Eu não sabia mas os gatos também podem sofrer de stress

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça nov 27, 2007 4:23 pm

Boa tarde.

Pois, infelizmente os animais também sofrem de stress.
Peço desculpa por estar sempre a falar da minha Twiguy, mas acho que mal foi ela ter passado stress.
Tinha-me mudado de casa dos meus pais e trouxe a minha Twiguy comigo.
No início ela estranhou a casa, mas ao fim de uma semana parecia perfeitamente adaptada ao novo ambiente.
Passado sensivelmente um mês, começaram os problemas. Apareceu-lhe um inchaço numa das almofadinhas da pata, fez anti-inflamatório, antibiótico, fez punções, esteve para ser operada, enfim ....mas durante este tempo (+/- 1 mês), as atenções viraram-se para as patinhas dela e nunca foi visto um problema que ela trazia de à uns anos atrás. Quando tinha sido detectado através de um raio-x, uma manchinha num pulmão, mas na altura e como ela tinha tido uma forte constipação o médico não ligou.

Fez-se novo raio-x, mas a massa tinha aumentado imenso ocupava grande parte do seu pulmão e ainda tinha líquido nos pulmões que por duas vezes foi retirado.
Fez alguns tratamentos, mas...
Não sei se foi o stress de ter mudado de casa, que espoletou e agravou o seu estado.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça nov 27, 2007 5:12 pm

uma vez, o gaspar teve de ir ao vet e fez uma viagem de 50 kms. ora se o rapaz é medroso :o a vet fez-lhe análises e assustou-se. tinha diabetes em alto grau. mandou-me repetir as análises. estavam normais. dessa vez, o gaspar não teve tanto medo da viagem. foi o stress :o
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça nov 27, 2007 11:20 pm

Esse site que a Leo recomendou, é muito bom. Eu ia falar nele, quando verifiquei que já aqui tinha sido aconselhado.
Muitas vezes os donos não dão a devida atenção a alguns comportamentos do gato associando a stress, mas ele pode acontecer da mesma forma que acontece com os humanos, e ter consequências graves.

Twiguy,
Por mim não tem que pedir desculpa por falar na sua menina, eu entendo-a muito bem. Pode ter acontecido...agravar o estado dela.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 28, 2007 10:00 am

SiameseMaria Escreveu: (...)
Entretanto,... Leo, o Gastão e a Mafalda continuam 100% OK! :D
(...)
(obrigada pelo conselho, mais uma vez), (..)...
São muito boas notícias, sem dúvida :D . Muito obrigado por tê-las dado :D
Não tem que agradecer coisa alguma. :wink:
Aproveito para esclarecer que o meu conselho foi em base de eu saber que eles estando desde o início da "doença", em contacto, portanto já sendo portadores e infectados... e, estando estes dois sobreviventes, com óptimas reacções a nível de todo o resto da saúde, comendo, bebendo e fazendo toda a sua "vidinha" normal, alterar este padrão ao separá-los nessa altura..., aí SIM seria um grave risco para eles, pelo stress da separação o que poderia dar mesmo um muito mau resultado, uma vez que eles estavam num pico alto da "doença", pelo contacto com o gatinho que veio a falecer mais tarde.
O meu esclarecimento deve-se ao facto de que nem todos os casos são iguais e não devem ter em conta de um por todos e todos por um, porque cada caso é um caso e cada gato é um gato. Neste caso só havia a ganhar, não havendo a separação, uma vez que os 3 animais já estavam infectados.
Há casos em que os animais têm que imediatamente ser separados.
anjjazul Escreveu:uma vez, o gaspar teve de ir ao vet e fez uma viagem de 50 kms. ora se o rapaz é medroso :o a vet fez-lhe análises e assustou-se. tinha diabetes em alto grau. mandou-me repetir as análises. estavam normais. dessa vez, o gaspar não teve tanto medo da viagem. foi o stress :o
Para um gato "nervoso", uma simples viagem ao veterinário, pode alterar os valores dos exames de sangue, auscultação e até os da temperatura :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta nov 28, 2007 12:16 pm

anjjazul Escreveu:uma vez, o gaspar teve de ir ao vet e fez uma viagem de 50 kms. ora se o rapaz é medroso :o a vet fez-lhe análises e assustou-se. tinha diabetes em alto grau. mandou-me repetir as análises. estavam normais. dessa vez, o gaspar não teve tanto medo da viagem. foi o stress :o
Para um gato "nervoso", uma simples viagem ao veterinário, pode alterar os valores dos exames de sangue, auscultação e até os da temperatura :wink:

Leo[/quote]

não foi uma simples viagem. foram 50 kms :P
tb. não sei até que ponto a falta de pelo da kitty não se deva ao stress. ultimamente ela e o pinóquio não se podem ver
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quarta nov 28, 2007 3:08 pm

Acho que também é perfeitamente possível que nós donos, possamos transmitir-lhes o nosso stress e preocupações.
Pelo menos o meu vet na altura falou-me nessa possibilidade e aconselhou-me a ficar mais calma e não demonstrar-lhe a minha preocupação.
Eu andava de rastos, não conseguia concentrar-me em nada, só pensava na minha Twiguy e muitas vezes agarrava-me a ela a chorar. Houve uma altura que ela começou a perder muito peso e foi deixando de comer, eu passava noites no chão da casa de banho a insistir que ela comesse. Tentava não chorar à frente dela, mas era impossível.

Foi a gatinha da minha vida...
Domaris
Membro
Registado: domingo fev 26, 2006 3:30 pm

quarta dez 05, 2007 10:48 am

Só uma nota breve: Fui ontem com a minha Nina ao vet, para saber o resultado dos exames. Apesar de ter dado positivo para a presença de um fungo, por causa da imunidade baixa, não vai ser necessário dar-lhe medicação via oral. Ela já está boa, e só tenho que continuar até domingo, o tratamento que tenho estado a fazer, lavar com betadine de manhã e uma pomada à noite. :D

Ela já está muito melhor e com muitos mimos vamos ultrapassar juntas este período de adaptação.

Obrigada a todos os que responderam.
Domaris / Ana
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta dez 06, 2007 6:29 am

A continuação das melhoras!
Responder

Voltar para “Gatos”