Boa tarde.
Pois, infelizmente os animais também sofrem de stress.
Peço desculpa por estar sempre a falar da minha Twiguy, mas acho que mal foi ela ter passado stress.
Tinha-me mudado de casa dos meus pais e trouxe a minha Twiguy comigo.
No início ela estranhou a casa, mas ao fim de uma semana parecia perfeitamente adaptada ao novo ambiente.
Passado sensivelmente um mês, começaram os problemas. Apareceu-lhe um inchaço numa das almofadinhas da pata, fez anti-inflamatório, antibiótico, fez punções, esteve para ser operada, enfim ....mas durante este tempo (+/- 1 mês), as atenções viraram-se para as patinhas dela e nunca foi visto um problema que ela trazia de à uns anos atrás. Quando tinha sido detectado através de um raio-x, uma manchinha num pulmão, mas na altura e como ela tinha tido uma forte constipação o médico não ligou.
Fez-se novo raio-x, mas a massa tinha aumentado imenso ocupava grande parte do seu pulmão e ainda tinha líquido nos pulmões que por duas vezes foi retirado.
Fez alguns tratamentos, mas...
Não sei se foi o stress de ter mudado de casa, que espoletou e agravou o seu estado.
Eu não sabia mas os gatos também podem sofrer de stress
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
uma vez, o gaspar teve de ir ao vet e fez uma viagem de 50 kms. ora se o rapaz é medroso
a vet fez-lhe análises e assustou-se. tinha diabetes em alto grau. mandou-me repetir as análises. estavam normais. dessa vez, o gaspar não teve tanto medo da viagem. foi o stress 

Esse site que a Leo recomendou, é muito bom. Eu ia falar nele, quando verifiquei que já aqui tinha sido aconselhado.
Muitas vezes os donos não dão a devida atenção a alguns comportamentos do gato associando a stress, mas ele pode acontecer da mesma forma que acontece com os humanos, e ter consequências graves.
Twiguy,
Por mim não tem que pedir desculpa por falar na sua menina, eu entendo-a muito bem. Pode ter acontecido...agravar o estado dela.
Muitas vezes os donos não dão a devida atenção a alguns comportamentos do gato associando a stress, mas ele pode acontecer da mesma forma que acontece com os humanos, e ter consequências graves.
Twiguy,
Por mim não tem que pedir desculpa por falar na sua menina, eu entendo-a muito bem. Pode ter acontecido...agravar o estado dela.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
São muito boas notícias, sem dúvidaSiameseMaria Escreveu: (...)
Entretanto,... Leo, o Gastão e a Mafalda continuam 100% OK!![]()
(...)
(obrigada pelo conselho, mais uma vez), (..)...

Não tem que agradecer coisa alguma.

Aproveito para esclarecer que o meu conselho foi em base de eu saber que eles estando desde o início da "doença", em contacto, portanto já sendo portadores e infectados... e, estando estes dois sobreviventes, com óptimas reacções a nível de todo o resto da saúde, comendo, bebendo e fazendo toda a sua "vidinha" normal, alterar este padrão ao separá-los nessa altura..., aí SIM seria um grave risco para eles, pelo stress da separação o que poderia dar mesmo um muito mau resultado, uma vez que eles estavam num pico alto da "doença", pelo contacto com o gatinho que veio a falecer mais tarde.
O meu esclarecimento deve-se ao facto de que nem todos os casos são iguais e não devem ter em conta de um por todos e todos por um, porque cada caso é um caso e cada gato é um gato. Neste caso só havia a ganhar, não havendo a separação, uma vez que os 3 animais já estavam infectados.
Há casos em que os animais têm que imediatamente ser separados.
Para um gato "nervoso", uma simples viagem ao veterinário, pode alterar os valores dos exames de sangue, auscultação e até os da temperaturaanjjazul Escreveu:uma vez, o gaspar teve de ir ao vet e fez uma viagem de 50 kms. ora se o rapaz é medrosoa vet fez-lhe análises e assustou-se. tinha diabetes em alto grau. mandou-me repetir as análises. estavam normais. dessa vez, o gaspar não teve tanto medo da viagem. foi o stress

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
Para um gato "nervoso", uma simples viagem ao veterinário, pode alterar os valores dos exames de sangue, auscultação e até os da temperaturaanjjazul Escreveu:uma vez, o gaspar teve de ir ao vet e fez uma viagem de 50 kms. ora se o rapaz é medrosoa vet fez-lhe análises e assustou-se. tinha diabetes em alto grau. mandou-me repetir as análises. estavam normais. dessa vez, o gaspar não teve tanto medo da viagem. foi o stress

Leo[/quote]
não foi uma simples viagem. foram 50 kms

tb. não sei até que ponto a falta de pelo da kitty não se deva ao stress. ultimamente ela e o pinóquio não se podem ver
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)
Acho que também é perfeitamente possível que nós donos, possamos transmitir-lhes o nosso stress e preocupações.
Pelo menos o meu vet na altura falou-me nessa possibilidade e aconselhou-me a ficar mais calma e não demonstrar-lhe a minha preocupação.
Eu andava de rastos, não conseguia concentrar-me em nada, só pensava na minha Twiguy e muitas vezes agarrava-me a ela a chorar. Houve uma altura que ela começou a perder muito peso e foi deixando de comer, eu passava noites no chão da casa de banho a insistir que ela comesse. Tentava não chorar à frente dela, mas era impossível.
Foi a gatinha da minha vida...
Pelo menos o meu vet na altura falou-me nessa possibilidade e aconselhou-me a ficar mais calma e não demonstrar-lhe a minha preocupação.
Eu andava de rastos, não conseguia concentrar-me em nada, só pensava na minha Twiguy e muitas vezes agarrava-me a ela a chorar. Houve uma altura que ela começou a perder muito peso e foi deixando de comer, eu passava noites no chão da casa de banho a insistir que ela comesse. Tentava não chorar à frente dela, mas era impossível.
Foi a gatinha da minha vida...
-
- Membro
- Registado: domingo fev 26, 2006 3:30 pm
Só uma nota breve: Fui ontem com a minha Nina ao vet, para saber o resultado dos exames. Apesar de ter dado positivo para a presença de um fungo, por causa da imunidade baixa, não vai ser necessário dar-lhe medicação via oral. Ela já está boa, e só tenho que continuar até domingo, o tratamento que tenho estado a fazer, lavar com betadine de manhã e uma pomada à noite.
Ela já está muito melhor e com muitos mimos vamos ultrapassar juntas este período de adaptação.
Obrigada a todos os que responderam.

Ela já está muito melhor e com muitos mimos vamos ultrapassar juntas este período de adaptação.
Obrigada a todos os que responderam.
Domaris / Ana