Tumores nas Mamas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

terça fev 11, 2003 10:09 pm

Foi + ou - isto o que o meu vet me disse, mas de um modo super resumido... De qqr modo, obrigado pela explicação, penso que seja muito util ;)

Miguel
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça fev 11, 2003 11:59 pm

Olá,

Acho que ajudaste muito mesmo. A minha gatinha só tem 3 meses e meio, eu gostava que ela tivesse uma ninhada de gatos, mas ainda não decidi muito bem. E tinha pensado que caso ela suportasse bem os cios não a sterelizar, mas agora estou cheia de dúvidas. Se eu a esterelizar depois de ela ter gatinhos estes problemas podem occorer? É que eu sempre ouvi dizer que se as femeas (no caso dos cães e dos gatos) se tiverem ninhadas isso diminui muito os riscos de problemas de doença...
Já agora aconselhem-me... Eu amanhã vou ao veterinário vou também perguntar a opinião dele.

Obrigado
Kathleen
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta fev 12, 2003 12:34 pm

Obrigada Fourpows pelos teus úteis conselhos. O veterinário que assistiu a minha gata e após este "filme" também realizou um trabalho sobre as probalidades das gatas e cadelas desenvolverem estes tumores e os resultados são muito próximos com apresentados por ti, à excepção das probabilidades após o 4º ciu (nao me lembro bem dos resultados estatísticos apresentados por ele).

Miau
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

sexta fev 14, 2003 10:43 am

Olá, (outra vez),
è assim eu tenho um gato, por isso não vou ter este tipo de problemas com ele. ;)

Mas no que toca à Myssy, já não é bem assim ...
Tenho uma Chow-Chow com cerca de 8 meses, ainda nunca lhe vi nenum cio, mas também confesso que não sei com que idade é que começam e também só a tenho comigo desde o Natal.

Descuplem a minha ignorância, mas quais são as probabilidades de ela tumores? É que a minha outra cadela , teve tumores, ams foi no sangue, uma "espécie" da leucemia. e só eu sei o que passei.

Miau, desculpe estar a mudar o tópico a meu favor, mas agora deixou-me preocupada com a Missy.

Agradeço respostas.
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta fev 14, 2003 11:10 am

Olá Miguel,

O teu assunto não é menos importante do que o meu. Pelo que sei nas cadelas ainda existe mais probabilidades e aparecerem tumores nas mamas, e se não pensar em fazer criação o melhor será operá-la. Mas de qualquer maneira o melhor é consultar o veterinário.

As gatas /cadelas que já foram mamãs não estão fora de perigo. Reduz as probabilidades mas nao elimina de todo.

Boa sorte

Miau
mike2002
Membro Veterano
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta fev 14, 2003 11:20 am

Olha, da cadelas todas que já tive e das que ainda tenho, todoas foram esterilizadas. Nunca tive nenhum problema de tumores à excepção de uma, mas essa é um caso particular. Fo a minha 1ª cadela, e na altura o vet onde eu ia aconselhou-me a dar a pilula, dai constantemente estarem a aparecer tumores mamários. Burrice minha dar a pilula, mas enfim ...
No ultimo tumor que apareceu, e com novo vet, fui aconcelhado a tirar toda a corrente mamária esquerda, visto que era só nessa zona onde ela desenvolvia os tumores. O facto é que desde aí nunca mais tive problemas, mas nunca se sabe né?

Miguel
DoraSeixas
Membro Veterano

sexta fev 14, 2003 12:00 pm

Desculpem lá, mas pelo que eu estou a perceber os tumores aparecem por ela não terem crias, é isso?
Ou seja o ciclo é realizado na mesma, mas como elas não tem crias, podem surgir tumores?

Então a minha próxima pergunta (se não a deixar "andar ao cão" ela não corre menos perigos) , não tem nada a ver, é que eu julgava que a prncipal influência era essa.
:oops:
Sinto-me um boxcado ignorante neste assunto!!!!
:oops:
Então só o facto , normal, de elas terem o cio é risco, é isso ?????

P.S. Miau, onde é que foste buscar a ideia que me chamo Miguel, o meu nome é Dora (e sou femea) ;)
mike2002
Membro Veterano

sexta fev 14, 2003 12:27 pm

P.S. Miau, onde é que foste buscar a ideia que me chamo Miguel, o meu nome é Dora (e sou femea)
Pois ... Miguel sou eu, e sou matxô! hehe :D
DoraSeixas
Membro Veterano

sexta fev 14, 2003 12:42 pm

Pois ... Miguel sou eu, e sou matxô! hehe :D
[/quote]

Acredito que sim e não queria ofender, mas acho que a resposta da Miau era acerca da minha Missy, foi por isso que perguntei. :oops:

Já agora leu a minha ultima mensagem , pois já vi que também é entendido no assunto é que agora fiquei um bocadinho ralada com a Missy, espero que me possa ajudar....
Miau
Membro Veterano

sexta fev 14, 2003 5:06 pm

--------------------------------------------------------------------------------

Esterilizar uma fêmea

"A ovulação das gatas é induzuda, ou seja, os óvulos só se libertam após o acasalamento. Se não acasalar, o seu ciclo activo repete-se algumas semanas mais tarde, consecutivamente até acasalar. As fémeas esterilizadas vivem mais tempo. A esterilização enquanto muito jovem reduz ou até elimina o risco de tumores mamáris - o tipo de cancro mais comum nas fémeas. Também exclui a possibilidade de infecções no útero ou cancros dos órgãos reprodutores, assim como os repetitivos ciclos sexuais activos."

Castrar um gato

" A castração também prolonga a vida do macho, ainda que por razões diferentes. Reduz o risco de raras afecções na próstata dos gatos mais velhos e, o que é mais importante, a frequência das lutas com outros machos, minimizando assim o risco de infecções mortais transmitidas pela saliva contaminada. E, felizmente para o seu dono, é menos provável que um machos castrado marque o seu território com urina, além disso, o cheiro desta será menos intenso."

Estes textos foram retirados de um livro bastante útil para quem tem gatos. É um guia prático e visual sobre sintomas e primeiros socorros: "Saúde Animal - O meu GATO" E ESPERO QUE AJUDEM.

Dora desculpa, mas já ando muito baralhada. ehehehehhe

Miau
Lady_girl
Membro Veterano

sábado fev 15, 2003 12:01 am

hummm...eu também tenho esse livro...mas nunca tinha reparado nessa parte... :lol:

Mas então, os gatOs, sendo capados não existe possíbilidade de ficarem com tumores mamários???? Eu já estou a acompanhar este tópico desde a sua formação, mas ainda não entendi muito bem essa parte...

Eu tenho um gatO e vou capá-lo. Isso induz a algum risco???? A minha vet (minha salvo seja... :D ) disse-me que visto não sabermos a idade do gato (é adoptado de rua) só o devemos capar a seguir à muda de dentes...até aí axo que está correcto, pois corresponde +/- ao 1º cio...mas então e os tumores????????? :o :o :o :o :o :o :? :? :? :? :roll: :roll: :roll:
DoraSeixas
Membro Veterano

segunda fev 17, 2003 11:37 am

Olá, Miau obrigada pelas dicas,
Vou falar com o vet da Missy agora em Abril quando for à vacina.

Em relação ao Nicoalu, não sei se ireia atempo, pois o Vet quando fui lá com le da 1ª vez disse-me que ele devia ter + ou - 4/5 anos, por isso se calhar já vou um bocadinho tarde.

Sabe se a esterelização é muito cara ?

Obrigada
Miau
Membro Veterano

segunda fev 17, 2003 12:43 pm

Olá Dora,

Desculpa mais uma vez por te ter chamado Miguel, mas acho que ninguem levou a mal.

Eu tambem tenho uma gato já adulto que levei para casa à cerca de um mês e penso em castrá-lo. Sei que é preferivel castrá-los antes de um ano de idade, porque após esta idade já desenvolveram os carateres sexuais secundários (ex. urinar para marcar território), mas acho que pode ajudar em outras situações. No meu caso é para não haver dominio em casa, já que os outros gatos são todos castrados...

A esterilização da minha gata custou 125 euros. Não é caro se pensarmos que poupamos a vida às nossas amigas.

Miau
DoraSeixas
Membro Veterano

segunda fev 17, 2003 2:41 pm

Obrigada por tudo, vou falar com o vet da Missy em Abril , e vou falar com ele sobre isso.
Bjos
ana262
Membro Júnior
Registado: quarta nov 06, 2002 10:12 am

quarta fev 19, 2003 11:49 am

Olá,
Depois de ler este assunto fui, por acaso, verificar as maminhas da Xana e notei um nódulo em duas maminhas. Acontece que a Xana só tem 4 meses. Não toma a pílula, nem foi ainda esterilizada. Fiquei preocupada. O que está a acontecer?

Cumprimentos ;)
Responder

Voltar para “Gatos”