Raças de gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda jun 25, 2007 6:40 pm

Eu nao sei, so sei aquilo que me foi dito na expo por um criador, que para ser considerado europeu comum tinha que ganhar la qualquer coisa (se nao me falha a memoria tinha que ser avaliado 3 vezes e so ao fim de 3 avaliaçoes é que passava a europeu comum) :?

Para mim sao rafeirosos o meus meninos, e mais nada.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 25, 2007 6:41 pm

bita322 Escreveu:
Oi? :o "destroca" por miudos, num bi nada
:? Não abre. Mas já abriu...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda jun 25, 2007 6:43 pm

Se 100% preto é Europeu comum, então eu tenho um. O meu macho. Vindo das mais prestigiadas gerações de rua e 100% preto. Meu rico filho... :D
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

segunda jun 25, 2007 6:46 pm

Será que há para aqui algum juíz que possa esclarecer esta nossa dúvida?
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda jun 25, 2007 6:46 pm

LuMaria Escreveu:Se 100% preto é Europeu comum, então eu tenho um. O meu macho. Vindo das mais prestigiadas gerações de rua e 100% preto. Meu rico filho... :D
Olha vende-o, aínda fazes uns trocos á pala do teu rafeiro de raça :P

Estas coisas fazem-me mesmo muita confusão, de rafeiros podem passar a gato de raça :? oh mundinho estranho este :|
Artemysa
Membro Veterano

segunda jun 25, 2007 6:49 pm

É, o conceito de "raça" pode ser muito estranho.

Ao menos as espécies estão bem definidas, não podem haver cruzamentos e se cruzarem a descendencia se sobreviver não é fértil. A natureza é maravilhosa LOL
Lucitea
Membro
Registado: quinta nov 18, 2004 11:21 pm

segunda jun 25, 2007 7:00 pm

:p Penso que quem me deu essa informação tbm terá pensado que um gato rafeiro é um Europeu Comum.. até pq os gatos nao diferem mto entre sim ... pelo menos não tanto como os cães..
Os meus vem os dois da rua sem raça definida e no entanto o Vet sem me perguntar nada pos "Europeu Comum" nos 2 boletins ...
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda jun 25, 2007 7:04 pm

LuMaria Escreveu:Se 100% preto é Europeu comum, então eu tenho um. O meu macho. Vindo das mais prestigiadas gerações de rua e 100% preto. Meu rico filho... :D
Não é bem assim...Europeu Comum é raça reconhecida e rafeiro é sem raça... tal como nos cães pode ter características da raça mas sem o LOP ou RI é rafeiro.

Este é o estalão do Europeu Comum:

http://www.cpfelinicultura.web.pt/europeu.htm

O rafeiro é também designado por doméstico e é nessa categoria que concorrem os Europeus até receberem o RI

Para obter o RI (Registo Inicial):
REGULAMENTO DO REGISTO INICIAL E EXPERIMENTAL

Artigo 1º - O Registo Inicial e Experimental ( RIex) não é um Livro de Origens, mas sim um registo auxiliar para uso interno do C.P.F. e destina-se essencialmente a fomentar o desenvolvimento das raças que não estejam fixadas, bem como, a promover e conservar a pureza dessas raças até que se encontrem em condições de serem registadas no LO, assim como, manter registos de exemplares de raças reconhecidas oficialmente que não possam ser registados no LO.

Artigo 2º - O RIex, rege-se pelo presente Regulamento e o C.P.F. é quem o dirige, entendendo-se que tem sobre ele os mesmos poderes e funções que tem sobre o LO.

Artigo 3º - A admissão ao RIex é permitida :
a) - A todo o gato da raça Europeu, com um ou ambos os pais não registados no LO e que tenha obtido a qualificação de Excelente concedido numa exposição, com a idade mínima de seis meses.
b) - A todo o gato cujos progenitores estejam registados no RIex;
c) - A todos os gatos de uma nova raça ou variedade reconhecida, sob reserva de que a mesma tenha sido autorizada pela Direcção do C.P.F., e mediante exame prévio dos exemplares.
d) - A todos os gatos importados que não estejam de acordo com o estipulado no Regulamento do C.P.F.

Artigo 4º - Todas as formalidades, normas e processo de execução mencionados nos Capítulos III, IV, V e VI do Regulamento do LO, são aplicáveis na execução deste Regulamento.
In www.cpfelinicultura.web.pt

Não é qualquer gato de rua que consegue o RI, tem mesmo de possuir todas as características da raça e não ter falhas de maior.

[/code]
LuMaria
Membro Veterano

segunda jun 25, 2007 7:07 pm

Tenho a certeza que o meu Zaiá é purérrimo!!!!!!!

Obrigada pela explicação Amus. Mas isto parece-me mais uma pequena loucura de gente bem doida. Mas pronto, pelo menos estes gatos desenrascam-se por si :twisted:
Artemysa
Membro Veterano

segunda jun 25, 2007 7:15 pm

Sim, pode-se dizer que estes conquistam o seu canudo LOL
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda jun 25, 2007 7:26 pm

LuMaria Escreveu:Tenho a certeza que o meu Zaiá é purérrimo!!!!!!!

Obrigada pela explicação Amus. Mas isto parece-me mais uma pequena loucura de gente bem doida. Mas pronto, pelo menos estes gatos desenrascam-se por si :twisted:
Nem por isso :lol:

Eu em casa tenho um exemplar que poderia obter RI para Europeu Comum e um que nem por isso :lol: só aquele focinho e orelhas para lá de compridas :lol:
WoodElf
Registado: sábado abr 01, 2006 9:43 am
1 Europeu Comum
1 Irish Setter
2 Border Collies

segunda jun 25, 2007 9:57 pm

Uma breve explicação - Existe uma raça de gatos que é chamada de Europeu - não é o mesmo que o Europeu comum. Este ultimo é o nome a que damos aos nossos gatos tipicos de rua. Foi derivado destes gatos tipicos que existem na Europa que nasceu a raça o Europeu - daí a confusão entre os nomes.

Em todas as raças existiu uma altura em que o livro de origens esteve aberto a novos exemplares no entanto dada a certa altura deixa de ser possivel introduzir novos gatos (gatos em que os pais não pertençam já ao livro de raças). É exactamente isso que aconteceu ao Europeu, existiu uma altura em que era possivel registar um gato de rua que tivesse as caracteristicas especificas da raça, segundo uma regras impostas. No entanto neste momento já não é possivel :)

O gato rafeiro é aquele como já foi referido que não tem uma raça definida - onde incluimos os a que tipicamente chamamos de europeu comum - podem ser o resultado de cruzamentos entre duas raças diferentes, ou o cruzamento entre rafeiros ou entre um rafeiro e um de raça :)
Wood Elf - Bosques da Noruega -
maria100
Registado: sexta mai 11, 2007 3:06 pm

terça jun 26, 2007 6:07 pm

o europeu comum nao é o mesmo que o gato rafeiro...
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta jun 27, 2007 3:54 pm

Olhem que eu acho que Europeu Comum quer mesmo dizer rafeirito. por isso é que é comum, é rafeiro. Pelo menos o meu Sam veio do canil e é um puro Europeu Comum. E olhem que ele nao foi avaliado, eles puseram logo europeu comum.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
kunkas
Registado: sábado mar 17, 2007 12:15 am

quinta jun 28, 2007 7:16 pm

Boas tardes :D

Sim o Europeu é mesmo uma raça, tal como o persa, o maine coon e muitas outras, alias temos pelo menos um excelente criador em portugal, se não me engano é o próprio presidente do CPF(clube português de felinicultura).

Se passarem numa expo. é perfeitamente natural encontrarem por lá os seus europeus em exposição.

Não deixa de ser verdade que ao olho de uma pessoa que nao seja entendida um europeu é em tudo muito parecido com um gatinho SRD(sem raça definida), mas aos olhos dos experts existem muitas caracteristicas que definem a raça, os olhos, o nariz, a cauda, entre muitas outras coisas.

Beijinhos e abraços
Responder

Voltar para “Gatos”