Alimentação dos nossos meninos/as
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Vítor acaba por ser um pouco diferente, pois nós temos de consumir leite e seus derivados como forma de acompanhar as necessidades de cálcio do corpo, pois nenhum alimento é mais completo nesse sentido sem ser o leite...Victor Escreveu:Mas pelo que entendi (pelos mesmos motivos) nós também não precisamos consumir leite e muito menos com freqüência, sendo esse restrito ao leite materno.
No caso dos gato, o leite é essencial à sua formação, no entanto, na sua base nutricional, ou seja, na ração com que se alimentam já se encontra a dose necessária de cálcio que necessitam...
Ao continuamente alimentar um gato com leite está a causar uma espécie de "descontrolo alimentar", por assim dizer, pois está a ser dada uma dose excessiva de cálcio e, como se sabe, tudo o que faz bem, mas dado em excesso nunca é bom

De qualquer forma informe-se, de facto, junto do seu veterinário, para que melhor possa agir no que concerne à alimentação do seu bichano

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
[Editado pela moderação (tlopes)]
o uncico conselho q a vet me deu foi p n lhes dar passas de uva e cha.
em relação á ma alimentação, prefiro um animal q n tenha a melhor do q aqueles q morrem a fome na rua ou q for x os proprios donos os matam de fome.
cada pessoa tem a sua opiniao e a sua maneira de tratar os animais( existe qm goste deles e os mine e existe qm "goste" deles e os abandone n é?) nao podemos ser todos iguais
de qq maneira agradeço as respostas
o uncico conselho q a vet me deu foi p n lhes dar passas de uva e cha.
em relação á ma alimentação, prefiro um animal q n tenha a melhor do q aqueles q morrem a fome na rua ou q for x os proprios donos os matam de fome.
cada pessoa tem a sua opiniao e a sua maneira de tratar os animais( existe qm goste deles e os mine e existe qm "goste" deles e os abandone n é?) nao podemos ser todos iguais
de qq maneira agradeço as respostas
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
O leite nao pode ser dado a GATOS E CAES porque estes como carnivoros que são tem deficiencia em lactase,enzima responsavel pela degradaçao da lactose(carbohidrato do leite) em glucose e galactose que sao assimilados pela corrente sanguinea.
Ou seja se der leite ao seu cao ou gato,eles vao ficar com diarreia,devido a irritaçao intestinal,provocada pela nao degradaçao da lactose.Em suma nao tem nada haver com os niveis de calcio excedentes à raçao.
Nós,HUMANOS,temos lactase,daí podermos consumir leite durante toda a vida.Ahh e o leite não é o alimento mais rico em calcio.Existem alguns com mto maior quantidade é uma questao de pesquisarem e se informarem.
Tambem existem HUMANOS com intolerancia a lactose,porque nao possuem lactase e devem excluir da sua alimentaçao produtos lacteos em que a lactose nao esteja degradada aos seus açucares mais simples,a glucose e galactose.E tem como fonte de calcio outros alimentos.
Ou seja se der leite ao seu cao ou gato,eles vao ficar com diarreia,devido a irritaçao intestinal,provocada pela nao degradaçao da lactose.Em suma nao tem nada haver com os niveis de calcio excedentes à raçao.
Nós,HUMANOS,temos lactase,daí podermos consumir leite durante toda a vida.Ahh e o leite não é o alimento mais rico em calcio.Existem alguns com mto maior quantidade é uma questao de pesquisarem e se informarem.
Tambem existem HUMANOS com intolerancia a lactose,porque nao possuem lactase e devem excluir da sua alimentaçao produtos lacteos em que a lactose nao esteja degradada aos seus açucares mais simples,a glucose e galactose.E tem como fonte de calcio outros alimentos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
entao e aquele leite da whiskas(digo da whiskas pq das outras marcas nunca exprimentei)? dou uma garrafinha 1 x por mes, mas elas tem 5 e 6 meses.
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Ora aqui está alguém bem informadorimbila Escreveu:O leite nao pode ser dado a GATOS E CAES porque estes como carnivoros que são tem deficiencia em lactase,enzima responsavel pela degradaçao da lactose(carbohidrato do leite) em glucose e galactose que sao assimilados pela corrente sanguinea.

Gostei da explicação

Apesar que, alerto para o facto desse (dessa marca...) leite SÓ poder ser dado a gatinhos bebés após a 6ª semana de vida. NUNCA antes!rimbila Escreveu:Esse nao tem problema,porque é semelhante ao leite materno dos gatinhos,ou seja pobre em lactose!!!!

Claro que divergem contudo não querendo dizer que estejam correctas! Mesmo divergentes acho que tenho direito à minha?! Não é assim?Kyaraa Escreveu:Seja como for, as opiniões divergem e, eu não sou adepta dos snacks e alimentação fora da ração seca, ATENÇÃO, no entanto não creio que faça mal, esporadicamente dar um mimo aos nossos animais
Já agora, quando se retira da net algum artigo que não é da nossa autoria deve-se colocar SEMPRE a origem do artigo(site/sitio/link) e ou nome do autor! Caso contrário pode ser considerado plágio!Kyaraa Escreveu: Talvez seja o pior mimo que lhe pode dar... Retirei esta informação de um alerta de alimentação felina...
A ideia tradicional de que o gato de alimenta de peixe e leite, não é mais que um "erro" que convém desmistificar. Todos os felinos são carnívoros e o gato doméstico não é excepção: Como tal, adora carne, tendo requisitos especiais em termos de proteína, vitaminas e gordura. No entanto, essas necessidades vão variando ao longo da vida do animal: um jovem não requer necessariamente os mesmos nutrientes de um adulto, pois nos primeiros meses de vida o seu crescimento é de tal forma acelerado que exige uma maior proporção de vitaminas, minerais e proteínas.
Durante a primeira etapa da vida (até aos 8 - 10 meses), a completa formação de dentes e esqueleto exige valores de cálcio da ordem dos 1.3% do total da composição do alimento. Em adulto, este mineral é também imprescindível, mas em menor quantidade - cerca de 10%. Só durante os primeiros 3 meses de vida o gatinho deve beber leite: de início o materno e posteriormente (sexta semana), apenas leite próprio para gatos.
Mais ainda...
O recurso a alimentos confeccionados em casa, que tanto prazer dão ao animal, não é a melhor opção. Apesar de adquirirem peixe de qualidade, adicionarem legumes e arroz ou massa, os proprietários não conseguem elaborar uma refeição de acordo com as necessidades do seu gato. Uma dieta dita equilibrada, exige o fornecimento de cerca de 35% de proteína (ovos, frango, cordeiro ou peixe), gordura (por exemplo a de frango que aporta excelentes quantidades de ácidos gordos essenciais à boa qualidade do pêlo. Deve compor aproximadamente 25% numa ração de crescimento mas apenas 7% numa destinada a dieta para emagrecimento), assim como hidratos de carbono, sob a forma de trigo, milho ou arroz.
Os alimentos enlatados, regra geral mais palatáveis, têm um elevado conteúdo em água - chega a atingir 80% - sendo portanto mais degradáveis; Para além desse contra, a adição de corantes e conservantes faz com que animais cujas refeições são quase na totalidade compostas por esse tipo de alimentos, apresentem por vezes distúrbios digestivos, como o timpanismo (acumulação de gases) ou diarreia.
Explicando sem entrar em grandes escalas técnicas...Kyaraa Escreveu: No caso dos gato, o leite é essencial à sua formação, no entanto, na sua base nutricional, ou seja, na ração com que se alimentam já se encontra a dose necessária de cálcio que necessitam...
Ao continuamente alimentar um gato com leite está a causar uma espécie de "descontrolo alimentar", por assim dizer, pois está a ser dada uma dose excessiva de cálcio e, como se sabe, tudo o que faz bem, mas dado em excesso nunca é bom![]()
De qualquer forma informe-se, de facto, junto do seu veterinário, para que melhor possa agir no que concerne à alimentação do seu bichano
Vitor, é o seguinte:
O leite não é essencial à formação do gato como acima citado

O que é essencial são as doses necessárias de cálcio para a manutenção óssea, e não só, em gatos adultos e a formação óssea de gatos bebés, incluindo dentição! Esse cálcio, contido no leite para consumo humano, o normal, já não falando no leite especial com extra cálcio que agora se vende e que para muitos não é mais que uma moda, nem é mais nem menos exagerado no cálcio dependendo das necessidades do animal em causa, neste caso felinos, nem é aí que reside o "problema" de dar leite a gatos. O "problema" reside no facto dos gatos, na sua grande maioria e não todos/ anote-se bem, podem fazer uma reacção gástrica derivado ao factor metabólico após ingestão e já em progresso digestivo da LACTOSE em excesso, comparadamente à que eles podem metabolizar, contida no leite para alimentar humanos.
Como qualquer animal se nunca se apercebeu no seu, de reacções adversas a este leite (à lactose) que lhe dá, pode ser pelo simples facto dele ter criado defesas, extras, no seu organismo... e ter-se acostumado a ele tendo-se (o seu organismo), aos poucos e poucos... desde tenra idade (presumo)

Contudo, uma alimentação que tenha como base só o leite de nosso consumo, a uma cria, pode comprometer-lhe a vida levando-a mesmo à morte por variados factores que não só a reacção adversa ao excesso de lactose.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Em relaçao ao leite da Whiskas,peço desculpa pela ausencia de informaçao total,a cerca das idades a que pode ser administrado.
Mas penso que a Royal Canin tem leite quer para gatinhos quer para cachorros que podem ser dados a partir do nascimento e que funcionam como substituto do leite materno,mas penso que não como mimo a um gato adulto.(Leonilde se tiver dito asneira,avise!!!!!)
Organismos sensiveis nao ganham tolerancia a lactose por mta que seja a exposiçao.Cuidado com o que fazem ao dar leite aos vossos gatos.Quem sobre é o sistema gastro-intestinal e as complicaçoes que daí advem.
Em relaçao ao leite da Whiskas,peço desculpa pela ausencia de informaçao total,a cerca das idades a que pode ser administrado.
Mas penso que a Royal Canin tem leite quer para gatinhos quer para cachorros que podem ser dados a partir do nascimento e que funcionam como substituto do leite materno,mas penso que não como mimo a um gato adulto.(Leonilde se tiver dito asneira,avise!!!!!)
Organismos sensiveis nao ganham tolerancia a lactose por mta que seja a exposiçao.Cuidado com o que fazem ao dar leite aos vossos gatos.Quem sobre é o sistema gastro-intestinal e as complicaçoes que daí advem.
-
- Membro Veterano
Não tem que pedir desculpa alguma(...)

Correctíssimo. Têm leite que se pode dar desde a nascençaMas penso que a Royal Canin tem leite quer para gatinhos quer para cachorros que podem ser dados a partir do nascimento e que funcionam como substituto do leite materno,mas penso que não como mimo a um gato adulto.(Leonilde se tiver dito asneira,avise!!!!!)

Organismos sensiveis nao ganham torelancia a lactose por mta que seja a exposiçao.Cuidado com o que fazem ao dar leite aos vossos gatos.Quem sobre é o sistema gastro-intestinal e as complicaçoes que daí advem.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Só?dianasousa Escreveu: o uncico conselho q a vet me deu foi p n lhes dar passas de uva e cha.

Por agora, que me lembre, estes além dos mencionados por ela

Chocolate
Café
Alimentos temperados
Cebola
Abacate
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Uma boa ração tem tudo o que os gatos necessitam, não há necessidade de complementardianasousa Escreveu:Ola, ja reparei q em algumas descriçoes de animais os donos dizem q eles gostam de fruta, de gelado, etc
sera q alguem me pode dizer se existe uma "lista de alimentos" q os humanos comam q tb de p os gatos?
n estou a falar de gelados, chocolates, nada disso. falo de fruta e legumes... comida saudavel, n dada como se fosse ração mas sim cm um suplemento ou uma recompensa
obrigado

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Olá
As minhas meninas são adeptas da ração Hills kitten de Atum.
Como recompensa, dava aqueles biscoitos da Whiskas, os de queijo e fígado (acho eu...). Mas como eram dados muito esporadicamente, (dois por semana), eles acabaram por secar, ficaram duros como rocha e foram para o lixo.
Ultimamente o único miminho e suplemento que dou às minhas meninas é uma pasta vitamínica que elas adoram e receitada pelo vet, o Felovite.
Dou-lhes uma pequena porção uma vez por semana, coloco no dedo e as “meninas rabinas” deliciam-se.
As minhas meninas são adeptas da ração Hills kitten de Atum.
Como recompensa, dava aqueles biscoitos da Whiskas, os de queijo e fígado (acho eu...). Mas como eram dados muito esporadicamente, (dois por semana), eles acabaram por secar, ficaram duros como rocha e foram para o lixo.

Ultimamente o único miminho e suplemento que dou às minhas meninas é uma pasta vitamínica que elas adoram e receitada pelo vet, o Felovite.
Dou-lhes uma pequena porção uma vez por semana, coloco no dedo e as “meninas rabinas” deliciam-se.

Caros membros,
O tópico foi editado pela moderação. Foram deixadas as mensagens que se referem ao tema do mesmo. Caso tenham alguma dúvida, não hesitem em contactar-me via mensagem privada.
Melhores cumprimentos,
O tópico foi editado pela moderação. Foram deixadas as mensagens que se referem ao tema do mesmo. Caso tenham alguma dúvida, não hesitem em contactar-me via mensagem privada.
Melhores cumprimentos,
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm
Falei com o Dr Cláudio e ele relatou que desde que o gato não tenha disenteria ou outra desordem do trato digestivo não havia nada de mais em dar leite (e porções pequenas) aos gatos.
Posição corroborada pela Dr Ana Lucia e pela Dr Beatriz.
Pelo veterinário da clinica quatro patas (mas que me fugiu o nome).
-
- Membro Veterano
Victor Escreveu:Falei com o Dr Cláudio e ele relatou que desde que o gato não tenha disenteria ou outra desordem do trato digestivo não havia nada de mais em dar leite (e porções pequenas) aos gatos.
leonildecarvalho Escreveu: (...)O "problema" reside no facto dos gatos, na sua grande maioria e não todos/ anote-se bem, podem fazer uma reacção gástrica derivado ao factor metabólico após ingestão e já em progresso digestivo da LACTOSE em excesso, comparativamente à que eles podem metabolizar, contida no leite para alimentar humanos.
Leo

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>