Olá!
Eu por mim sempre tive a ideia de ter um macho, talvez porque é suposto serem um bocadinho maiores e eu adoro gatões:D:D, e também porque acho que uma castração é uma das cirurgias mais fáceis de realizar (isto é mais fácil de dizer do que de fazer, eu estou para ver quando chegar à minha primeira...) e não precisa de grandes cuidados, nem precisa de levar pontos, dá-se nós com o próprio tecido. A esterilização das gatas, pelo contrário, já envolve uma operação em que têm de lhe abrir a barriga e se calhar o pós-opeátório também é mais complicado... é claro que não posso afirmar isto com certeza, pq infelizmente nc tive opurtunidade de ter nem um gatinho nem uma gatinha...
Por outro lado, a veterinária com quem trabalho tem 3 gatas e um gato, e diz que prefere mil vezes as gatas, e ela já teve imensos animais, deve saber melhor que eu... Acho que na altura de adoptar um bichinho trazia mesmo o que achasse mais engraçadinho, independentemente de ser um menino ou uma menina... o que eu gostava mesmo era de ter um gatinho amarelo ou um azul, acho que são lindos! Claro que as gatinhas tartaruga também não lhes ficam atrás...