Duas duvidas -Educação de gatos e Esterilização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta nov 30, 2007 6:02 pm

RamsesII Escreveu:...agora, medidas concretas para a educação:
ele não gosta de ir ao vet? tente fingir que o leva - meta-o na caixa de transporte, meta-o dentro no carro, ponha o carro em funcionamento... se em alguma destas situações se portar mal, castigue os erros (gritos e palmadas nas orelhas - sempre que ele puser as orelhas para trás, foi um castigo eficaz!) e dê prémios (o tal frango que tanto gosta serve) se se portar bem, nem que seja durante uns segundos (e depois pare com o exercício e deixe-o ir em paz).....
RamsesII,

Considero os meus gatos educados, dentro do que é possível pedir a um gato.
Um "Não"bem firme sempre utilizei, uma palmadinha inofensiva na parte traseira do dorso, também (para eles só dói mesmo a acção), agora palmadinhas nas orelhas é novo para mim :? isto para não falar no resto: "meta-o na caixa de transporte, meta-o dentro do carro, ponha o carro em funcionamento", são três coisas que uma maioria dos gatos detesta. Assim tudo seguido, até me parece um curso intensivo, desculpe que lhe diga.
Não é o caso do gatinho da Ourihana, que até não se importa de andar na transportadora dele. Quando eles não gostam será sempre preferível a meu ver, deixar a caixa num local acessível ao gato, onde eles possam de livre vontade entrar.
Quando se meterem dentro do carro, será melhor fazer-lhe umas festinhas e falar com eles , depois deixar estar o carro parado um tempinho para eles se ambientarem, seguidamente, andar com pouca velocidade para que não se assustem.... parece-me mais aconselhado(é quase um ano lectivo, em vez de curso intensivo). Já basta quando em momentos de urgência temos que actuar bem rápido porque perder um minuto, pode significar eles perderem a vida.

SiameseMaria,

A anestesia pode ter sido muito forte para a sua gatinha ou até ela sofrer de algum problema cardíaco. Muitas vezes os Vet. não fazem exames aos animais para saber se está tudo bem com eles antes de os submeter a anestesia. Mas também há situações, e isto acontece também com humanos, fazerem-se exames, estar tudo bem e as coisas acontecerem de forma inesperada.
Há uns anos atrás e ainda hoje há Veterinários que fazem cirurgias, e até são competentes para as fazer, mas não dispõem de condições para que os animais permaneçam na clínica, esperando acordar e consequentemente ver qual a reacção pós-operatória, e mandavam (possívelmente alguns ainda mandam) os animais para casa ainda a dormir. Penso que já haverá uma maior consciência pela parte dos profissionais para não deixar sair os animais a dormir assim como dos próprios donos não aceitarem essa situação.
SiameseMaria, a menina já partiu, ficaram-lhe as memórias boas e as más, e estas últimas certamente lhe têm dado experiência para que a situação não se repita da mesma forma.
Melhor sorte para os meninos que tem agora e para os que venha a ter no futuro.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta nov 30, 2007 7:41 pm

Educar parte pelo principio de usar-se o senso comum. Não é necessário tirar nenhum curso :wink:

Também só aqui li sobre dar nas orelhas do gato :o Como não dou nem nunca tive que dar, continuo com os "nãos" numa vóz firme e forte, uma sacudidela pelo cachaço quando é algo mesmo grave, uma palmada bem dada na cocha ou uma burrifadela com um borrifador de água.

As minhas gatas são obedientes. Até a que era desobediente, agora está afinadinha :wink: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sábado dez 01, 2007 5:34 pm

Bater nas orelhas dos gatos? :o estranho nunca ouvi falar nisso.
talvez sim um berro de vez em qd, e a repetição da palavra NÃO.
Aa minhas por exemplo qd lhes faço "pst pst" se estao a fazer asneiras passam-se logo q uma velocidade, senao vem ter comigo e falar um bocadinho p ver se recebem festas.
as x levam palmadas mas é mesmo qd fazem asneiras bem bem grandes senao é um passa-me as maos pelo pelo (palmadinhas devagarinho e a mao levantada p saberem q estao erradas)
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

domingo dez 02, 2007 11:49 am

Eu por acaso já ouvi falar desse "truque"! Mas não é bater propriamente... É só dar um toque na orelha com um dedo, como se faz para sacudir um mosquito que esteja pousado na nossa perna... Não costumo fazer, mas dizem que é eficaz porque não magoa, só os irrita :lol: e é dado na pontinha da orelha, ou seja, só na cartilagem, à partida não traz danos... Não sei, ainda não experimentei... um "NÃO" costuma chegar com os meus artistas circenses ;)
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
Straberry
Membro
Registado: quinta ago 09, 2007 1:31 am

domingo dez 02, 2007 1:11 pm

boa tarde a todos!
a minha sasha no vet porta-se lindamente, mesmo para levar vacinas fica extremamente calma.
em relação ao rosnar, quando veio para minha casa, ao inicio também o fazia pois não estava habituada connosco. passado uma semanita já não se escondia nem rosnava. sempre lhe mexi na comida e ela sempre na boa. aliás come da mão. tenho um filho pequeno que por vezes lhe faz a "folha" e ela não lhe faz nada! alias anda sempre atrás do miúdo, mesmo quando esta a dormir, ela deita-se aos pés dele! li que os gatos elegem um membro da família para que digamos seja o seu melhor amigo, acho que o meu pequeno seja o eleito da sasha. quando faz asneiras maiores, leva uma sapatadita e fica de castigo, e leva um NÃO. geralmente resulta. Mas nem todos os gatos são iguais... são como as pessoas!!! :D

fiquem bem e bom domingo!
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quinta dez 06, 2007 12:15 pm

Bom dia,
A minha Scaramouche foi esterilizada ontem..Normalmente não é o maior "doce" na veterinária e inclusivé ontem chegou a morder a mão da assistente. Conhecendo a minha gatinha não me surpreendeu, é um amor e muito meiguinha, mas tem os seus limites!! Entreguei-a de manhã e fui buscá-la assim que sai do trabalho (podia ter ido logo após a cirurgia). Quando chegou a casa começou o desatino: choros aflitos, não permitia que a ajudasse (chegou a morder-me) e passou o tempo a andar de "marcha-atrás". Já à noitinha subiu (a custo e com apoio) para o meu colo e começou no seu ritual do mimo: patinhas alternadas na dona e um ronrom delicioso. A minha Scaramouche está de volta! Hoje vai mudar o penso, ainda está meio "embriagada" e está muuuuuuuuuito mimada.
Só uma nota- para que ela não adquirisse medo da transportadora, sempre que vai a algum sitio coloco a transportadora aberta na sala com um dia de antecedência para que se habitue e não associe a momentos menos simpaticos.
Ourihana
Membro Júnior
Registado: terça nov 06, 2007 4:36 pm

quinta dez 06, 2007 1:02 pm

Quero agradecer aqui a todos que vieram ao meu encontro sobre a questão da educação. O Leonardo tem-se portado muito bem, todo dengoso e muito respeitador. Cada vez que tenta fazer algo que achamos que não deve basta um tcchhh tcchhhh mais alto e ele vai logo enfiar-se no buraquinho dele (onde ele dorme)entre nossas almofadas, todo sentido.
Mas ontem, só pk insistimos mais um pouco para ele ficar quieto para lhe cortar-mos as unhas, bufou. De inicio ficámos revoltados e ficámos sem saber que fazer, insistir ou desistir?? Mas depois, deu-me uma inspiração e lembrei-me do que me responderam aqui, de utilizar o frango como recompensa na educação dele e foi o que fiz. Não tinha frango mas como eu ainda não lhe tinha dado o bocadinho dos húmidos que ele pede sempre assim que chego a casa, peguei no pacotinho e enquanto ele o mordia c a boca a brincar e o prendia c uma pata, ao colo do meu marido, eu ia cortando as unnhas da outra e ele nem deu por nada, entretido q estava c a brincadeira. Foi tão simples que até ficámos aparvalhados. Mas pk é q ele tinha feito uma fita desgraçada se aquilo não doi nada??? É mau feitio mas tem de ser corrigido.
Agora, quem esta mt nervosa sou eu pk esta na altura de marcar a esterlização. Vamos a outro Vet. Ao Hospital Veterinário do seixal, ainda por cima a operação está em promoção. Desconhecia q existiam promoções destas, mas nesta altura das nossas vidas dá amis do que jeito. Para além de que gostámos do primeiro contacto que fizémos.

Muito obrigada a todos e muitas festinhas para os vossos miaus.

Ourinhana
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça dez 11, 2007 10:55 am

ola a todos, este assunto de esterilizar os animais é um dos que mais se fala mas mesmo assim tenho duvidas.
tenho duas gatas com 9 e 10 meses e estou a pensar esterilizar este mes mas... estou com o coracao apertado.
as minhas nao miam desalmadamente como se costuma falar mas que beneficios fisicos elas podem ter com a esterilização? (n terem tumores no utero por ex e nas maminhas?)
se me puderem ajudar agradeço
obrigado
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça dez 11, 2007 11:15 am

A "esterilização", vulgo; CASTRAÇÃO DA FÊMEA, acaba com as possíveis Piometras e Tumores dos Ovários e Útero e, reduz quase na totalidade a alta possibilidade de Tumores na cadeia mamaria.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

sexta dez 14, 2007 3:31 pm

A minha Scaramouche tem continuado a ir à veterinária desde que foi operada (mudar penso, medicação, etc..). E transformou-se num pequeno puma!!! assim que coloco a transportadora sob a marquesa começa a bufar à veterinária (que tem sido fabulosa, devo acrescentar). Assim, aquela coisinha doce e meiga em casa vira uma fera autêntica!!!inclusivé já me mordeu em plena consulta (três pessoas a mantê-la de barriguinha para cima e mesmo assim nhac!). Simplesmente entra em pânico e para tirar os pontos (o que aconteceu ontem, depois de uma primeira tentativa no dia anterior) foi uma aventura... Quando chega a casa volta a ser a mesma Scaramouche, embora mais "molinha" e muito mais mimada do que era antes da operação. Penso que ainda não recuperou totalmente...
snasc
Membro Júnior
Registado: quinta out 28, 2004 2:03 pm

sexta dez 14, 2007 7:26 pm

Olá Ourihana

Tenho um gato macho com 8 meses, foi castrado à cerca de 3 semanas. Penso que está convicta da decisão de castrar o seu gato mas tem receio da situação em si. A melhor maneira de a ajudar é contar-lhe a minha experiência (positiva) com o Tico. O veterinário marcou a operação para as 14h, disse que o Tico não podia comer nem beber a partir das 24h do dia anterior para reduzir os efeitos secundários da anestesia geral (vomitar, ficar mal disposto...). A operação em si é coisa para durar 10 min apenas pelo que me foi dito e depois é só esperar que o gatito acorde. Não o trouxe totalmente acordado: tentava levantar-se, adormecia, reagia à minha voz... Urinou na transportadora, como o veterinário tinha avisado que poderia acontecer (por causa da anestesia ainda). Não comeu naquela noite, só no dia seguinte de manhã. Como estava sob o efeito da anestesia não conseguia manter-se quente sozinho portanto embrulhei-o numa mantinha quente. Como estava com medo de o deixar sozinho levei o Tico, o ninho dele e a casa de banho para a minha casa de banho, assim podia levantar-me se ouvisse alguma coisa. Correu tudo bem, felizmente. No dia seguinte estava muito carente e cheio de fome! Dormiu quase todo o dia e até já queria brincar.

O importante é informar-se, fale talvez com outro veterinário a respeito da altura ideal para a operação, dos procedimentos a seguir, riscos, recuperação do gatinho, vai sentir-se mais confiante.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta dez 14, 2007 9:55 pm

snasc Escreveu: (...) disse que o Tico não podia comer nem beber a partir das 24h do dia anterior para reduzir os efeitos secundários da anestesia geral (vomitar, ficar mal disposto...)
A razão muito mais importante no jejum e que deve ser mencionada para que não restem dúvidas a ponto de alguém poder lembrar-se de facilitar só porque afinal era só pela "má disposição...", é para que o animal não se asfixie com o seu próprio vómito, durante a duração da anestesia!!!
Todo o resto do texto, está 5 estrelas :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ourihana
Membro Júnior

sábado dez 15, 2007 12:11 pm

Pois, quem está nervosíssima sou eu. Só de pensar na reação dele qd entrar no Vet...Não vai ser o mm local onde ele levou as vacinas mas vamos lá aver como se vai comportar. Deixá-lo lá também me enerva um bocadinho mas sei que tem de ser. Outro problema que vou ter é tirar-lhe a comida da manhã. É que sem eu dar por isso, habituei-o a comer um pouquinho de comida húmida quando me lenvanto. Pensei que os húmidos fosse comida mas o vendedor da loja de animais esclareceu-me que a ração seca é que era o alimento dele e o q os húmidos são sempre um miminho. Ora, ração seca ele tem sempre à disposição e de manha dou-lhe metade de um pacotinho de humidos e qd regresso a casa ao fim do dia dou-lhe a outra metade. Parece-me nãos er exagero. Ele fica feliz com pouca quantidade. O pior foi ele começar a acordar-me às 6h da manhã para me levantar, primeiro pede muitas festas na cabeça e pôe a cabeça dele mm junto à minha boca, já pensei se estará à espera que o lamba..?? depois deste ritual mordisca-me a mão e tenta puxar-me. Eu é que o faço esperar até às 8h, hora que tenho de me levantar todos os dias. Só que já não consigo adormecer novamente e ando a bater com a cabeça nas paredes durante o dia. Vou ter de lhe fechar a porta do quarto. Mas isso ainda não consegui fazer. Sinto a falta dele ali junto de nós, sossegadinho a olhar para nós, mesmo quando estamos a ler antes de adormecermos.
No dia da operação vai ser complicado. Ele só tem de lá estar às 10 e nem imagino como vai ser a inquietação sem lhe poder dar o mimo dos humidos.
Dia 22 logo se verá. Mas que eu estou nervosinha, ai isso admito.

Obrigada a todos que compartilharam comigo as experiêncais com os vossos amiguinhos.

Ourihana
Ourihana
Membro Júnior

sábado dez 15, 2007 12:20 pm

Esqueci-me de perguntar sobre a água.
A água faz parte do jejum?? Ou pode beber água até querer?
Obrigada
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sábado dez 15, 2007 1:10 pm

Ourihana Escreveu:Esqueci-me de perguntar sobre a água.
A água faz parte do jejum?? Ou pode beber água até querer?
Obrigada
Jejum é jejum. mas por favor fale com o veterinário que vai efectuar a intervenção e não nos pergunte a nós ;)
Responder

Voltar para “Gatos”