Cortar as unhas?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

lip_da_bass
Membro Júnior
Registado: segunda mai 17, 2004 9:30 pm

domingo mai 21, 2006 5:36 pm

leonildecarvalho , não se trata de criar nenhum drama. Eu apenas disse que daria a gatinha, não por causa das unhas em si, mas por causa das divergências com os meus familiares acerca do modo como a tratar. Seria uma mostra de força o facto de abrir mão de algo de que gosto muito só para ela ficar melhor. )

Quanto ao "corte de unhas" eu sou completamente contra! Acho anti-natural e absolutamente desnecessário.

Os gatos usam as garras quando arranham para retirar pele morta das patas, e para espalhar o seu odor. Basta ler a info neste mesmo portal. ;) Eles tiram prazer disso, é algo que lhes está inscrito na sua natureza e não há razão plausível ou pelo menos indiscutível para lhes cortar as garras.

A minha gatinha dormiu o dia todo. Está triste. E não se consegue agarrar a nada. Acredito que quem lhe cortou as garras ( e não unhas ;) ) o fez mal, e que com um veterinário a tratar do assunto seria diferente e melhor. Contudo, eu prefiro ter um gato em casa, e não um saco de pêlo. Prefiro que ela faça asneiras (que nunca fez), e prefiro treiná-la a usar um arranhador, que até vai ser feito de encomenda e de forma gratuita), para que possa usufruir do prazer de ser um gato. Só apoio a intervenção humana na natureza quando absolutamente necessário. Haverá aqui quem pense o contrário, mas eu não gosto de ter a minha gatinha sempre a cair desamparada. E até já sinto saudades do arranhões... ;)
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

domingo mai 21, 2006 5:47 pm

lip_da_bass,não é normal essa tristeza no seu gato só por lhe terem cortado as unhas.

Continuo a pensar é que o fizeram demais e o gatinho ficou magoado.

Se conseguir resolver o assunto só com o arranhador, óptimo, se não conseguir, provavelmente, vai ter que lhe cortar mas só as pontinhas.

Os gatos de casa, não conseguem fazer exercício suficiente, para desgastar as unhas, estas, se crescerem muito, também os magoa.

Desejo que consiga resolver o problema sem sofrimento, nem para si, nem para o gatinho.

Isabel
lip_da_bass
Membro Júnior

domingo mai 21, 2006 5:49 pm

Magoada não está, mas penso que cortaram demasiado. Não cortaram só as pontinhas, e por isso é que ela não se consegue agarrar e já caiu bastantes vezes. Acho que ficou desanimada. :(

Já estive a brincar com ela, mas parece-me que quando ela fica sozinha nem se consegue entreter.

Repito a pergunta inicial: quanto tempo demoram as garras a crescer?
Última edição por lip_da_bass em domingo mai 21, 2006 6:01 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 21, 2006 6:00 pm

lip_da_bass Escreveu: Os gatos usam as garras quando arranham para retirar pele morta das patas, e para espalhar o seu odor. Basta ler a info neste mesmo portal. ;)
Já agora, podia-me dar, por favor, o link para a parte deste portal onde leu o que escreveu... e acima citei a bold?

Grata,

Leo

ps- quanto a terem cortado em demasia, por certo que faria uma hemorragia... ou se corta só o que a unha permite, as pontas, ou se cortar demais, o animal sangra!!! Se não sangrou, então, não houve corte em demasia!!!
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lip_da_bass
Membro Júnior

domingo mai 21, 2006 6:05 pm

http//arcadenoe.clix.pt/article.php3

(Se não conseguir ir pelo link vá a «gatos» e selecione a secção »o seu gato arranha e destroi a mobília?»)

"O que eles estão a fazer é a retirar tecido morto das unhas, exactamente como nós usamos uma lima para arranjar as nossas. Outra das razões que os leva a arranhar alguns objectos é a marcação do seu território, o que conseguem espalhando o seu cheiro através das glândulas existentes nas patas."

(...)

"E lembre-se os gatos arranham. É isso precisamente que fazem. E se não gosta que o seu gatinho arranhe a sua mobília, redireccione o seu comportamento, mostrando-lhe onde é que ele o pode fazer e satisfazer, assim, o seu instinto natural.

Afinal de contas, arranhar é um dos poucos prazeres da vida de que os gatos podem gozar. Não os privemos disso!"

PS Para mim, o "cortar demasiado" é cortar até ao ponto em que ela não se consegue agarrar ao sofá para não cair de costas no chão.
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo mai 21, 2006 6:15 pm

leonildecarvalho Escreveu:
lip_da_bass Escreveu: Os gatos usam as garras quando arranham para retirar pele morta das patas, e para espalhar o seu odor. Basta ler a info neste mesmo portal. ;)
Já agora, podia-me dar, por favor, o link para a parte deste portal onde leu o que escreveu... e acima citei a bold?
Obrigada pelo link e transcrição de parte do texto. Mas, onde é que diz que é para retirar pele morte das patas?

Quanto a ser um prazer, é uma realidade e quanto a espalhar odor, é outra realidade…agora o que não é real é uma gata cair desamparada só porque lhe cortam as unhas… não é nada normal!!! Se lhe tivessem feito ablação (que é proibida e ainda bem)…haveria uma razão de não poder trepar e saltar… no simples corte…ná!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lip_da_bass
Membro Júnior

domingo mai 21, 2006 7:09 pm

Remove tecido morto das unhas e não das patas. É a mesma coisa, mas com "unhas" especifica-se mais. :P

Não me parece difícil de perceber que a gata salta para certos sítios e espera agarrar-se com as garras e não consegue. Ontem estava no topo do sofá e escorregou. Tentou espetar as garras no sofá (estão tão curtas que não saem para fora) mas não conseguiu e caiu de uma altura da qual ainda não consegue saltar.

Ela salta, pincha e corre na mesma. Agora mesmo está bastante activa... felizmente! Mas apenas sobe para sítios aos quais consegue aceder saltando directamente. Em algumas cadeiras cá de casa ela tem por hábito saltar e agarrar-se com as garritas, para depois se puxar para cima (como um humano a agarrar-se a algo para depois subir). Agora não o consegue.

Espero que as garras cresçam rapidamente e que o arranhador venha também rápido.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

domingo mai 21, 2006 8:48 pm

Sobre a sua pergunta, quanto tempo levam as unhas a crescer, só lhe posso responder: com os meus gatos e para mim é ultra rápido. ;)

Corto-lhes as unhas hoje,( com o Pierre é uma verdadeira cena, parece que o estou a matar), amanhã já está a marcar-me o corpo :lol: :lol:
Parece que andei a atravessar arame farpado. ;)

Tem o hábito de saltar para cima dos meus ombros, por tudo e por nada.
A Susie como não salta tanto, suporta-se melhor, o mesmo se passa com a Maria Gaspar. Mas penso que mais ou menos 8 dias e já estão, enormes, novamente :p

Isabel
_kikinha_
Membro
Registado: terça dez 28, 2004 12:59 am

domingo mai 21, 2006 9:36 pm

Também corto as garras à minha Kika, foi o veterinário que me aconselhou (uma vez que ela não sai de casa não as pode desgastar nas árvores) e ensinou a fazê-lo. É preciso ter algum cuidado para não cortar muito, porque têm vasos sanguíneos no interior. Se a sua gata não se consegue segurar, se as garras nem sequer saem para fora, foram cortadas mesmo muito!! Mas as garras crescem rapidamente e suponho que em duas ou três semanas voltam ao normal. Corto as da Kika semana a semana, mais ou menos, mas ela passa a vida no arranhador, simplesmente adora!
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

domingo mai 21, 2006 10:33 pm

Infelizmente eu não consigo cortar as unhas á minha gata. A vet cortou e eu vi que já estavam bastante grandes, já começavam a enrolar. E ela não arranha as unhas em lado nenhum (pelo menos que dê para gastar)...

Sobre, achar que é anti-natural... O que pensa da esterelização? Irá fazer!?

**
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

segunda mai 22, 2006 12:15 am

Olá,

Lip_da_bass:

Eu penso que deve ser do "jeito" do gato, o meu gato é exactamente assim, até escrevi isso no tópico (que não encontro!) da Xenabastet, um tópico sobre umas capas protectoras para as unhas, porque ao meu gato acontece exectamente isso.

E eu também só corto as pontinhas e ele cai muita vez e sim, realmente, eu também acho que ele fica mais parado, perde a confiança, creio que é isso.

Daí até cheguei a colocar questões sobre isso, até se colocou a hipótese de ele ser surdo (não é) ou de ter outro disturbio auditivo, mas depois de o observar ao longo do tempo, o que eu conclui foi: ele cai e muitas vezes mal porque ele não está "à espera" de não ter como se agarrar, e realmente não tem.
Mas o meu caso não serve muito de exemplo porque o meu gato é muito calmo, não é muito ágil nem saltitão nunca me arranhou mesmo com as unhas grandes, não as usa é mesmo molengão... :roll:

Agora aproveito o tópico para lança uma questão que vai gerar polémica, mas tenho curiosidade, sei de uma pessoa que tem uma gata e que lhe vai remover as unhas de vez :o , a mim causa-me a maior das confusões mas se calhar é uma daquelas coisas que se faz em nome do bem estar do gato, ou será do dono? :roll:

N vejo benefícios para o gato....

Cruela

(Isto de ter gato trás muitas dúvidas!)

:p
Macchiato
Membro Júnior
Registado: domingo abr 02, 2006 1:32 pm

segunda mai 22, 2006 1:19 am

Boas!

Eu tenho 4 gatos em casa e mal de mim se não lhes cortasse as unhas.
Tal como muitos foristas eu também corto apenas as pontinhas das unhas.
Dos meus gatos, 3 são mais activos e só preciso de cortar de 15 em 15 dias porque eles gastam as unhas a correr pela casa e nos arranhadores.
O meu Paxá é que tem de ser semanalmente pois ele não faz mais nada senão dormir e comer!!

Eu considero necessario cortar as pontas das unhas aos gatos, e não é por causa dos moveis porque eles mesmo de unhas cortadas arranham os moveis (o meu gato mais velho que me esgatanha todo quando é para lhe cortar as unhas, a seguir a eu lhas cortar salta para a minha cadeira do computador e vai arranhar o estofo!! É a vingança!!).
Considero necessario pois assim eles estão mais seguros pois entre eles a brincar ou (por vezes) a brigar arranham-se e assim já não se magoam tanto.

Se a sua gata parece não se conseguir agarrar, talvez a tenham agarrado com muita força para lhe cortar as unhas e causado algum pequeno traumatismo nas patas e ela agora esteja dorida.
Se ela continuar assim é melhor levá-la ao vet para ser observada.

Quanto a retirarem as garras a um gato, é uma crueldade tão imensa e com implicações tão sérias, que eu nem comento...

Cumpts
Daniel
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 22, 2006 9:03 am

Cruela Escreveu:
Agora aproveito o tópico para lança uma questão que vai gerar polémica, mas tenho curiosidade, sei de uma pessoa que tem uma gata e que lhe vai remover as unhas de vez o , a mim causa-me a maior das confusões mas se calhar é uma daquelas coisas que se faz em nome do bem estar do gato, ou será do dono? roll

N vejo benefícios para o gato....

Cruela

(Isto de ter gato trás muitas dúvidas!)

p
O que acima coloquei bold na citação, admira-me imenso pois a ablação das unhas é expressamente proibida em Portugal!!! A menos que a sua amiga a vá fazer a um País onde, infelizmente, ainda a façam. Ou então está-se perante um veterinário corrupto e criminoso!!!
De qualquer forma, é duma tremenda inconsciência, egoísmo e falta de coração... a sua amiga ter essa ideia...
Suponha que o gato por alguma razão se escapa para o exterior da habitação como já aconteceu e continua a acontecer a muita gente incluindo os mais cautelosos? :evil: . Que vai ser do pobre gato a nível de defesa de predadores??? :evil:

Realmente... :roll: :evil:

Enfim... só não percebo porque é que há gentalha a insistirem em terem animais? Se não querem ter trabalho, despesas e mobílias estragadas, que o dêm para adopção a alguém que o estime e depois comprem um biblot!!!:evil:

Leo :evil:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

segunda mai 22, 2006 9:24 am

Leo,

respondi por pm.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 22, 2006 9:38 am

Obrigada, já li e a minha indignação vai ainda muuuuuuuuuuuuuuito mais para além da que já tinha não sabendo de quem se tratava... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: .

A Cruela não tem culpa... e por vezes mais valia eu nem vir a saber destas coisas... :evil: mas, agradeço a sua intenção e atenção.... ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”