decidi a esterilizar a Mais velha, já teve a esterilização marcada mas decidimos em familia e com o vet, esperar mais uns mesinhos pois ela é tão franzina, pesa prái uns tres quilos mal pesados, talvez nem isso... e como só teve um cio vamos esperar pelo segundo. daqui até lá rezo para que nao se lembrem de aprontar dessas coisas!
:)
boa sorte..
nisha
Registado: terça jun 14, 2005 9:34 am

quarta out 19, 2005 10:41 am

olá a todos! xana0, também tenho um 'nico' lindo em casa que adoro mais que tudo!!
mas o meu grande problema é que ele tem 6 meses e meio, castrei-o à 2/3 semanas e ele continua a fazer os cocozitos ao lado da caixa da areia!! já tinha marcado aquele lugar para isso... já tentei desviar a caixa para lá, mas o meu nico é muito espertinho: tirou de lá a caixa e fez na mesma no chão! já não sei o que fazer, parece-me que ele nunca mais vai perder esse hábito! o xixi faz sempre na caixa. já agora, acham que pode ser da areia?qual a melhor? beijinhos grandes :)
nisha
Registado: terça jun 14, 2005 9:34 am

quarta out 19, 2005 10:45 am

olá a todos! xana0, também tenho um 'nico' lindo em casa que adoro mais que tudo!!
mas o meu grande problema é que ele tem 6 meses e meio, castrei-o à 2/3 semanas e ele continua a fazer os cocozitos ao lado da caixa da areia!! já tinha marcado aquele lugar para isso... já tentei desviar a caixa para lá, mas o meu nico é muito espertinho: tirou de lá a caixa e fez na mesma no chão! já não sei o que fazer, parece-me que ele nunca mais vai perder esse hábito! o xixi faz sempre na caixa. já agora, acham que pode ser da areia?qual a melhor? beijinhos grandes :)
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta out 19, 2005 4:45 pm

Tenho outra dica que talvez possa ajudar...

Há uns meses atrás, a minha gata começou a fazer xixi na banheira. Nada de grave e nem fiz muito para desencorajá-la para além de retirá-la da banheira e colocá-la no caixote se a apanhasse lá dentro. O que eu notei é que, havendo algum objecto dentro da banheira - panos, um fransco de champô, uma escova de limpeza - ela recusava-se a fazer lá o xixi.

Conclusão: talvez se tentassem pôr objectos ou cobrir (com papel de alumínio ou aderente, sacos de plástico, até adesivo virado para cima) os sítios onde os gatos fazem xixi, eles deixariam de considerar estes locais atractivos. É uma hipótese, não custa nada tentar ;)
Lucitea
Membro
Registado: quinta nov 18, 2004 11:21 pm

segunda out 24, 2005 11:42 am

ola

ssequeira... isto varia mesmo muito! lol É que o meu Chucky não pode ver um saco de plástico sem lhe fazer xixi em cima.
Ele tem já 1 Ano e 2 meses.. não sei se já será muito tarde para o castrar!
Como ele nunca sai e tbm não pretendia.mos ter mais nenhum gato, nunca ponderamos a sério a castração... mas de ha uns 2 meses para cá tem sido muito díficil aturar o menino :( Faz xixi em tudo quanto é sítio, desde roupas, sacos de plástico e até paredes :o
E o meu namorado ainda leva umas dentadas valentes quando o Sr Chucky se lembra!
Enfim, devía.mos ter pensado na castração bem mais cedo.. é realmente uma mais valia :oops:
Responder

Voltar para “Gatos”