Chartreux

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

domingo dez 22, 2002 11:51 pm

Olá Caneco

É bem possivel que tenha visto um chartreux numa Pet Shop, é que sendo uma raça muito pouco conhecida em Portugal, é um bocado complicado os criadores conseguirem novos donos para os gatinhos, e deste modo e até para divulgar um pouco mais a raça, colocam-nos nas lojas. Mas já agora, o gato era bébé? Alguma referência às origens? E o preço? Seria mesmo um Chartreux? É que pode haver uma confusão em relação a outras raças, por exemplo, há pessoas que confundem os Chartreux com os Azuis Ingleses de Pelo curto ou com os Russos Azuis de Pelo curto. São raças semelhantes mas diferentes fisicamente.
Quanto a escolha de gatos de certa raça em detrimento dos SRD, penso que foi tudo dito. No meu caso, procurava um gato com determinadas caracteristicas, comportamento, temperamento, sendo a beleza um factor secundário. Depois de muita pesquisa, cheguei à conclusão de que o Chartreux era o gato ideal para mim. Quem não entende, não vale a pena insistir.

Cumprimentos felinos

A. Palhares
palhares
Membro
Contacto:

domingo dez 22, 2002 11:55 pm

Olá Caneco

É bem possivel que tenha visto um chartreux numa Pet Shop, é que sendo uma raça muito pouco conhecida em Portugal, é um bocado complicado os criadores conseguirem novos donos para os gatinhos, e deste modo e até para divulgar um pouco mais a raça, colocam-nos nas lojas. Mas já agora, o gato era bébé? Alguma referência às origens? E o preço? Seria mesmo um Chartreux? É que pode haver uma confusão em relação a outras raças, por exemplo, há pessoas que confundem os Chartreux com os Azuis Ingleses de Pelo curto ou com os Russos Azuis de Pelo curto. São raças semelhantes mas diferentes fisicamente.
Quanto a escolha de gatos de certa raça em detrimento dos SRD, penso que foi tudo dito. No meu caso, procurava um gato com determinadas caracteristicas, comportamento, temperamento, sendo a beleza um factor secundário. Depois de muita pesquisa, cheguei à conclusão de que o Chartreux era o gato ideal para mim. Quem não entende, não vale a pena insistir.

Cumprimentos felinos

A. Palhares
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta dez 27, 2002 8:50 am

Olá a todos!
Antes de mais espero q tenham passado um bom Natal!

Acho muito engraçado terem dito na pet shop do Apolo70 que o gato que lá estava era um Chartreux... Acontece que fui lá ontem à hora de almoço e o que vi lá, disseram-me ser um Azul Russo, coisa que eu estranhei pois o bichinho era completamente preto! A sra da loja, quando lhe perguntei se o gato não devia ser cinza azulado, rapidamente disse que havia o azul da rússia, o preto da rússia e o vermelho da rússia...!!!! Será possível???? Estive a ver sites sobre a raça e sempre dizem que a cor do gato é cinza prateado! Ainda por cima afirmou que o gato tinha 2,5 meses e quando ele miou vi-lhe os caninos que pelo tamanho já eram definitivos, ou seja, aquele gato tem pelo menos 5 meses...
Acho o cúmulo tentarem enganar as pessoas descaradamente. Eu apenas perguntei por curiosidade, mas se vai lá alguém e compra aquele gato, quanto a mim é redondamente enganado pois duvido que pelo preço a que estava tenha algum tipo de pedigree!
Uma raça supostamente tão rara deveria custar muito mais que os 187 euros a que estava aquele, uma vez que os persas que são tão comuns rondam os 400 euros (se calhar posso estar enganada...)
Enfim, acho que os gatos de certas raças são de facto muito bonitos e têm determinadas características que os distinguem dos outros, mas eu como amante de gatos acho que os europeus comuns têm personalidades tão diversas bem como cores e características que também os tornam únicos!

Susana
sfigueira
Membro Veterano

sexta dez 27, 2002 8:51 am

Olá a todos!
Antes de mais espero q tenham passado um bom Natal!

Acho muito engraçado terem dito na pet shop do Apolo70 que o gato que lá estava era um Chartreux... Acontece que fui lá ontem à hora de almoço e o que vi lá, disseram-me ser um Azul Russo, coisa que eu estranhei pois o bichinho era completamente preto! A sra da loja, quando lhe perguntei se o gato não devia ser cinza azulado, rapidamente disse que havia o azul da rússia, o preto da rússia e o vermelho da rússia...!!!! Será possível???? Estive a ver sites sobre a raça e sempre dizem que a cor do gato é cinza prateado! Ainda por cima afirmou que o gato tinha 2,5 meses e quando ele miou vi-lhe os caninos que pelo tamanho já eram definitivos, ou seja, aquele gato tem pelo menos 5 meses...
Acho o cúmulo tentarem enganar as pessoas descaradamente. Eu apenas perguntei por curiosidade, mas se vai lá alguém e compra aquele gato, quanto a mim é redondamente enganado pois duvido que pelo preço a que estava tenha algum tipo de pedigree!
Uma raça supostamente tão rara deveria custar muito mais que os 187 euros a que estava aquele, uma vez que os persas que são tão comuns rondam os 400 euros (se calhar posso estar enganada...)
Enfim, acho que os gatos de certas raças são de facto muito bonitos e têm determinadas características que os distinguem dos outros, mas eu como amante de gatos acho que os europeus comuns têm personalidades tão diversas bem como cores e características que também os tornam únicos!

Susana
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta dez 27, 2002 10:09 pm

Pois era, o que lá estava escrito era que era um Chartreux. Eu bem que achei estranho que pusessem um Chartreux naquela loja.
Como nunca vi um Chartreux ao vivo não poderia testemunhar que o seria, mas era muito giro.
Não me lembro do preço e o gato parecia-me ter uns 4 meses, mas não poderei garantir que fosse essa a idade. Não perguntei lá, pois ao ver os gatos presos nas vitrinas fico sem vontade de entrar na loja.
Feliz Ano Novo!

Caneco
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta dez 27, 2002 10:56 pm

O site indicado pelo palhares estava muito mas muito bom
Aby Escreveu: Olá, e cá estou eu de volta, não me afastei por querer ou por me ter zangado mas porque o trabalho tem sido muito e também alguns problemas particulares.
Acho que já foi dito tudo.
Claro que me ponho ao lado do Vasco, do António e da Elsa.
Então cada vez que alguém faz uma pergunta sobre uma raça tem que ser aconselhado a ir buscar gatos abandonados? Desculpem mas continuo a não entender a lógica.
Como já disse várias vezes, sempre tive gatos de raça e sempre recolhi gatos da rua! Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
O Charteaux é uma óptima escolha (embora eu seja a mulher dos Abissínios), vais ver que ele dá um companheiro adorável. Depois, se ele precisar de companhia, arranja um desses meninos que precisam de ser adoptados!
Para quem tem um gato não há nada melhor do que ter dois!
palhares
Membro
Contacto:

domingo dez 29, 2002 9:56 pm

Olá a todos

Bem me parecia que não deveria ser um Chartreux. E a esse preço!!!!Pena é que essas lojas ponham animais a venda e os indiquem como sendo de uma determinada raça quando na realidade nada têm dessa raça. Uma das diferenças, para além de muitas outras, entre Chartreux e Azul Russo é a cor dos olhos: os chartreux têm os olhos cor de cobre ou alaranjado, os Azuis Russos têm-nos azuis. A cor é muito semelhante: azul acinzentado.

Cumprimentos felinos

A. Palhares
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

domingo dez 29, 2002 10:13 pm

Lembro-me de já ter visto um Chartreux na "4 patas "do colombo, pelo menos foi o que me foi dito, só que esse estavam a vender na altura por 150 contos. :o
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

domingo dez 29, 2002 10:14 pm

Lembro-me de já ter visto um Chartreux(pelo menos foi o que me foi dito) na "4 patas "do colombo, só que esse estavam a vender na altura por 150 contos. :o
Varela
Membro
Registado: quarta jun 12, 2002 4:01 am
Localização: 2 Samoyedos > Wolfie(mãe), Foxie(filha) e 1 Gata Europeia Comum, a G.G.

segunda dez 30, 2002 7:38 am

Olá,

Cá venho eu dar a minha opinião ... ;)

Os Gatinhos que procura são efectivamente lindos, tenho uma amiga que também é apaixonada pela raça e ha dias andamos á procura de sites com informação, mas em portugal ... nada ... pra variar né !

Mas no entanto descobrimos que em Portugal afinal existem gatinhos Chatreaux, mas estão na sua maioria registados como sendo Inglês de Pêlo Curto.

Em relação á opção adoptar um Gatinho sem raça definida ou gastar metade do salario a comprar um ... Eu sou suspeito ... Adoptei uma gatinha que estava abandonada lindissima (a G.G.) e só não comprei uma Cadelinha porque me ofereceram uma (a Wolfie - Samoyedo), por isso acho que que é capaz de comprar tb é capaz de adoptar, se bem que sabemos que as vezes acontece haver pessoas que estimam melhor os animais de companhia quando eles são comprados.

1 Abraço

Helder

P.S. - Boa Sorte para encontrar o gatinho, e caso não encontre pode sempre ir ao Castelo de Palmela adoptar um, há lá imensos abandonados e que estão a precisar de um lar.
sfigueira
Membro Veterano

segunda dez 30, 2002 9:00 am

Olá a todos!

Desculpa corrigir-te palhares, mas a cor dos olhos dos gatos Azul Russo é sempre verde e não azul...
O Chartreux sim, tem uns olhos laranjas lindíssimos.
Tenho um amigo que tem um Europeu cumum que parece tal e qual um Chartreux: grande, cinzento azulado de olhos amarelos. Lindo!

Cumprimentos,
Susana
catw
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 3:17 pm
Localização: 1 cão, 5 gatos residentes , 1 visitante, 2 penduras
Contacto:

terça dez 31, 2002 5:41 pm

Só faltou a senhora falar do "amarelo às bolinhas" da rússia!
Com esta escangalhei-me a rir!!!
Nada como a imaginação!

Charteaux vi no Colombo, salvo erro, 105 contos, uns meses depois adoptei uma linda gata cinza de olhos amarelos, ainda hoje muito amada, apesar de já nos ter deixado.
Acho que isso é ainda o mais importante: que gostemos deles e os estimemos, comprados ou não.

[quote] A sra da loja, quando lhe perguntei se o gato não devia ser cinza azulado, rapidamente disse que havia o azul da rússia, o preto da rússia e o vermelho da rússia...!!!! Será possível????

[/quote]
palhares
Membro
Contacto:

quarta jan 01, 2003 10:01 pm

Olá a todos

sfigueira, tem toda a razão. Efectivamente o Azul Russo tem os olhos verdes. Confusão minha!

Cumprimentos felinos

A. Palhares
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta jan 01, 2003 11:01 pm

Vocês não percebem nada disto. O Chartreux cujo verdadeiro nome é chartoú existe em azul da Russia, Preto da Russia, amarelo da russia e cor de rosa choque da rússia.

Pensei que neste sitio soubessem alguma coisa de gatos.
Realmente...
catw Escreveu: Só faltou a senhora falar do "amarelo às bolinhas" da rússia!
Com esta escangalhei-me a rir!!!
Nada como a imaginação!

Charteaux vi no Colombo, salvo erro, 105 contos, uns meses depois adoptei uma linda gata cinza de olhos amarelos, ainda hoje muito amada, apesar de já nos ter deixado.
Acho que isso é ainda o mais importante que gostemos deles e os estimemos, comprados ou não.
A sra da loja, quando lhe perguntei se o gato não devia ser cinza azulado, rapidamente disse que havia o azul da rússia, o preto da rússia e o vermelho da rússia...!!!! Será possível????
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jan 02, 2003 1:52 am

cor de rosa choque da rússia.

:o :o :o :o :o

anjaazul
Responder

Voltar para “Gatos”