Além dos perigos que já foram expostos, existem os perigos de ela ir ao colo do carro até ao veterinário ou até ao local de destino. Um gato assustado é dificílimo de controlar! Imagine que ela se assusta com algum ruído ou com um cão que apareça inesperadamente? Nunca mais a vê... Proteja a sua gata e transporte-a sempre dentro de uma transportadora quando estiver fora de casa.mikyta Escreveu:A minha gatinha não gosta da transportadora por isso vai ao colo no carro!!
Educar um gato
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
Não só é perigoso para o animal, que como já foi dito pode assustar-se e tentar escapar, como também, e em consequência disso mesmo, é perigoso para os ocupantes do veículo já que pode provocar um acidente.Fsetter Escreveu:Além dos perigos que já foram expostos, existem os perigos de ela ir ao colo do carro até ao veterinário ou até ao local de destino. Um gato assustado é dificílimo de controlar! Imagine que ela se assusta com algum ruído ou com um cão que apareça inesperadamente? Nunca mais a vê... Proteja a sua gata e transporte-a sempre dentro de uma transportadora quando estiver fora de casa.
A mikyta tenha em consideração isto da próxima vez que tiver de transportar algum animal seu de carro, e lembre-se que se é proibido por lei por algum motivo há-de ser

<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Confesso que apesar do meu gato não ter problemas com a transportadora e ser proibido também já o levei algumas vezes ao colo, mas sempre com a trela posta para o caso de ele se lembrar de fazer alguma! Às vezes até o deixava passear um pouquinho (só do lado do pendura) mas nunca o levei solto comigo a conduzir. Gosto muito dele, sei que me obedece, mas os gatos são imprevisíveis, principalmente se se assustarem.
Não sei se pode ajudar, mas pelo que aprendi com o meu gato, eles realmente são animais de hábitos e claro, habituam-se principalmente a coisas que lhes agradam, incluindo brincadeiras. Quando o Tico era pequeno e lhe apresentei a transportadora 1º deixei-o usá-la como esconderijo nas brincadeiras (até fechava e abria a porta a brincar) e quando chegou a altura de utilizar a transportadora punha também o ratito dele lá dentro.
Não sei se pode ajudar, mas pelo que aprendi com o meu gato, eles realmente são animais de hábitos e claro, habituam-se principalmente a coisas que lhes agradam, incluindo brincadeiras. Quando o Tico era pequeno e lhe apresentei a transportadora 1º deixei-o usá-la como esconderijo nas brincadeiras (até fechava e abria a porta a brincar) e quando chegou a altura de utilizar a transportadora punha também o ratito dele lá dentro.
"de facto, o meu gato é muito fixe, mas o seu também pode melhorar, com a idade! ficam mais calmos, deixam de stressar com qualquer coisinha..."
Espero que sim, principalmente por ele (estar sempre em alerta como está em certas alturas não lhe deve fazer muito bem)! Fica tão assustadiço que a qualquer barulhinho assusta-se e dá cada salto... Para nós até é engraçado mas ele não acha piada, e até parece que percebe quando nos estamos a rir dele: deixa a expressão de susto e passa a correr atrás de nós para nos morder
. Tem um mau feitio
! Mas enfim, é lindo, que posso eu dizer mais...
Espero que sim, principalmente por ele (estar sempre em alerta como está em certas alturas não lhe deve fazer muito bem)! Fica tão assustadiço que a qualquer barulhinho assusta-se e dá cada salto... Para nós até é engraçado mas ele não acha piada, e até parece que percebe quando nos estamos a rir dele: deixa a expressão de susto e passa a correr atrás de nós para nos morder

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 28, 2007 1:51 am
Eu sempre tive gatos e não aconselho ninguém a transportá-los de carro sem irem na transportadora.
Lembre-se, que apesar de muito sossegados, o imprevisto sucede e pode acabar mal tanto para o gato como para os restantes ocupantes do carro.
Mais vale prevenir, que depois chorar
Lembre-se, que apesar de muito sossegados, o imprevisto sucede e pode acabar mal tanto para o gato como para os restantes ocupantes do carro.
Mais vale prevenir, que depois chorar

Educar um gato como se fosse um cão? Isso é piada?
Se querem um animal que dê a pata, role no chão, dê a barriga, etc, etc, arranjem um cão (sem qualquer desprimor para com os cães, de que gosto muito). Mas por favor não façam isso ao mais altivo companheiro que podemos ter!!
Educar um gato significa apenas criar condições para que ele possa viver uma vida de gato na nossa casa, respeitando as suas diferenças de espécie. Educar, apenas, para coabitarmos e interagirmos, sobretudo para sermos felizes juntos, nós e os nossos gatos.
O texto que tenho na minha assinatura expressa bem melhor o que sinto e penso sobre este assunto do que tudo o que eu possa escrever aqui. O gato pode escolher ser nosso amigo e companheiro mas a escolha será sempre e só dele. E podem ter a certeza que olhará sempre para nós como um igual.
Cristina
Se querem um animal que dê a pata, role no chão, dê a barriga, etc, etc, arranjem um cão (sem qualquer desprimor para com os cães, de que gosto muito). Mas por favor não façam isso ao mais altivo companheiro que podemos ter!!
Educar um gato significa apenas criar condições para que ele possa viver uma vida de gato na nossa casa, respeitando as suas diferenças de espécie. Educar, apenas, para coabitarmos e interagirmos, sobretudo para sermos felizes juntos, nós e os nossos gatos.
O texto que tenho na minha assinatura expressa bem melhor o que sinto e penso sobre este assunto do que tudo o que eu possa escrever aqui. O gato pode escolher ser nosso amigo e companheiro mas a escolha será sempre e só dele. E podem ter a certeza que olhará sempre para nós como um igual.
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Não me parece que pelo facto de felinos fazerem algumas gracinhas como fazem os cães, seja algum desprimor para eles, desde que isso seja aprendido de forma natural, penso que não cabe na cabeça de ninguém obrigar o gato a dar a patinha, ou a dar cabeçadinha, mas se ele aceitar fazer, porque não? Quando estão a fazer algo que não queremos, o dizer senta e eles obedecerem, na minha opinião até dá muito jeito.mce Escreveu:Se querem um animal que dê a pata, role no chão, dê a barriga, etc, etc, arranjem um cão (sem qualquer desprimor para com os cães, de que gosto muito). Mas por favor não façam isso ao mais altivo companheiro que podemos ter!!
Cristina
Quanto ao transportar gatos soltos no carro, acho uma grande irresponsabilidade. Pode dizer-se "nunca aconteceu nada" mas um dia pode acontecer, o gato é um animal muito imprevisível, que se assusta facilmente.
A transportadora deve estar ao alcance deles se possível alguns dias antes da viagem para que eles se habituem a ela. Quando colocada no carro a transportadora, deve ir presa com o sinto de segurança, ou outro meio, para que no caso de travagem ou outra situação pior a caixa não seja projectada.
Além de não ser permitido por lei viajar com animais soltos nos carros, o mais importante não é a multa, mas sim a segurança dos passageiros quer sejam animais racionais ou irracionais.
Não me parece que tenha lido o que foi escrito sobre este assunto neste tópico ou então leu mas só retirou o que quis!mce Escreveu:Educar um gato como se fosse um cão? Isso é piada?
Cristina
Ninguém colocou um gato numa escola de habilidades para cães

Depois do que foi dito só quero salientar que: "tanto os cães como os gatos devem ser ensiandos num processo de aprendizagem NATURAL e não de forma imposta" ...
Afinal, os cães são os melhores amigos do Homem e não os seus objectos de diversão...
Relativamente ao transporte de animais: penso que todos devem ser transportados em transportadoras próprias e seguras com o cinto de segurança (sempre que este exista - dado existirem carros antigos que não têm cintos de segurança nos bancos traseiros), para segurança de todos os ocupantes, dos restantes automobilistas e dos próprios animais...
Afinal, os cães são os melhores amigos do Homem e não os seus objectos de diversão...
Relativamente ao transporte de animais: penso que todos devem ser transportados em transportadoras próprias e seguras com o cinto de segurança (sempre que este exista - dado existirem carros antigos que não têm cintos de segurança nos bancos traseiros), para segurança de todos os ocupantes, dos restantes automobilistas e dos próprios animais...
Não se trata do gato ter "aprendido" o truque ou estar a obedecer - se algum felino dá a pata é porque isso traz vantagens para ele, e apenas por isso - ele sabe que assim ganha mimos ou comida e fá-lo por interesse próprio. Quanto a dar marradinhas ou turrinhas, o gato está simplesmente a marcar o dono como sua exclusiva propriedadeMiausRafa Escreveu:penso que não cabe na cabeça de ninguém obrigar o gato a dar a patinha, ou a dar cabeçadinha, mas se ele aceitar fazer, porque não?

Lá geito dá, mas não é natural um gato obedecer dessa forma; aliás, contraria totalmente o espírito livre e independente dos gatos e é por isso que eu não concordo.MiausRafa Escreveu:Quando estão a fazer algo que não queremos, o dizer senta e eles obedecerem, na minha opinião até dá muito jeito
Os cães são animais de grupo que querem agradar ao seu líder (o dono). Trata-se de uma característica natural de obediência, que tem vindo a ser desenvolvida e aperfeiçoada pelo homem ao longo dos séculos. Na natureza, os cães vivem segundo uma hierarquia social que o homem aprendeu a usar, tornando-se o seu chefe.snasc Escreveu:O gato simplesmente aceita, age assim, mas mantém a sua personalidade e individualidade.
Um gato está basicamente interessado em agradar a si próprio. Na natureza, os gatos formam grupos sociais apenas em caso de necessidade e esse grupo respeita territórios, nunca um chefe
Os gatos não nos reconhecem como lider e não têm o espírito de obediência.
Já repararam por exemplo, que um gato nem sequer gosta que se olhe directamente nos seus olhos? Eles toleram esse comportamento aos humanos com quem vivem mas até com o dono toda a sua atitude corporal nesses casos mostra prevenção.
Vou propor-vos um exercício: pensem na vossa vida antes de terem um gato (o 1º gato) e pensem em vocês actualmente. Já está? Então digam-me: foram vocês que treinaram o vosso gato ou foi o vosso gato que vos treinou?

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Desculpe, mas continua a não ler com atenção o que tem vindo a ser dito!
Não se trata de quem treinou quem, nem sequer se trata de treinar gatos a agir como outros animais
.
Falando por mim, não me interessa dominar o meu gato, mas estabelecer limites (não só para ele mas para todos os que moram nesta casa), afinal só assim se consegue conviver (e não só com animais). E acho que todos percebemos a ideia, incluindo o gato. Por exemplo, todos sabemos que existem horas para as refeições: só jantamos em casa e ele só come quando nos sentamos à mesa e se saimos da cozinha sem ele acabar não come o resto, se eu voltar atrás e esperar, ele acaba. Acha mal? Existem horas para dormir: se ficarmos a ver televisão até mais tarde ele fica connosco (até traz os brinquedos) mas às vezes fica rabugento. Depreendo que seja sono porque se o levar à cozinha e puser no ninho ele fica deitado e dorme (não toma essa atitude sozinho). Não o bato para que ele lá fique, simplesmente fica. Para mais exemplos leia o início do tópico.
Concordo que ele aja assim por interesse próprio (já mencionado também neste tópico) e não vejo mal nem incomodo nisso. É natural e funciona: ele tem o que quer (com moderação) e nós também!
O que se fez neste tópico foi mostrar que os gatos não são só instintivos, individualistas, independentes ... mas também extremamente inteligentes e expressivos, capazes até de se comportar de forma semelhante aos cães para conseguirem fazer-se entender e conseguirem o que querem. Eles também interagem com os donos e não só quando se roçam nas nossas pernas a pedir mimo.
Há alturas em que parece mesmo que o Tico negoceia comigo (tb já disse isto): do género, tudo bem, não faço isto porque parece que te aborrece realmente, mas vais ter de me deixar fazer outra coisa que também não te agrada. E faz mesmo, não há mimo nem recompensa que o evite e não tenho outro remédio senão ceder!
Não acredito que não consiga achar graça a isto e não o ache realmente fora de série
.
[/quote]
Não se trata de quem treinou quem, nem sequer se trata de treinar gatos a agir como outros animais

Falando por mim, não me interessa dominar o meu gato, mas estabelecer limites (não só para ele mas para todos os que moram nesta casa), afinal só assim se consegue conviver (e não só com animais). E acho que todos percebemos a ideia, incluindo o gato. Por exemplo, todos sabemos que existem horas para as refeições: só jantamos em casa e ele só come quando nos sentamos à mesa e se saimos da cozinha sem ele acabar não come o resto, se eu voltar atrás e esperar, ele acaba. Acha mal? Existem horas para dormir: se ficarmos a ver televisão até mais tarde ele fica connosco (até traz os brinquedos) mas às vezes fica rabugento. Depreendo que seja sono porque se o levar à cozinha e puser no ninho ele fica deitado e dorme (não toma essa atitude sozinho). Não o bato para que ele lá fique, simplesmente fica. Para mais exemplos leia o início do tópico.
Concordo que ele aja assim por interesse próprio (já mencionado também neste tópico) e não vejo mal nem incomodo nisso. É natural e funciona: ele tem o que quer (com moderação) e nós também!
O que se fez neste tópico foi mostrar que os gatos não são só instintivos, individualistas, independentes ... mas também extremamente inteligentes e expressivos, capazes até de se comportar de forma semelhante aos cães para conseguirem fazer-se entender e conseguirem o que querem. Eles também interagem com os donos e não só quando se roçam nas nossas pernas a pedir mimo.
Há alturas em que parece mesmo que o Tico negoceia comigo (tb já disse isto): do género, tudo bem, não faço isto porque parece que te aborrece realmente, mas vais ter de me deixar fazer outra coisa que também não te agrada. E faz mesmo, não há mimo nem recompensa que o evite e não tenho outro remédio senão ceder!
Não acredito que não consiga achar graça a isto e não o ache realmente fora de série

[/quote]
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
É caso para dizer: "HUUUUUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUU"snasc Escreveu:Desculpe, mas continua a não ler com atenção o que tem vindo a ser dito!
Não se trata de quem treinou quem, nem sequer se trata de treinar gatos a agir como outros animais.
Não acredito que não consiga achar graça a isto e não o ache realmente fora de série.
Tem uma gato totalmente fora do normal!!! Já nem sei se lhe deva dar os parabéns (?!) já que um gato com comportamentos fora da espécie é um fenómeno da "Natureza" e eu não sei lidar muito bem com fenómenos mas, que esse seu gato é totalmente fora do normal, é!
Diria mais; é que nem comportamento de canídeo tem já que os canídeos nem sequer sabem ou aprendem regras de etiqueta à mesa!

De qualquer forma, nota-se que deve estar muito "vaidosa" do seu gato e é de estar! Afinal, ele é seu e só seu!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Sabe porque é que o seu gato faz tudo isto? Simplesmente para estar junto de si e ter a sua atenção! Ele deixa de comer quando você se ausenta, volta a comer na sua presença, fica convosco na sala, apenas porque está sozinho durante o dia e quer conversar/brincar com o dono. E sabe porque fica rabugento? Porque o dono está a ver televisão e não lhe liga o suficiente. E sabe porque ele fica a dormir na cozinha quando o põe lá? Porque ele amua, ele chateia-se de andar atrás de si sem receber o mimo que pretende e deixa de lhe falar.snasc Escreveu:Por exemplo, todos sabemos que existem horas para as refeições: só jantamos em casa e ele só come quando nos sentamos à mesa e se saimos da cozinha sem ele acabar não come o resto, se eu voltar atrás e esperar, ele acaba. Acha mal? Existem horas para dormir: se ficarmos a ver televisão até mais tarde ele fica connosco (até traz os brinquedos) mas às vezes fica rabugento. Depreendo que seja sono porque se o levar à cozinha e puser no ninho ele fica deitado e dorme (não toma essa atitude sozinho). Não o bato para que ele lá fique, simplesmente fica.
Um gato interage realmente connosco, até mesmo mais do que um cão. Só que de uma forma totalmente diferente.
São animais extremamente inteligentes e intuitivos, tal como disse, mas desengane-se se julga que um gato funciona como um cão. E desengane-se se julga que a atitude do seu gato significa que o "treinou"
A propósito, pareceu-me entender do seu post que o seu gato só come à noite e convosco ao pé. Se assim for, deixe que lhe diga que se trata dum mau habito porque,
-> ele acaba por comer demais numa só refeição - e os gatos sendo basicamente caçadores noctivaros, estão naturalmente mais adaptados a repartirem as refeições ao longo do dia, alimentando-se frequentemente durante a noite.
-> no limite, pode levar a que o gato não se alimente convenientemente ou deixe de comer se algum dia você não puder estar em casa.
Cristina
[/quote]
É caso para dizer: "HUUUUUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUU"
Tem uma gato totalmente fora do normal!!! Já nem sei se lhe deva dar os parabéns (?!) já que um gato com comportamentos fora da espécie é um fenómeno da "Natureza" e eu não sei lidar muito bem com fenómenos mas, que esse seu gato é totalmente fora do normal, é!
Diria mais; é que nem comportamento de canídeo tem já que os canídeos nem sequer sabem ou aprendem regras de etiqueta à mesa!
De qualquer forma, nota-se que deve estar muito "vaidosa" do seu gato e é de estar! Afinal, ele é seu e só seu!
Leo[/quote]
Ao ler o seu comentário fiquei sem saber o que pensar. Prefiro fazer de conta que não estava a ser irónica e agradecer-lhe. Obrigada.
É caso para dizer: "HUUUUUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUU"

Leo[/quote]
Ao ler o seu comentário fiquei sem saber o que pensar. Prefiro fazer de conta que não estava a ser irónica e agradecer-lhe. Obrigada.
Sabe porque é que o seu gato faz tudo isto? Simplesmente para estar junto de si e ter a sua atenção! Ele deixa de comer quando você se ausenta, volta a comer na sua presença, fica convosco na sala, apenas porque está sozinho durante o dia e quer conversar/brincar com o dono. E sabe porque fica rabugento? Porque o dono está a ver televisão e não lhe liga o suficiente. E sabe porque ele fica a dormir na cozinha quando o põe lá? Porque ele amua, ele chateia-se de andar atrás de si sem receber o mimo que pretende e deixa de lhe falar.
Não fale do que não sabe! Não fico à frente da tv sem lhe ligar nem ele amua na cozinha. Sei ver quando amua e decididamente não é o caso! Ao contrário de si conheço o meu gato, afinal é meu, e brinco bastante com ele contrariamente ao que diz.
Um gato interage realmente connosco, até mesmo mais do que um cão. Só que de uma forma totalmente diferente.
São animais extremamente inteligentes e intuitivos, tal como disse, mas desengane-se se julga que um gato funciona como um cão. E desengane-se se julga que a atitude do seu gato significa que o "treinou"
Mais uma vez (penso que deve ir pelo menos na 3ª) eu não digo que treinei o meu gato. Não ponha palavras na minha "boca".
A propósito, pareceu-me entender do seu post que o seu gato só come à noite e convosco ao pé. Se assim for, deixe que lhe diga que se trata dum mau habito porque,
-> ele acaba por comer demais numa só refeição - e os gatos sendo basicamente caçadores noctivaros, estão naturalmente mais adaptados a repartirem as refeições ao longo do dia, alimentando-se frequentemente durante a noite.
-> no limite, pode levar a que o gato não se alimente convenientemente ou deixe de comer se algum dia você não puder estar em casa.
O meu gato come comida húmida à noite, começa a comer mas para se nós não pararmos também na cozinha. Tem ração para juniores à disposição durante o dia e nunca saio sem verificar se tem comida suficiente ou sem dar água fresca.
Não fale do que não sabe! Não fico à frente da tv sem lhe ligar nem ele amua na cozinha. Sei ver quando amua e decididamente não é o caso! Ao contrário de si conheço o meu gato, afinal é meu, e brinco bastante com ele contrariamente ao que diz.
Mais uma vez (penso que deve ir pelo menos na 3ª) eu não digo que treinei o meu gato. Não ponha palavras na minha "boca".
O meu gato come comida húmida à noite, começa a comer mas para se nós não pararmos também na cozinha. Tem ração para juniores à disposição durante o dia e nunca saio sem verificar se tem comida suficiente ou sem dar água fresca.