Microchip de identificação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 24, 2007 11:38 am

fm2911,

Não tem que agradecer coisa alguma :wink: e já percebi... :wink:
sanxeri Escreveu:Nao é obrigatorio? Olhe que o meu Sam veio do canil do Porto e meteram-lhe chip. E eu paguei. :D
Ainda não é obrigatório! Se o puseram foi por opção deles para salvaguardar os interesses do animal. Se o pagou foi uma exigência deles, pela opção atrás mencionada, que o adoptante suportasse as custas do dito...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
miafofa
Membro
Registado: domingo mar 04, 2007 7:11 pm

terça set 25, 2007 9:19 pm

É bem certo k seja de raça ou não o gato deve ser chipado...p/ quem possa atenção!isto porque é um stress quando um gato foge e / ou o roubam...A Mía vai pôr 1 chip também.Logo que a trouxe para casa pensei nisso mas com o tempo fui deixando andar. Até k me ofereceram 1 balíurdio por ela...como se eu a vendesse!!!!!!!
E a mesma pessoa disse me uma coisa k me pôs a pensar!
"Já viu a fortuna que dava uma ninhada dessa gata??"
AAiiiiii pensei eu! E se ma roubam p fazer criação???Nã nã....
Vou pôr um chip, já falei com o vet dela.É na próx vacina.
Claro k ela agora não pode ter bébés, mas se alguém ma rouba sem saber????
Ele há gente p tudo.
Já tive 1 gato branco lindíssimo k desapareceu de casa da minha mãe.
Um dia vimo-lo num carro, mto tempo depois...e provar k era o meu "Lino"?Impossível.....k raiva!
Por isso é melhor chipar, e quando algumas pessoas falam de serem gatos de raça se calhar é por isso: pork tão mais sujeitos a ser roubados, digo eu!
Porque em termos de importância a Rosinha é igualzinha á mana....super hiper mega ESPECIAL!!!!Com ou sem pedigree....
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça set 25, 2007 10:34 pm

Isso é evidente. Qualquer dono deve dar todo o valor ao seu bichano, rafeiro ou de raça. E o meu tem chip made in canil. :lol:
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta set 26, 2007 2:45 pm

roubar?
não roubam só gatos de raça...

a minha tinha tem dois rafeirinhos lindos, uma gata e um gato... e a gata é extremamente mansa, seja para quem for...
uma vez estava a família toda no café quando o meu primo, ainda era pequenino, manda um grito -oh pai, aquela ali leva a Bichana- não percebemos como é que ele conseguiu reconhecer a gata, nem ficamos com a certeza se seria ela, tal era a distância, mas decidimos confirmar e fomos todos atrás da mulherzinha... o meu tio, dono da gata, foi a correr atrás da mulher aos gritos- oh senhora, onde é que vai com essa gata? ela é minha!- e ela e o marido começaram logo a dizer que não, que não era, que a gata era deles e viraram costas para ir embora, então nós fomos todos atrás deles e eles decidiram entregar a gata para não arranjar problemas... :lol:
ela não tinha coleira e muito menos chip... ía ser complicado se eles não entregassem a gata, e ía ser ainda mais complicado se o pequenito, na altura, não a tivesse visto ao colo da tal mulher... :|

mas lá está, são gatos que andam na rua... a minha está sempre dentro de casa e não tem acesso à rua, senão já a tinha chipado :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quarta set 26, 2007 3:12 pm

mOreirinha01 Escreveu:mas lá está, são gatos que andam na rua... a minha está sempre dentro de casa e não tem acesso à rua, senão já a tinha chipado :!:
A minha Klara também está dentro de casa, mas tenho tanto receio que por alguma distracção ela possa sair para o jardim e alguém a chamar por exemplo...
A casa é uma vivenda e por mais olhos que se tenha, é sempre complicado estarmos completamente atentos aos animais :?
A Klara é muito mansa e meiga, deixa-se pegar por qualquer pessoa :!: Não se assanha, não sopra, é muito sossegada nesse sentido, o que significa que se alguém a tentar levar o mais provável é não se ouvir :(
Eu vou mesmo pôr o chip na Klara, mais por uma questão de segurança, pois espero que nenhum dos exemplos acima indicados suceda. Eu tudo farei nesse sentido :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta set 26, 2007 3:45 pm

Kyaraa Escreveu:
mOreirinha01 Escreveu:mas lá está, são gatos que andam na rua... a minha está sempre dentro de casa e não tem acesso à rua, senão já a tinha chipado :!:
A minha Klara também está dentro de casa, mas tenho tanto receio que por alguma distracção ela possa sair para o jardim e alguém a chamar por exemplo...
A casa é uma vivenda e por mais olhos que se tenha, é sempre complicado estarmos completamente atentos aos animais :?
A Klara é muito mansa e meiga, deixa-se pegar por qualquer pessoa :!: Não se assanha, não sopra, é muito sossegada nesse sentido, o que significa que se alguém a tentar levar o mais provável é não se ouvir :(
Eu vou mesmo pôr o chip na Klara, mais por uma questão de segurança, pois espero que nenhum dos exemplos acima indicados suceda. Eu tudo farei nesse sentido :wink:
Eu moro num apartamento, num 3º andar que visto das traseiras equivale ao 5º... Ela só consegue sair de casa se por alguma distração cair duma janela ou da varanda :| , o que é dificil acontecer uma vez que tenho tudo fechado por causa dela... :wink:
A minha gata é bastante arisca, não é qualquer pessoa que lhe põe a mão, por isso, mesmo que ela fugisse para o corredor do prédio ninguém lhe conseguia tocar, mas isso também não acontece porque a porta está sempre fechada e quando a abrimos, se por algum motivo ela sair voltamos imediatamente a pô-la cá dentro :!:

Mas no seu caso concordo que deve chipa-la :!:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta set 26, 2007 3:50 pm

Kyaraa Escreveu: A casa é uma vivenda e por mais olhos que se tenha, é sempre complicado estarmos completamente atentos aos animais :?
Não há melhor prenda para um felino, que a vidinha ao ar livre :wink:
Porque não coloca uma cerca eléctrica no jardim?
Ao fim de quase 9 Anos, finalmente coloquei uma cerca eléctrica e foi a melhor coisa que eu podia ter feito :wink: . resulta a 100% e nemé cara. Dá é algum trabalho a colocar mas é simples :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kyaraa
Membro Veterano

quarta set 26, 2007 3:58 pm

leonildecarvalho Escreveu:Ao fim de quase 9 Anos, finalmente coloquei uma cerca eléctrica e foi a melhor coisa que eu podia ter feito :wink: . resulta a 100% e nemé cara. Dá é algum trabalho a colocar mas é simples :wink:
Por ora não poderei fazê-lo, pois a Klara é minha e do meu namorado, mas como ainda não temos a nossa casa (situação que irá acontecer para breve) a Klara está na casa do dono (pois é bem maior que a minha), pelo que não poderei opinar nesse sentido visto a casa ser dos meus sogros.
E neste caso específico, ao adquirirmos casa deixa de fazer sentido pôr na casa dos pais dele :?
Não sei se terei oportunidade de ter uma vivenda (acho pouco provável já de início), mas sem dúvida que a Klara adora passear-se pelo jardim, é lindo vê-la aos saltinhos atrás de tudo o que mova :D
Nanimadeira
Registado: quarta set 19, 2007 12:49 pm

quarta set 26, 2007 4:12 pm

é para todos os Gatos.
Sabem o preço de colocar os chips?
é só nos veterinários?
Becasrub
Membro Veterano
Registado: quinta ago 23, 2007 4:09 pm

domingo set 30, 2007 10:40 am

olá, a minha gatinha também tem microchip. coloquei em julho antes de ir de férias, pois ela pudia perder-se e assim seria mais fácil encontrá-la.
eu tive que lhe dar um calmante visto ela ficar "brava" com quem usa bata branca ou azul :/
e mesmo assim custou-lhe a pôr porque a agulha é bem grossa.
mas agora já está tudo bem.
a mim foi 30euros...
Kyaraa
Membro Veterano

segunda out 01, 2007 9:47 pm

Nanimadeira Escreveu:é para todos os Gatos.
Sabem o preço de colocar os chips?
é só nos veterinários?
Como foi dito anteriormente por vários utilizadores, ainda não é obrigatório o uso dos chips nos gatos a não ser que tenham LOP, no entanto, no excerto abaixo indicado, verificamos que é obrigatório para cães (utilizados em exposições, etc e em algumas raças específicas devido ao seu comportamento + agressivo - a partir de Julho de 2004), no entanto fica a dúvida nos gatos, pois não é totalmente esclarecedor... Eu sempre tive presente a ideia de que somente gatos com LOP e utilizados em exposições e afins tinham obrigatoriedade...

"Do referido conjunto legislativo, merece-nos particular destaque o Decreto-Lei n.o 313/2003 que cria o Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (SICAFE), no âmbito do qual se estabelece a obrigatoriedade de identificação electrónica de cães e gatos e o seu registo numa base de dados nacional, condição que se torna obrigatória, a partir de Julho de 2004, para todos os cães utilizados em acto venatório, entre outros."

Retirei esta informação deste site: http://www.hospvetprincipal.pt/ielect.htm

Aqui também podem encontrar info mais detalhada sobre o chip (tem inclusive uma foto do mesmo) e creio que responde as todas as dúvidas. Muito esclarecedor :wink:

Em relação ao preço, no caso da veterinária que frequento são €30 e tem sido +/- este o valor que se tem mencionado neste tópico, mas de facto, depende de cada veterinário, podendo variar.

Creio que só os veterinários poderão aplicar o referido dispositivo (e são, possivelmente, os únicos credenciados nesse sentido), pelo menos é o que o artigo menciona...
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado out 06, 2007 2:06 pm

observatoriodoalgarve Escreveu:Afinal os gatos têm mesmo sete vidas
06-10-2007 9:19:00

Irminia é uma gata cujo “miar” com sotaque francês não revela as inúmeras aventuras por que passou. Após sete anos em que a dona pensava ter perdido a bichana num acidente de viação, eis que regressa sozinha à casa em Portugal.

Se é verdade que os gatos têm sete vidas, Irminia é a prova que o mito pode ser real. A gata preta de pelagem farta nem sempre viveu dias felizes. A história é relatada ao Observatório do Algarve pela dona da felina, Fernanda Inácio, uma emigrante portuguesa na França.

Irminia foi abandonada junto à casa de Fernanda, em Bourg-en-Bresse (França), muito mal tratada e Fernanda recolheu-a.

Já nessa altura a estória de Irminia é um exemplo. Os antigos donos foram identificados pelos maus-tratos que infligiram ao animal e condenados em tribunal a pagar uma indemnização, dinheiro esse que foi entregue à Sociedade Protectora dos Animais francesa.

Em 2000, esta gata que nasceu em 1989, viaja com outro gato e os donos – um casal de emigrantes – até à terra natal destes. Seguem rumo até Coiro da Burra, uma localidade perto de Estói, onde passam as habituais férias de Verão.

No regresso ao país que escolheram para viver, Fernanda e o marido sofrem um grave acidente de viação, na zona de Sevilha (Espanha). O acidente resulta na morte do marido de Fernanda e esta sofre alguns ferimentos que a obrigam a um internamento de três dias num hospital local.

Quando tem alta, a emigrante dirige-se à polícia e pergunta pelos animais de estimação que seguiam viagem no carro. As autoridades espanholas informam-na que apenas um tinha sobrevivido: o gato Popei, que regressa a França com a dona.

Até Agosto deste ano, Fernanda sempre acreditou que a gata Irina tivesse morrido no fatídico acidente. Qual não foi a surpresa quando volta a reencontrar a bichana sete anos depois.

Gata encontra casa da dona em Portugal

Fernanda e o falecido marido tinham por hábito viajar para Portugal nas férias de Verão acompanhados pelos animais de estimação. Depois do acidente a senhora manteve esse costume, fazendo-se acompanhar pelo gato sobrevivente, que viveu até Julho de 2006.

Fernanda nutre um grande amor por animais, o que a leva a recolher, acarinhar e alimentar alguns gatos da vizinhança, tanto em Portugal como na França.

Já em Agosto deste ano, estava Fernanda na sua casa em Portugal e aos gatos que por hábito alimenta na rua junta-se uma gatinha preta, com um ar muito mal tratado. Quando a chamou, “a gata dirigiu-se directamente à casa e nunca mais se foi embora”, conta Fernanda.

Passados uns dias decide levá-la ao veterinário e já desconfiava que se tratava da bichana que supostamente havia morrido no acidente, apesar de achar que seria muito difícil que fosse a mesma.

“Eu chamei pelo nome dela e veio logo, falava em francês com ela e ela compreendia, foi aí que comecei a realizar”, explica.

A visita ao veterinário confirmou as suspeitas. A gata possui um chip que identifica os donos e lá estavam o nome e morada de Fernanda na França.
A alegria de Fernanda não é descrita em palavras e quando questionada pelo veterinário sobre o destino a dar à bichana respondeu: “se você me desse o dinheiro que sai no loto eu não trocava por este animal. É uma companhia”.

Irminia agora é uma gata feliz e a sua dona também, depois de sete anos de separação a ligação entre as duas é notória e os mimos de Fernanda contribuíram para a rápida recuperação desta felina que durante sete anos ninguém sabe por onde andou.

“Estava muito magrinha, as patinhas muito usadas, não tinha unhas, tinha falta de pêlo, um mês depois já não parece a mesma”, descreve a dona.

Segundo Fernanda, o caso de Irminia não é pioneiro. Um veterinário francês por ela contactado explicou-lhe que existem casos semelhantes e até com intervalos de tempo mais longos.

“Quem sabe se ela não foi a França e voltou a Portugal”, conta Fernanda ao Observatório do Algarve como sendo uma possibilidade que o veterinário lhe transmitiu.

Agora, Irminia e Fernanda são inseparáveis e terminadas as férias estão de regresso a Bourg-en-Bresse, quem sabe para novas aventuras, desta vez mais felizes.

Inês Correia

http://www.observatoriodoalgarve.com/cn ... icia=16826
Vi ontem esta reportagem mas não percebi bem como foi possivel identificar a gata, embora tivesse uma ideia... Hoje encontrei a noticia na net e confirmou a minha dúvida, a gata foi identificada graças a um chip que os donos lhe tinham colocado...

Aqui está o porquê do chip...
Uma gata regressou 7 anos depois... Se ela não tivesse o chip a dona poderia nunca conseguir provar que esta gata é realmente a sua Irminia, que se tinha perdido à sete anos atrás, e deste modo ninguém poderia ficar a conhecer o exemplo, a força e a inteligência desta gata :!:
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado out 06, 2007 8:51 pm

http://www.lordelo.net/docs/portaria421_e_422_2004.pdf[/quote]

Lê-se no referido Diploma:
REGULAMENTO DE REGISTO, CLASSIFICAÇÃO E LICENCIAMENTO
DE CÃES E GATOS

Artigo 2.o
Obrigatoriedade do registo e licenciamento
2 — Os detentores de gatos entre 3 e 6 meses de
idade para os quais seja obrigatória a identificação electrónica
são obrigados a proceder ao seu registo na junta
de freguesia da área do seu domicílio ou sede.
Artigo 3.o
Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”