Encontrei gatinho com 3 semanas... e agora?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

terça mai 23, 2006 10:20 am

Tenho noticias.... não as que gostaria de dar, mas, também, nada de dramas ;)

A gata mãe acabou por não aceitar o "intruso" e afastou-se de toda a ninhada". A dona da gata ficou preocupada com os bébés dela e telefonou à prima para ir buscar o gatinho. Eu entendo a posição dela e não a critico, até porque é uma senhora com três filhas pequenitas que já lhe dão muito trabalho..... só lhe faltava agora andar a preocupar-se com os gatos :) . Compreensivel, não?

Logo ao almoço já vou buscar o gatinho a casa da minha amiga e vou tratar dele com todo o carinho e empenho possivel. Ele está arrebitadinho e penso que não vai haver problemas :?
uaimori Escreveu: mas o problema não é de didícil solução se o bébé já tem um mês e meio...
O gatinho não tem um mês e meio, mas sim 3 semanas :(
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça mai 23, 2006 10:31 am

Olá Uaimori:
A gatinha está como esta da foto ou seja toda esperta e já percorreu a minha cama de uma ponta á outra o pior é o gatinho que está muito fraquinho. É mesmo só pele e osso e mal consegue respirar pois tem o nariz todo intupido. Desde as 5 da manhã que estive a tratar dele e consegui limpar-lhe o nariz com um cotonete molhado em soro e deixei-o a respirar muito melhor. Ainda deu uns passinhos mas depressa se enrolou todo na minha mão a dormir. Vou ffazer tudo para o salvar mas ele está muito fraquinho. Acho que a gatinha devia ser a mais rija e se alimentar melhor. Ele deve ter apanhado muito frio e pouco leite.
A gata quando for comer ao armazém do meu pai, ele vai fechar-lhe a porta a ver se ela lhes dá de mamar senão, terei uma tarefa muito complicada em mãos mas tudo se há-de resolver. ( penso eu ). Depois darei noticias.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça mai 23, 2006 10:39 am

Lucarina Escreveu:
uaimori Escreveu: mas o problema não é de didícil solução se o bébé já tem um mês e meio...
O gatinho não tem um mês e meio, mas sim 3 semanas :(
A solução é a mesma aquela que eu lhe dei Lucarina,.... os meus bébés começam a comer isso ás três semanas,.... a única diferença é que a papa deverá ser um pouco mais líquida do que a dos bébés mais velhos. vai ver que se fizer desta forma,... vai conseguir salvar o bébé,... ;)

Peleve esse bébé só se vai salvar, se tomar anti inflamatério e antibiótico injectável e se fôr colocado imediatamente numa incubadora duas ou três horas a oxigénio. É daquelas situações que se esperar para ver o que acontece ele morre,.... não dá para esperar, ou faz isso e depois lhe começa a dar suplemento artificial, depois da incubadora ou ele morre dentro de um dia ou dois, senão antes,... :?

A gata não sabe ser mãe, ainda deve ser muito nova, devia estar fechada num espaço limitado e mesmo assim a situação muito vigiada,... :?
Peleve
Membro Veterano

terça mai 23, 2006 3:55 pm

Não querendo abusar deste tópico mas como o titulo tem tudo a ver e até pode ajudar em algum aspecto, cá vou responder mais uma vez.
Hoje nem almoçei. Saí do trabalho a correr e fui comprar leite em pó para gato e um biberão. O leite foi carissimo e vamos ver se chega a ser útil. Mal cheguei a casa corri para ir ver o gatinho. Lá estava a pretinha toda esperta e ele como sempre enroladinho a dormir. Limpei-lhe o nariz de novo pois estava a ficar todo tapado outra vez e tentei que ele bebesse um pouquinho de leite. Tarefa dificil. Claro que caminho do veterinário pois aquele gatinho parece gritar por ajuda quando nos olha com aquele ar triste. Ele tem muita força de viver tanto que assim que o coloco em algo firme, ele corre um bocadinho e anda de cabecinha no ar mas procura logo as nossas mãos para se deitar cansado. 30€ em veterinário fora os medicamentos( embora numa altura péssima ) que se lixe o dinheiro, quero é salvar o gatinho mas nem o veterinário garantiu que ele se safe desta. Tomou algo injectável que a minha mãe não se lembra do que foi e receitou comprimidos e um remédio mas, essa dos comprimidos mesmo partidos ainda estou para ver como é que ele os vai tomar. Ele está muito atacado e agora acho que depende muito também da força de vontade dele para reagir aos medicamentos. Pode pegar o mesmo á gata mas a medicação vai ser a mesma embora vendo como ela está toda esperta, não me parece que isso aconteça (espero que não). Ela não pára até já trepou para o ombro do meu pai a miar-lhe aos ouvidos coisa que pensavamos que não sabia miar.
Quanto á forista que colocou este tópico, peço desculpa por responder aqui mas talvez a ajude com o gatinho que tem.
Vamos ver se ele se safa. Deixou-me triste o olhar dele quando levantou a cabeça e olhou para mim, parecia pedir socorro. Fez-me lembrar a minha gata quando a apanhei um pouco mais rija que ele. Ao ponto de nem o veterinário ter a certeza dele de safar, já podem ver o estado fraquinho dele. Se o meto de barriga, fica de barriga, se o coloco mais direito, a cabecinha começa a cair para o lado. Será um milagre ele sobreviver mas não perco a esperança. Quero vê-lo correr e saltar pela casa já que se safou á boca do cão e visto ter uma força interior muito grande. Ah já me esquecia, quanto á mãe, não é muito nova. É mesmo má mãe. Acaba de os ter e vai embora e é a segunda vez e em péssimo sitio. Esqueci de dizer á Leo que ontem tentámos apanhá-la com a transportadora com os gatinhos lá dentro e nem assim ela deixou. Mais um pouco e saltava-nos em cima.
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

terça mai 23, 2006 4:33 pm

Peleve, este tópico é nosso, ou seja, dos nossos gatinhos :D

Todas as perguntas e comentários são óptimos para nos ajudar a salvar estes bichinhos orfãos ;)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça mai 23, 2006 5:46 pm

quando encontrei a evinha e a rebecca, elas tb. tinham essa idade. só beberam biberon, em exclusivo, cerca de uma semana e pouco. depois, começaram a comer.
nesta idade, já não é tão dramático
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 23, 2006 7:15 pm

Pois...depois de interferências...na ninhada..é normal que ela nem entre na transportadora..e também é normal que sendo muito jovem não saiba o que fazer...tem falta de maturidade...

Quanto ao gatinho doente que tem em casa e que levou ao vet, ele não recomendou um saco de água quente para lhe manter a temperatura? É que ele está muito fraquinho...e quando assim é... precisam calor... :(

Pois, Uaimori... muito bem explicadinho... mas o que me revolta é muitas das vezes haverem vets que não percebem peva de criar gatinhos e aconselham dar-se só leite até quase serem "avós"... :evil: e logo no dia seguinte contradizerem-se aconselhando a dar latinhas da wiskas :roll: :evil: . Autênticas anedotas...para não dizer pior!!! :evil: enfim... os desgraçados dos infelizes... é que sofrem as consequências...

Lucarina,

Há gatas que são um problema... rejeitam toda a ninhada quando há interferência exterior...
Há um processo que se pode fazer para que não haja tanto risco...que é o de passar um algodão embebido em urina de um dos gatinhos da ninhada dela, no gatinho que lá se coloca e dar o novo gatinho a cheirar à gata...este processo vai fazer com que se consiga enganar a gata..o novo gatinho passa a ter o mesmo cheiro do resto da ninhada já existente ;)

Boa sorte para ambas, as melhoras dos gatinhos e vão dando notícias,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça mai 23, 2006 8:43 pm

Peleve, eu se quiser pago a incubadora a esse gatinho,... é combinar comigo,... por pm, ele tem que tomar sempre o antibiótico injectável,... pois não pode engolir,... se viver em Lisboa é uma questão de combinar comigo. O Hospital veterinário de S. Bento têm oxigénio, e podem colocar o bébé lá, ele quando melhorar poderá dar-se comida,... mas só depois de melhorar, será que o vet, não percebe que o bébé não pode engolir porque não respira bem!!!???? antibiótico em comprimidos, quando se pode dar injectável!!!???? eu realmente por vezes há coisas que me fazem passar,.... :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Absolut
Membro
Registado: quinta abr 18, 2002 11:27 am

terça mai 23, 2006 11:56 pm

eu confesso que ja me perdi um cadinho neste topic... mas em relação ao dar de comer (leite) via seringa, é necessário ter cuidado e ver se o bébé "engole ar"... pode criar gazes e num bébé é mto perigoso
Lucarina
Membro Veterano

quarta mai 24, 2006 5:12 am

O pretinho Barnabé já fez cocózito :)
Estou tão contente Imagem

E agora não conto mais nada, porque vou ver se durmo mais um cadito :p ;)

Até logo!
Absolut
Membro
Registado: quinta abr 18, 2002 11:27 am

quarta mai 24, 2006 7:58 am

O pretinho Barnabé já fez cocózito
que boooooooooooooommmmmmmmmmmmm!
nestas situações é uma alegria :)

espero que continue tudo a correr da melhor maneira!!!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mai 24, 2006 8:45 am

Absolut Escreveu: (...)... mas em relação ao dar de comer (leite) via seringa, é necessário ter cuidado e ver se o bébé "engole ar"... pode criar gazes e num bébé é mto perigoso
O prerigo de alimentar uma cria por via de seringa não é a possível entrada de ar... que essa tem resolução fácil com aero-om em gotas...até porque com seringa há uma menor hipótese de entrada de ar do que com biberão...o perigo consiste em pouca sensibilidade no controlo de manusear a pressão e força aplicada, na descarga, do embolo da seringa em relação ao compasso de deglutição da cria e ir líquido (neste caso leite) pelas vias erradas, vias respiratórias e provocar uma pneumonia à cria que a pode levar à morte...!!!

Não esquecer que se um biberão não for manuseado da forma correcta entra ar...tanto nos bebés humanos como no caso de animais... e que eu saiba nunca nenhum bebé morreu por ingerir ar...
As bolsas de ar o que podem causar é uma maior dificuldade de ingestão, digestão e provocar obstrução já quando se alojam no intestino provocando, a comum, obstipação das crias de que tanto se tem falado...!

Então como vão os gatinhos, meninas?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

quarta mai 24, 2006 9:57 am

Olá:
Ontem foi um dia de fortes emoções, lágrimas sempre pertinho de cair e coração nas mãos. Hoje pesei os dois gatinhos. A gatinha pesa 400gr, bebe bem o leite pela seringa e ainda pede mais. Já brinca e já me morde os dedos mas, é super meiguinha com o irmão. É como se fosse uma 2ª mãe para ele sempre pronta a lavá-lo e a aquecê-lo. Ele está com 280gr tem bebido o leite a muito custo porque respira pela boca e, tem que ser gotinha a gotinha. Acho que está um pouquinho melhor do nariz pois hoje já não fazia tanto barulho mas continua muito fraquinho embora com muita força interior que se nota quando lhe pego.
A vet receitou-lhe Clorocil ( gotas para os olhos ), o xarope Mucosolvan ( é dos nossos ) e parte pior, 1/8 de comprimidos Norbrook de 12/12h que pelas horas deve ser o antibiótico. Estou a dar-lhe o leite Guê de Gato da Emipet que foi o único que encontrei. Não sei se é bom mas diz lá uso veterinário. Hoje a minha mãe levou os gatinhos para quando a gata fosse comer, fechá-la no armazém a ver se ela os alimentava mas, como péssima mãe que é, não os conheceu e por pouco ainda batia na gatinha que se aproximou dela. É daquelas gatas que só deixa passar a mão por cima enquanto come mas se tentam agarrá-la, é capaz de se assanhar.
Uaimori: obrigada pela ajuda que disponibilizou mas estou longe de Lisboa, estou em Évora.
Quanto á Leonilde, a vet não mandou pôr saco de agua quente, limitou-se a receitar e dizer que mesmo assim não sabia se o gatinho se safava e pior é que esta sei que gosta de gatos mas também sei que podia ter tentado fazer mais.
Eu mantenho-o quente desde o primeiro dia porque os tenho dentro de uma transportadora com uma mantinha de malha polar.Como uma coisa nunca vem só, ontem ainda houve muito boas noticias. Consegui finalmente capturar a gata com os 5 filhotes que estavam no meu local de trabalho. Agora estão em segurança no armazém do meu pai dentro de uma divisão com a porta fechada onde pode ser alimentada como deve ser e cuidar dos filhotes. Foi a tarefa mais fácil que tive até hoje e quando todos me diziam que não era capaz de a apanhar e que ela se virava a mim.
Esqueci de perguntar uma coisa. Como na lata de leite não vinha medida nenhuma, estou a colocar uma colher (das de café)de leite com 5 de água. e a dar 0,5ml como a vet mandou ou seja metade da seringa que embora não goste das seringas e prefira a colher, estas são tão pequeninas que são fáceis de manusear sem ter o descuido de deixar ir demais. na lata dizia para dar 8 tomas por dia o que dá de 3/3h, acham que só essa quantidade chega? É que a gata com essa quantidade pede mais.
Lucarina
Membro Veterano

quarta mai 24, 2006 10:01 am

Lucarina Escreveu: O pretinho Barnabé já fez cocózito :)
Estou tão contente Imagem

E agora não conto mais nada, porque vou ver se durmo mais um cadito :p ;)

Até logo!
Agora já vos posso contar como foi :lol: :

Tinha posto o despertador para as 6 da mahã para mais uma mamada :roll: , mas como estava preocupada com a falta de cócó e devido a outros problemas, não conseguia dormir e fui dar-lhe o leitinho às 5H15.
Então pensei para mim: Helena, tu tem calma...... tens muito tempo, por isso nada de correrias.... faz a coisas com calma, paciência e persistência..... tens todo o tempo do mundo para massajar a barriguinha deste mini-gatinho ;)

E foi o que fiz. Segui as instruções que me deram aqui no fórum e massagei a barriguita, voltei a massajar e estimulei a zona genital e....... eis que o bendito cócó começou a sair :o . Que alegria.... até parecia que me tinha saído o euromilhões Imagem
Na mamada das 9H30, o Barnabézinho voltou a "cocozar" :p

No fim de cada mamada, o gatinho aninha-se nas minhas mãos, começa a chupar as almofadas dos meus dedos (entre a palma da mão e a falange) e começa a ronronar :) . Ás vezes estou 15 a 20 minutos sem me mexer e o gatito fica consoladinho.... e para mim é uma satisfação imensa...... até me faz lembrar quando os meus filhos eram bébés..... a diferença não é muita Imagem

Agora sinto-me mais tranquila. Penso que está tudo no caminho certo Imagem
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mai 24, 2006 11:11 am

Peleve,

Esse leite não conheço... contudo o da Royal Canin e se não estou em erro, o Mixol que se compra nas farmácias, é na proporção de um por dois. Isto é: duas medidas de água previamente fervida ou então água mineral sem gás, para uma medida de pó. As medidas, até servem aqueles copinhos ou até colherzitas plásticas que vêm dentro de embalagens de Xaropes e afins... desde que faça nas proporções de dois por um... (duas de água por uma de pó). Nesse...não arrisco informar o que não conheço. telefone para o local onde comprou o leite e informe-se convenientemente...pois estar a ir por suposição...não dá!
As quantidades por refeição que normalmente um gatinho saudável com aproximadamente 3 semanas (que idade tem esses?), comem, pelo menos comigo tem sempre sido assim, é mais ou menos 20ml... sem a ração. Quando começo a misturar papa no leite começam a ficar mais satisfeitos e já vai menos... ;)

Mantenha sempre o gatinho com temperatura amena ;)

Se ele tem tanta força de vida...vai ver que se vai safar ;)
Lucarina Escreveu: (...). até me faz lembrar quando os meus filhos eram bébés..... a diferença não é muita

Precisamente...e mesmo por isso é que me abisma e fico furiosa quando há pessoas que não têm o mínimo de responsabilidade....fazendo experiências com eles tentando isto e aquilo fazendo autênticas barbaridades aos indefesos…, em detrimento de ouvirem, por quem saiba (alguns vets, poucos, e outras pessoas), para aprender...!

Ainda bem que o pequenote está a dar sinais de recuperação e normalidade... ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”