Olá,
Lip_da_bass:
Eu penso que deve ser do "jeito" do gato, o meu gato é exactamente assim, até escrevi isso no tópico (que não encontro!) da Xenabastet, um tópico sobre umas capas protectoras para as unhas, porque ao meu gato acontece exectamente isso.
E eu também só corto as pontinhas e ele cai muita vez e sim, realmente, eu também acho que ele fica mais parado, perde a confiança, creio que é isso.
Daí até cheguei a colocar questões sobre isso, até se colocou a hipótese de ele ser surdo (não é) ou de ter outro disturbio auditivo, mas depois de o observar ao longo do tempo, o que eu conclui foi: ele cai e muitas vezes mal porque ele não está "à espera" de não ter como se agarrar, e realmente não tem.
Mas o meu caso não serve muito de exemplo porque o meu gato é muito calmo, não é muito ágil nem saltitão nunca me arranhou mesmo com as unhas grandes, não as usa é mesmo molengão...
Agora aproveito o tópico para lança uma questão que vai gerar polémica, mas tenho curiosidade, sei de uma pessoa que tem uma gata e que lhe vai remover as unhas de vez

, a mim causa-me a maior das confusões mas se calhar é uma daquelas coisas que se faz em nome do bem estar do gato, ou será do dono?
N vejo benefícios para o gato....
Cruela
(Isto de ter gato trás muitas dúvidas!)
:p